terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Mulher morre ao cair da garupa de uma moto, em Pontas de Pedra

 

ponta_de_pedra-estradaUm acidente de trânsito foi registrado, na madrugada desta segunda-feira (13), na PE-049, próximo ao Posto Master Gás, em Pontas de Pedra, na cidade de Goiana.
Natalia Santos da Silva, 24 anos, estava na garupa de uma motocicleta, quando caiu na rodovia, vindo a óbito.
O corpo da vítima foi removido para o IML, no Recife. O caso foi registrado na 44ª DP, em Goiana.

Revoltosa completa 99 anos de fundação, nesta terça (14)

 

revoltosa

A Sociedade Musical Cinco de Novembro, que é mais conhecida em Pernambuco como Orquestra Banda Revoltosa, e agora integra o seleto grupo dos Patrimônios Vivos da cultura de Pernambuco, completa nesta terça-feira, dia 14 de Janeiro de 2014, 99 anos de história totalmente dedicada a música e a Nazaré da Mata. É uma entidade sem fins lucrativos.
A Revoltosa, assim chamada porque seus primeiros músicos fundadores foram dissidentes de outras duas Bandas de música da cidade, e pela rebeldia demonstrada foram tachados de “Revoltosos”, daí seu nome mais conhecido como Revoltosa.
A Banda teve como seu primeiro presidente o Sr. Salustiano Francisco Correia e primeiro maestro o Sr. João Alves Cantalice (Mestre Joquinha) e das inúmeras atividades desenvolvidas durante esses anos, merecem destaque: a criação da Escola de Música, com aulas de teoria e solfejo, com posterior encaminhamento dos alunos para o Conservatório Pernambucano de Música, Centros Profissionalizantes do Estado de Pernambuco, e de outros Estados, e Universidades de Música e Artes.
A Fundarpe, em parceria com Ministério da Cultura, contemplou a Sociedade Musical 5 de Novembro como Ponto de Cultura Revoltosa. Isso significa dizer que o Poder Público faz um repasse financeiro para a manutenção das atividades de grupo. Em contrapartida, ministram aulas-espetáculos em programação a ser definida pela Fundarpe, integrando uma Rede de Pontos de Cultura, cuja gestão será de responsabilidade da Fundação.
A Sede da Banda Revoltosa, através do seu espaço físico presta homenagem àqueles que fizeram a história da Banda, é composta pelos seguintes espaços: SALÃO NOBRE MAESTRO JOQUINHA: Desde 1914, a banda Revoltosa tradicionalmente ensaia todas as terças e quintas neste espaço, nele também há exposição permanente, troféus e instrumentos antigos; AUDITÓRIO PROFESSOR AMARO MALTEZ: Neste espaço ocorrem eventos de audição musical, onde mensalmente professores e alunos promovem concertos populares e eruditos e amostras de filmes; SALA PROFESSOR MAESTRO GERSON CARVALHO: Destinada a cursos e oficinas de música, capacitação dos professores e encontro de poetas; SALA TUBISTA JOSÉ FERREIRA: Destinada a estudos percursivos; SALA TUBISTA SENHOR COSMO: Utilizada pelos professores e alunos para prática de instrumentos de sopro; SALA MAESTRO ÉLSON RODRIGUES: Funciona nesta sala a escola de música durante três turnos, com professores de teoria e solfejo e prática de instrumentos, capacidade para 150 alunos; SALA SAXOFONISTA EPITÁCIO DE JESUS: Sala própria para estudos de instrumentos harmônicos; e PÁTIO DE EVENTOS MAESTRO SEVERINO BELARMINO: Área destinada a eventos, espetáculos, concertos, formaturas e programações comemorativa.
As vésperas de completar 100 anos, a Orquestra Revoltosa, se apresentará mais um ano, na Praça do Frevo, comemorando também o titulo de Patrimônios Vivo da cultura de Pernambucana.

Machados divulga programação da Festa de São Sebastião


machadosA secretaria de turismo da cidade de Machados divulgou a programação da 96ª Festa de São Sebastião da cidade, que acontece entre os dias 24 e 27 de janeiro.
Vicente Nery, Caviar com Rapadura, As Coleguinhas, Trio da Huanna, Banda Calypso, Musa do Calypso, Saia Rodada e Padre Antônio Maria fazem parte da grade de atrações, que se apresentarão na cidade.

PERNAMBUCO APRESENTA REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS PELO SÉTIMO ANO CONSECUTIVO


No período o Programa Pacto Pela Vida salvou 7.889 vidas

O programa Pacto Pela Vida, implantado pelo Governo de Pernambuco em 2007, registrou, pelo sétimo ano consecutivo, uma redução de 7,6%, em 2013, na comparação com 2012, na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que mede o número de homicídios e latrocínios por 100 mil habitantes. Desde sua criação, o Pacto Pela Vida reduziu em 39,10% a taxa de CVLI’s, o que significa um total de 7.899 vidas salvas em sete anos. Ao alcançar sete anos consecutivos de queda na criminalidade, o Estado é o único do Nordeste que apresenta declínio nos índices de violência. O mesmo acontecendo com o Recife, única capital nordestina a reduzir os índices de homicídios.
Na análise dos dados por município, apenas em 2013, a capital pernambucana apresentou uma queda de 24,7% na taxa de homicídios e obteve 140 dias sem ocorrência de assassinatos. Na tabulação dos números nos últimos sete anos, Recife atingiu um patamar de redução de 60,88%. Para colaborar na redução da violência, a gestão municipal, após receber sugestões de vários setores da sociedade, lançou, no último mês de julho, o Pacto pela Vida do Recife, primeiro plano municipal de segurança pública do Brasil. Também foram instaladas 40 câmeras de videomonitoramento, em 13 bairros da cidade, reforçando a segurança em praças, parques e nas proximidades de escolas municipais.
Além dos vários municípios que diminuíram seus índices de CVLI, 13 cidades pernambucanas não registraram nenhum homicídio durante todo o ano de 2013. São eles: Salgadinho, Brejinho, Solidão, Buenos Aires, Calumbi, Frei Miguelinho, Granito, Ibirajuba, Ingazeira, Poção, Santa Filomena, Triunfo e Verdejante. O distrito de Fernando de Noronha também não registrou homicídios no ano passado. Pela primeira vez na história, Pernambuco celebrou um dia inteiro sem que fosse registrada uma única morte violenta. O fato aconteceu em 29 de abril, quando os 184 municípios do Estado zeraram os índices contabilizados pelo Pacto Pela Vida.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, atribuiu os resultados à decisão política do governador Eduardo Campos de ter optado pela criação efetiva de uma política de segurança pública e Defesa Social para o Estado. “Com a decisão, buscamos conhecer quais eram os problemas que levavam à violência e, a partir de um diagnóstico, investimos na complementação do efetivo, na integração entre os órgãos operativos da SDS e em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros setores da sociedade civil organizada”, destacou.
Em 2013, vários destaques foram fundamentais para a redução da violência no Estado. Para colaborar no combate ao crime foram nomeados 1.368 soldados da Polícia Militar, 414 agentes e 200 escrivães na Polícia Civil. Foram instaladas mais 280 câmeras, totalizando 573 em todo o Estado. Outro destaque importante diz respeito ao reforço no trabalho realizado pela Patrulha do Bairro. Mais 106 viaturas entraram em operação, totalizando 296 equipes realizando patrulhamento na capital, Região Metropolitana e Interior do Estado. As operações de repressão qualificada, no ano passado, continuaram colaborando na redução de CVLI. Foram 30 operações com 573 pessoas presas, com destaque para as operações Disciplina, Zero Bala e Última Jogada realizadas pelos órgãos operativos da SDS.
Operacionalidade – Ações repressivas também colaboraram para manter a curva decrescente da violência no Estado. Até novembro de 2013 foram apreendidas 1,1 toneladas de crack convertido e oito toneladas de maconha. As polícias pernambucanas cumpriram 7.444 mandados de prisão e realizaram 26.082 prisões em flagrantes além de remeter à justiça até novembro 47.270 inquéritos.

“Ainda há muito trabalho pela frente. Esse trabalho não para. O Pacto pela Vida não é formado apenas pelo trabalho de repressão, da polícia, mas também pelo trabalho das outras secretarias parceiras. Por um trabalho forte na prevenção social”, acrescentou Frederico Amâncio, coordenador do Pacto pela Vida e Secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco.

Atenção eleitor: tirar o título e pedir transferência de domicílio só até 7 de maio

O eleitor deve ficar atento às datas importantes que antecedem as eleições de 2014. No dia 7 de maio, 151 dias antes das eleições, termina o prazo para requerer a inscrição ou pedir a transferência de domicílio.

titulo eleitorO cidadão encontra esses serviços no cartório eleitoral mais próximo de sua residência. Para os dois casos, a Justiça Eleitoral disponibiliza na internet o pré-atendimento eleitoral, serviço também conhecido como Título Net.
Título eleitoral
Ao acessar a página do Título Net, o cidadão entra no ambiente virtual da Justiça Eleitoral, no qual inicia a solicitação do documento. Os campos de identificação devem ser preenchidos até o final. Finalizado o processo na internet, o solicitante deve obrigatoriamente comparecer a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, munido da documentação exigida, incluindo o protocolo gerado on-line, a fim de concluir o serviço e receber o título. Em caso de não comparecimento, o requerimento iniciado na internet será invalidado.
O eleitor que utiliza o serviço Título Net deve ter a atenção redobrada, pois as solicitações via internet deverão ser feitas impreterivelmente até o dia 2 de maio, cinco dias antes do prazo final estipulado pelo Calendário Eleitoral. Após essa data, o pré-atendimento não estará mais disponível e as solicitações deverão ser feitas apenas presencialmente nos cartórios eleitorais, até o dia 7 de maio.
Para requerer o título de eleitor, é necessária a apresentação de documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. Pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos, deverão apresentar o certificado de quitação do serviço militar obrigatório. Os que completaram 18 anos e que ainda dispõem do prazo para realizar o alistamento militar não precisam apresentar o certificado.
O título eleitoral é o documento que comprova o alistamento eleitoral e informa o número de inscrição, zona e seção eleitoral onde deve ser exercido o voto.
Transferência
No dia 7 de maio, também termina o prazo para solicitação de transferência do título eleitoral, nos casos em que o eleitor alterar seu endereço para outro município, Estado ou país. O pedido de transferência deverá ser encaminhado acompanhado de documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Os interessados podem dar início ao processo de transferência através do Título Net (até o dia 2 de maio) e devem comparecer ao cartório eleitoral próximo de sua residência para concluir o processo. No caso de mudança para outro país, o eleitor deve procurar a representação diplomática brasileira.
Para efeito de transferência, o eleitor também deverá estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.
HM/DB
Por Jornal de Caruaru

PPS expulsa vereador Jajá após o mesmo ter sido acusado de concussão e corrupção ativa

Através de nota, O PPS comunicou a imprensa, em geral, que resolveram expulsar o vereador Jajá, um dos dez indiciados na Operação Ponto Final, acusado de concussão e corrupção ativa, dos quadros do partido.


Jajá - Foto de Diogenes Barbosa.
“A Direção Estadual do PPS de Pernambuco, após a conclusão do processo administrativo e parecer do seu Conselho de Ética, decidiu, em reunião extraordinária, na tarde desta segunda-feira, dia 13 de janeiro de 2014, expulsar de seus quadros, o vereador Jailson Soares de Oliveira Batista, Jajá, da cidade de Caruaru”, diz o texto.
De acordo com a direção do partido, a expulsão aconteceu em razão dos fatos já amplamente divulgados pela imprensa e que envolvem atitudes suspeitas de diversos vereadores de Caruaru para aprovação de lei sobre o projeto do BRT. “Desta forma, mais uma vez o PPS demonstra ser um partido que prima pela correção e decência na prática política, não admitindo práticas de seus filiados que não se coadunam com estes princípios”, finaliza o texto.
Por Jornal de Caruaru

Ferreiros: Comerciante tem residência arrombada e furtada nesta segunda (13)


Ferreiros: Comerciante tem residência arrombada e furtada nesta segunda (13)


De acordo com a vítima, os bandidos levaram do local uma quantia em dinheiro de R$ 4.500,00.

Uma residência localizada na Avenida Miguel Arraes de Alencar, Ferreiros Novo, na cidade de Ferreiros, foi alvo de arrombamento e furto na manhã desta segunda-feira (13).
O proprietário da casa, Salatiel Paz de Freitas Domingos, 34 anos, informou a polícia, que os bandidos levaram a quantia em dinheiro de R$ 4.500,00.
No local, o efetivo policial constatou que os bandidos entraram por um basculante no quintal da residência. Eles aproveitam para realizar o arrombamento e o furto, pois o comerciante proprietário da residência se encontrava na praia no momento do ato criminoso.
A vítima foi encaminhada até a delegacia local onde o caso foi registrado e será investigado.
Com informações da Polícia Militar

Kika » Justiça inocenta dono de macaca acusado de maus-tratos


Mecânico criou animal por 33 anos. Macaca foi apreendida pelo Ibama e morreu um mês depois de ser separada do dono (Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press)




O mecânico Geraldo Miguel da Silva, 55 anos, sentiu ontem um sopro de alívio em meio ao sofrimento que tem vivido desde que perdeu seu querido bicho de estimação, a macaca Kika, com quem conviveu por 33 anos. Ele foi inocentado pela Justiça da acusação de maus-tratos contra o animal, que foi apreendido pelo Ibama em junho de 2011 e morreu um mês depois. Hoje, o juiz do 3º Juizado Especial Criminal da Capital, Gilvan Macedo dos Santos, irá ler a sentença, às 15h, no Fórum Thomas de Aqui, no Recife. O advogado do mecânico, Gilberto França, adiantou que o cliente processará o órgão por danos morais.

“Kika era uma filha. Tratei com amor e carinho. Ela gozava de boa saúde e morreu. A Justiça foi feita, mas o tempo não vai apagar a saudade”, desabafou Geraldo. Na casa dele, durante uma vistoria, o macaco-prego foi encontrado preso a uma árvore por uma coleira na cintura. Geraldo disse que possuía autorização do Ibama para ter o animal, mas o órgão alegou que o mecânico o mantinha em situação de maus-tratos.

Para o magistrado, nenhum elemento comprovou a conduta. Gilvan Macedo ainda destacou, na sentença, as condições precárias a que o animal foi submetido sob proteção do Ibama. “Tenha-se em vista, ainda, que diante das condições precárias das instalações do Ibama, demonstradas por meio da petição de folhas 215/220, caso o animal não estivesse sofrendo maus-tratos, passou a sofrer quando apreendido pelo referido órgão, tanto que morreu após trinta dias, após viver por três décadas com seu “pai”, escreveu. Procurado pelo Diario, o Ibama não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Sylvester Stallone confirma volta de Rocky Balboa


Segundo o ator, o filme não pode ser considerado um "Rocky 7" por mudanças na vida do personagens



Cena do filme do sexto filme em que o ator interpretou o personagem. Foto: Fox Filmes/ Divulgação
Cena do filme do sexto filme em que o ator interpretou o personagem. Foto: Fox Filmes/ Divulgação

Sylvester Stallone confirmou que vai voltar a viver o mítico personagem Rocky Balboa. Aos 67 anos, o ator vai participar do filme Creed como o lutador, que aparece como avô do protagonista Michael B. Jordan. Carl Weathers interpretará o também lutador Apollo Creed, segundo o Contact Music.

Mas Stallone, ganhador do Oscar pelo primeiro capítulo da saga, faz um alerta aos fãs: este filme não pode ser considerado um Rocky VII. Na história, ele vai passar seus conhecimentos ao seu pugilista protegido.

"Vou fazer um filme com Ryan Coogler chamado 'Creed'", disse em entrevista sábado à noite ao programa de TV de Jonathan Ross. "É interessante porque as pessoas acham que vai ser um 'Rocky VII'... mas não é. Eu tenho um papel coadjuvante. Vai ser ótimo voltar a esse personagem. Acho que pode ser um ótimo filme e um grande desafio. Vai acontecer".

Em março, Stallone disse estar "louco" para fazer Rambo 5. Mas que os fãs devem estar preparados para a morte do herói americano no final, se o filme realmente acontecer. O ator já tem algumas ideias. Depois do Vietnã, Afeganistão e Burma, o veterano agora deve ir parar no México.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...