terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mestres da cultura são destaque em exposição fotográfica na Torre Malakoff



"Pernambuco Vivo" e "Nação Leão Coroado 150 anos" retratam vida e cotidiano de artistas e agremiações intimamente ligadas à cultura do Estado


A contribuição incontestável de homens e mulheres para manter viva e pulsante a cultura tradicional do nosso Estado deu origem ao título Patrimônio Vivo de Pernambuco, que é concedido anualmente pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe. Desde 2005, 33 artistas e agremiações foram agraciados, como reconhecimento à sua trajetória comprometida com os saberes e conhecimentos populares, perpetuados por gerações. Esses guerreiros da cultura pernambucana são os personagens principais de duas exposições fotográficas que abrem suas portas, nesta segunda (25), na Torre Malakoff, Bairro do Recife.

"Pernambuco Vivo" é uma parceria do Governo do Estado com o Jornal do Commercio e retrata os patrimônios vivos em momentos do seu cotidiano. E entre eles, está o Maracatu Leão Coroado, que ganha a exposição fotográfica "Nação Leão Coroado 150 anos", também uma realização da Secult-PE, e que marca a comemoração do sesquicentenário da agremiação recifense

“Homenagear aqueles que dedicaram toda sua vida à causa da cultura é mais que uma responsabilidade do Governo do Estado. É um título que leva nosso reconhecimento à grandeza da obra desses personagens, ao mesmo tempo em que gera uma visibilidade para a arte que produzem e estimula a continuidade dessa cultura pelos seus discípulos”, diz o secretário executivo da Casa Civil e de Cultura Marcelo Canuto. O secretário comemora ainda o fato de termos hoje duas exposições em cartaz, com o mesmo tema. Uma, é fruto da parceria do Governo do Estado com o Jornal do Commercio. A outra, uma iniciativa da Secult-PE, brinda os 150 anos do Leão Coroado. “É um momento especial para os nossos Patrimônios Vivos”, vibra o secretário.

A exposição "Pernambuco Vivo" é fruto da série de reportagens publicada em dois cadernos especiais, pelo Jornal do Commercio, no mês de outubro. A exposição é composta por 39 imagens do cotidiano e da vida desses personagens tão ricos culturalmente e que trazem em si grande parte do conhecimento que constrói o imenso mosaico que é o nosso Estado. Eles foram retratados pelos fotógrafos Heudes Regis, Ricardo Labastier e Priscila Buhr, em momentos de descontração, onde o que salta aos olhos é o ser humano. As fotografias também fazem parte do acervo do JC Imagem.

Na mostra, que segue até 5 de janeiro, o público perceberá que a história de cada personagem se confunde com a sua arte: maracatu, caboclinho, frevo, forró, samba, afoxés, cerâmica, madeira, literatura e cinema. Os cenários para retratá-los foram suas próprias casas, onde residem as pessoas e coexistem os artistas responsáveis por parte significativa da história da cultura pernambucana. O cotidiano é quem adorna seus gestos, sorrisos e dá origem a biografias intimamente ligadas com o saber e o fazer que se colocaram a serviço da cultura de Pernambuco desde sempre.


Nação Leão Coroado 150 anos – Os estandartes, suas bonecas – calungas –, toadas e ritmos estão presentes na mística do Leão Coroado, que, em homenagem ao seu sesquicentenário, ganha a exposição fotográfica "Nação Leão Coroado 150 anos". A agremiação é Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2005, ano da instituição do título no Estado. Surgido no Recife, em 1863, o Leão Coroado é um dos maiores defensores das tradições de matriz africana no país. O maracatu, hoje conduzido pelas mãos do mestre Afonso, preserva a história e o modo de vida da comunidade.

A mostra é realizada pelo Governo de Pernambuco, em parceria com o Instituto Cooperação Econômica Internacional (ICEI Brasil), e tem a curadoria de Lia Miceli Lopez Lecube. As 46 imagens ficarão instaladas nas salas Diálogos e Alcir Lacerda até 2 de fevereiro de 2014. Pelo olhar de seis fotógrafos – Costa Neto, Diego Di Niglio, Guga Soares, Ivan Alecrim, Mateus Sá e Roberto Rômulo –, o universo do Leão Coroado é desvelado em suas mais diversas nuances. A festa e a celebração da ancestralidade negra, símbolos, cores e fantasias ganham destaque, assim como o retrato de pessoas comuns que dão vida à historia do maracatu, em seus traços mais humanos. A feitura dos instrumentos como a alfaia e a sua presença marcante na musicalidade dos cortejos também é retratada, além de importantes celebrações, como A Noite dos Tambores Silenciosos de Olinda, e imagens do Terreiro de Águas Compridas.

Serviço

Exposição "Pernambuco Vivo"
De 26 de novembro de 2013 a 5 de janeiro de 2014
Torre Malakoff (Praça do Arsenal da Marinha, s/n. - Bairro do Recife)
Abertura para convidados: 25 de novembro às 18h30.

Exposição "Nação Leão Coroado 150 anos"
De 25 de novembro de 2013 e a 2 de fevereiro de 2014
Torre Malakoff (Praça do Arsenal da Marinha, s/n. - Bairro do Recife)

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura de Pernambuco

Foto: Acervo/Secult-Fundarpe

Secretário Marcelo Canuto recebe embaixador da Holanda para discutir projetos culturais de resgate histórico da presença holandesa em Pernambuco



Uma exposição de caráter permanente sobre o período do domínio holandês em Pernambuco, entre 1630 e 1654, e uma mostra itinerante reunindo fotografias de profissionais de diversos países estão sendo organizadas pelos governos de Pernambuco e da Holanda. Em reunião entre o secretário executivo da Casa Civil e de Cultura, Marcelo Canuto, o presidente da Fundape, Severino Pessoa, o embaixador da Holanda no Brasil, Kees Rade, e o cônsul honorário, Basten Ruijsenars, foram acertados detalhes para a viabilização dos projetos culturais, sobretudo da mostra fotográfica itinerante com trabalhos de profissionais de diversos países.
No que se refere à exposição permanente, intitulada “A Presença Holandesa em Pernambuco” a ideia é reunir em seu acervo livros, pinturas e vários objetos que contam a história do domínio holandesa no Estado. O secretário afirmou que o Governo de Pernambuco tem total interesse em colaborar com os projetos e disse que já nos próximos meses será realizada uma reunião com o corpo técnico do Museu do Estado para estudar a viabilidade de montar a exposição logo após o carnaval. Outra opção é realizá-la na Torre Malakoff. “Tudo dependerá das condições técnicas e do arranjo financeiro, mas que a parceria com a Holanda para trazer as duas mostras para Pernambuco é um compromisso de Governo”, destacou.
Já a mostra fotográfica, “A Presença Holandesa na Economia Açucareira”, que já visitou alguns países, reúne um rico acervo fotográfico de profissionais a exemplo de Alejandro Chaskielberg, da Argentina; Ed Kashi e James Whitlow Delano, dos Estados Unidos; Francesco Zizola, Itália; Tomasz Tomaszewski, Polônia; e Carl De Keyze, Bélgica. A exposição foi organizada pela instituição holandesa Nooderlicht Photography e leva o visitante a um passeio no passado histórico da produção açucareira no Brasil, Holanda, Suriname e Indonésia.
O Embaixador Kees Rade mencionou, ainda, a criação da Casa Maurício de Nassau, que já está em tramitação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília. Segundo ele, o espaço poderá vir a abrigar a exposição permanente, com livros, documentos e objetos de relevante valor histórico. O secretário Marcelo Canuto destacou a importância do espaço como um marco que assegure a preservação da memória e o registro da presença holandesa em Pernambuco.

Marcelo Canuto defendeu ainda que a Casa Maurício de Nassau seja instalada no Bairro do Recife, sobretudo por ser um corredor turístico já consolidado, além de uma região de grande potencial para a mostra de acervos artísticos e culturais. Também foi discutida a preservação do Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, maior marco da presença holandesa no Estado. Para isso, Marcelo Canuto disse que pode ser feita uma parceria com os Governos Federal e holandês, no sentido de melhor a infraestrutura do local, além de aproveitar o enorme potencial turístico local, que só no ano passado, segundo o próprio embaixador Kees Rade, recebeu 130 mil visitantes.

SECRETARIA DA CASA CIVIL DE PERNAMBUCO
NÚCLEO DE JORNALISMO 
3181.2268/2313/2311

Governador participa da abertura de exposições fotográficas com patrimônios vivos de Pernambuco




O governador Eduardo Campos, secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, e o secretário executivo da Casa Civil e de Cultura, Marcelo Canuto, prestigiaram, na noite de ontem (25), na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, a abertura de duas exposições fotográficas com patrimônios vivos  de Pernambuco - artistas e agremiações que foram agraciados com o título em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a cultura pernambucana. Iniciativa da Secretaria de Cultura a exposição "Nação Leão Coroado 150 anos" marca as comemorações dos 150 anos da agremiação recifense. Já a mostra "Pernambuco Vivo" é uma parceria do Governo do Estado com o Jornal do Commercio e retrata os patrimônios vivos em momentos do cotidiano. 

Na presença de representantes da cena cultura, além de agremiações e artistas que já foram agraciados com o título, o governador elogiou a "resistência cultural admirável" daqueles que construíram, ao longo dos anos, uma "cena cultural extraordinária". Eduardo destacou ainda que as exposições legam o acesso a uma história imaterial, que promove a reflexão sobre a necessidade de fomentar a cultura como um projeto de nação.

"Vai ficando cada vez mais clara a necessidade de colocar, no conceito do desenvolvimento, o conceito da qualidade de vida, que anda muito próximo do acesso à informação e aos bens culturais. E são eles que vão fazendo com que a gente possa viver um outro conceito de sociedade, sobre outros valores, que não só a acumulação de riquezas e bens materiais, mas do fomento, sobretudo, à economia criativa como uma oportunidade extraordinária de geração de trabalho para muitas pessoas que podem mostrar o seu talento e sua capacidade de produzir”, afirmou Eduardo.

A mostra "Nação Leão Coroado 150 anos", que tem curadoria de Lia Miceli Lopez Lecube, reúne 46 imagens que ficarão instaladas nas salas Diálogos e Alcir Lacerda até o dia 2 de fevereiro de 2014. Os registros são de seis fotógrafos pernambucanos: Costa Neto, Diego Di Niglio, Guga Soares, Ivan Alecrim, Mateus Sá e Roberto Rômulo.  O Leão Coroado, que foi declarado Patrimônio Vivo em  2005, ano da instituição do título no Estado, surgiu no Recife, em 1863. Hoje, a agremiação é uma das maiores defensoras da tradição de matriz africana no País. O maracatu, atualmente conduzido pelas mãos do mestre Afonso, foi definido pelo governador como uma "resistência extraordinária", que preserva a história e modos da comunidade.


Já a exposição "Pernambuco Vivo", que é fruto de uma série de reportagens publicada em dois cadernos especiais pelo Jornal do Commercio, no mês de outubro, é composta por 39 imagens do cotidiano e da vida dos patrimônios vivos. As imagens são  dos fotógrafos Heudes Regis, Ricardo Labastier e Priscila Buhr. As fotografias também fazem parte do acervo do JC Imagem. A mostra segue até o dia 5 de janeiro de 2014.

SECRETARIA DA CASA CIVIL DE PERNAMBUCO
NÚCLEO DE JORNALISMO 
3181.2268/2313/2311

ITAQUITINGA: A Câmara Municipal realizará um Audiência Publica nessa Sexta Feira dia 29

 A Câmara de Vereadores de Itaquitinga aprovou em uma sessão ordinária no dia 17 de outubro de 2013, e que a messa Diretora da Câmara representada pelo então presidente o Vereador Iran Martins de Oliveira, atendendo a solicitação do Vereador George Gonçalves formulada através da indicação de 077/2013 que se trata de uma Audiência Publica, que contará com a presença de vários segmentos da politica municipal e estadual e população em geral para discutir a contra partida oferecida pelo governo de Pernambuco, para a implantação do Complexo Penitenciário em nossa cidade e quis os benefícios para o município,
    Veja os motivos da convocação da Audiência Publica:
Fornecedores da Parceria Público Privada (PPP) do Complexo Penitenciário de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do estado, reclamam de atraso salarial. A obra teve inicio em 2009 e tinha como responsável a Advance Construções. No entanto, em junho de 2012 a empresa paralisou os trabalhos alegando falta de recursos. Desde a data, os fornecedores não recebem o salário e a construção passou a ser responsabilidade da DAG Construtora, que não se sente na obrigação de fazer o pagamento. Diante do impasse, os trabalhadores realizaram diversos protestos.
Imagem: Arquivo do Blog


As manifestações fizeram a empresa demitir 80 funcionários, paralisando de vez as obras. Os fornecedores afirmam que a situação é de desespero: há um ano e dois meses sem receber o pagamento eles convivem com o descaso e apelam  para o Governo do Estado. 

 

Uma motocicleta roubada em Itaquitinga e grupo é preso pelo roubo em Condado


pica-pauPor volta das 16h e 30 da tarde deste domingo (24), o efetivo da PM tomou conhecimento de que 3 elementos armados com uma espingarda, teriam tomado de assalto uma motocicleta pertencente ao irmão do Cb. Bernardo e provavelmente dois elementos teriam tomado destino a cidade do Condado.
De imediato comeram as buscar na tentativa de encontrar os criminosos e por volta das 21h50min os PM´S conseguiram recuperar a moto Fan preta 125 placa KKP 6793 e apreender os imputados, Benigno Claudino Dos Santos, 20 anos vulgo “pica pau´´, Bairro Novo Tempo Condado, (J.A.B.F) menor de 17 anos,  (W.D.N) menor de 17 anos,  (R.A.A) menor de 17 anos e (G.F.M.S) 15 anos, para prática do furto foi locada uma motocicleta roubada,.
Todos os acusados foram conduzimos e apresentamos a Depol de plantão da cidade de Goiana onde o segundo envolvido foi autuado em flagrante delito por porte ilegal de arama pois a arama foi apreendida no interior da casa do mesmo enquanto que os envolvidos (adolecentes) foram autuados pelo crime de roubo e apresentados ao representante do MP da cidade de Itaquitinga onde ocorreu a prática criminosa.
O Benigno Claudino Dos Santos, foi encaminhado para o presídio de Igarassu.
Blog do Carlos Araújo

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...