sexta-feira, 18 de outubro de 2013

URGENTE! –Toyota abalroa em Motoqueiro, capota na BR 230 em São Gonçalo. Agricultor fica gravemente ferido e ocupantes do Carro lesionados.

Veja

URGENTE! –Toyota abalroa em Motoqueiro, capota na BR 230 em São Gonçalo. Agricultor fica gravemente ferido e ocupantes do Carro lesionados. Veja
O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados por volta das 19h para atenderem um acidente do tipo capotamento na BR 230, nas imediações do Núcleo Habitacional I, Distrito de São Gonçalo na Grande Sousa.

No local, foi encontrado estendido ao solo as margens da BR 230, o agricultor, identificado por Renato Vieira, 23 anos, apresentando, fraturas de tíbia, fibro, fêmur, e cotovelo, além de várias escoriações.


Renato estaria numa Moto, placa não identificada, seguindo com destino a Sousa. No sentido contrário, a Caminhonete, Toyota, placa JTF 0208, Salvador/BA com dois ocupantes. A Moto teria abalroado na lateral do Carro, que perdera o controle, saiu da pista, desceu o barranco, e capotou por algumas vezes.


Os ocupantes da Caminhonete, identificados por: Cristiano Andrade Teodoro de Albuquerque, 56 anos, motorista, e Edson Silva de Oliveira, 40 anos, ajudante, seguiam de Natal/RN com destino a Salvador/BA, aonde residem.


Conforme versão dos passageiros da Toyota, a Moto vinha sem o farol dianteiro, o que teria motivado o acidente na pista de rolamento.


Por sorte não aconteceu uma tragédia, haja vista o estado que ficou o Carro, completamente destruído. O Motorista, Cristiano Andrade disse que vinham usando o cinto de segurança, e isso, possivelmente, salvou sua vida e do companheiro de viagem.


O Motoqueiro, Renato Vieira, 23 anos foi imobilizado pela Equipe do SAMU, depois socorrido ao Hospital Regional de Sousa para atendimentos médicos.


Os ocupantes do Carro, socorridos com leves ferimentos pelo Corpo de Bombeiros, também ao Hospital.


A Polícia Rodoviária Federal foi comunicada do caso para tomar as devidas providências.




Redação
@folhadosertao 

Poeta popular, Vinicius de Moraes foi um intelectual de múltiplas facetas


O centenário do "Poetinha" será celebrado neste sábado

- Agência Brasil

Reprodução/Internet
Ele também era formado em direto, diplomata, cronista, crítico de cinema e autor teatral
RIO DE JANEIRO - Uma das personalidades da cultura brasileira de maior projeção popular, Vinicius de Moraes, cujo centenário o país celebra neste sábado, foi muito mais do que o poeta de primeira linha e o letrista de músicas que há cinco décadas são executadas e regravadas em todo o mundo. O “Poetinha”, como ele mesmo – que cultivava os diminutivos como forma de carinho – gostava de ser chamado, foi um intelectual de múltiplas facetas.

Formado em direito e diplomata de carreira até ser aposentado compulsoriamente em 1969, pela ditadura militar, Vinicius foi também cronista e escreveu para jornais e revistas reportagens cheias de lirismo sobre as cidades onde viveu. Exerceu a crítica de cinema, com análises aprofundadas sobre filmes e cineastas dos anos 40 e 50, e foi um importante autor teatral.

Foi exatamente essa última faceta – a de dramaturgo - que motivou a aproximação do poeta, para quem a vida era “a arte do encontro”, com Antonio Carlos Jobim, em 1956. O encontro, fundamental na trajetória de ambos e um marco na cultura brasileira, aconteceu porque Vinicius estava à procura de um compositor para as músicas de sua peça Orfeu da Conceição, que pretendia encenar no Theatro Municipal do Rio.

Definida pelo autor como “tragédia carioca em três atos”, a peça é uma transposição da história do mito grego de Orfeu para uma favela do Rio de Janeiro. Escrito em 1954, o texto também estava sendo adaptado para o cinema, com o título de Orfeu Negro, pelo cineasta francês Marcel Camus. O filme, que ficou pronto em 1959, ganhou – como produção francesa – a Palma de Ouro do Festival de Cannes e o Oscar de melhor filme estrangeiro.
A parceria com Tom, iniciada com as canções para a peça – as mais conhecidas são Se Todos Fossem Iguais a Você e Lamento no Morro, deu início a um movimento de renovação da música popular brasileira. Dois anos depois, em 1958, com João Gilberto e a sua inovadora batida no violão, e o lançamento do LP Canção do Amor Demais, com Elizeth Cardoso interpretando composições da dupla, esse movimento, que começava a ganhar forma, logo iria ser chamado de Bossa Nova.

“Vinicius de Moraes foi um divisor de águas na história da música popular brasileira. Um poeta de livro que de repente se torna letrista e traz para as letras da música brasileira uma grande densidade poética”, define o crítico musical Tárik de Souza. Mais do que parceiros, Vinicius de Moraes colecionou amigos, companheiros de boêmia e da vida cotidiana. A troca ia muito além das rimas e notas musicais.

Para Tárik, que apresenta na Rádio MEC FM o programa Bossamoderna, Vinicius exerceu um papel de catalisador na música popular, estimulando o surgimento de novos compositores. “Ele foi o primeiro parceiro do Edu Lobo, o primeiro parceiro do João Bosco, incentivou o Francis Hime e vários outros artistas a se dedicarem realmente à música, a partir de parcerias com ele. Vinicius tinha essa generosidade de lançar artistas e de abrir novas frentes, como ele fez com Toquinho, que foi o seu último grande parceiro”
É grande a lista. Além dos já citados, inclui Carlos Lyra, Baden Powell (que formavam, juntamente com Tom, o que o poeta chamava de sua “santíssima trindade”), Chico Buarque e muitos outros. Lyra, um dos integrantes da “trindade” de Vinicius, conta como foi seu primeiro contato com o poeta. “Liguei para a casa dele: ‘Vinicius de Moraes? Aqui é o Carlos Lyra”.. e ele, com aquela mania de diminutivos, respondeu: ‘Ah, Carlinhos, ouvi muito falar de você. O que você quer de mim?’ E eu: ‘quero umas letrinhas...’. E ele:’então venha já pra minha casa’. E aí começou a amizade e a parceria”.
Vinicius fez letras também para o clássico choro Odeon, de Ernesto Nazareth (1863-1934), e para duas composições de Pixinguinha (Lamentos e Mundo Melhor). Na área da música erudita, Cláudio Santoro e Edino Krieger tiveram versos de Vinicius para composições suas. A obra do “Poetinha” inclui ainda canções em que ele foi autor de letra e música, dispensando as parcerias, como Pela Luz dos Olhos Teus, Serenata do Adeus e Rancho das Flores. E poemas seus, publicados anteriormente em livros, ganharam música, como os sonetos da Separação, musicados por Tom Jobim, e da Fidelidade, pelo pernambucano Capiba. O poema Rosa de Hiroxima ganhou nos anos 70 música de Gerson Conrad, líder da banda Secos e Molhados, de estrondoso sucesso na época em que lançou o cantor Ney Matogrosso.

Líder da Amupe desconversa sobre criação de município

Prefeito José Patriota disse que o valor de repasse do Governo Federal vai reduzir "quase nada" com o nascimento das novas administrações públicas

por Alex Ribeiro |  
Foto: Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/ArquivoPara o prefeito, os novos gestores precisam ter Para o prefeito, os novos gestores precisam ter
Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) desconversou sobre a aprovação do projeto pelo Senado que abre caminho para a criação de mais de 180 novos municípios no País. Segundo o pessebista, o nascimento de novas cidades vai afetar muito pouco no repasse do Governo Federal as novas entidades administrativas. 
“Vai reduzir um pouco do bolo geral, quase nada. Vai depender do gestor que ficar de plantão. (...) É um sonho de todo mundo dependente um dia se tornar independente. O importante é ter critérios. Antigamente fazia municípios sem critérios, mas agora isso não existe”, disse o gestor, em entrevista ao Portal LeiaJá.
Segundo Patriota, o uso de recursos do Governo Federal não vai ficar prejudicado por conta da “eficiência de serviço” dos novos gestores. “Essa coisa de recurso tem também controvérsias. Tem idas e vindas, mas é saber aplicar, saber ser eficiente no serviço, que não terá problemas”, frisou.

 

Médicos da PCR vão parar na próxima quinta-feira



advertência


Os mais de mil médicos vinculados à Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) decidiram realizar uma paralisação de advertência nos ambulatórios e nas atividades do Programa Saúde da Família (PSF) na próxima quinta-feira (24). Só o Samu e os serviços de emergência vão funcionar normalmente.
A decisão foi tomada ma tarde desta quinta-feira (18), em Assembleia Geral, no auditório da Associação Medica de Pernambuco (AMPE).

A categoria reivindica que a gestão municipal atenda ao pedido apresentado pelo Simepe em mesa de negociação dos valores praticados pelo Governo Federal, através do Programa Mais Médicos, bem como evidencie todos os esforços para imediata recomposição das escalas de plantão e reestruturação da rede pública de assistência à saúde.
“Tivemos a assembleia da Prefeitura do Recife que ratificou os parâmetros de valorização do profissional a serem discutidos em mesa de negociação com a gestão do Recife”,  explicou o presidente do Simepe, Mário Jorge Lôbo.
Ainda em relação às condições de trabalho, os profissionais cobraram que fiscalizações do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) sejam imediatas nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família, por parte da autarquia federal, além de encaminhamento para o Ministério Público Estadual (MPPE) da situação em que se encontram as mesmas.
Entretanto, o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, explicou que as entidades já começaram a fiscalizar as unidades de saúde. Ele citou o Hospital da Restauração, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital de Urgência e Traumas de Petrolina, mas garantiu que as atividades serão intensificadas nas unidade de saúde do Recife.

A próxima assembleia dos médicos do Recife está marcada para  quinta-feira (24/10), às 14h, na sede do Memorial da Medicina de Pernambuco, no Derby.
Postado por Danielle Carvalho

Restauração da PE-49 em fase de conclusão


Uma equipe está finalizando a pavimentação do acesso a Itapessoca, num trecho de 2,7 quilômetros, enquanto outra turma está fazendo as sinalizações horizontal e vertical nos demais trechos da rodovia. A obra da PE-49 recebeu investimento de R$ 16 milhões e está inserida no Plano de Infraestrutura Rodoviária de Pernambuco “Caminhos da Integração”, coordenado pela Secretaria de Transportes.
O pavimento da PE-49 estava desgastado e não suportava mais ações emergenciais de tapa-buracos por ter atingido seu tempo de vida útil. “Essa é uma obra de grande alcance socioeconômico, que estava sendo reivindicada há muito tempo pela população daquela região e que agora é realidade, com a autorização e a determinação do governador Eduardo Campos”, frisou o diretor-presidente do DER, Carlos Júnior.
A conclusão da obra de restauração da PE-49 vai beneficiar também os moradores da Praia de Catuama, que fica ao lado de Pontas de Pedra, e das comunidades de Atapuz e Itapessoca. “Além de proporcionar mais conforto e segurança aos motoristas, usuários e pedestres, haverá uma redução no tempo de viagem, facilidade no escoamento da produção das fábricas de cimento e de ração animal, da cana-de-açucar e no transporte de produtos vendidos por comerciantes locais, resultando ainda num incremento do turismo local, com o aumento da procura de veranistas com destino às praias daquela área”, ressaltou o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento.

Homem é preso em Paudalho após tentar matar sua ex-companheira


DSC01656
Um homem de 47 anos acusado de tentaram matar sua ex-companheira foi preso na tarde desta quinta-feira (17) , foi preso ontem em Paudalho após um mandato de prisão expedido pela juiz da cidade.
De acordo com informações José Marcelino da Silva, praticou o crime de tentativa de homicídio com uma arma branca (faca peixeira), fato ocorrido no ano corrente na cidade de Paudalho, contra a vítima Luciana Maria da Conceição. A vitima e o acusado moraram juntos por alguns anos, porém devido as discussões frequentes estavam separados.
Desde a pratica do crime, Marcelino estava foragido, onde após intenso serviço de investigação pelos Policiais da Dp de Paudalho e da Equipe Malhas da Lei, foi localizado em uma novo endereço na cidade do Paudalho. O preso foi apresentado na Dp de Paudalho e em seguida recolhido ao Presídio de Limoeiro, à disposição da Justiça Pública.


URL curta: http://programadizendotudo.com.br/?p=39825

Presa mulher que tentou matar nora em Paudalho


DSC01655
Uma mulher de 45 anos, residente na Rua do Maracatu, em Paudalho foi presa na tarde de ontem (17), após tentar assassinar sua nora.
De acordo com informações policiais, Ana Lúcia da Conceição praticou o crime de tentativa de homicídio e lesão corporal, contra a sua sua nora, que no momento das agressões estava grávida e com uma criança nos braços. Na ocasião Lúcia usou uma faca tipo peixeira, tentou golpear a vítima, mas não obteve êxito devido a intervenção de vizinhos.
A presa foi foi apresentada na Dp de Paudalho e em seguida recolhido à Colônia Feminina do recife (Bom Pastor), onde ficará à disposição da Justiça Pública.
URL curta: http://programadizendotudo.com.br/?p=39831

Agente penitenciário de Carpina é assassinado no Maranhão




O agente penitenciário Sandro Joaquim Silva, foi morto por um ele
mento na madrugada de hoje (18), na cidade de Valença, no estado do Maranhão.
De acordo com informações, o agente estava transportado o elemento Wagner Alexandre Almeida de Aragão o “Wagner da Carne”, na qual está sendo acusado de praticar vários estupros contra mulheres na cidade de Garanhuns, em Pernambuco. Wagner da carne foi preso na última quinta-feira (17) na cidade de Chapadinha no estado do Maranhão.No momento da condução do detento para o estado de Pernambuco, o elemento tentou fugir da viatura, quando o veiculo perdeu o controle e capotou.
Em um descuido o elemento tomou a arma do agente Sandro e efetuou um disparo na cabeça da vítima que morreu na ação do criminoso. Um outro agente penitenciário identificado como Wallas Ferreira de Sousa Lima, também estava no veículo, sofreu apenas algumas escoriações.
A Polícia Militar de Valença iniciou as buscas, mas até o momento não obteve sucesso.

Sandro Joaquim residia no bairro do Cajá, em Carpina. Ainda não temos informações sobe o velório.

Polícia Civil de Pernambuco fará paralisações de 24 horas



Em assembleia realizada ontem, os policiais civis de Pernambuco decidiram promover paralisações de 24 horas em alguns setores da instituição. A primeira será no dia 23 de outubro no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), das 8h da manhã até as 8h do dia seguinte. 
No dia 25, os profissionais do Complexo de Prazeres cruzam os braços. Uma comissão com 10 policiais, integrantes do sindicato e representantes das entidades de classe vai decidir os próximos pontos de paralisação. Haverá mobilização na frente das unidades, com carro de som e faixas. 
A categoria está em estado de greve desde 26 de setembro e pede a redução da distorção salarial entre o policial recém-contratado e o final de carreira, em torno de 72%. Também reivindicam reajuste no vale-refeição, congelado há cinco anos em R$ 7, e revisão da carga de trabalho semanal, atualmente em 44 horas.

Informações do Diário PE


Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/2013/10/policia-civil-de-pernambuco-fara.html#ixzz2i7vAMRGP

Em Carpina, acontece o 1° Encontro da Imprensa da Mata Norte e Agreste de Pernambuco neste sábado (19)



O 1° Encontro da Imprensa da Mata Norte e Agreste de Pernambuco será realizado no próximo dia 19 de outubro, das 8 às 12 horas, na Escola Técnica Manuela Ramos, em Carpina. Entre os palestrantes Adherval Barros (Rádio Olinda), Cléo Niceas (Asserpe) e Pedro Paulo (TV Nova).
A realização é da Associação da Imprensa de Pernambuco, com apoio da Asserpe, Jornal Voz do Planalto, Rádio Naza FM, Rádio Olinda e TV Nova Nordeste.
Informações: 3061-9207


Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/#ixzz2i4iVnj5r

Educação técnica cresce 200% em Pernambuco nos últimos sete anos


Número de unidades estaduais de ensino passou de seis, em 2007, para 20, em 2013, atendendo 21,6 mil alunos presenciais e a distância em 33 cursos

 SECRETARIA DA CASA CIVIL DE PERNAMBUCO
NÚCLEO DE JORNALISMO 

Entre 2007 e outubro de 2013, período da gestão Eduardo Campos, o número de escolas técnicas (ETEs) saltou de seis para 20, o que representa um crescimento superior a 200%. Até 2014, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, pretende atingir a marca de 40 escolas técnicas entregues à população da Região Metropolitana do Recife ao Sertão, oferecendo 33 cursos. Os municípios de Camaragibe, Bonito, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e São José do Egito serão as próximos a terem unidades inauguradas. A estas, somam-se as de São Lourenço da Mata, Arcoverde, Buíque, São Bento do Una e Recife, que já tiveram as ordens de serviços para o início das obras assinadas. Cada ETE tem capacidade para receber 1,2 mil alunos.
Desde 2007, Pernambuco investiu na estruturação da rede de educação técnica e tecnológica profissional nas diversas regiões de desenvolvimento, adequando-a às vocações e às necessidades locais e regionais, com mapeamento da mão de obra demandada e atendimento através de formação profissionalizante. Dentro da política de ampliação de vagas no ensino técnico, com foco na interiorização das unidades escolares, este ano a rede de escolas técnicas registrou 13.609 matrículas, número 1.014% superior ao ano de 2006, quando houve apenas 1.341 matrículas, na modalidade presencial. No ensino técnico a distância, são quase 8 mil matrículas.
As vinte escolas técnicas já em funcionamento estão beneficiando mais de 15 mil estudantes, nas modalidades presencial e a distância. Sendo 13,6 mil alunos frequentando regularmente as salas de aula. As últimas inaugurações ocorreram em Bezerros e Lajedo, no Agreste, e em Araripina e Carnaíba, no Sertão. Apenas a unidade de Bezerros possui 12 mil metros quadrados, dos quais seis mil são de área construída. Os investimentos foram de R$ 8,2 milhões. Com a iniciativa, além de Bezerros, serão beneficiados estudantes de 12 municípios vizinhos, entre eles Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Chã de Alegria, Chã Grande, Escada, Glória de Goitá, Gravatá, Pombos, Sairé, São Joaquim do Monte e Vitória de Santo Antão.
De acordo com o secretário de Educação, Ricardo Dantas, Pernambuco vive um momento econômico diferenciado, estando na era do desenvolvimento e, por isso, é necessário qualificar os jovens para o mercado que se abre na capital e no interior. “Com isso, os jovens poderão usufruir das oportunidades geradas pelo bom momento que o Estado atravessa, sendo importante registrar que nossas escolas técnicas oferecem cursos técnicos respeitando os arranjos produtivos das regiões em que estão inseridas, proporcionando aos moradores dessas localidades a oportunidade de permanecer em seu município e se especializar naquilo que já faz parte da sua vocação econômica”, destacou.
Infraestrutura – As ETEs são projetadas com dois pavimentos, abrigando 12 salas de aula, seis laboratórios – informática, língua estrangeira, química, física, biologia e matemática –, além de outros dois laboratórios para cursos técnicos, auditório, quadra poliesportiva coberta, refeitório, cantina e área de convivência.

Embora sejam construídas apenas em cidades com mais de 40 mil habitantes, as escolas técnicas estaduais atendem os municípios vizinhos, gerando uma rede de conhecimento técnico que beneficia inúmeros municípios em todas as regiões de desenvolvimento do Estado. Entre os principais cursos ofertados estão: biblioteca, logística, serviços de restaurante e bar, recursos humanos, administração, informática e segurança do trabalho, apenas na modalidade a distância.

SECRETARIA DA CASA CIVIL DE PERNAMBUCO
NÚCLEO DE JORNALISMO 

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...