quarta-feira, 28 de março de 2018

Alunos da Escola Municipal Serafim Pessoa de Melo em Itaquitinga comemoram a Páscoa

Foto extraída das redes sociais 
 Nessa quarta feira (28), com alegria estampada no rosto de cada aluno da escola juntamente com a professora do ensino fundamental, Janise de Fátima, comemora a Páscoa entre se, para que possam vivenciar esse momento tão especial que a Páscoa cristã  Dentro do cristianismo, diferentes religiões e denominações celebram a Páscoa de maneira diferente. Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa - período conhecido como Quaresma - os católicos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
Foto extraída das redes sociais 

Foto extraída das redes sociais 

Prefeito de Condado recebe lideranças políticas em dia de grandes conquistas para Saúde


Condado vivenciou grandes conquistas viabilizadas pela Prefeitura Municipal. Através da Secretaria de Saúde, a atual gestão realizou a entrega de novos e modernos equipamentos para o Hospital João Pereira de Andrade e uma ambulância. Estas conquistas só foram possíveis através da articulação política promovida pelo prefeito Antonio Cassiano, pois os investimentos foram viabilizados através de emenda parlamentar do deputado Federal, Jorge Côrte Real, e da deputada Estadual, Teresa Leitão.

Na ocasião também foi entregue um ônibus para tratamento fora de domicílio (TFD), adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Condado.

Além dos dois parlamentares citados, marcaram presença na cerimônia o senador Armando Monteiro, o deputado estadual, José Humberto, a vice-prefeita Dra. Janny, a Primeira Dama Noeme Alves, Pe. Maurício, o prefeito em exercício de Goiana, Eduardo Honório, além de vereadores da Câmara Municipal João Pereira de Andrade de secretários municipais, entre outros.

A cerimônia ainda contou com a apresentação do Coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além da realização de exames de citologia e testes rápidos gratuitos para a população.














Quem perder o prazo do recadastramento biométrico o TRE-PE dará uma segunda chance em abril

Título de eleitor
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) encerra nesta terça-feira (27) o prazo para o recadastramento biométrico do Ciclo 2017-2018 em 20 cidades. Mas quem perdeu o prazo não precisa se preocupar. Isto porque durante o mês de abril o eleitor poderá procurar o cartório ou posto eleitoral de sua cidade, regularizar a situação, fazer o recadastramento biométrico e votar em outubro próximo.
Nesta terça, o TRE finaliza o recadastramento formal em Agrestina, Belém de São Francisco, Bodocó, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Casinhas, Exu, Flores, Gameleira, Lagoa do Carro, Mirandiba, Riacho das Almas, Ribeirão, Sairé, São José do Belmonte, São José do Egito, São Lourenço da Mata, Surubim, Triunfo.
O órgão ressalta que é importante lembrar que o Recife já fez a biometria. Portanto, quem já se identifica usando as digitais na hora de votar, não precisa fazer um novo recadastramento. No caso de Jaboatão dos Guararapes, a biometria só começará em 2021.
Segunda chance
Se o eleitor vota num dos municípios onde a biometria termina hoje e, por algum motivo, não conseguiu fazer o recadastramento, pode comparecer à unidade da Justiça Eleitoral já a partir da próxima segunda-feira (02).
Com isso, o título eleitoral (que foi cancelado por causa da perda do prazo) será novamente validado. No dia 9 de maio, o cadastro eleitoral será fechado. Neste caso, quem não se recadastrou, sofrerá grandes transtornos porque o título continuará cancelado.
O TRE-PE ainda alerta que durante todo o mês de abril, os eleitores poderão também mudar de cidade (transferência do domicílio eleitoral); regularizar pendências (multas); atualizar dados (endereço, estado civil, profissão, grau de instrução etc.); solicitar certidões, ou fazer o primeiro alistamento (maioria dos jovens entre 16 e 18 anos).

Ministério da Saúde repassa R$ 1 bilhão para municípios

O Globo
Em seu último ato como ministro da Saúde, Ricardo Barros anunciou nesta terça-feira a liberação de R$ 1 bilhão para as áreas de atenção básica, média e de alta complexidade; assistência farmacêutica; vigilância em saúde e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos virão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e serão regulados de acordo com as Secretarias municipais de Saúde de cada município.
O repasse ocorrerá por meio de uma Medida Provisória, que precisará ser aprovada pelo Congresso. O ministro disse esperar que a liberação ocorra "nos próximos dias", mas afirmou que depende do Tesouro Nacional.
— Espero que seja nos próximos dias, mas não é da nossa autonomia. Eu preciso receber da secretaria do Tesouro os recursos para fazer o pagamento, afirmou, durante entrevista coletiva.
Ricardo Barros anunciou ainda a informatização de 100% das Unidades Básicas de Saúde de todo o país. Uma empresa já foi credenciada, e outras dez devem ser cadastradas nos próximos dias. Serão informatizadas todas as 42.800 unidades de saúde.
Serão investidos também cerca de 1,2 bilhões de reais na formação de 250 mil agentes comunitários de saúde e de combate á endemia como técnicos de enfermagem em todo o Brasil. Até o momento 128 instituições já foram credenciadas. Os cursos se iniciam em abril.
Haverá ainda a criação do cargo de Gerente de Unidade Básica de Saúde que irá, vinculado a uma unidade básica de saúde, garantir o planejamento em saúde de acordo com as necessidades locais.
O governo federal fará adequações nos valores repassados às unidades que fazem parte do programa Farmácia Popular. Cerca de 20 remédios repassados ao programa terão seus preços atualizados. Alguns irão ser reajustados e outros terão seus valores diminuídos. A margem de lucro continua em 40% para as unidades credenciadas.
O Ministério da Saúde vai integrar também o armazenamento de todos os medicamentos do SUS e a logística do transporte em uma única empresa que irá se concentrar em São Paulo. O contrato foi no valor de 97 milhões de reais e ele irá durar 5 anos. O Ministério irá investir ainda 3,5 milhões de reais na formação de preceptores para o SUS, que são os profissionais responsáveis pela adequada formação dos jovens médicos, orientando-os e ensinando-os práticas diárias.
Por fim, o Ministério e a Amazônia Tecnologias de Defesa serão parceiros no desenvolvimento do primeiro Reator Multipropósito Brasileiro. Serão investidos 750 milhões de reais. A parceria contribuirá para o fim da dependência externa na produção de radioisótopos e no fornecimento de radiofármacos ao SUS a preço de custo. Eles são usados na medicina nuclear e no tratamento de doenças de diversas áreas como cardiologia e neurologia.
O ministro disse que não sabe quem será o seu substituto no ministério, mas afirmou que espera que seja alguém do seu partido, o PP. Ricardo Barros também avaliou a sua gestão:
— Nós fizemos uma gestão muito austera, economizamos 5 bilhões e reaplicamos tudo em mais serviços de saúde e mais acesso da população a medicamentos, avaliou, ressaltando ser fundamental a informatização do sistema.

Pela 1ª vez, decisão de pagar ou não imposto sindical será do trabalhador

http://s.glbimg.com/es/ge/f/original/blog/676a15ec-7e07-4bc0-9689-1566fcc6aa01_dinheiro.jpg
Este ano, pela primeira vez, cabe aos trabalhadores à decisão de pagar ou não a contribuição sindical, que, até 2017, era descontada diretamente do salário. O fim da obrigatoriedade foi uma das mudanças promovidas pela Lei 13.467/2017, da reforma trabalhista, em vigor há pouco mais de três meses. Pela legislação atual, os empregados precisam decidir “prévia e expressamente” se desejam continuar contribuindo — do contrário, não precisam mais desembolsar o valor, equivalente a um dia de trabalho e cobrado uma vez por ano, sempre em março.
Mas a nova regra não será colocada em prática sem resistência dos sindicatos. Alguns já sinalizam que o imposto será cobrado normalmente no mês que vem. Eles consideram que, se ficar decidido por acordo coletivo que a cobrança deve continuar, o valor será descontado, como nos anos anteriores. “A legislação não diz se a vontade expressa é coletiva ou individual. Entendemos que pode ser decidida, após publicação de edital ou de comunicados, por meio de assembleia”, disse João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical. A reforma “abriu uma brecha sobre como será resolvida a vontade expressa do trabalhador”, afirmou o secretário da Administração e Finanças da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo.
O argumento é contestado por especialistas. Um dos artigos da nova lei deixou claro que a contribuição sindical não é um dos pontos discutíveis em assembleia, lembrou o advogado Lucas Sousa Santos, especialista em direito trabalhista do escritório Mendonça e Sousa Advogados. Nenhuma decisão coletiva pode “suprimir ou reduzir o direito do trabalhador de não sofrer, sem sua expressa e prévia anuência, qualquer cobrança ou desconto salarial”, diz o texto. “Está muito claro que a decisão é individual”, afirmou.
Com mesmo entendimento, o advogado trabalhista Eduardo Pastore alerta que a cobrança sem autorização prévia individual pode trazer problemas jurídicos graves para os sindicatos. Ter que devolver o dinheiro recolhido é apenas um dos riscos. As entidades podem ser alvo de ação civil pública e ter que responder pelos crimes de apropriação indébita e prática antissindical, listou Pastore. “É uma postura altamente arriscada. Eu recomendo colocar uma cláusula na convenção coletiva dizendo que as partes vão buscar, de comum acordo, novas formas de financiamento”, sugeriu.
Perdas
Pela falta de alternativas de receita, os sindicatos patronais já apresentaram problemas de arrecadação em janeiro, quando é recolhida a contribuição das empresas. “Os que conheço arrecadaram, em média, 47% a 50% a menos com o fim da obrigatoriedade. Perderam metade da receita, em geral”, disse Pastore. O especialista em relações de trabalho Emerson Casali, diretor da consultoria CBPI, acredita que a arrecadação de alguns sindicatos patronais pode ter caído até 70% em relação ao ano passado.

Bolsonaro diz que quer Alexandre Frota ministro da Cultura


Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 12:48

Presidenciável, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) gravou um vídeo sugerindo que quer ver o ator Alexandre Frota na sua equipe, se for eleito. “Se você quer me ver presidente um dia, eu quero ver você ministro da Cultura”, diz Bolsonaro na gravação, publicada no Twitter de Frota.
O ex-ator pornô está em Curitiba com Bolsonaro, que faz um ato na capital do Paraná nesta quarta-feira (28). O principal adversário do deputado como pré-candidato, o ex-presidente Lula (PT), também está na cidade, encerrando a sua caravana pela região Sul.
Frota tem usado a internet para se colocar politicamente no campo da direita.
No ano passado, o ator provocou polêmica ao criticar a Justiça e dizer que foi “julgado com a bunda”.
Frota havia processado a ex-ministra Eleonora Menicucci, que comandou a Secretaria de Política para as Mulheres no governo Dilma Rousseff. Em 2016, Menicucci criticou o ministro da Educação, Mendonça Filho, por receber o ator para uma reunião. A ex-ministra disse que o ator “não só já assumiu ter estuprado mas também faz apologia do estupro”, fazendo referência sobre as declarações dele a um programa de TV em que relatava relações não consentidas com uma mãe de santo.
No julgamento na primeira instância, a juíza condenou Eleonora a pagar R$ 10 mil a Frota. No entanto, no julgamento do recurso em novembro do ano passado, ficou decidido que a ex-ministra apenas exerceu seu direito de crítica.

Homem é encontrado morto dentro de carro da PM baleada na Mata Sul


O veículo foi achado em tamandaré, após assalto, no último domingo. A PM perdeu quatro dedos das mãos e segue internada no Hospital Otávio de Freitas

Vítima foi encontrada na manhã desta quarta-feira (28) dentro do carro da policial de Alagoas que sofreu uma tentativa de homicídio no último domingo (25) / Foto: Cortesia
Vítima foi encontrada na manhã desta quarta-feira (28) dentro do carro da policial de Alagoas que sofreu uma tentativa de homicídio no último domingo (25)
Foto: Cortesia
JC Online

Um homem foi morto a tiros no Engenho Saué, zona rural de Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar (PM), vítima foi encontrada na manhã desta quarta-feira (28) dentro do carro da policial de Alagoas que sofreu uma tentativa de homicídio no último domingo (25).
Ainda segundo a PM, equipes da Polícia Civil estão no local para investigar a identidade do homem e a dinâmica do homicídio.

Anvisa proíbe lote de peixe congelado por presença de parasitas


InfoMoney (Shutterstock)
SÃO PAULO - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda e consumo do lote 16123116038J do Filé de Polaca do Alasca Congelado, da marca Fenix - Magic Fish, com validade até 30 de dezembro de 2018. 
A medida foi adotada após um laudo do Instituto Adolf Lutz (SP) reprovar o lote de peixe na pesquisa de parasitas. A empresa responsável pelo produto deverá fazer o recolhimento de todas as unidades do lote proibido.
Contatada pelo InfoMoney, a Fênix Indústria e Comércio, responsável pelo produto, informou que foi surpreendida pela publicação da proibição no Diário Oficial da União, em 19 de março. "Podemos afirmar que o peixe em questão se trata de um produto importado e que não sofreu nenhuma manipulação em nosso estabelecimento, sendo um típico produto de revenda. A importação ocorreu dentro da legalidade e respeitou todas as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o qual é o órgão responsável por autorizar a importação e comercialização do referido produto", informa a empresa.


Mesmo convicta de que o produto em questão está apto ao consumo, esta empresa não irá mais adquirir produto deste fornecedor e já está tomando todas as providências para o recolhimento de, eventual, estoque existe do referido lote, colocando-se à disposição de seus clientes e consumidores para a retirada do produto e ressarcimento dos valores dispendidos para aquisição dos mesmos", acrescenta a empresa. Os meios de contato são pelo e-mail: qualidade@fenixsp.com.br ou pelos telefones 0800-12-9942 e 11 2912-2000.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...