segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Conta de água terá reajuste de 7,88%

AUMENTO

Postado por Jeozivaldo Cesar

O percentual será cobrado a partir de 20 de março

O reajuste será de 7,88% e entrará em vigor no dia 20 de março / Foto: Heudes Regis
O reajuste será de 7,88% e entrará em vigor no dia 20 de março
Foto: Heudes Regis
Da Editoria de Economia

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai reajustear em 7,88% a conta de água a partir do próximo dia 20 de março. O reajuste foi homologado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) que analisou as despesas da estatal e estabeleceu o percentual. 


No ano passado, o reajuste também entrou em vigor no dia 20 de março e foi de 10,69%.
jc-ECO0221_COMPESA-web

INFLAÇÃO

O reajuste repõe o aumento de custos que a estatal teve ao longo do último ano. Uma das principais despesas da empresa é a conta de energia, que também vai subir no próximo dia 29 de abril. 

Anvisa proíbe venda de lote de extrato de tomate com pelo de roedor

MARCA QUERO

Postado por Jeozivaldo Cesar

Laudo constatou presença de pelo de roedor no produto. A proibição vale para todo o território nacional

O extrato de tomate da marca Quero é fabricado pela Heinz Brasil / Foto: Reprodução
O extrato de tomate da marca Quero é fabricado pela Heinz Brasil
Foto: Reprodução
Estadão Conteúdo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e a distribuição de um lote do extrato de tomate da marca Quero, fabricado pela Heinz Brasil, após laudo que constatou presença de pelo de roedor no produto. A proibição vale para todo o território nacional e está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20).


De acordo com a Anvisa, o laudo "apresentou resultado insatisfatório ao detectar matéria estranha indicativa de risco à saúde humana, pelo de roedor, acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente". 

Punição é sobre lote L. 11 07:35 do extrato de tomate da marca Quero

A punição é sobre o "lote L. 11 07:35 do produto extrato de tomate da marca Quero, produzido por Heinz Brasil S.A (CNPJ 50 955.707/0004-72), localizada na Rodovia GO 080 Km 26, Nerópolis-GO". Pela decisão da Anvisa, a empresa deverá recolher todo o estoque do lote insatisfatório existente no mercado.

Leia a íntegra da resposta da Quero:

Sobre publicação do Diário Oficial referente ao lote de produto fabricado em dezembro de 2015, a Quero Alimentos informa que, em total respeito ao consumidor e à ANVISA, já tomou as providências aplicáveis para retirar todo o referido lote do mercado em agosto de 2016, quando tomou ciência do ocorrido.  
Ressalta, ainda, que nos últimos anos fez grandes investimentos em novas tecnologias para aumentar ainda mais a qualidade do tomate no campo e de seus produtos, e grandes progressos foram alcançados. A companhia afirma com segurança que os rigorosos controles no processo produtivo garantem a eliminação de qualquer risco ou prejuízo à saúde. 
A Quero Alimentos reafirma sua transparência em todas as etapas da produção, desde o recebimento dos ingredientes até a distribuição do produto final, com foco no atendimento às legislações aplicáveis a alimentos, de forma a oferecer aos consumidores total confiabilidade no alto padrão de qualidade da marca.

Com genro prefeito, Uchoa cobra que Paulo retire presídio de Itamaracá

ALEPE

Postado por Jeozivaldo Cesar

Guilherme Uchoa quer que Paulo Câmara cumpra promessa de Eduardo Campos de retirar penitenciária de Itamaracá

Diante da esposa e da filha, o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa (PDT), elogia genro prefeito de Itamaracá / Foto: Henrique Genecy/Alepe
Diante da esposa e da filha, o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa (PDT), elogia genro prefeito de Itamaracá
Foto: Henrique Genecy/Alepe
Paulo Veras
Gesto pouco usual, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PDT), deixou a Mesa Diretora para discursar na tribuna cobrando o governador Paulo Câmara (PSB) que desative a Penitenciária Agricola da Ilha de Itamaracá (PAI) para tornar a cidade mais atrativa a turistas. A desativação da unidade era uma das promessas do ex-governador Eduardo Campos.
O tema é intimamente caro a Uchoa, já que o novo prefeito de Itamaracá, Tato (PSB), é genro do pedetista. O presidente da Alepe iniciou o discurso cumprimentando a esposa, Eva, e a filha, Giovana, que acompanhavam a sessão das galerias.


"Aquele presídio, aquele monstrengo, é uma agressão não somente ao meio ambiente, mas a toda uma população", afirmou Uchoa. No discurso, ele afirmou já ter procurado o governador para tratar do assunto.
Ele destacou a visita do ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB), à cidade; e destacou a liberação de recursos dos ministros das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), e da Educação, Mendonça Filho (DEM), para serem aplicados em Itamaracá. Bruno e Mendonça são cotados para enfrentar Paulo Câmara na eleição de 2018.

AFAGO DO GOVERNO

Durante o discurso de Uchoa, o líder do governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB), disse que Pernambuco tem uma dívida histórica com o povo de Itamaracá.
Ele também disse que as unidades prisionais, ao invés de contribuir para o desenvolvimento do município, trouxeram prejuízos, inclusive financeiros e se comprometeu a reforçar o "pleito justo" pela desativação.

Operação Lei Seca terá apoio de cães, motos e redutores de velocidade

Postado por Jeozivaldo Cesar

Serão 75 bloqueios itinerantes no período, sendo 12 deles educativos
Redutores de velocidade serão testados para evitar que motoristas transponham bloqueios / Margarette Andrea/JC

Redutores de velocidade serão testados para evitar que motoristas transponham bloqueios
Margarette Andrea/JC
Cidades

O esquema da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para o Carnaval 2017 traz um reforço da Operação Lei Seca (OLS), que terá 75 bloqueios itinerantes (12 educativos e 63 de fiscalização) durante a festa de Momo. Pela primeira vez, a OLS contará com o apoio de cães  para realizar blitz em coletivos e oito motos para atuar em casos de fuga, além de fazer abordagens a veículos de turismo e testar redutores de velocidade móveis para evitar avanço nos bloqueios. As novidades foram anunciadas, nesta segunda, em coletiva da SES que divulgou o reforço de 3.710 profissionais da rede de saúde (cerca de 15% a mais do que o normal), distribuição de 157 mil peças informativas e  de 10 milhões de preservativos e 383,3 mil sachês de gel lubrificante – já entregues aos municípios.


O coordenador da OLS, tenente-coronel Luciano Nunes, diz que a melhor opção para quem for beber é, realmente, não dirigir, pois todo tipo de veículo será vistoriado. E lembra: “Se houver recusa em fazer o teste do bafômetro, o condutor recebe multa de R$2.934,70, tem a habilitação apreendida e precisa chamar outra pessoa habilitada para dirigir, isso se o veículo estiver em ordem”. O valor da multa é o mesmo para quem transpor o bloqueio ou dirigir perigosamente.  
Os redutores de velocidade utilizados este ano devem ajudar a evitar fugas, como a ocorrida na Paraíba, em 2016, quando um motorista em fuga atropelou e matou um agente de trânsito. “No ano passado fizemos mais de 15 mil abordagens (com 185 infrações por alcoolemia) e reduzimos os acidentes e atendimentos do Samu em 22%”. O apoio de cães é para coibir “a onda de assaltos a ônibus”. Foram 562 ocorrências desde o início de janeiro até ontem, segundo Sindicato dos Rodoviários.

REFORÇO DE PESSOAL

Para garantir o atendimento diante do aumento da demanda na rede de saúde, nesta época, estão sendo convocados  para o plantão mais 3.066 profissionais  em unidades do Grande Recife e 644 no interior, onde tem foco de folia. “Isso foi possível porque de 2016 para cá contratamos mais de 3,8 mil pessoas por meio de concurso público”, salienta o secretário estadual de saúde, Iran Costa.
 Outra medida adotada foi a realização de mutirões para cirurgia ortopédica, a fim de desafogar leitos. O estoque de sangue está garantido, segundo a presidente do Hemope,  Yêda Albuquerque. “Mas é sempre bom ter maior incremento, por isso as unidades vão estar abertas no Carnaval, exceto no domingo”.

FEBRE AMARELA

O material informativo a ser distribuído inclui  cartilhas bilíngue (português/inglês) indicando qual unidade de saúde procurar; cuidados com arboviroses; alerta sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e uso de álcool; e dicas de como se prevenir da febre amarela. “O risco de Pernambuco vir a ter casos de febre amarela é mínimo, mas nem por isso vamos deixar a prevenção de lado. Estaremos no aeroporto e TIP distribuindo panfletos com os turistas que chegam de lugares onde há infecção”, destaca o secretário Iran Costa. 
Durante o Galo da Madrugada, haverá monitoramento em tempo real de possíveis surtos de doenças, em 16 unidades de saúde, além de acompanhamento de mortes suspeitas que estejam relacionadas com doenças e agravos, no Serviço de Verificação de Óbito (SVO).
A Ouvidoria da SES (0800.286.2828) funcionará das 6h às 22h durante todos os dias de Carnaval (sexta a quarta-feira de Cinzas) para esclarecer a população sobre onde buscar o atendimento necessário. Com um sistema informatizado, os profissionais poderão visualizar, de acordo com o município do usuário, o perfil das unidades de saúde mais próximas, evitando o deslocamento desnecessário e a concentração do atendimento nas grandes emergências.

Por que os conservadores querem a morte do Papa Francisco?

Postado por Jeozivaldo Cesar

Os motivos por trás da campanha contra o papa Francisco dirigida pelo cardeal norte-americano Raymond Burke, alinhado ao grupo do presidente Trump.

Cartazes colados em Roma traziam críticas ao papa Fracisco.
Cartazes colados em Roma traziam críticas ao papa Fracisco. Foto (Filippo Monteforte/AFP)
Por Christopher Lamb*
No início do mês, cartazes criticando o papa surgiram em Roma, e um jornal falso que zombava do pontífice foi enviado a cardeais da cidade. O repórter Christopher Lamb investiga o caso.
Fiquei chocado quando os vi.
Estava sentado algumas fileiras atrás de uma freira em um bonde quando paramos ao lado de cartazes em que o papa Francisco aparece com um olhar carregado.
Sob seu rosto aborrecido, quase ameaçador, havia uma lista de reclamações: ele havia destituído padres, ignorado preocupações de cardeais e "decapitado" um antigo grupo católico, a Ordem de Malta.
Isso é o oposto do que me acostumei a esperar ver em Roma. O bonde passava por uma parte da cidade onde normalmente há imagens de um papa sorridente, com os braços estendidos ou fazendo um sinal positivo com a mão.
Aqui na Itália, o papado é o mais perto que há de uma monarquia, então, não é surpreendente que autoridades da capital tenham ordenado que os pôsteres fossem cobertos, só restando um aviso: "Cartaz colado ilegalmente".
Ao mesmo tempo em que os cartazes surgiam nas paredes da cidade, cardeais de Roma abriram suas caixas de correio e encontraram uma versão falsa do jornal do Vaticano, o L'Osservatore Romano (foto 2).
Na capa, havia uma lista de perguntas ao papa feitas por um grupo de cardeais conservadores em que a resposta sempre era sic et non (sim e não). Estavam pregando uma peça no pontífice em seu próprio território - e em latim.
Francisco é um dos papas mais populares da história da humanidade, mas enfrenta bastante resistência às mudanças que promoveu e ainda promove no Vaticano e em toda a Igreja, motivo de fúria entre fiéis das alas mais tradicionais da Igreja.
O motivo aparente dessa campanha difamatória tem sido sexo - sim, sexo! Francisco quer flexibilizar a comunhão eucarística a divorciados que se casaram novamente e defende os direitos à dignidade cristã de gays, lésbicas, transsexuais etc.
Seus críticos dizem que isso mina ensinamentos da Igreja sobre matrimônio e sexualidade, porque uniões secundárias seriam adultério e que qualquer modo além de heterossexualidade é pecado. Todas as perguntas na capa falsa do jornal eram sobre isso.
Um cardeal norte-americano, Raymond Burke (foto 3) está na linha de frente da oposição a Francisco. Burke preza as regras atuais. Foi ele que disse certa vez ao então candidato presidencial John Kerry que ele não poderia comungar por já ter apoiado o aborto e, atualmente, alinha-se ao grupo em defesa da "vida" representado pelo movimento político de Trump.
Burke dedicou-se durante a maior da vida ao estudo das leis da Igreja e quer garantir que sejam cumpridas. Ele acredita que o papa está fazendo ajustes perigosos na tradição de mais de 2 mil anos do Cristianismo.
Ele ameaçou até mesmo decretar "um ato formal de correção de um erro grave" contra o papa. Seria um gesto ousado e raro - algo assim não ocorre há séculos.
O cardeal vive em um grande e luxuoso apartamento na rua construída por Mussolini que leva à Praça de São Pedro a partir do rio Tibre. É dali que ele comanda sua operação para prover o que chama de "clareza da doutrina".
Costumes e tradições são muito valorizados por ele. Quando o visitei para entrevistá-lo, passei por um chapéu de cardeal mantido em uma redoma de vidro, como se fosse uma relíquia sagrada, no caminho para uma sala onde esperei por sua entrada.
Ao meu lado, estava seu assessor de imprensa, que cumprimentou o cardeal se ajoelhando e beijando seu anel de ouro, um sinal de respeito.
Por outro lado, quando visitei o papa Francisco - como um membro da imprensa que cobre o Vaticano -, nós trocamos um aperto de mãos, e não pude deixar de notar um ligeiro desconforto nele quando as pessoas se ajoelhavam à sua frente.
Diz-se em Roma que os cartazes foram obra de um grupo de direita que não gosta dos apelos do papa para que a Europa receba melhor os imigrantes.
Novamente, ele e Burke parecem estar em lados opostos da questão, mas não há evidências de que o cardeal esteja por trás dos pôsteres ou do jornal falso.
Há muitos católicos conservadores que ficam desconfortáveis com as mudanças promovidas pelo papa e sua decisão de viver em uma casa simples em vez de ocupar a suntuosa residência papal, carregar sua própria maleta e andar por aí em seu carro. Gestos que rompem com a pompa do cargo e são considerados inadequados por alguns. Dentre as mudanças que afetaram diretamente os conservadores do Vaticano estão o combate à corrupção e lavagem de dinheiro no Banco do Vaticano, além da promoção de total transparência nas questões financeiras da Igreja. Papa Francisco também prega uma vida mais simples para o clero e mais sensibilidade da Igreja para com os problemas que afligem atualmente a humanidade.
Até agora, o papa não parece ter dado importância às críticas. "Não tomo tranquilizantes", disse em tom de brincadeira recentemente.
Sua forma de lidar com o estresse, explicou, é anotar os problemas em um papel e colocá-lo sobre uma imagem de um São José adormecido.
São José é a figura à qual os católicos recorrem quando enfrentam dificuldades de ordem prática. "Agora, ele dorme sobre um colchão de papéis", acrescentou Francisco.
O problema é que a função do papa é ser a base da unidade da Igreja. Alertas soam quando se alega que um papado começa a gerar muitas divisões.
Ao mesmo tempo em que Francisco tem sido muito bem-sucedido em falar com as ovelhas desgarradas, ele corre o risco de peder o apoio de quem ainda tem grande poder na Igreja.
O papa admitiu que fissuras estão surgindo entre cardeais, bispos e padres - e, se forem ignoradas, elas podem se tornar problemas ainda maiores.
A questão, no entanto, é como o papa Francisco poderia evitar esses conflitos sem retroceder nas reformas que já estão em curso.

BBC BRASIL, 19 fev 2017
*Christopher Lamb é correspondente do Vaticano para o The Tablet.

Prefeitura Municipal do Paudalho divulga atrações para o Carnaval 2017


"Um novo amanhã com muita paz e alegria” será o tema
Postado por Jeozivaldo Cesar
A Prefeitura Municipal do Paudalho lançou neste sábado (18), a programação oficial do Carnaval 2017, com o tema “Um novo amanhã com muita paz e alegria”.
O homenageado do carnaval 2017 de Paudalho, será o saudoso Paulo do Caboclinho Canindé.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Uma parceria entre Prefeitura Municipal do Paudalho e o Governo do Estado de Pernambuco, através da FUNDARPE, garantirá as atrações para o evento.
A abertura do Carnaval acontecerá na próxima segunda-feira (20), com a participação especial do Homem da Meia noite (Boneco de Olinda), juntamente com os Blocos Só vai quem chupa e do Pinguço
Nenhum texto alternativo automático disponível.
 
A imagem pode conter: texto
 
Nenhum texto alternativo automático disponível.
 
 


Fonte: Isak Luiz - Assessor de Comunicação

Criança morre após âncora de 1 tonelada cair sobre ela no Bongi

TRAGÉDIA

Postado por Jeozivaldo Cesar 

Menino de 12 anos brincava com o objeto que, segundo perito, estava mal fixado numa residência

Duas âncoras estavam fixadas no local / Foto: Reprodução/TV Jornal
Duas âncoras estavam fixadas no local
Foto: Reprodução/TV Jornal
JC Online
Com informações da repórter Marcela Balbino
Uma criança de 12 anos, identificada como Ismael Silva Magalhães, morreu após uma âncora decorativa de um estabelecimento, que segundo populares funciona como um ferro velho, cair sobre ela na tarde deste domingo (19), no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife. Segundo informações preliminares, o menino brincava no local no momento em que o objeto se desprendeu.


Segundo o pai do menino, Abraão pereira magalhães, 54, a criança estava indo na casa de madrasta buscar algumas roupas com a irmã. Incrédulo, o homem foi informado do ocorrido enquanto estava trabalhando como vigia noturno. "Agora quero saber quem irá trazer a vida do meu filho de volta", desabafou.

Perícia

O perito criminal Alcides Buarque, disse que o objeto pesava cerca de 1 tonelada e não estava bem fixado. Qualquer interferência na âncora, segundo o perito, poderia causar um acidente.
Moradores da rua Itapeirim, onde o estabelecimento está localizado, alertaram que lá funciona uma espécie de ferro velho e nos últimos meses uma placa sobre venda de doces e salgados foi fixada na casa. Vários objetos, além de duas âncoras, estão espalhados e fixados na residência.
Após o ocorrido, o dono chegou ao local do acidente mas foi embora após falar com a polícia. O menino foi esmagado pelo peso do objeto.

Quinto homem citado em ''lista da morte'' é assassinado na Mata Sul


Postado por Jeozivaldo Cesar

Listagem com quase 20 nomes foi fixada em cemitério de Chã Grande para alertar sobre homicídios a serem cometidos na região


Cinco pessoas com nome na lista já morreram / Foto: Reprodução/TV Jornal
Cinco pessoas com nome na lista já morreram
Foto: Reprodução/TV Jornal
JC Online

Um homem identificado como Urrobson de Lima dos Santos, 24, foi morto neste domingo (19) no município de Amaraji, Zona da Mata Sul pernambucana. A vítima é um das pessoas citadas na "lista da morte", que foi fixada em um muro do cemitério de Chã Grande, no Agreste, e já fez, com mais este homicídio, um total de 5 vítimas.


Apontado na lista como Chuchu, Urrobson estava numa galeteria junto com outro homem, o Cidinho, quando foi atingido por vários disparos. Segundo a Polícia Militar (PM), as duas vítimas, naturais de Chã Grande, teriam ido ao município vizinho ao encontro das namoradas. Os dois morreram no local.
Urrobson já foi preso uma vez e tem envolvimento com tráfico de drogas, roubo e assalto, de acordo com a PM.

Lista Negra

19 nomes integram a "Lista Negra da Morte" que foi encontrada no Cemitério Público de Cha Grande. Ao todo, até este domingo, 5 pessoas listadas morreram. Para a PM, todos os nomes são de pessoa envolvidas com crimes na região.

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...