Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Um ano que mudou a vida dos goianenses


FÁBRICA DA FIAT

Obras foram iniciadas há 12 meses, com 20 funcionários. Hoje, já são 2 mil

- Kleber Nunes, da Folha de Pernambuco



Nesta terça-feira (17), as obras de construção do polo automotivo ancorado pela Fiat, em Goiana, completam o primeiro aniversário. Apesar de não haver nenhuma solenidade marcada para celebrar a data, a Zona da Mata Norte já comemora os benefícios trazidos pela montadora italiana, como aumento dos postos de trabalho e dinamização do mercado de uma cidade culturalmente voltada ao agronegócio. A conclusão do primeiro galpão, que impressiona quem passa pela BR-101 Norte, previsto para as próximas semanas, põe fim ao primeiro ciclo e abre uma nova etapa que será a de instalação dos equipamentos. Ainda esta semana, chegam ao Estado as primeiras prensas da companhia.
Marina Mahmood/Folha de Pernambuco
Conclusão do primeiro galpão já impressiona quem passa pela BR-101
No dia 17 de setembro de 2012, o canteiro de obras da Fiat tinha 20 funcionários. O número foi crescendo ao longo dos meses e chegou a mais de dois mil. Desse montante, 1,6 mil postos de trabalho estão ocupados por profissionais pernambucanos. “Para o Governo do Estado é muita alegria poder ver o ritmo acelerado das obras da Fiat, contando com a ajuda da nossa mão de obra”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Márcio Stefanni Monteiro. “O último acordo honrado perto do aniversário de um ano foi a conclusão do processo de doação do terreno à Fiat. A solenidade aconteceu na semana passada e é mais uma prova da dedicação do Governo”, acrescenta Monteiro.
O primeiro ano da montadora foi de cumprimento dos acordos por parte do Governo. As obras de contrapartida como a terraplanagem dos 40% do terreno total de 1,4 mil hectares e a drenagem marcaram esta etapa. A visita de engenheiros e gestores da montadora aos principais laboratórios de engenharia do Estado também foram realizados neste primeiro ano. E quando as instalações iniciais ganhavam forma, a Fiat anunciou a chegada do vice-presidente de manufatura da companhia, Stefan Ketter, transformando Pernambuco no centro de comando global da empresa.
“Quinzenalmente nos reunimos com Ketter para acompanhar o andamento das obras. Sua presença demonstra a importância dessa planta, que segundo os gestores da Fiat será o maior parque industrial privado do mundo”, afirma o secretário. O polo automotivo receberá um aporte total de R$ 4 bilhões na linha de automóveis, mais R$ 500 milhões em uma planta de motores e R$ 2,5 bilhões em outras instalações.
A previsão é de que os primeiros carros sejam produzidos no fim de 2014 e a comercialização comece no ano seguinte. Nesta primeira etapa da Fiat também surgiram pedras no caminho. Uma delas, e talvez a que mais incomodou, foi a construção do Arco Metropolitano. A via alternativa de R$ 1,5 bilhão ainda está em fase de análise no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Postagem em destaque

Messi vira artilheiro das Copas do Mundo em vitória da Argentina na Copa do Mundo

  Esportes | Notícia Argentinos bateram a Argélia na estreia da Copa do Mundo, com três gols de Lionel Messi, que chegou a 16 gols em Mund...