domingo, 26 de julho de 2015

Terras da fazenda do Ex-prefeito da cidade de Glória do Goitá é invadida pelo MST neste domingo

Fotos: Gilmar Santos// Giro Mata Norte
Fotos: Gilmar Santos// Giro Mata Norte
Cerca de 30 famílias do Movimento do Sem Terra (MST), invadiram na manhã deste domingo (26), a fazenda Boa Esperança pertencente à família Paes. A área invadida fica as margens da PE-050 e no trevo da PE40 em Glória do Goitá.
A ocupação ocorreu por volta das 09:30 hs de forma pacifica, os invasores chegaram de ônibus, levantaram a bandeira do Movimento e montaram acampamento no local, construindo diversos barracos e cobrindo com lona.
De acordo com o coordenador do MST local, Marcos Novaes, a fazenda tem cerca de 350 hectares, está improdutiva e tem débitos com o INCRA. Ainda segundo o Coordenador a invasão faz parte da nova jornada de lutas pela reforma agraria no Brasil e o objetivo da ocupação é para que o INCRA, agilize os meios necessários para a desapropriação da fazenda Boa Esperança e mais outras três áreas no município incluindo o Engenho Vermelho e Tomé.
O terceiro local a ser questionado pelo Movimento não foi informada. Segundo o MST, a ocupação é pacifica e os trabalhadores sem terra não tem a intenção de causar transtornos aos moradores de Glória do Goitá, como interdição da PE-050 e causar danos a propriedade.
mst2_GlóriaOutras famílias devem chegar ao local na tarde deste domingo. “Estamos aguardando outras famílias para fazer parte deste ato e se junta as 30 famílias aqui presentes, totalizando assim cerca de 60 famílias. Assegurou Marcos Novaes.
O ex-prefeito de Glória do Goitá, Djalma Paes, um dos proprietários da fazenda, informou por telefone que comunicou o fato a Polícia e que irá entrar com um pedido de reintegração de posse que a fazenda não é improdutiva.
A Segunda Companhia de Policia Militar de Glória do Goitá, informou que não teve conhecimento da invasão.
Nesta segunda-feira (27), o MST irá enviar um oficio ao INCRA informando sobre a invasão e solicitando do órgão uma vistoria no local.
Por: Gilmar Santos

Homem é executado com vários disparos em Itambé

deyvsonNa noite deste sábado (25), outra pessoa foi executada em via pública, no município de Itambé.
Deyvison Lorenço Braz, o “Carioca”, de 26 anos, foi morto com vários disparos de arma de fogo pelo corpo, sendo alvejado no braço, costas e cabeça. O criminoso ainda não foi identificado. Segundo informações de testemunhas, um indivíduo armado se aproximou de Deyvison e efetuou os disparos. Após matá-lo, o bandido saiu do local caminhando na maior tranquilidade.
A polícia disse que a vítima já foi presa duas vezes pelo crime de tráfico de drogas.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), no Recife.
Policiais Militares da 3ª Companhia (Sgt Batista e Sd Suderlan) registraram a ocorrência.
A Delegacia de Itambé investigará a autoria do crime.
Do Blog do Anderson Pereira
CLICK AQUI E VEJA IMAGEM
http://4.bp.blogspot.com/-

Homens explodem caixa eletrônico em estação do metrô em Jaboatão

Segundo CBTU, equipamentos serão removidos das estações no Estado

 Marília Neves, do Portal FolhaPE
WhatsApp/Cortesia
Quatro homens são suspeitos de terem cometido o crime
Um caixa eletrônico foi explodido na estação do metro Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), na madrugada deste domingo (26). Quatro homens são suspeitos de terem cometido o crime.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por conta da violência, todos os contratos com empresas de caixas eletrônicos serão cancelados e os equipamentos serão removidos das estações no Estado. O objetivo é garantir a segurança de usuários e funcionários.
Confira nota da CBTU na íntegra
“A CBTU Recife informa que é sempre em busca de melhor comodidade e facilidade que a companhia oferece alguns serviços extras, para simplificar a vida dos usuários do metrô. Entre eles, oferecemos o serviço bancário, através dos caixas eletrônicos instalados nas principais estações.
Diante do ocorrido na Estação Engenho Velho, nesta madrugada, lastimavelmente informamos que iremos rever os devidos contratos atuais, e, ao que tudo indica, realizar a retirada dos caixas eletrônicos das estações. Infelizmente temos que procurar medidas mais extremas para manter a segurança de nossos transeuntes e dos funcionários do sistema”. (Assessoria da CBTU)

Passe Livre começa nesta segunda na RMR

Pelo menos 58 mil estudantes já fizeram agendamento para solicitar cartão

 Do FolhaPE
Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Passe será carregado com 44 créditos por mês, válidos de segunda a sexta, durante período letivo
Estudantes da rede pública têm, a partir desta segunda-feira (27), passe livre nos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com o uso do cartão VEM específico para o serviço, alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além dos cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), estão isentos das tarifas.
De acordo com a Secretaria das Cidades, 260 mil alunos, de 399 escolas, além de 1,5 mil cotistas da UPE, estão aptos a tirar o Passe Livre Estudantil. Pelo menos 58 mil estudantes já fizeram o agendamento para solicitar o cartão e 26 mil, até a sexta-feira (24), estavam com o passe em mãos.
Os interessados no benefício podem agendar o atendimento, no site www.atendimentovem.com.br ou pelo número 3125-7575, de segunda a sábado, das 7h às 19h. A retirada do cartão é feita no posto do VEM, localizado na Rua da Soledade, nº259, no bairro da Boa Vista. Os cartões são impressos na hora. No dia do atendimento, os estudantes devem levar documentos originais com foto, CPF e comprovante de residência.
Para ter direito, deve-se morar e estudar exclusivamente em instituições localizadas na RMR e é preciso estar regularmente matriculado, e com frequência comprovada, na rede pública estadual de ensino e UPE.
De acordo com o Governo do Estado, o passe será carregado com 44 créditos por mês, válidos de segunda a sexta, durante o período letivo. Além disso, o estudante permanecerá com o benefício da meia passagem, podendo carregar até 26 créditos, totalizando 70 passagens por mês.
Mais informações na Central de Atendimento ao Cliente: 0800 081 0158.

Em grande atuação do seu goleiro, Sport empata foraDanilo Fernandes foi o nome do jogo contra o Grêmio que terminou 1 a 1


Começou errado, melhorou e se livrou do pior. Assim foi o Sport contra o Grêmio. O empate por 1 a 1 contra o Grêmio, em Porto Alegre,  foi excelente resultado para o Leão devido aos altos e baixos dentro da partida. Entre os clubes melhores colocados do Campeonato Brasileiro, o Sport enfrentará o Cruzeiro na Arena Pernambuco, no dia 2 de agosto, pela próxima rodada. O Grêmio vai atpe o Rio de janeiro, um dia antes, para jogar contra o Fluminense.
Na defesa, Sport vê o Grêmio jogar
O Sport tem um dos ataques mais eficientes do campeonato Brasileiro da Série A, mas ao entrar em campo com três volantes, se preocupou primeiro em não levar gol. O Leão poucas vezes chegou à meta adversária no primeiro tempo e teve que ver seu goleiro se virar para evitar o gol dos donos da casa. Com uma facilidade maior pelo lado esquerdo do campo, o Grêmio foi muito mais perigoso do que o time pernambucano. Jogando em linha, a defesa rubro-negra por muitas vezes levou desvantagem contra os rápidos atacantes gaúchos.
Danilo Fernandes vez, ao menos, três importantes defesas. Porém, no final do primeiro tempo, Pedro Rocha vez grande jogada dentro da área rubro-negra. Colocou a bola entre as pernas do defensor e chutou por baixo do arqueiro leonino, abrindo o placar para o Grêmio. 
Sport sai para o jogo e empata
Eduardo Baptista percebeu que a sua estratégia de atuar com três volantes não tinha dado certo. Para tentar corrigir o erro, sacou Rodrigo Mancha do time e colocou Élber em campo. O meia deu mais mobilidade a equipe. A movimentação dos homens de ataque começou a confundir os defensores do Grêmio. Em uma jogada veloz pelo lado esquerdo, o criticado Danilo acertou um belo cruzamento, o goleiro Tiago saiu atabalhoado do gol e falhou. Com o peito Diego Souza colocou as bolas para o fundo das redes.  O final de jogo foi de pressão por parte dos donos da casa contra o Sport. Os tricolores só não saíram com vitória graças a Danilo Fernades. Como no primeiro tempo, foi ele o principal jogador do Sport.
FICHA DO JOGO
Grêmio
Tiago; Galhardo, Rafael Thyere, Erazo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano (Fernandinho), Douglas (Maxi Rodriguez) e Pedro Rocha (Braian Rodriguez); Luan
Sport
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Danilo; Rithely, Wendel, Rodrigo Mancha (Élber), Diego Souza (Samuel) e Marlone; André (Régis).
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)
Local: Arena do Grêmio
Gol: Pedro Rocha (Grêmio) – Diego Souza (Sport)

Náutico vence o Vitória de virada e volta ao G4Vitória saiu na frente com Rhayner, mas Douglas e Rafael Pereira garantiram a vitória alvirrubra


O Náutico superou seu confronto direto na Série B e voltou ao G4 na 14º rodada. Num jogo tumultuado e com três expulsões, neste sábado (25), na Arena Pernambuco, o Timbu venceu o Vitória por 2 a 1 de virada. Rhayner abriu o placar para os rubro-negros, enquanto Douglas, de pênalti, e o estreante Rafael Pereira garantiram o triunfo alvirrubro. Gastón Filgueira, pelos pernambucanos, Élton e Mansur, pelos baianos, foram os atletas expulsos pelo complicado árbitro Elmo Resende. Com este resultado o Náutico está na 3º colocação com 27 pontos. Na próxima rodada, a equipe do técnico Lisca vai enfrentar o Paraná, terça-feira (28), às 19h30, no Durival de Britto. O Vitória caiu para a 4º posição com 26 pontos e pegará o Macaé no mesmo dia e horário, no Barradão.
Vitória sai na frente e árbitro se perde no jogo
As duas equipes ainda se estudavam quando um erro do Náutico propiciou o gol do Vitória. João Ananias falhou na saída de bola, Escudero lançou Rhayner, que chutou cruzado e abriu o placar, aos cinco minutos. O Timbu teve de acordar na partida atrás do placar e pressionou. As chances desperdiçadas se acumularam e os alvirrubros ainda reclamaram de dois pênaltis não marcados. 
A confusão só aumentou aos 30 minutos. Gastón e Élton se estranharam e foram expulsos pelo árbitro Elmo Resende. Rhayner agrediu o lateral esquerdo do Náutico, mas saiu sem punição. Com dez jogadores para cada lado, o Timbu melhorou em campo e teve duas chances claras para empatar. Na mais nítida, em um contra-ataque, João Ananias saiu na cara do goleiro, mas mandou para fora.
Náutico vira o placar com gol de estreante e um jogador a mais
O Náutico voltou determinado a empatar e logo aos nove minutos atingiu o objetivo. Douglas foi derrubado na área por Ednei e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o próprio Douglas bateu bem no canto esquerdo do goleiro Roberto e deixou tudo igual no placar. O confronto ficou aberto. O Timbu pressionando e o Vitória apostando nos contra-ataques. Aos 27, Mansur recebeu o cartão vermelho por falta e reclamação. 
Com um a mais, os alvirrubros chegaram ao tento da virada. Rafael Pereira, estreante que havia acabado de entrar no lugar de Gil Mineiro, recebeu na área, girou e mandou no canto do goleiro. Apesar de alguns vacilos na defesa, o Náutico soube administrar bem o placar e manteve a invencibilidade na Arena Pernambuco.
Ficha do jogo
Náutico 2
Júlio César; Guilherme (Josimar), Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gastón; João Ananias, William Magrão, Gil Mineiro (Rafael Pereira) e Hiltinho; Rogerinho (Pedro Carmona) e Douglas. Técnico: Lisca
Vitória 1
Fernando Miguel (Roberto Júnior); Diego Renan, Ednei, Guilherme Mattis e Mansur; Amaral, Flávio (Robert), Pedro Ken (Marcelo Mattos) e Escudero; Rhayner e Élton. Técnico: Vágner Mancini
Local: Arena Pernambuco
Árbitro: Elmo Resende Cunha (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Bruno Raphael Pires (Ambos de GO)
Gols: Rhayner (5 do 1ºT); Dougas (10do 2ºT) e Rafael Pereira (29 do 2ºT)
Cartões amarelos: Gastón Filgueira (Náutico); Élton, Diego Renan, Mansur e Guilherme Mattis (Vitória)
Cartão vermelho: Élton e Mansur (Vitória) e Gastón Filgueira (Náutico)
Público e renda: 7.848 / R$ 142.220, 00

Santa Cruz fica no 0 a 0 contra o Criciúma fora de casaResultado não alterou posições das equipes na Série B


A classificação na tabela mostra o quanto Criciúma e Santa Cruz são parecidos na Série B deste ano. Os mesmos 19 pontos na competição e o 0 a 0 no placar neste sábado, no estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina, faz com que os times permaneçam nas mesmas posições; O Santa em 9º e o Tigre em 10º.
Ainda tentando encostar no grupo das equipes que brigam pelo acesso, o Santa terápela frente na próxima terça-feira o Bahia, dentro de casa, enquanto o Criciúma enfrentará o Botafogo, no Rio de Janeiro.
Retranca no início e ataque no final
Campo molhado, frio e o um Santa Cruz que só pensava em se defender, seja na saída de bola dos catarinenses ou bem postados em seu campo de defesa. O Criciúma até tentou, mas além da retranca tricolor, também esbarra nos seus excessivos erros de passe.
Percebendo a pouca eficiência adversária em chegar ao seu gol, o Santa Cruz aos poucos foi se lançando ao ataque. A segunda metade do primeiro foi toda tricolor.
Pelo lado direito Lelêu fazia o que queria contra seus marcadores. Do outro lado, Renatinho não tinha tanta liberdade, já que tinha que segurar os avanços do lateral Cristiano. 
Por três vezes o bandeirinha anotou impedimento de Anderson Aquino e em uma delas um gol do Santa foi anulado. Arbitragem que foi questionada pelos tricolores quando Renatinho tomou um cartão amarelo, enquanto o volante Wellington cometeu uma falta muito mas grave contra o mesmo Renatinho minutos antes e não sofreu punição alguma.
Santa recua, mas adversário peca na falta de qualidade
O Santa cruz poderia ter mantido a mesma pegada com que terminou o primeiro tempo. Mas o time voltou a recuar. Novamente com a postura defensiva, os tricolores chamaram os donos da casa para o ataque, que mais uma vez esbarravam na falta de qualidade técnica.
A diferença para a primeira etapa foi que o time do Arruda perdeu a criatividade no meio-campo com a saída de Daniel Costa. Marcelo Martelotti tentou fazer o time mais ofensivo com a entrada de Luizinho, mas ficou faltando o jogador que municiasse o ataque.
FICHA DO JOGO
Criciúma
Luiz, Jonas (Maicon Silva), Wanderson, Adalberto e Cristiano; Paulinho, Wellington e Natan (Roger Guedes); Juba, Lucca (Maurinho) e Neto Baiano.
Santa Cruz
Tiago Cardoso; Bileu, Néris, Danny Morais e Marlon (Lúcio), Wellington César, Moradei, Renatinho, Daniel Costa (Luizinho) e Lelêu; Anderson Aquino (Waldison). Técnico: Marcelo Martelotti
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)
Assistentes: Paulo Cesar Silva Faria e Marcelo Grando (MT)
Local: Estádio Heriberto Hulse – SC
Cartão Amarelo: Natan e Cristiano (Criciúma) – Renatinho, Danny Morais e Tiago Cardoso (Santa Cruz)

Hoje tem festa na Arena da Copa. Ali perto, sobra decepção




Roberta Patu/LeiaJáImagens

Sediar a Copa de 2014 com o propósito de garantir o progresso nas principais cidades do Brasil. Essa era uma das expectativas dos pernambucanos e a promessa dos governantes. Porém, o resultado está sendo bem divergente e a  realidade afeta, negativamente, aproximadamente 200 famílias que foram desapropriadas para a construção de obras para mobilidade do evento esportivo. Com é o caso do loteamento São Francisco, no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife (RMR), que foi desapropriado e moradores afirmam que o terreno será utilizado pela empresa Metropolitana.
O local, que hoje está completamente cercado de muros altos, mato e insegurança, já reuniu centenas de famílias e comerciantes. Segundo os moradores, até uma rua que dividia o terreno não existe mais, resultando em muita insegurança e problemas. De acordo com os residentes da região, o progresso tão almejado não chegou.
A idosa Ana Celina da Silva, de 75 anos, mora próximo ao terreno que foi desapropriado e relata que foi muito difícil a retirada das famílias. “Muitos moravam no bairro há anos e lutaram para adquirir o terreno e construir suas casas. Para piorar a situação, muitas famílias ainda não receberam a indenização e estão morando de aluguel sem ter uma renda boa para sustentar a família”, lamentou Ana. Ainda segundo Ana, existe rumores que o terreno será cedido a empresa Metropolitana.
Morando ao lado loteamento há 32 anos, Nyeres Maria da Silva diz que muitas famílias estão passando por necessidade. “As pessoas, que tinham um comércio e sustentavam a família, perderam a renda e ainda precisam pagar aluguel. Como um senhor que precisou alugar uma loja para reabrir sua oficina e para isso está pagando R$ 1.500, além do aluguel da residência que é R$ 500. Como uma pessoa vai sobreviver desse jeito?”, indagou Maria.     
Outros problemas além da falta de indenização assombram os antigos moradores. Como as mortes e as doenças que surgiram durante o processo judicial de desapropriação. Quem está sentindo na pele é Maria Lúcia Ribeiro, de 57 anos. Com olhar distante e semblante triste, a moradora cuida do marido Josué Melquiades da Silva, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e atualmente está em cima da cama, com uma parte do corpo totalmente paralisada e dependente.
Em entrevista ao Portal LeiaJá, Maria Lúcia revela suas dificuldades. Confira a seguir:  

Embed:
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria das Cidades, o terreno que foi desapropriado será utilizado como extensão do Terminal Integrado de Camaragibe. Sendo inverídica a informação que o local será cedido à empresa Metropolitana para uso particular não procede. Quanto ás famílias que ainda não receberam a indenização, a Secretaria informa que houve atraso devido aos tramites jurídicos. 

Novo tremor de terra em Caruaru atingiu 3.2 graus na escala Richter

'Tremor super forte, balançando portas e janelas de casa', relatou Morador de Caruaru

'Tremor super forte, balançando portas e janelas de casa', relatou Morador de Caruaru (foto: internet)
'Tremor super forte, balançando portas e janelas de casa', relatou Morador de Caruaru (foto: internet)
O Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que o tremor de terra sentido na noite deste sábado (25), em Caruaru, atingiu 3.2 graus na escala Richter. O abalo sísmico foi sentido às 18h44. Moradores de outras cidades, como Bezerros e Agrestina, também sentiram a terra tremer.

De acordo com informações do técnico em sismologia da UFRN, Eduardo Menezes, o epicentro foi calculado preliminarmente 12 km a leste de Caruaru, na direção de Bezerros.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...