domingo, 1 de abril de 2018

EDUCAÇÃO Jucati é a cidade pernambucana com melhor desempenho em alfabetização


Postado por Jeozivaldo Cesar
Avaliação Nacional de Alfabetização revelou que 95% dos alunos foram bem em escrita e 86% em escrita

Em Jucati, crianças tiveram bom desempenho em leitura e escrita / Foto: Diego Nigro /  JC Imagem
Em Jucati, crianças tiveram bom desempenho em leitura e escrita
Foto: Diego Nigro / JC Imagem
Margarida Azevedo
Jucati, no Agreste Meridional, a 213 quilômetros do Recife, é a cidade pernambucana que mais se destaca na alfabetização dos estudantes. Chama a atenção o desempenho do município, que tem cerca de 11 mil habitantes, na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Nove de cada 10 crianças tiveram aprendizado adequado em leitura e oito em escrita. Bem contrastante com o resultado do Estado, onde sete em cada grupo de 10 alunos ficaram nos níveis insuficientes de leitura e cinco em escrita.
A continuidade da gestão é uma das justificativas apontadas pela secretária municipal de Educação, Eliza Lúcio, para a boa performance. Ela comanda a pasta há 17 anos. Assumiu em 2001 e está na sexta gestão. “No início, encontramos uma rede não muito articulada. Investimos na formação dos professores, acabamos com as turmas multisseriadas, melhoramos o transporte escolar, antes feito em caminhões e que desde 2011 passou a ser em ônibus”, enumera, ressaltando a importância do trabalho em equipe.
Segundo a ANA, aplicada em 2016, 95,18% dos alunos de Jucati estão nos dois melhores níveis de leitura (considerados adequado ou desejável) e 86,3% em escrita. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), outro indicador de qualidade calculado pelo MEC, o município ficou, em 2015, com média 6 nos anos iniciais do ensino fundamental (a meta era chegar a 4,8 somente em 2021) e 4,9 nas séries finais (a meta para 2021 era 4,5).
Maria Raquel Costa, 14 anos, está no 9º ano da Escola Municipal Albino Moreira, no Centro. Ganhou, ano passado, o concurso Aluno Nota 10. A Secretaria de Educação escolhe o melhor estudante de cada série e dá prêmios a eles. São observados notas, frequência, participação e comportamento. “Moro em um sítio, na zona rural de Capoeiras (município vizinho de Jucati). Sempre ouvi falar bem da educação em Jucati. Em 2017 vim estudar na cidade. Gosto muito. E fiquei feliz em ter sido a aluna nota 10”, comenta Raquel.

NOTA BAIXA

Em Iati, na mesma região, não há motivo para comemorações. De acordo com a ANA, a cidade ocupa o primeiro lugar no ranking de pior desempenho em leitura do Estado. Lá, 84,49% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental ficaram com resultado insatisfatório. Em escrita, o município é o terceiro mais fraco: 60,23% dos estudantes estão nos três níveis insatisfatórios da avaliação. Em primeiro e segundo lugares aparecem, respectivamente, Lajedo (65,13%) e Lagoa do Ouro (62,28%).

A Escola Municipal Lourenço Pereira de Albuquerque, no povoado Tancredo Neves, a seis quilômetros do Centro, é o exemplo do improviso. O prédio não dispõe de energia elétrica. Funciona por meio de uma gambiarra, puxada do poste que fica em frente ao imóvel. A unidade foi inaugurada em 2014 sem estar concluída. Os 369 alunos da educação infantil ao 9º ano do fundamental sofrem com banheiros inacabados e salas sem portas.
“O pior é que não podemos mexer em nada, por determinação da Justiça. Houve mau uso do dinheiro público na gestão anterior e por isso estamos bloqueados junto ao MEC. A Creche Eulália Monteiro também foi construída mas nunca, inaugurada”, explica o secretário de Educação de Iati, Paulo Lins. Ciente da necessidade de investir na educação municipal, ele propôs, ano passado, a implantação do Pacto pela Educação de Iati.
O cenário observado na creche é o retrato do desperdício. Colchões mofados, máquinas de lavar encaixotadas, cadeirões para alimentar bebês empilhados, salas vazias, brinquedos quebrados. O investimento da União foi de R$ 1,1 milhão. “É humilhante ver isso tudo se estragando. Ter uma creche na rua de casa e não funcionar. Levamos as crianças no sol para um prédio distante e sem estrutura”, lamenta a agricultora Quitéria da Conceição, 42, que cria um neto de 4 anos.
Em Garanhuns, uma das ações para melhorar os indicadores de alfabetização é oferecer aulas no contraturno para crianças com dificuldade no aprendizado. A professora Edja Leite é uma das responsáveis pela atividade na Escola Municipal São Francisco de Assis. “Tenho alunos do 3º ano sem saber o alfabeto”, conta. A cidade, segundo a ANA, tem 72,75% de alunos com desempenho ruim em leitura e 54,83% em escrita.

DESEMPENHO NO AGRESTE MERIDIONAL

Segundo a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), veja as cinco cidades com melhores e piores desempenho em leitura e escrita entre as 26 que compõem o Agreste Meridional pernambucano
Leitura
Melhores
1º – Jucati
2º – Tupanatinga
3º – Saloá
4º – Paranatama
5º – Terezinha
Piores
1º – Iati
2º – Palmerina
3º – Pedra
4º – Águas Belas
5º – Correntes
Escrita
Melhores
1º – Jucati
2º – Tupanatinga
3º – Paranatama
4º – Jupi
5º – Itaíba
Piores
1º – Lajedo
2º – Lagoa do Ouro
3º – Iati
4º – Pedra
5º – Correntes

O TEMPO Apac emite novo alerta de chuva forte em regiões de Pernambuco


Postado por Jeozivaldo Cesar
A defesa civil alerta para que os moradores de áreas de risco contactem o órgão assim que identificarem algum problema

Na RMR, é previsto chuva de intensidade moderada a forte / Foto: Margarida Azevedo/JC
Na RMR, é previsto chuva de intensidade moderada a forte
Foto: Margarida Azevedo/JC
JC Online

Um alerta de chuvas foi emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), na manhã deste domingo (1º). A previsão de tempo fechado se estende por 24h. 
De acordo com informações da Apac, a Região Metropolitana do Recife, Mata Sul e Agreste Meridional, recebem chuvas com intensidade moderada a forte. A agência destaca que a população deve seguir a orientação da Defesa Civil.
O órgão fica disponível durante 24h por dia, todos os dias da semana. Para qualquer sinal de desabamento, enchente ou outras situações de risco, contatar a defesa é primordial.

Defesas Civis

Em caso de emergência, a orientação é que moradores de áreas de risco acionem a Defesa Civil do seu município. Confira a lista abaixo:
Barreiros: 3675-1156 / 98662-6217 / 98545-2887 / 38716-5011
Rio Formoso: 97112-5597
Caruaru: 3723-2838 / 3701-1174 / 199
Água Preta: 3781-1925
Cortês: 98758-8668
Ribeirão: 98655-0919
Catende: 3673-1402
Olinda: 0800-281-1537
Codecipe: 3181-2490
Recife: 0800-081-3400
Em caso de temporal, as famílias que moram em áreas de risco, com possibilidade de desmoronamento de barreiras ou alagamento, devem sair de casa imediatamente.

Fiéis lotou a Igreja Matriz de São Sebastião em Itaquitinga para celebrar o Sábado de Aleluia

Foto Pascom/Blog do Oge
Postado por Jeozivaldo Cesar

Sábado de Aleluia,  para os cristãos brasileiros, um dia de silêncio, de esperança e de contemplação. São relembrados os sofrimentos de Jesus Cristo, sua morte e sepultamento. A celebração da Ressurreição começa no sábado à noite na Vigília Pascal.

Neste mesmo Sábado Santo, o silêncio e a escuridão dão lugar à música e à luz durante a noite. A Vigília Pascal é a vigília da noite em que se celebra a ressurreição de Cristo, na noite de sábado para domingo. A vigília começa por volta das 21 ou 22 horas, algumas vezes, com um grande fogo, luz do Ressuscitado, compartilhado por todos.
Durante esta celebração, os católicos renovam seus votos batismais e muitos batismos são celebrados e, particularmente, batismos de adultos.




O curso da celebração da Vigília Pascal tem lugar em 4 etapas:
– O ritual da luz;
– O ritual de expressão, que lembra as pessoas da história sagrada desde a criação até a ressurreição de Cristo;
– O ritual do batismo, que renova a ação gerador do batismo;
– Uma missa resumindo os últimos três rituais.
No início da celebração, os fiéis se reúnem em silêncio do lado de fora da igreja, em torno de um grande fogo aceso. O sacerdote que preside a celebração, acompanhado de coroinhas portadores do círio pascal, chega antes que o fogo e resume em poucas palavras o significado do ritual: a Igreja chama seus fiéis espalhados por todo o mundo para se reunirem para celebrar o Cristo ressuscitado que é a luz do mundo.












POR UM OVO DE PÁSCOA Mãe e filha são arremessadas de ônibus durante assalto no Distrito Federal


Segundo testemunha, criança teria sido empurrada do veículo por causa de um ovo de Páscoa. As duas ficaram muito feridas e a menina chegou a ter convulsões



Assalto aconteceu na altura da QS 125, em Samambaia Sul. Foto: Reprodução/ Vídeo
  (Foto: Reprodução/ Vídeo)
Assalto aconteceu na altura da QS 125, em Samambaia Sul. Foto: Reprodução/ Vídeo

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga um caso de violência extrema, que chocou os moradores de Samambaia esta semana. Na última quinta-feira (29/3), mãe e filha foram arremessadas para fora de um ônibus por dois assaltantes. O crime aconteceu por volta das 17h, quando o coletivo  fazia a linha circular Samambaia Sul-Norte. O gatilho para a truculência dos bandidos teria sido o pedido da menina, de apenas 8 anos, que havia implorado para que os criminosos não levassem o ovo de Páscoa dela. 

Em depoimento à 32ª Delegacia de Polícia (Samambaia Sul), o cobrador do ônibus disse que os dois suspeitos aparentavam ser menores de idade e estavam com facas na mão. Após assaltarem os passageiros, um dos envolvidos teria empurrado a criança, ainda com o coletivo em movimento. A mãe tentou segurar a filha, mas não conseguiu, e as duas acabaram arremessadas para fora do veículo. De acordo com a testemunha, o ônibus, da empresa Urbi Mobilidade Urbana, estava a uma velocidade de 30 km/h na hora da ocorrência.
Por meio de redes sociais, uma outra testemunha do acidente relatou o pânico da cena. "Escutei um pedido de socorro. Ao chegar ao local, se encontravam uma mãe e uma menina de 8 anos caídas na pista, muito machucadas, havia muito sangue", disse na postagem. Segundo ela, a criança estava inconsciente e a mãe, em estado de choque. O motorista decidiu levá-las para o hospital, e a testemunha auxiliou a família.

"Ela teve duas convulsões e estava desacordada. Ao ser colocada no ônibus, eu a deitei para que a sua coluna ficasse reta, e tentei arduamente fazê-la acordar. Com muito esforço, ela passou a abrir os olhos", escreveu a mulher. 

"A mãe estava com o joelho rasgado e as pernas e braços arranhados. A criança estava com escoriações por todo o corpo, um ferimento grave na cabeça, nariz sangrando e não conseguia se lembrar de nada. Questionava a cada cinco minutos o que havia acontecido", relatou. Horrorizada com a situação, ela desabafou na publicação. "Marginais não têm a mínima dó de ninguém".
Empurrão devido a ovo de Páscoa
As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Lá, a cabeleireira Mitieli Cruz, 33 anos, presenciou o desespero dos pais da criança. "Meu filho estava em observação, e a menina ficou em um leito ao lado do meu. O pai estava muito chateado. A mãe chegou ao quarto pulando em uma perna só. Abraçou a filha e disse que a amava muito", disse.
Ao perguntar para o pai o que havia acontecido, ele explicou que o empurrão foi devido a um ovo de Páscoa. "O pai contou que a menina estava segurando um ovo, e um dos assaltantes tomou o chocolate das suas mãos. Na inocência, ela pediu o ovo de volta, e um dos rapazes a empurrou do ônibus."
 
Também moradora de Samambaia, Mitieli fica preocupada com a segurança na cidade. "Meu filho de 4 anos pega ônibus todos os dias para voltar da escola. É horrível viver nessa insegurança", desabafou.
A 32ª Delegacia de Polícia investiga o caso. Foto: Ed Alves/CB (Foto: Ed Alves/CB)
A 32ª Delegacia de Polícia investiga o caso. Foto: Ed Alves/CB

Até a última atualização desta reportagem, os suspeitos do crime ainda não haviam sido sequer identificados pelas autoridades. De acordo com informações da PCDF, mãe e filha estão conscientes, mas ainda não receberam alta do HRT. A 32ª DP investiga o caso. O Correio entrou em contato com a Urbi, que não respondeu as mensagens enviadas pela reportagem. 
Morte em fevereiro
No mês passado, o jovem David de Brito, 21, morreu após também ter sido empurrado de um ônibus, da viação Piracicabana. Na madrugada da quarta-feira de cinzas, quando voltava para casa, em Planaltina, ele foi agredido por um grupo de 20 pessoas, antes de ser arremessado do veículo em movimento, na altura da Home Center Rezende, próximo a Sobradinho. Ele ficou internado no Hospital de Base até o dia 23 de fevereiro. Após 10 dias em coma, David não resistiu aos ferimentos.

Espectador invade palco e agride ator na cena da crucificação no RS

Agressor teria gritado "eu vim para salvar Jesus" ao bater no intérprete de um dos soldados

Pelo quinto ano a história de Cristo estava sendo encenada no município gaúcho de Nova Hartz na noite desta sexta-feira (30). Cerca de 3 mil pessoas assistiam ao espetáculo quando, em uma das últimas cenas, um homem invadiu o palco e agrediu com um capacete o ator Samir André Rodrigues, 23 anos, que representava um dos soldados romanos na cena da crucificação.

Samir conta que no momento da agressão achou que um dos homens que atuava como ladrão havia caído, até que olhou e viu que não era alguém do elenco. A cena foi gravada por populares e divulgada nas redes sociais.

Alguns atores que estavam em cena ajudaram a retirar o homem, ainda desconhecido, de cima do colega e encaminhá-lo para fora do palco. Instantes depois, um familiar dele apareceu justificando que o homem tem distúrbios mentais. A peça foi interrompida por cerca de 5 minutos e após o incidente, prosseguiu normalmente.

Não havia policiais no momento e, quando chegaram, não encontraram vítima e nem agressor. Até a manhã do sábado (31) o caso não havia sido registrado na delegacia da Polícia Civil.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...