sexta-feira, 3 de abril de 2015

PERNAMBUCO E MUNICÍPIOS TÊM PRAZO ATÉ 24 DE JUNHO PARA CUMPRIR DESAFIO DE APRESENTAR AS METAS PARA OS PLANOS DE EDUCAÇÃO

 
O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em junho de 2014, está próximo de completar o primeiro ano de vigência. União, estados e municípios começaram a cumprir tarefas e se preparam para alcançar as metas e estratégias de curto, médio e longo prazos até 2024.
 De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os dispositivos da lei são levados em conta na reelaboração do planejamento estratégico de programas da educação básica, da educação profissional e da educação superior, que precisam ser adequados à execução do PNE.
 Segundo a rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, através do Comitê Pernambucano, defende que o esforço precisa ser de todos - do estado e dos municípios. Um grande movimento precisa ser realizado com a participação dos gestores, educadores, estudantes e principalmente da sociedade em geral para o cumprimento do prazo de elaboração ou adequação dos planos municipais e estadual ao PNE.
 O MEC reforça que a lei estabelece um ano para que esses planos estejam aprovados e em consonância com o plano nacional — a data limite é 24 de junho deste ano.
 Situação atual - No Brasil, cerca de 30% dos municípios ainda não têm planos e muitos dos que possuem, não o utilizam para planejar suas políticas, mantendo-os desconhecidos da população. Com relação aos planos estaduais de educação, a situação não é muito diferente, sendo que mais de 60% dos estados ainda não possuem planos de educação.
 Para que os Planos de Educação estejam sintonizados com os desafios locais, regionais e nacionais, é fundamental que em seu processo de elaboração seja contemplada a pluralidade de vozes e olhares sobre a educação. Afora a participação dos gestores, dirigentes de ensino e especialistas em educação, é essencial considerar a opinião de toda a comunidade escolar, ou seja, professores, coordenadores, merendeiros, secretários, agentes de apoio da escola, estudantes, pais, mães e responsáveis.
 Entende-se que a participação no processo de elaboração dos planos, permite compor uma visão mais ampliada dos processos, problemas e possibilidades da educação em determinado território, gerando compromissos e responsabilidades com o planejado: compromete os governos com sua execução e a sociedade, de maneira geral, com seu acompanhamento e monitoramento.
 Os municípios que necessitarem informações podem obter auxílio através do portal "De Olho nos Planos" acessando o endereço:www.deolhonosplanos.org.br.
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Manhã de sábado tem terceira 'Lua de sangue' em menos de um ano


Eclipse lunar, que dá coloração vermelha à Lua, não deve ser visto no país. 

Próximo eclipse lunar total será em setembro, completando 'tétrade'.

Do G1, em São Paulo
'Lua de sangue' é vista de Gosford, no norte de Sidney, na Austrália (Foto: Jason Reed/Reuters)'Lua de sangue' é vista de Gosford, no norte de Sidney, na Austrália, em outubro (Foto: Jason Reed/Reuters)
Na manhã deste sábado (4), quem estiver no oeste dos Estados Unidos, em parte da Oceania ou da Ásia Oriental poderá contemplar o terceiro eclipse lunar total em menos de um ano.
Será neste momento que a Lua ficará com a cor avermelhada, efeito que rende ao eclipse o apelido de "Lua de sangue". A cor característica tem origem na passagem dos raios solares pela atmosfera da Terra, dispersando a luz vermelha e laranja.O fenômeno começa às 7h16 (horário de Brasília) de sábado, segundo a Nasa. Às 8h58, a Lua estará completamente encoberta pela sombra da Terra. Mas será um espetáculo rápido: nos locais em que será possível observá-lo, o eclipse total deve durar apenas 4 minutos e 43 segundos.
Segundo o astrônomo Gustavo Amaral Lanfranchi, coordenador do curso de Astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul, a peculiaridade do fenômeno se deve ao fato de ele fazer parte de uma tétrade: são quatro eclipses lunares totais seguidos. O primeiro ocorreu em abril do ano passado, o segundo em outubro, o terceiro deve ocorrer neste sábado e o quarto em 28 de setembro.
"Isso é uma coisa bem rara de acontecer. O último aconteceu entre 2003 e 2004 e o próximo está previsto para 2032 e 2033", diz.
Avião comercial passa em frente à 'lua de sangue' durante eclipse lunar visto das proximidades do Aeroporto Nacional Reagan em Washington, nos EUA (Foto: Mark Wilson/Getty Images/AFP)Avião comercial passa em frente à 'lua de sangue' durante eclipse lunar visto das proximidades do Aeroporto Nacional Reagan em Washington, nos EUA, em outubro (Foto: Mark Wilson/Getty Images/AFP)
Eclipse lunar é visto em Brasília (Foto:  Ueslei Marcelino/ Reuters)Eclipse lunar é visto em Brasília em abril de 2014(Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters)

Corpo de jovem de 17 anos é encontrado dentro de canal no Rio

Ela estava desaparecida desde terça-feira (31).

Corpo de Beatriz Oliveira estava dentro de um saco plástico.

Do G1 Rio

Uma jovem de 17 anos foi encontrada morta dentro de um canal, em Oswaldo Cruz, Subúrbio do Rio, nesta sexta-feira (3). O corpo de Beatriz Cardoso da Rocha Oliveira estava dentro de um saco plástico.
Ela cursava o segundo ano do ensino médio em uma escola particular e estava desaparecida desde terça-feira (31). A jovem saiu de casa em Pilares, na Zona Norte, por volta das 20h, pra ir à academia. Segundo a família, a adolescente estava sem o celular.

caso já estava sendo investigado pela polícia como desaparecimento. Um amigo da família contou que no telefone de Beatriz havia uma troca de mensagens combinando um encontro.
"Na terça-feira, ela estava combinando com um amigo, com um conhecido dela, de ir treinar na academia dele. Eles tavam conversando pelo whatsapp e essa é a última informação que a gente tem, foi a última pessoa que teve contato com ela", contou o amigo.
Ele disse ainda que testemunhas teriam visto a adolescente entrar em um carro. "Então foi por isso que a gente teve acesso a essas conversas delas no whatsapp, vendo ela marcando de treinar com esse amigo. E depois a gente teve a informação de duas testemunhas que viram ela entrando num renault clio, não sei se é prata, ou se é bege".
A mãe de Beatriz  foi hoje ao Instituto Médico Legal (IML) reconhecer o corpo da filha. "Eu tinha certeza que eu ia encontrar minha filha. É claro que eu queria que fosse de uma forma diferente. Queria que ela chegasse em casa rindo, mas infelizmente não foi assim", lamentou a mãe de Beatriz
.

Carros batem de frente, pegam fogo e deixam sete mortos na GO-080

Segundo a PRE, vítimas estão carbonizadas e não foram identificadas.

Veículos com placas de Goiânia e Brasília colidiram perto de Jaraguá, GO.

Vitor SantanaDo G1 GO

 Um acidente entre dois carros de passeio deixou sete mortos na GO-080, entre Jaraguá eGoianésia na região central de Goiás, na tarde desta sexta-feira (3). Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, as vítimas morreram carbonizadas. Não houve sobreviventes.
Os carros, um VW Fox com placa de Brasília e um Kia Sorento de Goiânia, colidiram de frente no km 17 da rodovia. Segundo a PRE, o primeiro veículo transportava cinco pessoas,  e o outro, duas.
De acordo com os bombeiros, o fogo nos dois carros já foi controlado. Nenhuma das vítimas havia sido identificada até as 21h. A Polícia Técnico-Científica esteve no local para realizar a perícia.
A polícia suspeita de que o acidente tenha sido provocado por uma ultrapassagem ou pela aquaplanagem de um dos veículos, já que a pista estava molhada.
Sete pessoas morrem carbonizadas em colisão frontal na GO-080, próximo a Jaraguá, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Bombeiros foram acionados para controlar o incêndio nos carros (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Sete pessoas morrem carbonizadas em colisão frontal na GO-080, próximo a Jaraguá, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Carros ficaram completamente destruidos após acidente (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Sete pessoas morrem carbonizadas em colisão frontal na GO-080, próximo a Jaraguá, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Com o impacto da colisão, carros sairam da pista (Foto: Reprodução/TV Anhanguera
)

Irmãos são detidos com 14 tabletes de crack em Abreu e Lima


Irmãos são detidos com 14 tabletes de crack em Abreu e Lima
Irmãos são detidos com 14 tabletes de crack em Abreu e Lima
Um homem e um adolescente foram detidos, nesta quinta-feira (2), suspeito de participar do tráfico de drogas no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife. Com eles foram encontrados 14 tabletes de crack. A ação faz parte de uma operação da equipe de inteligência da Polícia Militar.
 
Fábio Ademilson da Silva Araújo, 29, foi preso durante uma abordagem na cidade de Abreu e Lima, RMR. Dentro do veículo do suspeito, policiais encontraram um tablete da droga, com aproximadamente um quilo. Ao investigarem a residencia do homem, os oficiais encontraram o resto do crack e R$ 2.199 em espécie. A irmão de Fábio Ademilson, de 17 anos, tomava contada da mercadoria. Ambos foram direcionados para a Delegacia de Paulista.

Fonte: 
Diario de PE

Falso dentista é detido no Centro de Tacaratu no Sertão de Pernambuco

Segundo a Polícia Civil, o homem - que não possui formação em Odontologia - foi levado para a delegacia do munícipio. Como não houve flagrante, ele foi liberado


Falso dentista é detido no Centro de Tacaratu no Sertão de Pernambuco
Falso dentista é detido no Centro de Tacaratu no Sertão de Pernambuco
Um falso dentista de 37 anos foi detido na quarta-feira (1º) no Centro de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, o efetivo da Polícia Militar foi até a residência dele para cumprir um mandado de prisão, após a denúncia de que na casahavia uma arma de fogo. Ao chegar no imóvel, foram encontrados vários materiais utilizados para atendimentos odontológicos.
A polícia apreendeu 88 placas dentárias, 51 agulhas, 27 ampolas para anestia, resina, isolante e outros instrumentos. A susposta arma da denúncia não foi encontrada. Segundo a Polícia Civil, o homem - que não possui formação em Odontologia - foi levado para a delegacia do munícipio. Como não houve flagrante, ele foi liberado. Um inquérito foi instaurado.

Fonte: 
G1 Caruaru

Polícia Federal fecha loja de motos em Gravatá por vender seguros ilegalmente

No local foram apreendidos diversos documentos que comprovam a atividade ilegal em mais de 100 contratos irregulares



No local foram apreendidos diversos documentos que comprovam a atividade ilegal em mais de 100 contratos irregulares
No local foram apreendidos diversos documentos que comprovam a atividade ilegal em mais de 100 contratos irregulares
A Polícia Federal em Pernambuco, por intermédio da Delegacia de Repressão a Crimes Fianceiros-DELEFIN, após investigações e levantamentos que duraram 01(um) mês, deu cumprimento na data de ontem,dia 02/04/2015, por volta das 10h, a 01 (um) Mandado de Busca e Apreensão, expedido pela Justiça Federal, no município de Gravatá/PE,com o intuito de apreender documentos e todo o tipo de material que comprove a ilicitude do funcionamento das atividades de exploração de seguros para motocicletas, no Agreste Pernambuncano, sem autorização do SUSEPE – (Superintendência de Seguros Privados) na Sede daEMPRESA BT ASSISTÊNCIA E ADMNISTRAÇÃO LTDA, CUJO NOME FANTASIA É TOTAL MOTOS que funcionava na Rua Lourenço Correia de Melo, nº 25ª – no centro de Gravatá/PE.
 
No local foram apreendidos diversos documentos que comprovam a atividade ilegal em mais de 100 contratos irregulares, razão pela qual a empresa foi fechada e está impedida de realizar atividades de exploração de seguro para motocicletas por período indeterminado. Também foram bloqueadas suas contas bancárias, para eventual ressarcimento de algum consumidor prejudicado.  Como o administrador do estabelecimento não foi localizado, ele não foi preso em flagrante, porém, será intimado posteriormente, para comparecer à Polícia Federal e, caso não apresente uma justificativa para tal atividade ilícita, poderá ser indiciado em Inquérito Policial pelo crime previsto no art. 16 da Lei nº 7.492/86 – (Fazer operar, sem a devida autorização instituição financeira), cujas penas variam de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa. A PF segue recebendo informações e investigando a atividade de outras empresas do ramo.
 
PARA NÃO SER VÍTIMA DE TAIS EMPRESAS IRREGULARES SE FAZ NECESSÁRIOS ALGUMAS ORIENTAÇÕES:
 
1-Procure uma empresa que já tenha um bom tempo no mercado exercendo tais atividades;
 
2- Consulte através da internet se não existe queixas ou reclamações de pessoas que foram enganadas ou lesadas pela empresa por descumprimento ou não cumprimento dos acordos firmados;
 
3- A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda que foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.
 
A população pode consultar rapidamente se uma empresa tem autorização ou não para operar no site da SUSEP – (Superintendência de Seguros Privados) por intermédio do seguinte linkhttp://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/mercado-supervisonado/entidades-supervisionadas - Caso não apareça o nome da empresa na consulta, ela não está credenciado para atuar no ramo de seguros.

Fonte: 
Polícia Federa
l

Durante missa, falso padre é desmacarado e caso vai parar na delegacia na Paraíba

Durante missa em Solânea padre desmascara falso padre e caso vai parar na delegaci Por: Paraiba.com.br

Ernildo Silva estaria se passando por clérigo, mas foi denunciado pelo padre Geraldo
Ernildo Silva estaria se passando por clérigo, mas foi denunciado pelo padre Geraldo
Um falso padre estaria causando alvoroço na cidade de Solânea. Ernildo Silva estaria se passando por clérigo, mas foi denunciado pelo padre Geraldo, pároco da igreja católica na cidade. O falso padre estaria se aproveitando da fé alheia há, pelo menos, duas semanas.
O padre Geraldo denunciou o falso pároco durante seu sermão na missa desta quarta-feira (01). “As pessoas deverão tomar cuidado e não devem abrir suas portas para o suposto padre. Ele é acusado de falsidade ideológica”, declarou o padre verdadeiro.
A Polícia Civil está investigando o suposto padre, que já teria atuado até em Campina Grande. “Trata-se de um charlatão. Ele chegou a fazer palestras na Comunidade Santa Mônica e até chegou a encomendar um corpo”, revelou o padre Carlos, de Campina.

Fonte: 
Paraiba.com.br

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...