quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Faixa Azul, exclusiva para ônibus, começa a funcionar segunda em Afogados

DP

Foto: Carlos Augusto/PCR/Divulgação
Foto: Carlos Augusto/PCR/Divulgação


A partir da próxima segunda-feira (16), a primeira "faixa azul" do Recife começa a funcionar no bairro de Afogados. O trecho exclusivo para ônibus (e para táxi transportando passageiros) será instalado na Rua Cosme Viana, entre a Abdias de Carvalho e a Rua Doutor Adelino. A área corresponde a 1,6 Km e será restrita das 6h às 22h. Os motoristas que não respeitarem a sinalização poderão ser multados e perder pontos na carteira. A previsão é que até o primeiro semestre do próximo ano, 60 Km de faixa azul sejam criados na capital.

A princípio, quatro agentes de trânsito ficarão no local para orientar os condutores sobre a mudança. Na segunda-feira, não haverá risco de punição, mas as multas começarão a ser aplicadas já na terça (17). Segundo a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, com a faixa exclusiva deve haver um ganho de cerca de 45% de velocidade no transporte público no trecho.

A pintura da via começou a ser feita na noite dessa quarta-feira (11). Haverá uma faixa branca contínua, para circulação dos veículos comuns, e a faixa azul contínua, para os ônibus. Será permitido o acesso apenas por até 20 metros na área exclusiva. Nas áreas em que houver pintura pontilhada, os motoristas poderão ter acesso às ruas perpendiculares e ao comércio.

A área exclusiva beneficiará nove linhas de ônibus que circulam na região com 91 veículos transportando 52.702 passageiros diariamente.

Infração
Por ser considerada leve, a transgressão dos motoristas será passível de multa, no valor de R$ 53,20, e perda de três pontos na carteira. Posteriormente, deverá ser implantada fiscalização eletrônica no trecho.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...