sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Na hora de ceder às tentações dos descontos da Black Friday, fique atento para não sair lesado

Diario PE

Quem estava aguardando ansiosamente pela Black Friday já pode comemorar. Desde a 0h de hoje os consumidores que estão em busca de promoções já podem comprar produtos com preços mais acessíveis. Em alguns casos, as lojas prometem desconto de até 80%. Apesar da euforia causada pelas ofertas, é preciso ter muita atenção antes de concluir a compra. Isso porque, além do risco de ter os dados pessoais roubados, os consumidores podem ser lesados, já que nem tudo é o que parece.

Nas edições anteriores, a ProTeste – Associação de Consumidores, identificou irregularidades em algumas ofertas. “Nem todas eram vantajosas como prometiam, o que gerou muitas queixas dos consumidores”, lembra a supervisora institucional da entidade, Sônia Amaro. De acordo com ela, para não comprar “gato por lebre”, é preciso fazer uma pesquisa de preços. “O ideal é que as pessoas tenham comparativos de quanto os produtos custavam antes da promoção, para saber se o desconto corresponde ao que está sendo anunciado”. É bom ficar atento aos valores, porque algumas empresas aumentam o preço dos produtos dias antes da promoção, aplicando o desconto sobre o “preço inflado”.

Em alguns momentos do dia, o número de acessos aos sites cresce. “As primeiras horas após o início da Black Friday e as últimas antes da promoção acabar costumam registrar picos de acesso”, explica Ivo Machado, CEO da TrustSign. De acordo com ele, o movimento também cresce entre o meio-dia e as 14h. “O ideal é que as pessoas não comprem nesses períodos, já que as páginas demoram a carregar”, orienta.

A advogada especialista em direito do consumidor do escritório Pires & Gonçalves Advogados Associados, Maria Elisa Reis, lembra que mesmo durante os períodos de promoção os direitos dos compradores estão garantidos. “Em casos de desistência, por exemplo, o CDC estabelece um prazo máximo de sete dias para comunicar a decisão à empresa”, explica.

É preciso ter cuidado também para não se endividar. A superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin, lembra que os parcelamentos não podem comprometer mais que 30% da renda mensal. “Além disso, é preciso estar com o orçamento equilibrado para dar conta das tradicionais despesas de início de ano”, finaliza.

Martinez detona presidência do Náutico com declarações fortes e nega greve

Volante revelou atrasos salariais e fato de jogadores machucados não receberem: "Muitos até tentavam voltar antes para pagar as contas", declarou o jogador do Timbu

Daniel Leal - Diario de Pernambuco

"Muito não funcionou em campo pela turbulência da diretoria dentro do Náutico", disse
A quinta-feira do Náutico começou com uma ameaça de greve por parte dos jogadores e terminou com fortes denúncias feitas pelos jogadores alvirrubros contra a diretoria. Após o treino, que começou com 35 minutos de atraso, o capitão Martinez, como o porta voz do elenco, revelou atrasos salariais e falta de pagamento a atletas lesionados. Todos os jogadores do elenco estiveram presentes na sala de imprensa.

"Vocês não sabem o que esse grupo de jogadores aguentou sozinho sem expor nada. Nessa última semana aconteceu a gota d'água. Vi que a presidência só culpava os jogadores, não é dessa maneira que funciona o futebol. Tivemos muitos problemas", começou a falar Martinez.

"Muito não funcionou em campo pela turbulência da diretoria dentro do Náutico. É importante falar isso para o torcedor. Jogadores e a diretoria vão sair e deixar o pepino para os outros. Assumimos que também erramos, poderíamos ter feito mais gols, mais defesas, vencido mais. Mas muito disso foi por causa da presidência. Jogadores machucavam e não recebiam. Muitos até tentavam voltar antes para pagar as contas", revelou o volante timbu, que explicou o motivo de só ter aberto a "caixa preta" do Náutico agora.

"A gota d'água foi agora. Pagaram metade do elenco e não a outra metade. Os que recebiam ficavam em situação constrangedora. Melhor gestão dos últimos tempos? Que gestao é essa aí? A culpa não pode ficar só nos jogadores", detonou o volante, que livrou apenas o diretor de futebol Alexandre Homem de Melo. "Ele está sempre com a gente. Espero que não suma", acrescentou.

Greve
Sobre a possibilidade de os atletas do clube cruzarem os braços, Martinez revelou que um prazo foi dado a diretoria até esta sexta-feira. "Vamos dar um prazo para efetuar pagamento até amanhã para quitar a dívida com nós jogadores. Amanhã vamos voltar a nos reunir. Não temos definido, não existe greve ainda. Não existe essa palavra. Vamos ver a posição da diretoria. A gente treinou primeiro para depois vir aqui. Ninguém fez corpo mole. São dois meses de atraso, mas a maioria não recebeu nem aluguel nem direito de imagem", revelou Martinez. Também estou preocupado com o futuro do Náutico", encerrou o capitão timbu.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...