terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

CIDADES Em nota, Prefeitura de Tracunhaém afirma que realizará licitação para transporte escolar e universitário

Postado por Jeozivaldo Cesar


Em nota, Prefeitura de Tracunhaém afirma que realizará licitação para transporte escolar e universitário
A Prefeitura de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, emitiu uma nota informando que já está em andamento o processo de licitação para contratação de empresa para locação de veículos para o transporte escolar e universitário.

De acordo com o texto, assim que finalizado o procedimento, a administração municipal disponibilizará tanto o transporte escolar, como também o transporte dos universitários da cidade. “A prefeitura vem se empenhando para viabilizar o mais rápido possível esse serviço de grande importância, buscando evitar prejuízos maiores”, diz trecho da nota.
Confira a nota completa:
Prefeitura Municipal de Tracunhaém
Nota
A Prefeitura de Tracunhaém, através das Secretarias Municipais de Educação e Transportes, comunica que está em andamento o processo de licitação para contratação de empresa para locação de veículos para o transporte escolar e universiário.
Assim que finalizado o procedimento,a administração municipal disponibilizará tanto o transporte escolar, como, também, o transporte dos universitários do município.
A prefeitura vem se empenhando para viabilizar o mais rápido possível esse serviço de grande importância, buscando evitar prejuízos maiores.
Prefeitura Municipal de Tracunhaém

Acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Paudalho

Postado por Jeozivaldo Cesar


Acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Paudalho
Um acidente de trânsito com vítima fatal, foi registrado na tarde desta segunda-feira (4) em Paudalho. O fato ocorreu no quilômetro 73, da BR 408, envolvendo uma moto e um carro. O piloto da motocicleta,Cícero de Souza Cavalcanti teve escoriações e foi socorrido ao Recife, já o carona Evandro José Barbosa Rodrigues, 47, teve uma perna decepada e veio a óbito. O condutor do veículo abandonou o local após o acontecimento.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, tanto a moto quanto o carro da marca gol de cor cinza, vinham sentido Recife, quando possivelmente o condutor da motocicleta tentou fazer um retorno proibido, utilizando uma brecha da guia, quando foi então atingido pelo veículo.

Jovem desaparece no Capibaribe durante evento no Jardim do Baobá

INCIDENTE
Postado por Jeozivaldo Cesar


Incidente aconteceu nas imediações do Jardim do Baobá. Foto: Inaldo Menezes/PCR/Divulgação.
Incidente aconteceu nas imediações do Jardim do Baobá. Foto: Inaldo Menezes/PCR/Divulgação.
Um homem de 21 anos desapareceu no Rio Capibaribe, nas imediações do Jardim do Baobá, no bairro das Graças, nesse domingo (3). Ele participava de um evento com amigos no local quando, por volta das 18h22, entrou na água. Segundo o Corpo de Bombeiros, no momento do incidente a correnteza era forte.

Uma operação de busca com 11 bombeiros militares, entre mergulhadores com botes de resgates, foi deslocada ao local, mas não obteve sucesso nas buscas. Devido a baixa visibilidade, a procura pelo rapaz foi suspensa e será retomada na manhã desta segunda-feira (4).

JUSTIÇA TCE-PE aponta irregularidades em contas de três prefeituras do interior do Estado


Postado por Jeozivaldo Cesar
Segundo relatório, contribuições previdenciárias e orçamento de Custódia, Machados e Terezinha apresentaram falhas

Além do parecer pela irregularidade, a conselheira Teresa Duere fez uma série de determinações às prefeituras (Foto: Divulgação / Assessoria TCE-PE)
Além do parecer pela irregularidade, a conselheira Teresa Duere fez uma série de determinações às prefeituras (Foto: Divulgação / Assessoria TCE-PE)
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) expediu pareceres recomendando às Câmaras Municipais a rejeição das contas de governo das prefeituras de Custódia, no Sertão, e Machados e Terezinha, localizadas no Agreste. A conselheira Teresa Duere, responsável pelo caso, detectou irregularidades nas contribuições previdenciárias, bem como déficit de execução orçamentária. 

Foram notificados os prefeitos de Machados, Argemiro Pimentel (PSB), que governava a cidade em 2016, e os ex-prefeitos de Custódia Luiz Carlos Gaudêncio e de Terezinha Alexandre Martins, que estavam no Executivo das cidades no ano de 2015. Os votos foram aprovados por unanimidade pela Primeira Câmara em sessão realizada na última quinta-feira (31). Os notificados ainda podem recorrer desta decisão. 

Além do parecer pela irregularidade, a conselheira Teresa Duere fez uma série de determinações às prefeituras. Entre as determinações estão: fortalecer o planejamento orçamentário, mediante revisões adequadas para a receita e despesa, atentando para as exigências estabelecidas pela legislação e realizar um diagnóstico no sentido de identificar os principais riscos e dificuldades encontrados na cobrança do IPTU e da dívida ativa. 

Suspeitas de irregularidades

Em relação à cidade de Terezinha, também foi apontado no voto da conselheira que o Poder Executivo municipal não disponibilizou integralmente o conjunto de informações exigido na Lei de Responsabilidade Fiscal para a sociedade. Já em Custódia, além desses motivos, a relatora apontou também entre as irregularidades que a despesa total com pessoal, no período julgado, esteve acima do limite previsto pela lei. 

Também foi determinado que se implante definitivamente o controle por fonte de recursos, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal e que sejam adotados mecanismos de controle com vistas a garantir o equilíbrio atuarial e financeiro dos regimes de previdência.

SEGURANÇA Projeto de Moro contra o crime vai do 'céu ao inferno'


Postado por Jeozivaldo Cesar
Projeto de Moro ainda precisa passar pelo Congresso
AFP
Estadão Conteúdo

Ministro apresentou projeto da lei anticrime nesta segunda-feira
Projeto de Moro ainda precisa passar pelo Congresso / AFP
O projeto do ministro Sérgio Moro para endurecimento da legislação contra a corrupção e a criminalidade violenta e organizada abriu amplo debate no meio jurídico. Procuradores, delegados de polícia, advogados criminalistas e constitucionalistas defendem e criticam o texto do ex-juiz federal da Lava Jato.
Bandeira do presidente Jair Bolsonaro, a possibilidade de redução ou isenção de pena de policiais que causarem morte durante sua atividade. A iniciativa é duramente criticada por advogados criminalistas.
Juízes e procuradores da República exaltaram as medidas de combate à corrupção presentes no pacote de Moro. Segundo Fernando Mendes, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, o projeto "é bastante positivo para a sociedade e contempla diversos pontos defendidos há alguns anos pela Ajufe, como a prisão de condenados após o julgamento de segundo grau".
"Prova disso é o PLS número 402/2015, em discussão no Congresso, de iniciativa da associação. No caso da "plea bargain", entendemos que a proposta necessita de ajustes e, por isso, fazemos questão de contribuir com sugestões ao texto da medida. O whistleblower também é uma proposta já defendida pela Ajufe e debatida no âmbito da ENCLA. Mas, de modo geral, o projeto formulado pelo Ministério da Justiça é essencial para tornar mais efetivo o processo penal, em sintonia com a agenda de combate à impunidade", afirma.
O delegado da Polícia Federal Milton Fornazari Jr. disse que as medidas são "excelentes para modernizar o processo penal, aumentar sua eficácia no combate a crimes graves e evitar a impunidade decorrente da protelação indevida do processo".
O procurador regional da República Vladimir Aras ressalta que "aperfeiçoar o banco de dados balísticos também é uma das propostas do projeto da #LeiMoro". "É meio muito útil de identificar armas usadas em crimes e ligá-las aos seus autores. Ou para ligar um crime a outro, quando praticado com a mesma arma. De novo, o foco no papel dos peritos".
"Excelente avanço será, finalmente, a criação e regulação de equipes conjuntas de investigação (ECI), conhecidas por "joint investigation teams"(JIT), para a cooperação internacional na persecução de crimes graves. Será um salto na cooperação probatória com outros países", ressalta
Aras ainda vê outro ponto "inusitado". "O projeto lista organizações criminosas pelos nomes: PCC, CV, FDN, TCP e ADA. Essa técnica legislativa não é comum no Brasil. Se aprovado, o texto será o novo inciso III do §1º do art. 1º da Lei 12 850/2013. Inspira-se no CP italiano: art. 416-bis", avalia, em sua conta no Twitter.
No entanto, para Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, criminalista e defensor de políticos como Paulo Maluf (PP), Romero Jucá (MDB), Zezé Perrella (MDB) e Edison Lobão (MDB), entre outros, o projeto "é absolutamente frustante". "Um pacote só com uma promessa de recrudescimento da legislação penal."
"É castrador de uma série de direitos consolidados ao longo de séculos com lampejos humanistas. Se este projeto passa, o que teremos é um aumento considerável na população carcerária e, como efeito óbvio, um enorme número de novos membros a serem recrutados pelo crime organizado e pelas organizações criminosas "
"Sem contar o aumento do número de pessoas pobres, nas periferias, que serão ainda mais "abatidas" sob o manto da legalidade. Nenhuma preocupação com discutir uma política criminal e penitenciária. Resta-nos o Congresso Nacional", diz Kakay.
Para o advogado coordenador da Comissão da Infância e Juventude do Condepe - Conselho Estadual de Direitos Humanos, Ariel de Castro Alves, a proposta "legitima execuções e extermínios praticados por policiais. Uma verdadeira lei do abate de jovens pobres". "Policiais poderão matar a vontade, justificando que suas vítimas estavam em "atitude suspeita". Adolescentes e jovens negros serão as principais vítimas, como já ocorre atualmente, mas em proporções ainda maiores".
"O medo, surpresa e a violenta emoção, segundo a proposta, servirão para atenuar ou excluir a responsabilização penal de policiais assassinos. Risco iminente de conflito armado também servirá como alegação de legítima defesa. E ainda, os policiais responderão aos inquéritos e processos em liberdade, e poderão então ameaçar testemunhas e cometer outros assassinatos", alerta
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro afirmou ver "com preocupação". "Diversas medidas violam frontalmente os princípios constitucionais da presunção de inocência, da individualização da pena e do devido processo legal, como por exemplo a prisão antes do trânsito em julgado da condenação, o acordo penal e a ampliação da subjetividade judicial na aplicação das penas e de seus regimes de cumprimento".
"Um projeto que se propõe a aumentar a eficiência do sistema de Justiça não pode enfraquecer o legitimo e regular exercício do direito de defesa, nem esvaziar garantias fundamentais. É dever das Instituições a preservação de tais pilares do Estado Democrático de Direito", diz.
Segundo a Defensoria Pública do Rio, "defensores públicos estão debruçados sobre o texto com o objetivo de elaborar Nota Técnica a ser divulgada nos próximos dias". "O documento pretende contribuir com os imprescindíveis debates que devem anteceder a aprovação de reformas que não podem ser apreciadas de afogadilho, sobretudo quando impactam de modo estrutural na legislação penal e processual penal do País".
Já o procurador da República de Goiás, Hélio Telho, que toca desmembramentos da Operação Lava Jato no Estado, como o escândalo de corrupção na Valec, afirma que "o projeto Moro amplia as hipóteses de legítima defesa". "Apenas deixa expressas na lei situações que hoje estão sujeitas a interpretação judicial (iminência de conflito armado). O policial não precisará esperar o bandido sacar ou atirar primeiro. Bastará que haja o risco de fazê-lo", disse, em seu Twitter.

Veja até quando seu veículo poderá circular com o documento de 2018

Postado por Jeozivaldo Cesar

Para que o CRLV seja emitido, deve ser feito o pagamento do IPVA, DPVAT, taxas de bombeiros e possíveis multas

Circular sem portar o CRLV é infração gravíssima, no valor de R$ 293,47 e podendo acarretar na remoção do veículo para o depósito. / Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Circular sem portar o CRLV é infração gravíssima, no valor de R$ 293,47 e podendo acarretar na remoção do veículo para o depósito.
Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
JC Online

Apesar do vencimento do valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mesmo com parcelamento, ser até o mês de abril, os condutores têm um prazo em que poderão circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2018. Para os veículos com placas finalizadas em 1 e 2, o prazo é o mês de maio. Já para os finais 3, 4 e 5, o limite é junho. Os veículos com placas terminadas em 6, 7 e 8 poderão circular com o CRLV 2018 até julho e os com placas finalizadas em 9 e 0, até agosto.
Os prazos foram divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) nesta segunda-feira (4). Para que o CRLV 2019 seja emitido, o proprietário deve fazer o pagamento do IPVA, taxas de bombeiros, seguro obrigatório (DPVAT) e das possíveis multas vencidas até a data do prazo limite do calendário, de acordo com o final da placa. Os donos dos veículos podem optar por receber o CRLV em casa, após pagarem a taxa de postagem, no valor de R$ 18,04, ou por meio de agendamento de atendimento para emissão do documento no site do Detran-PE.
É importante lembrar que a circular sem portar o CRLV é infração gravíssima, no valor de R$ 293,47 e podendo acarretar na remoção do veículo para o depósito.


Pagamento do IPVA

Os donos de veículos com placas terminadas em 1 e 2 têm até esta sexta-feira (8), para fazer o pagamento da cota única ou da primeira parcela do IPVA 2019. Para os condutores que optarem pela cota única, será dado um desconto de 7%. Já para os que escolherem parcelar, que pode ser feito em até três vezes, o pagamento deverá ser feito nos meses de fevereiro, março e abril. A data de vencimento dependerá do final da placa.
Para os finais 3 e 4, o vencimento da primeira parcela/cota única acontece no dia 12 de fevereiro. Para as placas terminadas em 5 e 6, a data limite é o dia 19 de fevereiro e para as finalizadas em 7 e 8, o prazo é o dia 22. Por fim, os placas com finais 9 e 0 deverão ter o IPVA pago a partir do dia 28 de fevereiro, cota única ou parcelado.

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...