sexta-feira, 12 de abril de 2019

Copa do Brasil 2019: veja os confrontos da quarta fase da competição

Postado por Jeozivaldo Cesar

Sorteio foi realizado nesta sexta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro

12 ABR2019
00h40
atualizado às 11h23
  • separator
  • 3
  • COMENTÁRIOS
A CBF realizou nesta sexta-feira o sorteio dos confrontos da quarta da Copa do Brasil. Após a realização de três fases e de 78 partidas, a competição terá agora a última etapa antes do início da fase final, quando passam a fazer parte da disputa as equipes que no ano passado se classificaram para a Copa Libertadores.
O sorteio dos jogos e dos mandos da quarta fase da Copa do Brasil foi realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio. Estão classificados para a próxima etapa as seguintes equipes: Corinthians, Juventude, Santa Cruz, Fluminense, Bahia, Santos, Chapecoense, Londrina e Vasco. Vila Nova e Bragantino-PA disputarão a última vaga em duelo atrasado - os jogos serão dias 16 e 20.
No sorteio, um dos jogos de destaque será o encontro entre Vasco e Santos, dois times da Série A do Campeonato Brasileiro. As partidas serão disputadas em ida e volta, nas duas próximas semanas. O time da Vila Belmiro conseguiu sua vaga depois de fazer 3 a 0 no Atlético-GO na reabertura do seu estádio na Baixada.
Taça que será dada ao campeão da Copa do Brasil
Taça que será dada ao campeão da Copa do Brasil
Foto: Twitter Oficial / Copa do Brasil / Estadão
A Copa do Brasil tem, neste momento, cinco jogadores que disputam a artilharia da competição com quatro gols cada. São eles: Carlos Sánchez (Santos), Luciano (Fluminense), Pipico (Santa Cruz), Daniel Amorim (Avaí) e Nando (Botafogo-PB).

Veja os jogos da terceira fase da Copa do Brasil



Paixão de Cristo de Nova Jerusalém beneficia turismo em Pernambuco

Postado por Jeozivaldo Cesar

Começa neste sábado (13) a 52ª temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém no município do Brejo da Madre de Deus.

Realizada desde 1968, o espetáculo tem projetado o nome de Pernambuco para muito além das suas fronteiras.
Realizada desde 1968, o espetáculo tem projetado o nome de Pernambuco para muito além das suas fronteiras. (Foto: Felipe Souto Maoir)
Começa neste sábado (13) a 52ª temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém no município do Brejo da Madre de Deus. Realizada desde 1968, o espetáculo tem projetado o nome de Pernambuco para muito além das suas fronteiras. Ao longo da sua história, a encenação já atraiu mais de 3,5 milhões de expectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior que vieram conhecer de perto o maior teatro ao ar livre de mundo e se emocionar com a magnífica encenação do drama da Paixão.
Conhecido em todo o Brasil, o espetáculo ocupa, na Semana Santa, um espaço de destaque nos mais diversos veículos de comunicação do País e do mundo, inspirando o surgimento de apresentações similares pelo País a fora, tanto em capitais, como nos mais distantes rincões do interior.
A projeção alcançada pelo espetáculo de Nova Jerusalém gera significativos frutos para o segmento do turismo de Pernambuco na época da Semana Santa. Nesse período, a rede hoteleira do Recife e de polos turísticos como Porto de Galinhas, Gravatá e Caruaru recebem grande fluxo de visitantes que chegam para assistir ao espetáculo e também para aproveitar as atrações culturais e as belezas naturais de Estado.
No Brejo da Madre de Deus, onde está localizada a cidade-teatro, circulam cerca de 250 mil pessoas durante a temporada. Desse total, cerca de 50 mil vão assistir ao espetáculo. A outra parte é atraída pelos shows realizados no entorno da cidade-teatro e a feira de artesanato e pavilhão de alimentação que funciona próximo ao evento. No geral, são gerados muitos negócios em função da realização do espetáculo, incluindo investimentos em mídia, produção, movimento no comércio formal, feira de artesanato, hotéis, pousada e transportes turísticos no estado de Pernambuco.
Como acontece todos os anos, a encenação contará com a participação de artistas conhecidos da teledramaturgia nacional como Juliano Cazarré (Jesus), Priscila Fantin (Maria), Ricardo Tozzi (Herodes), Gabriel Braga Nunes (Pilatos) e Bruno Lopes (Apóstolo João). Além dos artistas convidados, o elenco é formado também por mais de 50 atores e atrizes pernambucanos, entre os quais se destacam Ricardo Mourão (Caifás), Nínive Caldas (Madalena), José Barbosa (Judas), Júlio Rocha (Pedro) e Rafaella Carvalho (Herodíades).
O ator Juliano Cazarré afirma que interpretar Jesus na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é muito mais que um trabalho. Ele considera um presente divino, que irá lhe proporcionar uma jornada espiritual. “É um momento de estudo, de recolhimento, de concentração, de tentar entender e aprender um pouco mais sobre a figura de Jesus e os seus”, afirmou.
Para a atriz Priscila Fantin, viver o papel de Maria será uma grande responsabilidade. “Eu estou muito honrada de estar interpretando uma personagem tão famosa. Sei que o público aqui chega a milhares de pessoas e eu nunca pensei em me apresentar para um público tão grande. Estou bem ansiosa".
As entradas para o espetáculo, que já estão à venda pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br) custam de R$ 100,00 a R$ 120,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.
Mais informações sobre o espetáculo podem ser obtidas pelo site www.novajerusalem.com.br,  ou Instagram  @paixaodecristooficial ou www.facebook.com/paixaodecristodenovajerusalem

Fonte: 

BICOPEBA MPPE instaura inquérito civil para investigar situação da barragem em Paudalho

Postado por Jeozivaldo Cesar

A barragem de Bicopeba é usada pela Prefeitura de Paudalho e também pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para a captação de água

Rompimento de barragem em Brumadinho (MG) foi citado por promotor
Rompimento de barragem em Brumadinho (MG) foi citado por promotor (Foto: Agência Brasil)
A Promotoria de Justiça da Comarca de Paudalho, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), instaurou inquérito civil com o objetivo de levantar informações sobre a segurança da barragem de Bicopeba, no Engenho Pitangueira, propriedade da Usina Petribú S/A, localizada no distrito de Guadalajara.
Parte das paredes de contenção da barragem deslizou com o rompimento parcial do vertedouro de segurança, colocando em risco a integridade física da barragem. "O rompimento da barragem da Vale do Rio Doce, em Brumadinho, alertou a sociedade para os riscos decorrentes do rompimento de barragens", enfatiza o promotor de Justiça do caso, Carlos Eduardo Domingos Seabra, no texto da portaria que instaura o procedimento.  
"A notícia de que existe uma barragem com risco de rompimento no município de Paudalho, com a necessidade de se averiguar a situação da referida barragem, com a necessária observação de que a Lei Federal nº 12.334/2010 prevê o Plano de Segurança de Barragens que poderá conter o Plano de Ação de Emergência, quando exigido pelo órgão fiscalizador, sendo necessário apurar se foram elaborados e implementados com a participação dos municípios e da Defesa Civil", disse o promotor. 
A nota técnica número 016/219, da Secretaria da Casa Militar de Pernambuco (Camil) classifica a barragem de Bicopeba como risco alto e também informa que a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também a classificou como de dano potencial alto. A promotoria oficiou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Apac para viabilizar o início de reparos na barragem.
A barragem de Bicopeba é usada pela Prefeitura de Paudalho e também pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para a captação de água destinada ao abastecimento do distrito de Guadalajara e outras áreas do município.

Fonte: 

Faltam 60% dos medicamentos na Farmácia de Pernambuco

Postado por Jeozizvaldo Cesar

Na lista de 231 medicamentos que deveriam ser oferecidos, 139 não estão disponíveis. MPPE investiga desabastecimento

Faltam remédios para doenças crônicas, transtornos mentais, patologias autoimune e até dores superintensas  / Foto: Freepik
Faltam remédios para doenças crônicas, transtornos mentais, patologias autoimune e até dores superintensas
Foto: Freepik
Cinthya Leite
Dos 231 medicamentos que devem fazer parte da lista da Farmácia de Pernambuco, 139 estão em falta. A conta espelha uma taxa de desabastecimento de 60% e retrata as queixas frequentes dos pacientes que precisam da medicação para manter sob controle doenças crônicas, transtornos mentais, patologias autoimune, deficiência do hormônio de crescimento e até dores superintensas só aliviadas com morfina. O dado é do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que há cerca de três anos abriu inquérito civil público para apurar o desabastecimento.
“Há momentos em que os remédios chegam à farmácia, mas imediatamente a escassez aparece. Medicações para hipertensão arterial pulmonar, por exemplo, já faltaram por cerca de um ano. Ingressamos, então, com ação judicial para o Estado comprar o remédio. Ao longo do tempo, percebemos que outras medicações apresentam oferta irregular”, destaca a promotora de Defesa da Saúde da Capital, Maria Ivana Botelho, que preside o procedimento sobre a Farmácia do Estado.
O índice de desabastecimento, segundo ela, vem da lista disponibilizada pelo governo estadual mensalmente para que o MPPE acompanhe a oferta das medicações. “Essa relação é a mais atual, de fevereiro. Ainda vamos receber a de março. O secretário estadual de Saúde (André Longo) nos garantiu que a disponibilidade de medicamentos é uma das prioridades da gestão. Vamos ter audiência no fim deste mês para debater questões relativas à falta de remédios”, frisa. Ela acrescenta que, durante o encontro, o MPPE discutirá atitudes que o Estado possa tomar para garantir a normalidade do estoque.
A promotora reconhece que o subfinanciamento da Saúde é um dos fatores que comprometem a oferta de medicações. “Já fizemos audiência com fornecedores. Eles alegam não ter condições de se manter com o débito do Estado, que paga a alguns em atraso e continua em dívida com outros”, diz Maria Ivana.


Desde janeiro, assim que assumiu o cargo de secretário de Saúde, André Longo sinaliza reconhecer o problema do desabastecimento. “Por mês, são desembolsados R$ 5 milhões para a compra dos medicamentos. Admitimos que é insuficiente. Estamos criando logística que otimize o processo de compra. Queremos criar um consórcio para que os Estados do Nordeste façam compra compartilhada, em grande escala, para alcançarmos economicidade perante os fornecedores”, informa Longo.
O secretário acrescenta que estão em pauta outros projetos para a farmácia, como a criação de um aplicativo para o cidadão verificar a disponibilidade dos medicamentos sem ter que ir ao estabelecimento. “Também estudamos a possibilidade de melhorar a distribuição dos insumos, com entrega em domicílio.”

Insulina 

Diagnosticada aos 5 anos com diabetes tipo 1, Luiza, 8, é cadastrada na Farmácia de Pernambuco para receber a insulina glargina (ou Lantus, nome comercial). “Há quase três meses, estamos sem receber Lantus. A explicação é que não há previsão para que a insulina chegue. Felizmente faço parte de um grupo de apoio em que nós, mães de crianças com diabetes, ajudamos umas às outras. No último mês, troquei fitas (para controle glicêmico) pela insulina com uma das mães. E assim minha filha consegue controlar a diabetes”, conta a mãe de Luiza, a fonoaudióloga Evellyn Campelo.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que finaliza o processo de compra de Lantus. “A equipe tem trabalhado para agilizar todos os trâmites legais para que haja o reabastecimento no menor tempo possível”, resume o órgão.

RIO DE JANEIRO Prédios desabam em comunidade no Rio de Janeiro e deixam 2 mortos e 3 feridos


Postado por Jeozivaldo Cesar

Publicado em: 12/04/2019 07:41 Atualizado em: 12/04/2019 10:21

Foto: Reprodução/Record TV
Foto: Reprodução/Record TV
Dois prédios de pequeno porte desabaram hoje (12) na comunidade da Muzema, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. De acordo com os bombeiros, duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas. Além disso, 17 pessoas seguem desaparecidas.

Pelo menos uma pessoa foi resgatada com vida dos escombros pelos próprios moradores. Não se sabe, ainda, quantos andares tinham as edificações.

Os bombeiros chegaram ao local às 7h20 e começaram há pouco os trabalhos de resgate. Ainda não há informação sobre se os edifícios ainda estavam em construção ou se havia ocupantes.

Imagens do Bom Dia São Paulo, da TV Globo, mostraram bombeiros examinando os escombros na tentativa de encontrar vítimas. A prefeitura do Rio informou ao telejornal da Globo que as construções que desabaram eram ilegais. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella encontra-se no local.

De acordo com informações preliminares, há cerca de 60 prédios em construção na região, que é dominada por milícias e atuam na venda de imóveis irregulares. Os moradores disseram que os edifícios foram inaugurados há seis meses.

Feridos
Entre os feridos, está uma família que se mudou há uma semana para o local: um casal e a filha de 10 anos. Os três foram levados para um hospital na Barra da Tijuca.

Uma das recomendações dos bombeiros é que os curiosos se mantenham em silencio, para que possam ouvir os possíveis pedidos de socorro.  

Essa matéria está em constante atualização

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...