sábado, 12 de maio de 2018

ELEIÇÕES Ministro nega liminar para garantir representante de Lula em debates entre pré-candidatos


Postado por Jeozivaldo CesarO partido alegou que Lula não foi convidado apesar de aparecer como 'líder na pesquisa de intenção de votos'



Desde que Lula foi preso, em 7 de abril, o PT o mantém como pré-candidato da legenda. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Desde que Lula foi preso, em 7 de abril, o PT o mantém como pré-candidato da legenda. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro Og Fernandes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um pedido de liminar (decisão provisória) do PT para que fosse garantida a participação de um representante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em debates entre pré-candidatos ao Palácio do Planalto.

Desde que Lula foi preso, em 7 de abril, o PT o mantém como pré-candidato da legenda, afirmando que irá registrá-lo para concorrer ao pleito.

Pela via judicial, o partido pretendia garantir a presença de um representante de Lula já no ciclo de entrevistas com pré-candidatos, iniciado pelo jornal Folha de S.Paulo, pelo portal UOL e pelo SBT.

O partido alegou que Lula não foi convidado apesar de aparecer como “líder na pesquisa de intenção de votos”. Os veículos de comunicação estariam com isso violando o princípio da isonomia entre os pré-candidatos, segundo o PT, ao alegarem que o ex-presidente “estaria indisponível para figurar nas entrevistas em decorrência de sua prisão”.

Ao analisar o caso, Og Fernandes reconheceu a importância da isonomia, mas destacou não haver dispositivo legal que garanta a participação de representante na hipótese de impossibilidade de participação de determinado candidato.

O ministro disse que o caso não tem precedentes e por isso deve ser examinado em plenário pelo TSE. Enquanto isso não ocorre, ele entendeu não haver urgência na concessão de liminar, pois “o fato de o ciclo de entrevistas já ter se iniciado não impede que, em caso de procedência desta representação, venha ser garantido à agremiação o direito de indicar alguém para ser entrevistado no lugar de seu pré-candidato”.

ARRUDA Santa Cruz: PC Gusmão chama Carlinhos Paraíba de ''meio-campista''


Carlinhos Paraíba afirmou o desejo de continuar jogando como segundo volante no Santa Cruz
Postado por jeozivaldo Cesar

Carlinhos Paraíba é o principal jogador do Santa Cruz em 2018 / Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Carlinhos Paraíba é o principal jogador do Santa Cruz em 2018
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Davi Saboya
Twitter: @davisaboya
Nem meia, nem volante. O técnico do Santa Cruz, Paulo César Gusmão, define Carlinhos Paraíba como meio-campista. Ou "médio", como preferiu chamar. A justificativa dele é que os jogadores que atuam no setor precisam saber marcar e sair bem para o ataque. Ele citou como exemplo o empate diante do Remo, que Ávila, Charles e o camisa 12 atuam nessas funções. Para o confronto contra o Globo, segunda-feira, o setor deve ter como novidade Geovani.
"Não gosto muito de definir meia ou volante. Acho que são médios. Médios são aqueles jogadores que jogam por dentro do campo, com função e característica. Sem a bola, tem que recompor e ajudar na marcação. Com a bola, liberdade para criar. Tanto que no último jogo se viu o Carlinhos segurando um pouco mais e o Charles finalizando, tendo poder de finalização, com chegada na área do adversário. São meio-campistas", afirmou o treinador coral.


Questionado sobre o dono da camisa 10, PC Gusmão destacou que é positivo para o Santa Cruz ter mais de uma opção. Atualmente, tem Geovani, Arthur Rezende, Maicon Assis e Valdeir, que ainda não foi regularizado. "Jogo com três médios. Hoje tem Geovani, Arthur, a chegada do Maicon, todos que podem fazer por dentro. O mais importante é que possa ter dentro do grupo opções", declarou o comandante tricolor.

REGULARIZAÇÃO

Última contratação do Santa Cruz, Valdeir não foi regularizado para o jogo contra o Globo na segunda-feira. A expectativa é que o nome dele seja publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no primeiro dia útil desta semana. A demora se deve ao fato de precisar de documentos internacionais, pois ele pertence ao Desportivo Aves, de Portugal.

CAMPANHA Vacinação contra gripe terá hoje 65 mil postos em todo o país


Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é segura e rediz complicações que podem provocar casos graves da doença
Postado Por Jeozivaldo Cesar

Ministério da Saúde espera vacinar 54,4 milhões de pessoas até 1º de junho em todo o país / Foto: Agência Brasil
Ministério da Saúde espera vacinar 54,4 milhões de pessoas até 1º de junho em todo o país
Foto: Agência Brasil
ABr

Sessenta e cinco mil postos de saúde em todo o país abrem as portas hoje (12) para a vacinação contra a gripe. No chamado Dia D de mobilização nacional, 37 mil postos de saúde de rotina e 28 mil unidades volantes estarão funcionando. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até 1º de junho.
Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.


Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, segundo o governo federal, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento de infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A vacina

O Ministério da Saúde informou que a vacina contra a gripe é segura e reduz complicações que podem provocar casos graves da doença, internações e óbitos.

Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em aproximadamente 50% das doenças relacionadas à gripe Influenza.
A dose utilizada na rede pública de saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul ao longo do último ano, conforme determinação da OMS, incluindo o H1N1 e o H3N2.

Reações adversas

Ainda de acordo com o ministério, após a aplicação da dose, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.
A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Proteção contra a gripe

O Ministério da Saúde alerta que a imunização antecipada é importante para garantir proteção contra a gripe antes que as temperaturas comecem a cair –período de maior circulação do vírus.
Ele recomenda ainda que a população adote cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; e evitar locais com aglomeração de pessoas.

MATA NORTE Vídeo registra agressões contra interno da Funase em Timbaúba


As imagens foram feitas pelos próprios agressores, que também são internos da unidade. O Ministério Público informou que está investigando o caso
Postado por Jeozivaldo Cesar

Por nota, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) confirmou a agressão contra um adolescente e informou que está investigando o caso / Foto: Reprodução/ TV Jornal
Por nota, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) confirmou a agressão contra um adolescente e informou que está investigando o caso
Foto: Reprodução/ TV Jornal
JC Online
Com informações da TV Jornal
O Ministério Público de Pernambuco está investigando a agressão de um interno de 16 anos no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco. Em um vídeo é possível vê-lo apanhando de outros adolescentes da unidade.
Nas imagens, gravadas pelos próprios internos, é possível ver jovem de 16 anos apanhando dentro da cela. Ele leva socos, tapas e é agredido com algo semelhante a um pedaço de madeira. Ele chega a ser imobilizado por alguns jovens enquanto apanha.

Em outro momento do vídeo o interno é obrigado a lavar as roupas dos outros adolescentes enquanto continua sendo alvo de agressões.
Por nota, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) confirmou a agressão contra um adolescente e informou que está investigando o caso. A vítima está sendo acompanhada pela equipe técnica da instituição. Os jovens suspeitos de cometerem as agressão foram transferidos para outra unidade de socioeducação. O caso teria acontecido no final do mês de abril.

INFECÇÃO Mãe encontra larvas de moscas na cabeça da filha em Paulista

Postado por Jeozivaldo Cesar
Após ir com a filha em várias unidade de saúde, a criança conseguiu tratamento contra a infecção no Hospital Maria Lucinda, na Zona Norte do Recife

A mãe identificou um ferimento na cabeça da menina, e depois as larvas começaram a surgir / Foto: Reprodução/TV Jornal
A mãe identificou um ferimento na cabeça da menina, e depois as larvas começaram a surgir
Foto: Reprodução/TV Jornal
JC Online

Uma menina de dez anos foi encaminhada ao Hospital Maria Lucinda, no bairro de Parnamirim, na Zona Norte do Recife, nesta sexta-feira (11), para tratar uma infecção na pele causada por larvas de moscas na cabeça, conhecida como miiase.
A mãe da criança, que mora em barraco de lona, em uma comunidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, conta que a garota vinha apresentando pequenas feridas no couro cabeludo e, nessa segunda-feira (7), a dona de casa observou a presença de larvas no ferimento.
Com mais dois filhos e em situação de moradia precária, a mãe relata que desde quando identificou as larvas levou a garota em várias unidades de saúde, mas afirma que o tratamento não foi adequado.
"Eu já fui em todos os médicos, mas eles nos colocam de volta para casa e mandam fazer o curativo", lamenta a mulher em entrevista à TV Jornal.

A criança deve ser encaminhada a um abrigo

O caso foi denunciado ao Conselho Tutelar de Paulista, onde a família mora. Cícero Delhany, conselheiro tutelar responsável pelo caso, conta que, normalmente, em situações como esta, a criança é encaminhada para um abrigo. O estado em que a criança se encontra configura negligência da família.
Por outro lado, o conselheiro destaca que as unidades de saúde também têm uma parcela de responsabilidade. Em atendimento no Hospital Maria Lucinda, a menina deve receber o devido tratamento médico contra a miiase.

Ajuda

Para ajudar a família, o Conselho Tutelar está recolhendo doações. As pessoas que quiserem contribuir devem ligar para o número (81) 98610-6924 e receber instruções para entregar a doação.

Justiça Eleitoral não conseguirá combater fake news, dizem juristas


ELEIÇÕES 2018

"Desde que o mundo é mundo, as pessoas mentem", afirmou Marcelo Ribeiro


Postado por Jeozivaldo Cesar

O controle da Justiça Eleitoral sobre as fake news pode esbarrar na liberdade de expressão dos cidadãos / Foto: U.Dettmar/TSE
O controle da Justiça Eleitoral sobre as fake news pode esbarrar na liberdade de expressão dos cidadãos
Foto: U.Dettmar/TSE
Estadão Conteúdo

As eleições presidenciais deste ano no Brasil serão contaminadas pelas chamadas "fake news" e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conseguirá combater a disseminação de notícias falsas no pleito, conforme análise de juristas em debate na capital paulista.
Para o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marcelo Ribeiro, é impossível controlar a disseminação de notícias falsas durante a eleição. "Acho que é impossível. Desde que o mundo é mundo, as pessoas mentem", afirmou, durante o Encontro de Lideranças Nacionais, organizado pelo escritório Bonini Guedes na capital paulista. O jurista diz que uso da tecnologia pode minorar o problema, assim como os recursos são usadas para disseminação de informações inverídicas.


O ministro do TSE Admar Gonzaga afirmou que as "fake news" não devem ser o principal problema da eleição. "Não me preocupa a questão da fake news, eu acho que isso vai acabar se resolvendo com tecnologia", disse. Para ele, o controle ficará a cargo do cidadão. "Isso sempre existiu e nós, cidadãos deste mundo moderno que mal começou, nessa novação ambiência, vamos ter que nos acostumar a nos defender desse tipo de ataque."

Liberdade de expressão

O controle da Justiça Eleitoral sobre as fake news pode esbarrar na liberdade de expressão dos cidadãos. "Eu não acredito que a liberdade de expressão seja a todo custo que nós devemos observar sem qualquer exceção", afirmou Ribeiro. "Deve haver controle estatal, embora esse controle sempre será ineficiente. Não vai conseguir cortar o problema. Vai conseguir minorar, talvez", disse.
O estrategista político americano Arick Wierson - que trabalhou para o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg - afirmou que o uso das "fake news" é uma realidade consolidada nas eleições no Brasil e no mundo todo. "Só vai crescer", apontou.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...