segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Recife sem radares: fiscalização de velocidade está desligada em todo Recife por atraso em licitação

 SEGURANÇA VIÁRIA

Não é apenas a Via Mangue, corredor viário expresso de acesso e saída da Zona Sul. Por atraso na licitação, todos os corredores viários da capital estão sem radares funcionandoNa prática, são mais de cem avenidas e ruas da cidade totalmente desprovidas de fiscalização de velocidade e mais de 60 equipamentos desativados

Não é apenas a Via Mangue, corredor viário expresso de acesso e saída da Zona Sul do Recife, que está sem fiscalização eletrônica de velocidadeSão todos os corredores viários da capital que estão, desde junho de 2023 e fevereiro deste ano, com os radares de velocidade sem notificar os excessos de velocidade praticados pelos condutores. Ou seja, desligados, como popularmente se diz.

Na prática, são mais de cem avenidas e ruas da cidade totalmente desprovidas de fiscalização de velocidade e mais de 60 equipamentos desativados. Sob a ótica da segurança viária, a situação é desastrosa, principalmente para o Recife, que desde 2020 foi escolhido para ser uma das 30 cidades mundiais beneficiadas até 2025, pelo projeto Bloomberg para Segurança Viária Global, desenvolvido pela Bloomberg Philanthropies organização especializada em políticas públicas, que atua em 480 cidades ao redor do mundo.

Vale lembrar que o excesso de velocidade é a infração mais cometida pelos condutores em todo o País e no Recife não é diferente. E que são os controladores e redutores de velocidade que respondem pela redução em até 40% dos números sinistros de trânsito com vítimas.

E, ainda mais, quando é analisada a razão para que a capital pernambucana tenha chegado a essa situação. Segundo informações apuradas pela Coluna Mobilidade, o desligamento dos radares está ocorrendo porque a Prefeitura do Recife - através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) - se “atrapalhou” na continuidade da licitação dos dois contratos existentes na cidade.

CONTRATO DE FISCALIZAÇÃO VENCIDO DESDE JUNHO DE 2023 E EM FEVEREIRO DE 2024

GUGA MATOS/JC IMAGEM
São os controladores e redutores de velocidade que respondem pela redução em até 40% dos números sinistros de trânsito com vítimas - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Um dos contratos de fiscalização eletrônica de velocidade - o maior deles, que abrange 80% do sistema de radares - está vencido desde junho de 2023 e somente três meses depois, em setembro, a prefeitura teria iniciado o processo de renovação, realizando um pregão eletrônico - modelo de licitação pública que simplifica os procedimentos por ser realizado de forma digital.

O segundo contrato - que abrange 20% dos radares - teria vencido agora, em fevereiro deste ano. E a população só começou a perceber o desligamento dos equipamentos porque eles começaram a ser recolhidos nos pontos, como aconteceu na Via Mangue.

Existem denúncias, inclusive, de que o processo se arrasta há mais de seis meses porque haveria um direcionamento da concorrência para beneficiar uma das empresas que disputam o pregão. Essa empresa, aliás, estaria em último lugar quando a análise é feita sobre o preço cobrado por monitoramento de faixa.

O custo apresentado seria de R$ 8 mil por faixa, quando existem empresas cobrando R$ 3 mil, por exemplo. A denúncia feita à Coluna Mobilidade alerta, principalmente, para o elevado custo que o novo contrato de fiscalização eletrônica terá para o erário público.

VALORES COBRADOS ACIMA DO MERCADO

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Vale lembrar que o excesso de velocidade é a infração mais cometida pelos condutores em todo o País e no Recife não é diferente - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Para comprovar que o valor de R$ 8 mil cobrado por faixa é tão absurdo para o mercado que os denunciantes comparam com uma recente licitação realizada nacionalmente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), cuja empresa vencedora cobrou R$ 2.800 por faixa monitorada.

O pregão para o novo contrato de fiscalização eletrônica de velocidade tem quatro empresas concorrendo e três delas já teriam reduzido os valores apresentados em 30%, 15% e 10%. A única que não teria feito uma contraproposta seria a quarta colocada e que tem chances de vencer a disputa.

Corredores viários importantes da cidade - inclusive de transporte público - já estão sem os equipamentos de fiscalização de velocidade, como é o caso do Largo do Cabanga, Cais José Estelita (área central) e Avenida Afonso Olindense, na Várzea, Zona Oeste, por exemplo.

O QUE DIZ A CTTU

Em nota, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que "os novos equipamentos serão reinstalados em até 90 dias. A CTTU esclarece ainda que apenas um tipo de fiscalização - por radar de velocidade - é que está em processo licitatório. E são 35% destes dispositivos de fiscalização eletrônica de velocidade que foram temporariamente desativados enquanto acontece o certame para definir novos equipamentos. Existem outros tipos de fiscalização eletrônica, que combinam excesso de velocidade e avanço de semáforo, por exemplo, que seguem normalmente em operação".

Ainda segundo a CTTU, os "trâmites para a renovação dos equipamentos de fiscalização tiveram início em outubro de 2022, quando houve mudanças nas portarias de aprovação dos equipamentos junto ao INMETRO, o que terminou por atrasar o processo". A CTTU informa que o contrato até então em vigência era datado de 2017 e que não tinha sofrido quaisquer reajustes nos preços praticados. "O atual processo licitatório foi todo aprovado pela Controladoria Geral do Município".

"Vale ressaltar, ainda, que as empresas que venceram a licitação em junho de 2023 terminaram por não cumprir algumas exigências técnicas e que, por isso, a licitação ainda está em curso até que as tecnologias necessárias ao serviço da CTTU sejam oferecidas. A CTTU também lembra que o cumprimento da velocidade estabelecida em cada via é obrigatório para todos os condutores, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A fiscalização eletrônica é apenas mais uma ferramenta que tem o objetivo de evitar a ocorrência de sinistros no trânsito, protegendo a vida de todos os cidadãos", diz a nota.

A Autarquia também informa que as blitze estão sendo intensificadas por toda cidade com o objetivo de garantir a segurança viária. "Ao todo, em 2023, a CTTU realizou um total de 676 operações de fiscalização, totalizando 73,5 mil abordagens, 10% delas resultaram em notificações. As blitze inibem o excesso de velocidade, como já é feito no período da noite e madrugada, quando os equipamentos são, por decisão judicial, desligados".

MÚSICA Natiruts anuncia fim da banda com turnê de despedida

 Com quase três décadas de carreira, o grupo liderado pelo vocalista Alexandre Carlo prepara shows para se despedir dos fãs

Publicado em: 26/02/2024 19:48

Grupo é liderado pelo vocalista Alexandre Carlo  (foto: Carlos Müller/Divulgação)
Grupo é liderado pelo vocalista Alexandre Carlo (foto: Carlos Müller/Divulgação)

O Natiruts anunciou a turnê de despedida Leve Com Você nesta terça-feira (26). O grupo liderado pelo vocalista Alexandre Carlo vai encerrar a carreira musical de quase três décadas com 20 shows pelo Brasil.

 

“Saber encerrar algo em um momento em que você está bem é importante. A trajetória que percorremos até aqui é o que nos possibilita isso. Existe uma ideia de missão cumprida e a vontade de viver a experiência da despedida próximos do nosso público”, comenta Alexandre Carlo.

 

Durante a trajetória artística, o Natiruts lançou 11 álbuns, fez mais de 1.500 shows e acumula, até o momento, 2,5 bilhões de visualizações nas plataformas musicais. O nome da turnê, Leve Com Você, é um tributo ao single lançado pela banda em 2002.

 

 

Confira as informações completas no Metrópoles.

Água Taquaritinga do Norte é o município que mais depende de carro-pipa em Pernambuco; confira o ranking

Postado por Jeozivaldo Cesar

75,09% da população do município é abastecida com carro-pipa

Publicado em: 26/02/2024 20:15

Carro-pipa é terceiro tipo de abastecimento mais importante para o estado (Foto: Divulgação)
Carro-pipa é terceiro tipo de abastecimento mais importante para o estado (Foto: Divulgação)

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o terceiro tipo de abastecimento mais importante para o estado. 

  1. Taquaritinga do Norte - 75.09%
  2. Santa Filomena - 72.71%
  3. Dormentes - 59.99%
  4. Jataúba - 59.09%
  5. Santa Cruz do Capibaribe - 57.35%
  6. Ipubi - 56.77%
  7. Santa Cruz - 53.94%
  8. Poção - 52.53%
  9. Afrânio  - 49.55%
  10. Caetés - 48.54%
  11. Paranatama - 48.54%
  12. Santa Maria do Cambucá - 44.93%
  13. Vertentes - 44.81%
  14. Iati - 43.74%
  15. Jucati - 43.53%

O IBGE também divulgou dados sobre o acesso à rede geral de esgotamento sanitário.  No estado, esse índice ultrapassou 52% dos pernambucanos em 2022. Isso significa um aumento, já que, em 2010, no levantamento anterior, eram 41%.

Homens são presos em Itamaracá com pistola de uso do exército de Israel; polícia investiga envolvimento com mortes de crianças

 Em fevereiro, um bebê foi assassinado por homens que invadiram a casa da família no bairro do Pilar. Cinco dias depois, três crianças foram baleadas enquanto dormiam e uma delas morreu.

Por g1 PE

 

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Delegado Gilmar Rodrigues explica como foi a operação que prendeu traficantes em Itamaracá

A Polícia Militar de Pernambuco, a Polícia Civil e o Grupo de Operações Especiais (GOE) realizaram a prisão de seis homens envolvidos com associações criminosas que faziam tráfico de drogas na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife. Um dos criminosos estava com uma pistola IWI modelo jericho, calibre 9 mm, de uso do exército de Israel, com numeração apagada e munições.

Além do envolvimento com o tráfico de drogas, as unidades policiais investigam conexões entre os criminosos e duas invasões a domicílio que resultaram na morte de crianças. A primeira delas, no dia 17 de fevereiro, quando um bebê de 9 meses foi assassinado, e a segunda, no dia 22, quando uma criança de 10 anos foi morta e outras duas foram baleadas.

"Essa parte [ligação com as mortes das crianças] eu não posso afirmar porque [a investigação] é exclusiva do DHPP [Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa]. [...] Existem indícios, sem a menor dúvida; agora é preciso a comprovação. Uma robustez das provas e só a Delegacia de Homicídios é que vai fazer essa parte", explicou o delegado da Polícia Civil Gilmar Rodrigues.

Mesmo que não haja confirmação do envolvimento dos presos com o assassinato das crianças, o comandante do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) do 26º batalhão de polícia, sargento Carlos Alexandre, comemorou as prisões e afirmou esperar uma redução da criminalidade em Itamaracá.

"Intensificamos o policiamento na comunidade do Morro da Fumaça, na Ilha de Itamaracá, onde, apenas nesse mês de fevereiro, retiramos cinco armas de fogo de circulação. Com isso, haverá uma grande diminuição no aumento de crimes daquela localidade", afirmou o comandante.

Polícia Militar apreendeu armas, munições e dinheiro com os traficantes presos no município de Itamaracá. — Foto: Reprodução/WhatsApp

Polícia Militar apreendeu armas, munições e dinheiro com os traficantes presos no município de Itamaracá. — Foto: Reprodução/WhatsApp

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