quarta-feira, 24 de julho de 2019

Cidadania: População de seis municípios recebem serviços gratuitos para a emissão de segundas vias de certidões, nesta semana

Postado por Jeozivaldo Cesar

De terça-feira (23) a sábado (27), seis municípios pernambucanos receberão os serviços gratuitos para emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito,  através do Balcão de Direitos, Programa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). As ações, que serão realizadas em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS) e prefeituras, acontecerão no horário das 8h às 12h.

Na terça-feira (23), o Balcão itinerante estará em Cumaru, na Escola Municipal Professora Gilda Bertino Gomes, Centro; na quarta-feira (24), na cidade de Carpina, no Auditório da Unidade Básica de Saúde de Florestinha; na quinta-feira (25) em Condado, no Clube Municipal de Condado, no Centro. As três cidades ficam localizadas na Mata Norte de Pernambuco.

Já na sexta-feira (26), o Balcão contemplará idosos do Abrigo do São Vicente de Paulo, localizado no bairro de Heliópolis, em Garanhuns, no agreste do estado. No sábado (27), o programa estará em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), na Igreja Assembleia de Deus, no bairro de Paratibe.

Em cada ação serão disponibilizadas 100 fichas de atendimentos, para segundas vias de certidões. Os interessados deverão comparecer ao local munidos com a certidão antiga ou cópia e um documento de identificação.

POSTO FIXO – O Balcão de Direitos, programa executado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), também emite documentos gratuitamente no posto fixo, situado na Rua Djalma Farias, 250. Torreão. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Serviços:

23/07/2019
Local: Escola Municipal Professora Gilda Bertino Gomes
Endereço: Rua 01 de maio, s/n, Cumaru

24/07/2019
Local: Auditório da Unidade Básica de Saúde de Florestinha
Endereço: Rua Flamboyantis,195 -2, Centro, Carpina

25/07/2019
Local: Clube Municipal de Condado
Endereço: Avenida 07 de Setembro, S/N, Centro, Condado

26/07/2019
Local: Abrigo São Vicente de Paulo
Endereço: Avenida Oliveira Lima, nº 70, Heliópolis, Garanhuns

27/07/2019
Local: Igreja Assembleia de Deus da Vila
Endereço: Rua Rio Pardo n. 01 - Paratibe/Paulista

Local: FACULDADE de Ciências Aplicadas de Limoeiro.
Endereço: Rua Jerônimo Heráclito, 81, Centro, Limoeiro.

Vazamento químico na Lear, em Goiana, faz 37 pessoas serem socorridas


A empresa Lear Corporation confirmou que 37 funcionário precisaram ser socorridos após o vazamento de "uma substância volátil durante o processo produtivo do setor de espumas" na sua unidade localizada no Parque de Fornecedores do Polo Automotivo Jeep, em Goiana, município do litoral pernambucano, na manhã desta quarta-feira (24).
Foto: Rafael Neddermeyer/ FCA/ Fotos Públicas



Ao todo, haviam 500 pessoas no local quando os alarmes da fábrica foram acionados. De acordo com a Lear, as vítimas receberam atendimento médico imediato e apresentavam "sintomas leves como irritação nas vias aéreas superiores".

Ainda segundo a empresa, após inspeção técnica dos bombeiros, as operações foram retomadas normalmente no final da manhã.

Confira a nota na íntegra: 

A Lear Corporation confirma que, na manhã desta quarta-feira, 24 de julho, ocorreu um vazamento de uma substância volátil durante o processo produtivo do setor de espumas da sua unidade de Goiana, localizada no Parque de Fornecedores do Polo Automotivo Jeep. Os alarmes de detecção e segurança do sistema foram acionados e a planta foi prontamente evacuada. No momento do incidente, cerca de 500 colaboradores estavam na planta. Deste total, 37 receberam atendimento médico imediato no ambulatório local por apresentar sintomas leves como irritação nas vias aéreas superiores. Nenhum caso mais grave foi registrado. A operação da Lear foi retomada no final da manhã, após inspeção e validação pela equipe local de segurança e Corpo de Bombeiros. A Lear reforça seu compromisso com a saúde e segurança de seus colaboradores, por isso acompanhará de perto as investigações sobre as causas do incidente. 
Fonte Diario de Pernambuco

Treze pessoas morrem devido a chuvas no Grande Recife


Cinco mortes foram em Abreu e Lima, cinco em Olinda e três no Recife até agora segundo o Corpo de Bombeiros. Previsão é de que a chuva persista



Pelo menos treze pessoas morreram em deslizamentos após as fortes chuvas que atingiram a região metropolitana do Recife entre a noite de terça-feira (23) e a madrugada desta quarta (24).
O Corpo de Bombeiros de Pernambuco confirmou três mortes no bairro Dois Unidos, no Recife, e outras duas em Águas Compridas e na Estrada do Passarinho, em Olinda.
Por volta das 10h desta quarta, os bombeiros confirmaram mais três óbitos do bairro Caetés, na cidade de Abreu e Lima. Uma vítima chegou a ser retirada dos escombros com vida e foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ainda há outras duas pessoas soterradas no local.
O temporal ainda deixou as principais avenidas da cidade alagadas e derrubou encostas e árvores, causando transtornos para a população do Grande Recife.
Também foram registrados deslizamentos na cidade de Jaboatão dos Guararapes, mas sem vítimas.
Segundo balanço parcial da Defesa Civil do Recife, foram registrados 101 milímetros de chuvas num período de seis horas. O volume corresponde a oito dias de chuva, segundo a média histórica para o mês de julho, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu um alerta para chuvas moderadas ou fortes no Recife nas próximas 24 horas. A Defesa Civil do Recife está de plantão e pode ser acionada através do telefone 0800-0813400.

Fonte Diario do Nordeste

Barragem de Siriji, em Vicência, atinge seu nível máximo

Postado por Jeozivaldo Cesar

 Foto: Divulgação / Compesa
No site da agência ainda constam mais oito barragens do estado que ultrapassaram seus limites ontem, a maioria destas no Cabo de Santo Agostinho, e outras sete que se aproximam dos 100%. Confira:

Atingiram o limite (10³m³)

Siriji (Vicência)
Limite máximo: 17. 260 
Volume alcançado: 17.580

Matriz da Luz (São Lourenço da Mata)
Limite máximo: 1.246
Volume alcançado: 1.280

Bita (Cabo de Santo Agostinho)
Limite máximo: 2.780
Volume alcançado: 2.898

Gurjaú (Cabo de Santo Agostinho)
Limite máximo: 1.063
Volume alcançado: 1.172

Pirapama (Cabo de Santo Agostinho)
Limite máximo: 58.436
Volume alcançado: 58.473

Sicupema (Cabo de Santo Agostinho)
Limite máximo: 3.200
Volume alcançado: 3.305

Pau Ferro (Quipapá)
Limite máximo: 12.175
Volume alcançado: 12.294

São Jacques (Canhotinho)
Limite máximo: 404
Volume alcançado: 415

Mundaú (Garanhuns)
Limite máximo: 1.969
Volume alcançado: 2.223

PAUDALHO// Quadrilha de tráfico de drogas e armas é alvo de operação da Polícia Civil

Postado por Jeozivaldo Cesar

Um grupo criminoso suspeito de envolvimento em tráfico de drogas e armas, além de homicídios, é alvo de uma operação desencadeada pela Polícia Civil nesta terça-feira (23). Para a ação, a Comarca Paudalho emitiu cinco mandados de prisão e outros 11 de busca e apreensão, cumpridos ao longo da manhã.
A investigação começou em 2018, com objetivo de desarticular um grupo que se autointitulava “guardas do apito”. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Paudalho, na Zona da Mata, Camaragibe e Recife.
Denominada Apito Final 2, a operação é fruto de uma investigação conjunta das delegacias de Homicídios, comandada por Altemar Memede, e de Macaparana, sob a responsabilidade do delegado André Beltrão.
Os detalhes preliminares da referida operação  foram divulgados no final da manhã desta terça (23), na Delegacia Seccional de Goiana, na Região Metropolitana do Recife.

Inscrições abertas para oficina de iluminação cênica Dramaturgia de Luz do Sesc Goiana

CIDADES

Postado por Jeozivaldo Cesar

Inscrições abertas para oficina de iluminação cênica Dramaturgia de Luz do Sesc Goiana

DCIM103MEDIADJI_0005.JPG
Seguem abertas as inscrições para pessoas interessadas em participar da oficina de iluminação cênica “Dramaturgia da Luz” do Sesc Ler Goiana, que vai acontecer entre 12 e 16 de agosto na unidade, das 19h às 20h. O valor para participar é R$ 20, mas trabalhadores do comércio e dependentes têm desconto e pagam R$ 10.
De acordo com as informações, ministrada pela diretora de cena e artista visual, Claudia de Bem (RS), a formação vai analisar a luz como potência desencadeadora de processos criativos no território expandido do teatro, que partilha elementos com poéticas vizinhas, tais como a visualidade, a teatralidade e a performatividade.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Tracunhaém: Prefeitura antecipa pagamento dos salários de Julho

CIDADES

 Postado por Jeozivaldo Cesar

Tracunhaém: Prefeitura antecipa pagamento dos salários de Julho
Os salários dos servidores públicos do município de Tracunhaém, referentes ao mês de julho, foram pagos nesta quarta-feira (24). Segundo a gestão, a medida beneficia os servidores efetivos, comissionados e contratados,além dos aposentados e pensionistas, proporcionando um aquecimento na economia local e o fortalecimento do poder de compra com a injeção de um montante em torno de R$ 1.500.000,00.

Professores iniciam mobilização de greve em Carpina

CARPINA

Postado por Jeozivaldo Cesar


Professores iniciam mobilização de greve em CarpinaFoto: Voz de Pernambuco
Na manhã desta quarta-feira (24), os professores da rede municipal de ensino de Carpina, juntamente com o sindicato dos Professores Públicos Municipais de Carpina, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Aliança, Nazaré da Mata, Limoeiro, Paudalho, Vicência, Tracunhaém, Buenos Aires e Itaquitinga (SINDPROFM) iniciaram a mobilização de greve. A primeira ação ocorreu na PE-90 em frente a Faculdade Luso-Brasileira (FALUB).
Com carro de Som e os educadores paravam o transito para chamar a atenção da ausência de pagamento do terço de férias e reajuste nos últimos três anos. Em entrevista, a professora Mercês Silveira, presidente do SINDPROFM falou sobre o início da mobilização, mesmo após o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) negar a inicialmente a liminar do direito de greve: 

Vazamento no polo automotivo em Goiana causa paralisação temporária e funcionários recebem atendimento médico

Postado por Jeozivaldo Cesar
Do G1-PE

Atividades foram paralisadas, durante a manhã desta quarta (24), na empresa Lear, que integra o parque de fornecedores do polo. Após reparo do problema, produção foi retomada.

Funcionários foram orientados a usar máscaras após vazamento de gás em Goiana, no Grande Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp


Um vazamento de uma substância volátil provocou uma paralisação nas atividades da Lear, que integra o parque de fornecedores do Polo Automotivo Jeep, em Goiana, no Grande Recife, na manhã desta quarta-feira (24). Devido ao ocorrido, alguns funcionários receberam atendimento médico.
A substância química que vazou não foi informada. Algumas pessoas chegaram a desmaiar e outras foram orientadas a usar máscaras, segundo funcionários.
“Quando eu cheguei, às 8h, já tinha acontecido. Algumas pessoas desmaiaram, mas foram atendidas na hora. Não teve correria, mas precisaram evacuar o local para conter o vazamento”, disse ao G1 um trabalhador da empresa que não quis se identificar.
Em nota, a Lear afirmou que o vazamento ocorreu durante o processo produtivo do setor de espumas.
"Os alarmes de detecção e segurança do sistema foram acionados e a planta foi prontamente evacuada. No momento do incidente, cerca de 500 colaboradores estavam na planta. Desse total, 37 receberam atendimento médico imediato no ambulatório local por apresentar sintomas leves como irritação nas vias aéreas superiores. Nenhum caso mais grave foi registrado", declarou no texto.
Ainda na nota, a Lear informou que a operação no local foi retomada no final da manhã, depois de inspeção e validação pela equipe local de segurança e pelo Corpo de Bombeiros. Também no texto, a empresa afirmou que "reforça seu compromisso com a saúde e segurança de seus colaboradores, por isso acompanhará de perto as investigações sobre as causas do incidente".
O Polo Automotivo Jeep pertence à Fiat Chrysler Automobiles (FCA), que divulgou nota sobre o ocorrido no parque de fornecedores.
"A Lear (...) possui instalações industriais próprias. Conforme protocolo de segurança, a área industrial foi evacuada. A produção já foi retomada. Todos os demais fornecedores e a planta Jeep operam normalmente", afirmou no texto.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...