quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Padre é encontrado morto dentro da própria casa em Lajedo,PE

 Postado por: Jeozivaldo Cesar

No local, o corpo do padre foi encontrado no chão do quarto, sem ferimentos aparentes

Em  | Da Redação

Atualizado em 

Padre é encontrado morto dentro da própria casa em Lajedo,PE
Padre foi encontrado morto em Lajedo — Foto: Arquivo pessoal

Um padre foi encontrado morto dentro da própria casa na tarde da última quarta-feira (13) na cidade de Lajedo, em Pernambuco. Identificado como Dorgival Nicácio de Araújo, o religioso era vigário da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, em São Bento do Una.

De acordo com testemunhas, não era possível manter contato com o padre desde a última segunda-feira (11). Por isso, foi necessário entrar na residência pelo telhado da garagem.

No local, o corpo foi encontrado no chão do quarto, sem ferimentos aparentes, de acordo com a polícia. “Um médico próximo da vítima que também esteve no local, atestou que a causa da morte foi parada cardiorrespiratória”, disse em nota a Polícia Civil.

Blogueira foi morta “para mandar um recado” em disputa de facções criminosas, diz polícia

 PERNAMBUCO

Postado por: Jeozivaldo Cesar

Bruna Marques conhecia membros de um grupo de traficantes e foi assassinada por outro

Em  | Da Redação com informações de FolhaPE

Atualizado em 

Blogueira foi morta “para mandar um recado” em disputa de facções criminosas, diz polícia
Delegado Sérgio Luís – DHPP//Gestor do DHPP, Paulo Dias//Diretor da DINTER 1, Bruno Vital//DESEC Palmares, Marcelo Queiroz l//Delegado de Rio Formoso, Thiago Farias

Polícia Civil de Pernambuco efetuou a prisão de um homem de 19 anos suspeito de matar a blogueira Bruna do Nascimento Marques em março de 2022 quando deixava uma casa de shows no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife.

Em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (14), a Polícia Civil apresentou detalhes do caso e revelou que a motivação do crime veio pelo fato da vítima ter contato com membros de um grupo criminoso e, em disputa com facção rival, ela foi escolhida como “alvo” de execução, tendo sido morta como forma de “mandar um recado”.

“No início, chegamos a cogitar a possibilidade de homicídio, mas logo descartamos essa possibilidade. Com o tempo, as investigações constataram que o suspeito evadiu o estado após matar a primeira vítima e recebeu apoio de segurança de uma facção criminosa. Então as nossas investigações apontam que ele teria assassinado a blogueira em represália, já que ela conhecia membros de uma facção de tráfico de drogas”, começou o delegado da 11° DHPP, Sérgio Luís, que iniciou as investigações sobre o caso ainda em 2022, quando fazia parte da 3° DPH

O delegado também disse que há cerca de 30 dias a delegacia recebeu informes do suspeito, que estava se escondendo nas limitações da jurisdição.

“Com o andamento da investigação, conseguimos confirmar a identidade do indivíduo e que ele teve envolvimento no assassinato da blogueira em 2022 e de outra mulher em São Lourenço da Mata neste ano”, acrescentou Sérgio Luís.

Segundo a corporação, ainda não existem indícios de que a vítima fazia parte de algum grupo criminoso De acordo com Sérgio Luis, “o suspeito consegiu encontrá-la porque ela divulgou, em seus stories no Instagram, que a sua localização e, assim, foi abordada”.

A prisão do homem ocorreu em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, por cumprimento de um mandado de prisão preventiva sobre outro homicídio, que aconteceu em março deste ano nas proximidades da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Não foram reveladas mais informações sobre este crime.

O suspeito não confessou nenhum dos delitos. Segundo a corporação, ele segue detido enquanto aguarda por julgamento e responde por organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio.

MEIO AMBIENTE Como agroflorestas vêm recuperando nascentes de rio em Pernambuco

Postado por Jeozivaldo Cesar

Reflorestamento beneficia os mais de 106 mil habitantes dos quatro municípios banhados pelo Rio Goitá

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 13/09/2023 às 15:33 | Atualizado em 13/09/2023 às 15:38

Dez nascentes do Rio Goitá são focos de projeto que pretende recuperar áreas ribeirinhas da Zona da Mata de Pernambuco através de agroflorestas. Para isso, são implantados viveiros de mudas de árvores nativas para reflorestamento de zonas degradadas, com apoio de estudantes capacitados em educação ambiental.

A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) em parceria com o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) desde 2021.

Além da natureza, a tecnologia utilizada fortalece a agricultura familiar, beneficiando diretamente pequenos agricultores dos municípios de Glória do Goitá, Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Pombos, todos situados na zona da mata.

O projeto promove o plantio de mudas de espécies nativas da região para revitalizar as áreas próximas às nascentes. Com a restauração delas, as famílias dos municípios impactados podem utilizar a água advinda dessas nascentes para a irrigação e produção da agricultura local, essencial para a manutenção dessas famílias por serem a única fonte de renda.

Robenita de Souza, agricultora familiar da região de Glória do Goitá, falou sobre os impactos do projeto na vida das famílias beneficiadas.

"Essa ação veio para ajudar o pessoal do campo, principalmente com essa nascente, já que nós precisamos dessa água", disse. Ela faz parte de uma das famílias inclusas no programa e utiliza uma das nascentes para a irrigação da plantação familiar que possui.

Com a idealização e execução do projeto, foi estimado que os mais de 106 mil habitantes dos quatro municípios foram beneficiados com a recuperação das nascentes, que melhoraram consideravelmente a qualidade da água da bacia do Rio Goitá.

SOBRE O PROJETO

O projeto “Nascentes do Rio Goitá - Mobilização e Ação por meio de Sistemas Florestais Agroecológicos” está contemplado no edital 01/2021 do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema) e estabeleceu seis grandes metas.

Primeiro, realizou o mapeamento e cadastramento de nascentes presentes em áreas de agricultura familiar na bacia do Rio Goitá e de pessoas beneficiárias das ações de recuperação de nascentes. No total, 10 nascentes e 100 pessoas foram mapeadas e cadastradas.

Em seguida, elaborou 10 planos de recuperação através de um mapeamento colaborativo e implantou um viveiro para engorda de mudas e 10 Sistemas Agroflorestais. O viveiro, localizado na sede do Sertas, tem capacidade para o cultivo de 10 mil mudas ao ano.

Atualmente, conta com cerca de 4 mil, abrangendo mais de 22 espécies nativas, como Jacarandá, Pau-Brasil, Ipê, Mulungo, entre outras. O projeto ainda realiza a formação de cerca de 100 pessoas na área de Educação Ambiental e prática dos Saf´s. No total, o projeto beneficia 100 famílias de forma direta e 400 de forma indireta.

O consultor ambiental do projeto e colaborador do Serta, Adilson Barbosa, falou sobre a mudança na forma como as famílias passaram a enxergar a interação entre o ser humano e o meio ambiente.

"A partir desse projeto, a gente tem identificado algumas mudanças de comportamento nas pessoas, que é o olhar diferenciado para a parte ambiental. Também é um olhar de que eles não estão perdendo esse espaço para a plantação de espécies nativas, porque, a partir desse projeto, eles vão ter água de nascente para gerações futuras", enfatizou.

Adilson ainda destacou a importância financeira do projeto. Segundo ele, a produção e o cultivo das mudas ajudam a trazer uma renda extra para os agricultores, garantindo o sustento das famílias.

Com bate-boca entre Mendonça e Alexandre de Moraes, STF define primeiras condenações do 8 de janeiro

 JULGAMENTO DOS ATOS GOLPISTAS

Postado por Jeozivaldo Cesar

A maioria dos ministros condenou o primeiro acusado por cinco crimes

Imagem do autorImagem do autor
Cadastrado por

com agências, Da Redação

Publicado em 14/09/2023 às 18:19 | Atualizado em 14/09/2023 às 18:20

Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (14) Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu pelos atos golpistas de 8 de janeiro, a 17 anos de prisão em regime fechado.

Com a decisão, o acusado também deverá pagar solidariamente com outros investigados o valor de R$ 30 milhões de ressarcimento pela depredação do Palácio do Planalto, do Congresso e da sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

A maioria dos ministros condenou o acusado por cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Aécio Pereira, morador de Diadema (SP), foi preso pela Polícia Legislativa no plenário do Senado. Ele chegou a publicar um vídeo nas redes sociais durante a invasão da Casa e continua preso.

A condenação foi definida com os votos dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e a presidente da Corte, Rosa Weber.

O último voto do julgamento foi proferido por Rosa Weber. A ministra ressaltou que o 8 de janeiro não foi um "domingo no parque".

“Foi um domingo de devastação, o dia da infâmia, como designarei sempre. Um domingo de devastação do patrimônio físico e cultural do povo brasileiro, uma devastação provocada por uma turba, que, com total desprezo pela coisa pública, invadiu esses prédios históricos da Praça dos Três Poderes”, afirmou.

André Mendonça e Nunes Marques foram as principais divergências no julgamento e não reconheceram que o acusado cometeu o crime de golpe de Estado.

A sessão também foi marcada por um bate-boca entre Mendonça e Alexandre de Moraes.

Durante o julgamento, a defesa de Aécio Pereira disse que o julgamento do caso pelo STF é “político”. Segundo a defesa, o réu não tem foro privilegiado e deveria ser julgado pela primeira instância. Além disso, a advogado rebateu acusação de participação do réu na execução dos atos.

BATE-BOCA ENTRE MINISTROS

Mendonça insinuou que havia culpa do ministro da Justiça, Flávio Dino, pela depredação do Palácio do Planalto, o que foi considerado "um absurdo" por Moraes.

Mendonça lembrou que foi ministro da Justiça de Bolsonaro e alegou que, por isso, entendia que policiais da Força Nacional, subordinados à pasta, poderiam chegar rapidamente ao Palácio do Planalto durante a depredação de 8 de janeiro e supostamente, na sua visão, conter os golpistas. O argumento ecoava uma tese constantemente repetida por bolsonaristas, de que o ministro da Justiça, Flávio Dino, poderia supostamente ter feito algo a mais contra os golpistas se utilizasse a Força Nacional.

"Em todos os movimentos de 7 de setembro eu estava de plantão com uma equipe à disposição seja no Ministério da Justiça, seja com policiais da Força Nacional que chegariam aqui em alguns minutos. Não consigo entender como o Palácio do Planalto foi invadido da forma que foi invadido. Não vou entrar nesse mérito hoje. Minha intenção é avaliar a conduta do senhor Aécio Pereira", afirmou Mendonça.

Depois dessa menção feita por Mendonça à Força Nacional, Moraes reagiu com indignação. "Eu também fui ministro da Justiça e sabemos nós dois que o ministro da Justiça não pode autorizar a Força Nacional se não houver autorização do Governo do Distrito Federal", reagiu Moraes.

"Vossa excelência querer falar que culpa do 8 de janeiro é culpa do ministro da Justiça é um absurdo", acrescentou o relator.

"Vossa excelência que está dizendo isso", replicou Mendonça.

"Vossa excelência vem no plenário dizer que houve conspiração do governo contra o próprio governo. Tenha dó", criticou novamente Moraes.

"Não coloque palavras na minha boca", reagiu Mendonça.

SEGUNDA CONDENAÇÃO

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (14) Thiago de Assis Mathar a 14 anos de prisão. Ele é o segundo réu julgado pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

Os ministros seguiram voto proferido pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, e entenderam que o réu cometeu cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Também ficou definido que o condenado deverá pagar solidariamente com outros investigados o valor de R$ 30 milhões de ressarcimento pela participação na depredação.

O réu estava no Palácio do Planalto, onde foi preso pela Polícia Militar. Ele continua preso no presídio da Papuda, no Distrito Federal.

O entendimento pela condenação pelos cinco crimes foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber.

Nunes Marques só reconheceu a condenação pelos dois crimes patrimoniais e absolveu o acusado por golpe de Estado e violação do Estado democrático. André Mendonça e Luís Roberto Barroso condenaram por quatro crimes.

A defesa de Thiago Mathar declarou que ele não participou da depredação do Palácio do Planalto. Segundo o advogado Hery Waldir, Thiago estava se "manifestando pacificamente". Pela versão do defensor, ele não participou da depredação do Palácio e entrou no prédio para “se abrigar”.

Deputados aprovam projeto de lei que taxa as apostas esportivas

 CONGRESSO

Governo espera arrecadar R$ 6 bilhões anuais a partir de 2026. Os recursos irão para Seguridade, Educação, Turismo e Esporte

Publicado em: 13/09/2023 21:26 | Atualizado em: 13/09/2023 21:27

sharethis sharing button

Arthur Lira, presidente da Camara dos Deputados, durante discussão e votação de propostas.  (foto: Zeca Ribeiro/Camara dos Deputados )
Arthur Lira, presidente da Camara dos Deputados, durante discussão e votação de propostas. (foto: Zeca Ribeiro/Camara dos Deputados )

Os deputados aprovaram, na noite desta quarta-feira (13/09), a proposta de projeto de lei que taxa as apostas esportivas on-line, como as chamadas "bets", modalidade que permite ao apostador adivinhar que jogador irá fazer um gol numa partida de futebol ou qual atleta levará um cartão amarelo, por exemplo.

 

A votação foi simbólica em sessão conduzida pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL). O governo, autor da medida provisória sobre o assunto, estima que vai arrecadar R$ 6 bilhões ao ano a partir de 2026. O cálculo é que, em 2024, esse montante comece com valores entre R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões.

 

As "bets" serão taxadas em 18% e esse total será distribuído para áreas diversas: a Seguridade ficará com 2%; Educação, com 1,82%; Esporte, com 6,63%; e Turismo, com 5%. A proposta inclui ainda a modalidade de cassinos virtuais.

 

Na votação, o governo contou até mesmo com boa parte da bancada evangélica, histórica opositora da legalização de jogos. Um dos líderes desse grupo, Sóstentes Cavalcante (PL-RJ), apesar de classificar a jogatina como "uma desgraça", anunciou que iria votar a favor, numa "homenagem" ao relator, deputado Adolfo Viana (PSDB-BA). 

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense 

TJPE recebe 1º processo que traz Lampião como réu

 DOCUMENTO

Material é datado da década de 1920 e possui 1.400 páginas manuscritas

Publicado em: 14/09/2023 18:38 | Atualizado em: 14/09/2023 19:00

Lampião e seu bando são acusados no processo judicial  (foto: Biblioteca Nacional)
Lampião e seu bando são acusados no processo judicial (foto: Biblioteca Nacional)

A história de Virgulino Ferreira da Silva, Vulgo Lapião, ganha um um novo episódio. Trata-se do primeiro processo judicial no qual o rei do cangaço aparece como réu. A peça conta com aproximadamente 1.400 páginas manuscritas e há muito tempo era procurada por pesquisadores e historiadores que se interessam pela trajetória de Lapião. 

 

O calhamaço, da década de 1920, chegou ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na última quarta-feira (13/09). O material que estava com páginas esmaecidas, foi entregue pela família de Assis Timóteo, de Triunfo, no Sertão do Estado.

 

O documento está sob os cuidados da Comissão de Gestão da Memória e com o Memorial da Justiça, unidades do Judiciário pernambucano que atuam em nome da preservação da história da Justiça no Estado. O processo judicial está em fase de limpeza e conservação. Posteriormente Será digitalizado e em breve estará diponível por meio do site do Memorial Digital, que se encontra hospedado no Portal do TJPE. 

 

 

Os Crimes

 

O processo judicial narra em detalhes os crimes pelos quais os réus, Lampião e seu bando, foram acusados. Entre eles,  um homicídio que aconteceu em 20 de outubro de 1922, em São José do Belmonte, no Sertão pernambucano. Também é citado no documento a invasão da cidade e o massacre que deu fim à vida do industrial e coronel Luiz Gonzaga Gomes Ferraz.

 

   

     

Documento está sob os cuidados da Comissão de Gestão da Memória e com o Memorial da Justiça (foto: Mônica Pádua)
Documento está sob os cuidados da Comissão de Gestão da Memória e com o Memorial da Justiça (foto: Mônica Pádua)
 

 

O TJPE planeja organizar uma exposição com o material jurídico sobre o Cangaço em Pernambuco, trazendo detalhes também sobre juízes e desembargadores que atuaram nos processos. Já existe no Memorial outro processo, no qual Lampião surge como testemunha de defesa de um dos seus irmãos.

 

“Esse processo judicial que acabamos de receber é bastante procurado por pesquisadores e historiadores, pois é considerado um marco na história do Cangaço, já que assinala o fim definitivo da Era Sinhô Pereira e o início da trajetória de Lampião como líder de um bando de cangaceiros no Nordeste brasileiro”, explica a historiadora Mônica Pádua, chefe do Memorial da Justiça de Pernambuco. “O recolhimento de acervos históricos é uma das atividades mais importantes desenvolvidas pelo Memorial da Justiça, pois possibilita que os documentos sejam acessados por quem se interessar. Esse documento veio coroar o nosso acervo sobre o Cangaço, considerando que conta parte importante do início da história de Lampião como chefe do seu bando”, completa ela. 

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...