quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Com foco no saneamento e na saúde, CNBB lança hoje campanha da fraternidade 2016


Da Agência Brasil
Campanha da Fraternidade 2016
Lema e tema da Campanha da Fraternidade 2016
CNBB/Divulgação
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançam hoje (10) a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. O tema deste ano é Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.
Dados divulgados pelo Conic mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. “O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo”, informou a CNBB.
A abertura oficial da campanha ocorre hoje (10), Quarta-feira de Cinzas, às 10h30, na sede da CNBB, em Brasília, e será transmitida ao vivo por emissoras católicas de rádio e televisão. A cerimônia será presidida pelo bispo da Igreja Anglicana do Brasil e presidente do Conic, dom Flávio Irala. Participam ainda diversas autoridades religiosas e civis, como o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
Campanha ecumênica
A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema "Novo milênio sem exclusões". A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema "Felizes os que promovem a paz". A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".

REFLEXÃO Tema da Campanha da Fraternidade será apresentado nesta quarta no Recife


A missa da abertura oficial da Campanha da Fraternidade será presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e provocará o debate sobre a questão do saneamento básico no Brasil

Dom Fernando Saburido comandará  uma missa que está programada para às 16h desta quarta-feira (10) na Associação dos Recicladores de Olinda, no bairro de Aguazinha em Olinda / Foto: JC Imagem


Dom Fernando Saburido comandará uma missa que está programada para às 16h desta quarta-feira (10) na Associação dos Recicladores de Olinda, no bairro de Aguazinha em Olinda

Foto: JC Imagem

A Campanha da Fraternidade deste ano terá como tema "Casa comum, nossa responsabilidade", uma reflexão acerca das ações socioambientais. Segundo o site da Arquidiocese de Olinda e Recife, um missa está programada para às 16h desta quarta-feira (10) na Associação dos Recicladores de Olinda, no bairro de Aguazinha em Olinda.
A missa da abertura oficial da Campanha da Fraternidade será presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e provocará o debate sobre a questão do saneamento básico no Brasil, além de sua importância para todos. A iniciativa da campanha é desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).
Segundo o site da Arquidiocese, todo o ano o arcebispo escolhe um local para a celebração e abertura da campanha e por neste o tema refletir as questões ambientais, a missa será na Associação dos Recicladores e Olinda (ARO).
QUARTA-FEIRA DE CINZAS- A quarta-feira (10) que finaliza os festejos de Carnaval é, para os cristãos, o primeiro dia da quaresma. As cinzas são um símbolo de reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida e da efemeridade. Já a quaresma, são dias dedicados ao jejum e penitência para os católicos.

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...