segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Engenheiro morre após acidente com patinete elétrico em Belo Horizonte

Postado por Jeozivaldo Cesar

O tráfego em patinetes elétricos não é regulamentado na cidade

Engenheiro morre após acidente com patinete elétrico em Belo Horizonte
Notícias ao Minuto Brasil
09/09/19 06:25 ‧ HÁ 2 HORAS POR ESTADAO CONTEUDO
BRASIL TRÁFEGO
Um homem morreu neste sábado, 7, em acidente de patinete elétrico no centro de Belo Horizonte. Roberto Pinto Batista Júnior, engenheiro eletrônico de 43 anos, trafegava em ciclovia na Avenida Paraná quando caiu e bateu a cabeça em um bloco de concreto. O enterro foi realizado neste domingo, 8, no Cemitério Parque da Colina. O tráfego em patinetes elétricos não é regulamentado na cidade.
O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado às 12h36. Ao chegarem ao local, os paramédicos já encontraram o engenheiro inconsciente. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, foi diagnosticado traumatismo craniano encefálico grave. Ainda no local, o engenheiro teve duas paradas cardiorrespiratórias. O engenheiro foi levado ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, onde morreu.
Uma lei aprovada na Câmara Municipal foi integralmente vetada pelo prefeito Alexandre Kalil. A justificativa foi que a responsabilidade para propor esse tipo de lei é do Poder Executivo. A prefeitura informou que estudos estão sendo feitos para elaboração de projeto de lei neste sentido.
Em nota, a BHTrans, administradora do trânsito de Belo Horizonte, disse que o "uso dos patinetes é regulamentado pela resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN, 465/2013)" e que "criou um grupo de trabalho que está elaborando uma regulamentação complementar que dispõe, principalmente, sobre as regras de circulação". "O grupo tem a participação da BHTRANS, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Política Urbana, entre outros."
Sobre o texto vetado por Kalil, a prefeitura disse que "o projeto de lei 32/2019, que dispõe sobre o serviço de compartilhamento de bicicletas, patins, patinetes e skates em logradouros públicos no Município de Belo Horizonte, foi vetado por questão de inconstitucionalidade formal, por violação ao princípio da separação de poderes. O Câmara Municipal de Belo Horizonte ratificou o veto e o manteve no último dia 3".

Náutico é Série B: em jogo dramático, Timbu leva disputa aos pênaltis e bate Paysandu

NÁUTICO

Postado por Jeozivaldo Cesar

Após empate nos acréscimos do segundo tempo, Jefferson brilhou nas penalidades máximas




<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
No Náutico, foram 665 dias aguardando a tarde deste domingo. Nos bons e maus momentos ao longo da temporada, era sempre ponderado que o mais importante ainda estava por vir. Que o mais importante seria sair da Série C, dar fim à uma angústia que demorou mais do que deveria. Ou, na realidade, nem deveria ter existido. Mas o momento não é mais de lamentação e, sim, de comemorar aliviado.


Alívio este que veio com muito drama. Após sair perdendo com um gol em cada tempo, o Timbu diminuiu com Álvaro e empatou aos 49 do segundo tempo com Jean Carlos, levando a disputa para os pênaltis, onde Jefferson brilhou com uma defesa e, assim, deu ao Timbu o tão sonhado acesso.

O alívio, também, por dias melhores. Quer dizer, um ano melhor - com mais dinheiro, visibilidade e um calendário cheio. Condizente com a tradição alvirrubra, que é entre os principais clubes do Brasil. A Série C é uma inconveniente exceção e não regra. E que ela nunca mais aconteça.

Com o 2020 garantido, no entanto, ainda resta ao Timbu algumas formalidades em 2019. Ao bater a equipe paraense, classificou-se às semifinais da Terceirona e, agora, terá como adversário o vencedor do confronto entre Juventude e Imperatriz, que entram em campo na noite desta segunda-feira, no Rio Grande do Sul.

O JOGO
O Náutico teve duas mudanças em relação ao primeiro jogo. Jean Carlos foi acionado no lugar de Matheus Carvalho e Rafael Oliveira voltou de lesão na vaga de Wallace Pernambucano.

Como é normal em um confronto desta dimensão, o jogo começou um pouco nervoso, com algumas divididas duras no centro do campo, paralisações demoradas e até discussão entre as comissões técnicas. Sofrendo uma marcação alta do Paysandu no início, o Náutico tentou chegar em bolas paradas - seja em escanteio ou faltas frontais. Em 13 minutos, tinha feito três lançamentos na área com Jean Carlos, mas sem sucesso.

Com dificuldade para criar por conta dessa pressão, no entanto, o Timbu nem precisou fazer esforço para criar uma chance. Jean Carlos recebeu um presente ao goleiro Mota errar a saída de bola, conseguiu driblá-lo e, quando chutou, viu Micael tirar em cima da linha.

Mesmo com o passar do tempo, o Náutico não viu o ímpeto do Paysandu na marcação alta diminuir. E assim o Timbu sofreu um forte golpe. Aos 25 minutos, a defesa Timbu errou a saída de bola, Vinicius Leite recebeu na intermediária, chutou, a bola desviou em Diego Silva e, sem chances para Jefferson, parou no fundo das redes.

Em desvantagem no placar, a equipe alvirrubra passou a ter mais espaço para sair jogando, uma vez que o Papão recuou as linhas. Ainda assim, sentiu o gol sofrido e não conseguiu imprimir o seu ritmo de jogo. Pior: quase sofreu outro. Nicolas recebeu de frente para Jefferson, passou pelo goleiro e finalizou, mas viu Camutanga salvar com um carrinho.


SEGUNDO TEMPO
Para a etapa complementar, o Náutico voltou com uma mudança. Jhonnatan entrou na vaga de Jiménez para dar mais mobilidade ao time, travado no primeiro tempo. E foi boa a troca, já que a equipe voltou melhor, mais enérgica.

Com quatro times, o Timbu chegou em duas oportunidades pela direita, uma delas com o jogador, que fez com cruzamento para Álvaro, que testou por cima. Entretanto, esse crescimento inicial durou pouco porque o Náutico sofreu outro golpe. 

Em investida do Paysandu pelo lado direito, Tony cruzou e Nicolas completou no primeiro pau, sem chances para Jefferson. Mais uma vez, o Timbu sentiu o golpe e por pouco não levou outros dois. Novamente com o autor do segundo gol, o atacante perdeu duas chances na entrada da área.

Após os sustos, o Náutico voltou para a partida e foi para cima. Para o tudo ou nada. E assim conseguiu diminuir. Aos 18 minutos, Wilian Simões cruzou na área e Álvaro cabeceou para fazer o primeiro do alvirrubro. O gol, como esperado, aumentou o ânimo da equipe, que seguiu pressionando, com mais alma do que organização. 

À certa altura, Wilian Simões virou ponta de um lado, Jhonnatan do outro, Álvaro atacante pelo centro ao lado de Wallace Pernambucano. No ‘abafa’ na reta final do jogo, o Timbu não criou efetivamente, mas, aos 49, conseguiu um pênalti - após cruzamento no lado esquerdo, a bola bateu na mão de Uchôa. Na bola, Jean Carlos deslocou o goleiro Mota e empatou o confronto.

Pênaltis
- Náutico: Jean Carlos, Jhonnatan, Wilian Simões, Josa e Matheus Carvalho fizeram; 
- Paysandu: Caique Oliveira, Tony e Uchôa fizeram; e Jefferson defendeu o de Wellington Reis

Ficha do jogo
Náutico 2 (5)
Jefferson; Hereda, Diego Silva, Camutanga e William Simões; Josa, Jimenez (Jhonnatan) e Jean Carlos; Thiago (Matheus Carvalho), Rafael Oliveira (Wallace Pernambucano) e Álvaro. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Paysandu 2 (3)
Mota; Tony, Micael, Perema, Bruno Collaço; Anderson Uchoa, Wellington, Tomas Bastos (Thiago Primão); Nicolas, Vinicius Leite e Hygor. Técnico: Hélio dos Anjos.

Local: Estádio dos Aflitos
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins e Lucio Beiersdorf Flor (ambos do RS)
Gols: Vinicius Leite, Nicolas (P); Álvaro, Jean Carlos (N)
Cartões amarelo: Caique Oliveira, Uchôa, Thiago Primão, Nicolas (P)
Cartão vermelho: Diego Silva (N); Perema (P)

Protesto interdita trecho da BR-101

TRANSPORTE
Postado por Jeozivaldo Cesar
Publicado em: 09/09/2019 06:36 Atualizado em: 09/09/2019 07:16

Foto: PRF/divulgação
Foto: PRF/divulgação










Um protesto de motoristas de transporte alternativo interditou a BR-101, na altura do KM 22, em Goiana, em ambos os sentidos, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao todo, foram cerca de 50 manifestantes. Os participantes do protesto gritavam: "Queremos trabalhar" e carregavam faixas. Também havia fumaça na estrada.

Os veículos começaram a ser liberados nos dois sentidos. Segundo a PRF, foi formado um congestionamento de 3,5 km.

Mais informações em instantes. 

Taquaritinga do Norte iniciará visitas a residências para vacinar contra sarampo

SAÚDE
Postado por Jeozivaldo Cesar

Foto: Fernanda Sunega/ Divulgação
Foto: Fernanda Sunega/ Divulgação

Em função dos casos notificados de sarampo no município, a cidade de Taquaritinga do Norte iniciará nesta segunda-feira (9) uma ação de porta a porta para tentar identificar novos casos da doença e imunizar a população. Os postos de saúde da cidade irão funcionar das 7h às 13h. Depois desse horário, até o fim da tarde, agentes de saúde irão visitar as residências para tentar identificar a população que ainda não está imunizada contra o vírus. Taquaritinga, que fica no Agreste, tem a maior quantidade de casos confirmados da doença e também é o local de origem do primeiro óbito por sarampo em 2019 no estado.

As ações no município têm sido ainda mais intensificadas após a confirmação de cinco casos de sarampo. Desses casos, foi confirmado o óbito de uma criança de 7 meses pela doença no município. “Cada unidade de saúde ficará responsável pela varredura casa a casa na sua área de abrangência. Até o início da tarde, os postos funcionarão normalmente. Depois a equipe de enfermagem e os ACSs irão de porta em porta avaliando as cadernetas de vacinação, imunizando, assim, aqueles que estão desprotegidos”, explica a secretária de Saúde de Taquaritinga do Norte, Poliana Andrade.

Nesse sábado (7), foi realizado um dia D de vacinação em Taquaritinga. Sete unidades de Saúde da Família (USFs) abriram as portas para receber a população da cidade e realizar a imunização contra a doença. Para possibilitar a iniciativa, foram disponibilizadas pelo governo 28,5 mil doses extras da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Até o final da tarde do sábado, 2.134 pessoas haviam sido imunizadas.

Vacinação
Desde a segunda quinzena de agosto, ficou instituída, em todo o país, a vacinação de crianças entre 6 meses e 11 meses. Todos os meninos e meninas dessa faixa etária, que totalizam 68 mil em Pernambuco, devem tomar uma dose da tríplice viral. Essa será considerada a “dose zero”, sendo necessário seguir com o esquema básico de vacinação normalmente a partir dos 12 meses, com mais uma dose e um reforço aos 15 meses. Além desse público, também precisam ser vacinados: indivíduos de 1 ano a 29 anos de idade (duas doses de tríplice viral); indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados (uma dose de tríplice viral); e profissionais de saúde não vacinados (duas doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas).

Casos
Até o último dia 30 de agosto, foram notificados 395 casos suspeitos de sarampo em Pernambuco. Desse total, 86 foram descartados e 296 estão em investigação. Dos 13 confirmados, três são moradores do Recife, três de Caruaru, um de Frei Miguelinho, um de Santa Cruz do Capibaribe, além dos cinco de Taquaritinga do Norte.

A Secretaria Estadual de Saúde reforçou que o Estado está abastecido da vacina tríplice viral. Desde janeiro, já foram distribuídas mais de 574 mil doses do imunizante para os municípios.

PERFIL DOS CASOS CONFIRMADOS

RECIFE (3)
2 casos (sexo feminino de 16 e 19 anos) relacionados a uma excursão a Porto Seguro
1 caso (sexo masculino de 26 anos) com histórico de viagem a São Paulo

CARUARU (3)

2 casos (sexo masculino e feminino, ambos de 17 anos) relacionados a uma excursão a Porto Seguro
1 caso (sexo masculino de 22 anos), em análise

TAQUARITINGA DO NORTE (5)

5 casos (sexo masculino, de 7 meses, de 10 meses, 18 anos e 31 anos; e sexo feminino de 10 meses) relacionados a um evento de massa no município

FREI MIGUELINHO (1)

1 caso (sexo masculino de 21 anos) relacionado a um evento de massa no município de Taquaritinga do Norte

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE (1)

1 caso (sexo masculino de 17 anos) relacionado a um evento de massa no município de Taquaritinga do Norte

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...