sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Morre Gugu Liberato, aos 60 anos

Postado por Jeozivaldo Cesar

Publicado em: 22/11/2019 21:09Atualizado em: 22/11/2019 21:21
 (Foto: Record TV/Divulgação)
Foto: Record TV/Divulgação
Um dos principais apresentadores da TV brasileira, Gugu Liberato faleceu aos 60 anos, nesta sexta-feira (22), após sofrer uma acidente na quarta. De acordo com a assessoria do comunicador, ele estava colocando enfeites da Natal na parte externa de sua casa em Orlando, nos Estados Unidos, quando caiu do forro da residência, a uma altura de quatro metros, e bateu a cabeça em uma quina. Gugu foi internado para permanecer em observação em pelo menos 48 horas. Vários artistas fizeram publicações em torcida pela melhora do quadro do apresentador, que não resistiu. Ele deixa os filhos João Augusto, de 17 anos, e as gêmeas Sofia e Marina, de 15 anos.

A carreira de Antônio Augusto Moraes Liberato na televisão despontou quando assumiu a apresentação da versão paulista de Sessão Premiada, a convite do próprio Silvio Santos. Em 1982, ele passa a comandar o Viva a noite, inicialmente ao lado de Ademar Dutra, Mariette Detotto e Jair de Ogum, e posteriormente sozinho. Ao mesmo tempo, Gugu dirigia o Domingo no Parque e era editor do boletim Semana do Presidente, que era veiculado nos intervalos entre os quadros do Programa Silvio Santos. 

A virada na carreira foi quando o Viva a noite conseguiu emplacar o sucesso da música Não se reprima, do banda Menudo. A atração passou a revelar vários grupos musicais em formato semelhante, como Dominó e Polegar. Em 1987, no auge do sucesso do Viva a Noite, Gugu chegou a assinar um contrato com a Rede Globo, resultando em um episódio curioso na sua trajetória. O próprio Silvio Santos, dono do SBT, falou com Roberto Marinho para interferir na contratação. Silvio iria passar por uma cirurgia delicada e fez uma proposta milionária ao apresentador, que assumiu grande parte da programação dominical.

Seu maior sucesso veio com o Domingo Legal, que começou a rivalizar com o tradicional Domingão do Faustão. Até o fim da década de 1990, Gugu conseguiu se manter na liderança da audiência. Ele também atuou no cinema, ao lado das apresentadoras infantis Xuxa Meneghel e Angélica, do grupo Os Trapalhões e, na música, Gugu lançou vários LPs e CDs, incluindo um álbum de estúdio nomeado Gugu Para Crianças.
Durante a carreira, Gugu recebeu 11 estatuetas do Troféu Imprensa, sendo elas: Revelação de 1982, Animador de 1995 a 2000 e 2002, programa de auditório de 2008 e programa sertanejo de 1991 e 1992. Venceu também o Troféu Internet de programa de auditório em 2005. Ele também lançou duas séries de revistas em quadrinhos. A última leva foi entre 1988 e 1990, com 20 gibis e quatro almanaques.
Leia na íntegra a nota de falecimento divulgada pela assessoria

Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato), aos 60 anos, em Orlando, Florida, Estados Unidos.

Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro.

Ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.

Na admissão deu entrada em escala de *Glasgow de 3 e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.

Ainda não temos detalhes sobre o traslado para o Brasil. Informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tudo estiver definido.

Ele deixa três filhos, João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.

Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos.

Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças - que são muitas - e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz.


Familiares e funcionários"

Confirmada a morte de Gugu Liberato

Postado por Jeozivaldo Cesar

A Rede Globo acabou de divulgar a morte do apresentador da TV Record, Augusto Liberato, nacionalmente conhecido como Gugu Liberato.
A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa e amplamente divulgada pelo Jornal Nacional, principal telejornal do Brasil.

BR Distribuidora faz funcionário escolher entre demissão e corte de salário


Funcionários da BR Distribuidora relataram à reportagem que sofrem pressão para aderir a um programa de demissão voluntária. Segundo eles, a empresa afirma que os funcionários hoje ganham mais que a média do mercado e que quem decidir ficar poderá ser demitido ou ter remuneração reduzida. A companhia, recém-privatizada, não informa qual deve ser o tamanho no corte do rendimento.



 (Divulgação)

O chamado PDO (Plano de Desligamento Optativo) foi lançado pela distribuidora no dia 12 de novembro com prazo inicial para adesão dos funcionários até esta terça-feira (19). Depois de problemas técnicos da empresa, o prazo foi estendido para 21 de novembro.

Nesta terça-feira (19), a juíza Gabriela Cavalcanti, da 67ª Vara do Trabalho do Rio, concedeu uma decisão liminar que suspende o prazo de inscrição do programa.

O plano faz parte de uma reestruturação das operações da BR após a privatização e, segundo o Sitramico (sindicato da categoria), tem por objetivo achatar os salários.

Os empregados afirmam que há pressão da direção atual para que os funcionários concursados, que têm salários maiores, saiam da empresa.

Procurada, a BR Distribuidora afirmou em nota que, "como empresa privada, busca constantemente a trabalhar com as melhores práticas e alto padrão de qualidade, totalmente alinhada aos interesses de seus acionistas". A companhia não informou quantos funcionários deseja demitir e acrescentou que "algumas informações estratégicas são reservadas".

A BR Distribuidora deixou de ser uma subsidiária da Petrobras após uma venda de ações em Bolsa, concluída em julho. A empresa deixou de ter um controlador, mas a Petrobras ainda é a acionista com maior fatia da empresa -41,25%.

Em comunicados aos seus cerca de 3.000 empregados, a BR disse que poderá encerrar o PDO antes do prazo se atingir sua meta de demissões, não revelada. O Sitramico estima que 1.000 pessoas já tenham aderido ao plano.

A distribuidora também tem afirmado que os salários atualmente pagos pela distribuidora são, em média, entre 30% e 40% maiores que os do mercado.

O presidente da empresa, Rafael Grisolia, disse em teleconferência aos funcionários que eles só saberão se terão lugar na nova estrutura da empresa após o prazo de adesão ao PDO. Afirmou ainda que poderá haver demissões após o plano e que quem permanecer na empresa deverá ter sua remuneração adequada aos patamares de mercado.

Em uma das palestras que deu para explicar o PDO, Grisolia foi questionado se quem trabalha na BR saberá qual será sua nova função a tempo de decidir se optará pelo PDO. O áudio foi obtido pela reportagem.

"Não. (...) Eu estou te fazendo algumas propostas aqui. A BR é privada, já dei uma indicação que as faixas salariais estão 30% a 40% acima, então teu salário a mercado está muito alto. A gente está fazendo outra visão, vai ter remuneração mais variável, vai ter metas, gente cobrando (...). Só queria deixar muito claro que o que a gente vier a oferecer não vai ser o que é hoje, porque hoje não é mercado. (...) Faz uma reflexão primeiro se você se imagina nessa BR e nessa situação, não é muito difícil", disse o presidente da BR.

Em sua fala, Grisolia afirmou também que o novo organograma da BR extingue cargos e que os convites para profissionais que vão ocupar posições de chefia na nova estrutura começaram a ser feitos.

Antes da reestruturação, a empresa teve lucro líquido de R$ 2,11 bilhões nos nove primeiros meses deste ano, 33% a mais do que o registrado no mesmo período de 2018.

A reportagem ouviu sete funcionários de diferentes áreas e que atuam em regiões diferentes do país. Desses, apenas dois decidiram permanecer na BR. Seus nomes neste texto são fictícios para preservar suas identidades.

Bruna trabalha na área administrativa e diz que a adesão tem sido massiva devido ao medo dos funcionários de serem demitidos imediatamente após o PDO, caso não optem pelo plano.
Nesse caso, os demitidos não teriam os benefícios oferecidos pelo plano, como uma indenização de 75% de salário mensal por ano trabalhado.

A funcionária, que vai sair da BR, diz que o clima de trabalho nos últimos dias é de tensão e choro.

Ela afirma que os últimos planos de demissão voluntária foram direcionados a um grupo específico de funcionários como os aposentados, e que sempre deram meses para os profissionais aderirem. O PDO, ao contrário, deu nove dias de prazo e é voltado a todos os empregados.

Francisco trabalha na BR há pouco mais de cinco anos e decidiu não aderir ao programa. Para ele, as condições oferecidas no PDO são uma forma de terrorismo com os funcionários, que precisam tomar uma decisão em pouco tempo, sem saber o quanto vão ganhar, nem se serão escolhidos para alguma equipe ou demitidos.

Carolina faz parte da área comercial da empresa e acredita que, com a adesão massiva ao PDO, há o risco de acontecer um apagão de mão de obra na BR. Segundo ela, a maioria decidiu se desligar em algumas equipes da área comercial, por exemplo.

Roberto, que tem um cargo de coordenação na BR, decidiu sair. Segundo ele, pessoas que hoje ocupam cargos de liderança estão sendo convidadas, sob a condição de manter confidencialidade, a assumir postos similares com salários menores.

A redução salarial, segundo ele, começou a ser proposta a cargos que exigem ensino superior e ganham mais de duas vezes o teto da Previdência Social (R$ 11.679). Essa negociação individual passou a ser permitida pela reforma trabalhista.

Para outros casos, os funcionários e o Sitramico (sindicato da categoria) do Rio de Janeiro dizem temer que a BR Distribuidora busque eliminar complementos e gratificações que hoje compõem a remuneração mensal dos funcionários da empresa.

Hoje, os empregados da BR recebem mensalmente um salário-base e um complemento chamado RMNR (remuneração mínima por nível em regime), concedido à época em que a BR ainda era uma subsidiária da Petrobras para equiparar os salários da distribuidora com os pagos na petroleira.

Esse complemento pode chegar a representar hoje 60% salário recebido pelos trabalhadores da BR, de acordo com funcionários. Segundo o Sitramico, a RMNR constitui, em média, 40% do valor pago mensalmente aos funcionários.

"A BR abandonou as negociações do novo acordo coletivo com o sindicato. O acordo feito com a empresa que estava vigente até setembro não previa redução de salário, mas a convenção coletiva da categoria permite [nos casos previstos pela reforma trabalhista] e, por isso, a empresa quer segui-la", afirma Lígia Deslandes, presidente do Sitramico do Rio de Janeiro.

Para Deslandes, o PDO é ilegal e tem como objetivo reduzir salários e pressionar os funcionários concursados da BR a saírem da empresa. O sindicato entrou na Justiça com uma ação em que pede a anulação do plano e denunciou o PDO ao Ministério Público do Trabalho. A Justiça concedeu uma liminar que suspende as inscrições até que o caso seja julgado.
A BR afirma que segue a legislação ao fazer o PDO.

Em outros estados, sindicatos da categoria têm usado a mesma estratégia da entidade fluminense. No Rio Grande do Sul, o Sitramico gaúcho conseguiu na última segunda-feira (18) uma decisão liminar que suspende o PDO no estado por 30 dias para quem ainda não aderiu.

"Os PDVs ou PDOs não podem ser usados como mecanismo de pressão para forçar demissões. Se isso acontece, é ilegal e os funcionários podem entrar na Justiça com uma ação coletiva que questiona o plano", afirma Antônio Rodrigues de Freitas Junior, professor da Faculdade de Direito da USP.

"A empresa também não pode abusar do direito de fazer um PDV com o intuito de trocar sua mão de obra atual por trabalhadores de salários mais baixos. Em geral, toda convenção coletiva barra esse mecanismo", diz Freitas.

Além disso, segundo ele, também não caberia exclusivamente à BR escolher se cumpre um acordo coletivo, modalidade negociada por uma única empresa com os sindicatos, ou uma convenção coletiva, negociada entre o sindicato patronal de um determinado setor com os sindicatos de trabalhadores do segmento.

"Não é uma decisão apenas da empresa, nem apenas dos sindicatos ou da Justiça. Se já existe um acordo coletivo em negociação, o mais usual é que as mudanças sejam pactuadas no âmbito do acordo".

BR diz que programa vai ajustar a força de trabalho da companhia
Procurada, a BR Distribuidora afirma que o programa de demissão é para ajustar a força de trabalho da companhia "por meio de uma solução estruturada e com as melhores opções para os colaboradores". Disse ainda que "o processo ainda está em curso e algumas informações estratégicas são reservadas".

"A BR hoje como empresa privada busca constantemente a trabalhar com as melhores práticas e alto padrão de qualidade, totalmente alinhada aos interesses de seus acionistas", escreveu a companhia em nota.

A empresa diz ter lançado o programa de demissão no dia 8 de novembro. "A inscrição é voluntária para todos os empregados com contrato de trabalho vigente, independentemente do tempo de companhia, e poderá ser feita até 21/11", acrescentou.

A BR afirma ainda que o programa de incentivos para a adesão ao programa oferece benefícios "acima das práticas de mercado" e que segue a "legislação vigente".

A companhia não comentou as declarações do presidente, Rafael Grisolia, sobre reduções de salários e de demissões após o PDO.


Fonte Diario de Pernambuco

CASO GRAVE: ‘Gugu está na UTI e vivo’, diz novo comunicado

Postado por Jeozivaldo Cesar


A assessoria do apresentador disse que as notícias envolvendo uma suposta morte são inverídicas



A assessoria do apresentador Gugu Liberato divulgou na noite desta quinta-feira, 21, um comunicado afirmando que ele está na “UTI e vivo, sendo acompanhado pela equipe médica local”.
Gugu sofreu um acidente em sua residência em Orlando, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira e precisou ser hospitalizado. A informação foi confirmada à VEJA por meio de um comunicado da assessoria de imprensa do apresentador.
Os familiares de Gugu chegaram a Orlando por volta das 19h30 desta quinta-feira e irão conversar pessoalmente com a equipe médica.
De acordo com os procedimentos do hospital, somente amanhã, sexta-feira, 22, um boletim médico será divulgado primeiramente à família.


Fonte Veja

Jaboatão será o único município de Pernambuco a ter escola cívico-militar



Jaboatão dos Guararapes será o único município de Pernambuco a aderir ao programa de escolas cívico-militares do Ministério da Educação (MEC). A unidade da rede municipal ainda vai ser definida, confome o critério da vulnerabilidade social, segundo a prefeitura. O anúncio foi feito pelo ministro Abraham Weintraub, nesta quinta-feira, em Brasília. 
 (Foto: Matheus Britto/PJG)

A Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria Municipal de Educação, tomou a iniciativa de aderir ao programa federal, após o Governo do Estado não ter interesse em incluir Pernambuco. No início de outubro deste ano, a gestão municipal encaminhou o pedido de adesão ao Ministério da Educação.

“Decidimos aderir ao Programa de Escola Cívico-Militar com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do ensino nas nossas escolas e reduzir os índices de insegurança. Atualmente, a rede de ensino de Jaboatão tem o melhor IDEB da Região Metropolitana, mas há unidades situadas em locais considerados de vulnerabilidade social. Por isso, precisamos canalizar as atenções para essas escolas", afirmou o prefeito Anderson Ferreira.

Durante a coletiva, o ministro Abraham Weintraub avisou que o programa será implantado já no início do ano letivo de 2020 e vai destinar R$ 1 milhão para cada uma das 54 escolas selecionadas no Brasil. Os envolvidos no Programa de Escola Cívico-Militar, entre os quais militares e gestores, passarão por capacitação e formação sobre o projeto pedagógico, normas de conduta, avaliação e supervisão escolar, conhecimento das regras e atribuição de cada profissional.

Fonte Diario de Pernambuco

Carpina// Semana do Jovem Eleitor será realizada de 25 a 29 de novembro

Postado por Jeozivaldo Cesar

De 25 a 29 de novembro, a Justiça Eleitoral realiza em todo o país a Semana do Jovem Eleitor, que visa a conscientizar os futuros eleitores sobre a importância do voto. As ações, coordenadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos 26 estados, são voltadas para os jovens que deverão votar pela primeira vez nas Eleições Municipais de 2020.
Em Carpina o atendimento acontece no Cartório Eleitoral, da 20ª Zona, e compreende as cidades de Carpina e Lagoa do Carro. De acordo com o chefe do cartório, Zeildo Mendes da Silva, “o objetivo é sensibilizar os futuros eleitores sobre a importância do voto”. Ele explica ainda que os jovens de Carpina e Lagoa do Carro que já completaram 16 anos serão atendidos no cartório eleitoral sem a necessidade de agendamento. “É necessária a a paresentação de cocumento de identificação e comprovante de residência”. O Cartório Eleitora da 20ª Zona Eleitoral está localizado a Rua Jornal Voz do Planalto, s/nº, ao lado da Faculdade Luso Brasileira. Outras informações pelo telefone (81) 3622-4003.
Conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, o voto para os eleitores nessa faixa etária é facultativo. Assim, ainda que tenham o título de eleitor, esses jovens não são obrigados a votar, nem sofrerão sanção caso não compareçam à votação. Apesar disso, a ideia da Semana do Jovem Eleitor é incentivar os cidadãos de 16 e 17 anos a participarem ativamente da escolha de seus representantes políticos.
Cada TRE será responsável por ações independentes em seus respectivos estados. Em alguns locais, há a previsão de ônibus itinerantes em escolas de ensino médio para fazer o alistamento eleitoral dos alunos, além de palestras sobre o tema e outras ações.
Fechamento do cadastro
Com a Semana do Jovem Eleitor, a Corregedoria-Geral Eleitoral espera diminuir o fluxo de atendimento na última semana antes do fechamento do Cadastro Eleitoral, legalmente previsto para o dia 7 de maio.
Sendo assim, todos os eleitores que ainda não têm título de eleitor e aqueles que precisam regularizar a situação devem comparecer a um cartório eleitoral até o dia 6 de maio de 2020. A medida é necessária para que os cidadãos possam votar normalmente nas próximas eleições municipais, marcadas para o dia 4 de outubro do ano que vem.
Estatísticas
Nas últimas eleições, realizadas em outubro de 2018, o número de eleitores jovens com voto facultativo representava 0,95% do eleitorado: um total de 1.400.617 pessoas.
Atualmente, o Cadastro Eleitoral contabiliza 1.310.194 eleitores registrados com 16 e 17 anos. O número é menor do que o verificado naquela ocasião porque boa parte desses eleitores já atingiu a maioridade.
#SeuVotoTemPoder
A fim de contribuir para a mobilização, também serão veiculadas no rádio, na televisão e nas redes sociais dos órgãos da Justiça Eleitoral campanhas de conscientização produzidas pelo TSE voltadas aos jovens, com o conceito “Seu voto tem superpoderes”. O conceito está relacionado ao mote da logomarca das Eleições Municipais de 2020#SeuVotoTemPoder.
O objetivo das campanhas, que utilizarão linguagem simples e moderna, é envolver os jovens no assunto e fortalecer o interesse dessa faixa etária em participar da vida política, contribuindo, assim, para delinear o futuro do país.

NAZARÉ DA MATA// Projeto Cultural Noite dos Mestres do Apito terá programação dedicada à Consciência Negra, neste fim de semana

Postado por Jeozivaldo Cesar

A programação cultural do projeto Noite dos Mestres do Apito, que acontecerá neste sábado (23), em Nazaré da Mata, na Zona da Mata,  entra na sua quarta edição consecutiva. E, desta vez, o evento presta uma homenagem especial ao Dia da Consciência Negra, comemorado na última quarta-feira, 20 de novembro. Na ocasião, mestres de maracatus rurais da cidade e região, promovem uma noite especial dedicada à arte e poesia aos rituais que servem de raízes às tradições culturais. O ensaio, aberto ao público, acontecerá na sede do Maracatu Águia Dourada de Nazaré da Mata, bairro do Sertãozinho, (próximo a capelinha).
O projeto, coordenado pela produtora Cilda Trindade, conta com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Governo do Estado; e apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata. Nesta edição, o ensaio recebe como convidado especial da noite, o Mestre de Maracatu André de Lica,  do Maracatu Estrela da Serra, de Açudinho, Zona Rural de Tracunhaém, que vai comandar o show de poesia até às 5h da manhã do domingo (24). Para intercalar as apresentações, o público confere, também, a apresentação do mestre da escola das novas gerações de poetas da região, Emerson Luiz de Freitas Júnior, de 23 anos, conhecido como Leu, do Maracatu Águia Dourada de Nazaré da Mata. O grupo Coco da Mata, de Nazaré da Mata será atração que vai abrir a programação, a partir das 21h.
Biografia – O Mestre André de Lica, 31 anos, é integrante do Maracatu Estrela da Serra, de Açudinho, Zona Rural de Tracunhaém. Ligado à produção cultural da Zona da Mata, Mestre André de Lica, 31 anos, milita no maracatu desde os anos 2000. À época, com 12 anos, fez estreia no Maracatu Rural Infantil Sonho de Criança. Em quase duas décadas, ele também traz no currículo, outras experiências como mestre de maracatu. De 2010 a 2011,  foi contra-mestre do Maracatu Leão Brasileirinho de Nazaré da Mata. Já no ano seguinte ocupou o posto de mestre do Maracatu Pavão Vencedor de Nazaré da Mata. Entre os anos 2013 a 2014, o Maracatu Leão Teimoso de Paudalho, em Chã de Guadalajara, também foi agraciado por ter mestre André de Lica como guardião da nação.
O currículo cultural do mestre também traz registro de sua passagem pelo  Maracatu Pavão Misterioso de Upatininga Aliança, nos anos de 2015 a 2016. Sua maior carreira como mestre foi à frente do Maracatu Leão das Cordilheiras, do município de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata. Lá, ele ficou de 2017 a 2019.
Além de ter um autêntico DNA Cultural com o maracatu rural, Mestre André de Lica, de 31 anos, foi apresentador de programa de rádio, na emissora comunitária Alternativa FM, da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata. O Artista, é    por idealizar e coordenar o Encontros de Mestres de Maracatu da Zona da Mata Norte, evento que acontece na região desde 2015, com participação de Mestres veteranos e Mestres da nova geração.
Biografia – Mestre Emerson Luiz de Freitas Júnior, de 23 anos, conhecido como Leu. Há mais de dez anos ele é ligado ao movimento da brincadeira popular e centenária, o maracatu rural. Seus primeiros registros dão conta que sua primeira apresentação em um grupo de maracatu rural aconteceu em 2007.  À época, como mestre do Maracatu Infantil Sonho de Criança, mantido pela Prefeitura de Nazaré da Mata, com o objetivo de inserir alunos da rede municipal de ensino na tradição da cultura local. Logo em seguida, movido pelo desejo de poder contribuir ainda mais com a cultura de raiz, ele ocupou o papel de caboclo de lança – um posto de mais destaques na brincadeira. A experiência, que durou pouco mais de seis anos, aconteceu no Maracatu Águia Dourada, de Nazaré da Mata, onde, mestre Leu, também vivenciou, no embalo do chocalho dos caboclos de lança e no corte do apito, como reiamar, conhecido como caboclo de pena. Marca consolidada da nova geração de poetas da cultura popular da Zona da Mata pernambucana, Mestre Emerson Luiz de Freitas, hoje, é o atual mestre do grupo. Com tanto protagonismo cultural e juvenil envolvido, como mestre de maracatu, já conseguiu algumas premiações, que para ele, são mais que foram muito mais que merecidas, como campeão, por duas edições consecutivas, como melhor mestre de sambadas em pé de parede.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...