quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Menino tem os olhos arrancados na China para tráfico de órgãos


be6a63efc1f098f99520251b6f2de4d5
Um menino chinês de seis anos foi drogado e teve os globos oculares extirpados para um suposto tráfico de órgãos, um crime selvagem que provocou uma onda de indignação no país. Uma reportagem de uma emissora de televisão da província de Shanxi mostra o menino, que ficou cego, em sua cama no hospital, com a região dos olhos cobertas por uma faixa.
O crime odioso ilustra mais uma vez o problema da carência de órgãos na China, situação que alimenta o tráfico. Na reportagem, os pais do menino, que mora em uma área rural e pobre, afirmam que no primeiro momento pensaram que o filho havia se ferido gravemente em uma queda no sábado, antes de perceber que a criança havia sofrido uma dupla extirpação.
“Tinha o rosto cheio de sangue, suas pálpebras estavam ao contrário e debaixo os olhos não estavam mais no lugar”, contou o pai. A polícia encontrou os dois globos oculares, sem a córnea, segundo o canal estatal CCTV.
A polícia ofereceu uma recompensa de 100.000 yuanes (12.200 euros) a quem ajudar a encontrar uma mulher não identificada que seria a principal suspeita. O menino tem o lábio leporino, uma má-formação congênita que poderia explicar a escolha dos traficantes.
Muitos internautas reagiram com indignação. “Como é possível tanta crueldade? É tão sádico”, afirmou um deles. “Uma verdadeira tragédia com esta criança”, comentou outro.
A maioria das cirurgias de transplantes na China acontece com órgãos extirpados de condenados a morte ou de prisioneiros após a morte, geralmente sem autorização das famílias, segundo organizações de defesa dos direitos humanos, o que é negado pelas autoridades chinesas.
Quase 300.000 pacientes precisam de transplante na China todos os anos, mas apenas 10.000 conseguem ante a falta de doadores, segundo a imprensa estatal. A tradição chinesa estipula que um morto deve ser enterrado sem ter o corpo mutilado e poucos chineses aceitam a retirada dos órgãos de um parente.
Fonte: AFP
URL curta: http://programadizendotudo.com.br/?p=38109

Irmãos homicidas presos em Goiana e Itaquitinga


Policiais Civis do Setor de Investigação da 11ª DESEC – Goiana/PE, com apoio da Equipe Malhas da Lei da AIS 11, por força de mandados de prisão expedidos, respectivamente, pela 1ª Vara da Justiça Pública da Comarca de Goiana/PE, e pela Vara Única da Justiça Pública da Comarca de Itaquitinga/PE, prenderam os irmãos homicidas Adjevaldo Seabra da Silva, vulgo Val , 24 anos, residente na Rua do Sucupira, s/n.º, Tejucupapo, Goiana/PE; e, Rosinaldo Pereira Soares, vulgo“Nal, de 38 anos, residente na Rua Bom Jesus, n.º 67, Chã de Areia, Itaquitinga/PE, investigados, respectivamente, por tentativa de homicídio no município de Goiana/PE, e por homicídios praticados no município de Itaquitinga/PE, onde este figura como alvo da Operação Itaquitinga Pela Paz. Após os cumprimentos das formalidades legais, os acusados foram recolhidos no Presídio de Igarassu/PE, a disposição da Justiça Pública da Comarca de Itaquitinga/PE, para os devidos fins legais.
URL curta: http://programadizendotudo.com.br/?p=38083

Mulher morre após ser atingida por trem em Carpina


23881824
Na tarde  desta terça-feira (27), uma mulher foi atingida pelo trem na linha férrea em Carpina. Ela teve uma das mãos amputada pela locomotiva.
De acordo com populares, o acidente aconteceu por volta de 15h, no bairro Floretinha. Josefa Soares do Nascimento, de idade não informada, estava na linha do trem no momento em que ele estava se aproximando, mas, se negava a deixar o local. Quando Josefa tentou se afastar já era tarde demais e foi atingida pelo veículo.
A vitima apresentava sinais de embriaguez, foi socorrida e levada para a Unidade Mista local, e logo em seguida encaminhada para o Hospital Getúlio Vargas, no Recife, onde veio a óbito na manhã de hoje.

URL curta: http://programadizendotudo.com.br/?p=38162

Jornalista potiguar compara médicas cubanas a "empregadas domésticas"

Muito criticada, postagem rendeu mais de 5 mil compartilhamentos no Facebook

27/08/2013 19:14 - Karol Pacheco, do FolhaPE
     
    “Essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica (sic)”. A declaração da jornalista potiguar Micheline Borges, através de postagem no Facebook, repercutiu nesta terça-feira (27) nas redes sociais. O discurso polêmico acerca da aparência das médicas cubanas que desembarcaram no Brasil para trabalhar no Programa Mais Médicos rendeu mais de cinco mil compartilhamentos. E Micheline, que foi acusada de preconceito e teve a postura combatida pelos internautas, excluiu sua conta na rede social.
    Reprodução/Facebook

    Declaração da jornalista Micheline Borges rendeu mais de cinco mil compartilhamentos
    "Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica. Será que São médicas Mesmo? Afe que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência...Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? Febre amarela? Deus proteja O nosso povo! (sic)", diz a postagem publicada durante a manhã.

    A P A G Ã O – Todo o Nordeste virou “um breu”

    Segundo o ONS, o fornecimento de aproximadamente 8 mil megawatts de energia elétrica foi interrompido.

    Apagão
    O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que o abastecimento de energia foi restabelecido em todas as capitais dos Estados do Nordeste afetados pelo apagão que começou por volta das 15h desta quarta-feira (28).
    A Eletrobras confirmou que a interrupção se deu nos Estados do Piauí, Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No Maranhão, vários municípios do interior ficaram sem energia. “A causa está sendo diagnosticada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que deverá se posicionar sobre essa falta de energia”, diz uma nota da companhia.
    Por Jornal de Caruaru

    Apagão foi causado por queimada no Piauí, diz ministro


    Lobão negou fragilidade no sistema e convocou reunião de emergência.
    'Queimada provoca esse tipo de desligamento, lamentavelmente', disse.

    Lilian QuainoDo G1, no Rio
    O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a causa do apagão no Nordeste ocorrido nesta quarta-feira (28)  foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.
    Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)
    O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
    O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", mas que o sistema já foi recuperado. No entanto, Lobão disse que há a possibilidade de algumas cidades no interior dos estados ainda estarem com falta de energia.
    "As capitais foram reabastecidas em no máximo duas horas, duas horas e pouco. O interior está sendo restabelecido paulatinamente", afirmou o ministro, que se encontrava no Rio de Janeiro, na sede do ONS.
    'Lamentavelmente acontece'
    Lobão negou fragilidade no sistema. "O sistema é bom, é forte, é igual aos melhores do mundo. Queimada provoca esse tipo de desligamento, lamentavelmente acontece. Já aconteceu outras vezes no Brasil e no exterior", disse o ministro.
    O ministro convocou para esta quinta-feira, em Brasília, uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), integrado pelas autoridades do setor.
    1º desligamento ocorreu às 14h58
    Segundo o ministério, houve uma perda de 10.900 megawatts de carga no Nordeste em razão da queimada, que desligou duas linhas de transmissão.
    "Queimadas provocaram.. o desligamento da linha de transmissão de 500 KV Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí, circuito 2, da empresa Ienne, controlada pela espanhola Isolux. Na sequência, também devido a queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí, circuito 1, da Taesa, empresa controlada pela Cemig, configurando, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), uma contingência dupla, causando a separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN)", informou o ministério, em nota.

    O Operador Nacional do Sistema divulgou uma nota explicando que houve desligamentos em duas linhas devido "a foco de calor (queimada na região)". O primeiro deles ocorreu às 14h58. Em comunicado, a ONS informou que as cargas de energia do Nordeste foram praticamente recuperadas às 17h30. Veja a íntegra abaixo.
    A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e, se houver culpados, aplicará multa.
    O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chip, afirmou que nesta época do ano, em razão da seca e do calor, é comum casos de "fogo espontâneo" em mata, mas que a análise da ocorrência irá verificar na fazenda se foram feitos os serviços necessários como poda no pasto.
    Chipp explicou que a queimada provoca curto circuito na linha de transmissão, o que causa o desligamento da linha.  "O foco de calor com a queimada atingiu dois circuitos e o Nordeste ficou separado do sistema. Tem mato embaixo da linha e, com o calor dessa época, acontece a queimada e o curto circuito. Duas linhas desligaram num primeiro momento, uma da Isolux, e outra da Cemig, e outras linhas de interligação com o sistema desligaram depois", disse.
    No ano passado
    Em 2012, a região Nordeste enfrentou apagões em setembro e outubro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
    Em outubro, outra ocorrência afetou os nove estados do Nordeste do país no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.
    Íntegra da nota da ONS sobre apagão
    Ocorrência no Sistema Interligado Nacional em 28/08/2013
    Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.
    Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAESA, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:
    • Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;
    • Presidente Dutra / Boa Esperança; e
    • Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.
    Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30.
    tópicos:

    Blecaute » Nordeste vive segundo apagão generalizado em menos de um ano



    Publicação: 28/08/2013 15:54 Atualização: 28/08/2013 16:29Apagão deixa estados do NE sem energia (Adriana Reis/DP/D.A Press)

    A menos de dois meses do aniversário de um ano do grande apagão sofrido pelos nove estados do Nordeste, em 26 de outubro de 2012, a região voltou a ser alvo de um blecaute generalizado nesta quarta-feira (28). A falta de energia acomete oito estados nordestinos e já foi confirmada pela assessoria de comunicação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Ainda não se sabe o motivo do apagão. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que está investigando as causas.

    Por conta do desabastecimento, cujo início ocorreu por volta das 15h, o trânsito do Recife registra piora no engarrafamento nos principais corredores da cidade. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), dos 649 semáforos em operação na capital pernambucana, 349 estão sem funcionar. 

    O Metrô do Recife (Metrorec) está parado. O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre, por sua vez, tem gerador e não registrou atrasos nas decolagens de voos.

    Nas redes sociais, há relatos de que as cidades de João Pessoa (PB), Salvador (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Teresina (PI) estão sem luz. No Recife, porém, há relatos de que a energia está voltando em alguns bairros, como Casa Amarela, Parnamirim e Boa Viagem.

    Em outubro passado, o ONS informou que um curto-circuito na linha de transmissão Colinas-Imperatriz, entre o Tocantins e o Maranhão, teria causado a interrupção no fornecimento de energia, que foi restabelecido após quatro horas em que 11 estados ficaram às escuras, sendo dois deles do Norte do país.

    Confira o histórico dos últimos apagões no Blog de Economia

    Irmãos homicidas presos em Goiana e Itaquitinga


    Policiais Civis do Setor de Investigação da 11ª DESEC – Goiana/PE, com apoio da Equipe Malhas da Lei da AIS 11, por força de mandados de prisão expedidos, respectivamente, pela 1ª Vara da Justiça Pública da Comarca de Goiana/PE, e pela Vara Única da Justiça Pública da Comarca de Itaquitinga/PE, prenderam os irmãos homicidas Adjevaldo Seabra da Silva, vulgo Val , 24 anos, residente na Rua do Sucupira, s/n.º, Tejucupapo, Goiana/PE; e, Rosinaldo Pereira Soares, vulgo“Nal, de 38 anos, residente na Rua Bom Jesus, n.º 67, Chã de Areia, Itaquitinga/PE, investigados, respectivamente, por tentativa de homicídio no município de Goiana/PE, e por homicídios praticados no município de Itaquitinga/PE, onde este figura como alvo da Operação Itaquitinga Pela Paz. Após os cumprimentos das formalidades legais, os acusados foram recolhidos no Presídio de Igarassu/PE, a disposição da Justiça Pública da Comarca de Itaquitinga/PE, para os devidos fins legais.
    URL curta: http://programadizendotudo.com.br/?p=38083

    Justiça determina interdição parcial de cadeia superlotada em Goiana, PE

    Unidade na Mata Norte tem capacidade para 78 presos, mas abriga 106.
    Governo do estado, réu na ação, ainda pode recorrer da decisão.

    Do G1 PE

    tópicos:
    Decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determina a interdição parcial da cadeia pública de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, que está superlotada. A unidade tem capacidade para 78 presos, mas atualmente abriga 106 detentos. A sentença foi proferida pelo juiz da 1ª Vara Cível da Comarca do município, Severiano Antunes, na segunda (26) e divulgada nesta terça (27). Ele também obriga a transferência de 28 internos para o Presídio deIgarassu, no Grande Recife. O governo do estado, réu na ação, ainda pode recorrer da decisão. Em caso de descumprimento, fica obrigado a pagar multa diária de R$ 500. A Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres) informou, na tarde de hoje, que ainda não foi notificada.

    O magistrado atendeu ao pedido de interdição feito pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A decisão também determinou o fechamento das celas que não possuírem condições adequadas de segurança, integridade física e psíquica, saúde e alimentação adequada, após perícia técnica determinada à Vigilância Sanitária do município.
    Na denúncia, o Ministério Público afirma que, há anos, a cadeia pública vem se destacando como modelo de violação dos direitos humanos. Ressalta ainda que a fossa séptica do presídio encontra-se entupida e que há fortes indícios de que o excremento ejetado possa estar contaminando a água da cisterna que abastece a unidade. Segundo o órgão, o sistema elétrico apresenta problemas, o que acarreta quedas constantes de energia. Mesmo sem ter recebido a notificação da Justiça, a Seres adiantou que o problema com a fossa foi resolvido.
    “Tenho como certo que a inobservância de condições sanitárias, de higiene e de segurança representa grande possibilidade de dano irreparável ou de difícil reparação aos presos, aos servidores públicos da cadeia e à população do município”, destacou o juiz em um dos trechos da sentença.

    Postagem em destaque

    Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

      POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...