Lançamento ocorreu na sexta-feira, após fracasso no dia 11 de abril
AFP - Agence France-Presse
Foguete Falcon 9 em seu lançamento, em 18 de abril. Foto: Bruce Weaver/AFP |
A Nasa exibiu ao vivo o momento em que o braço robótico de 17,6 metros de comprimento da ISS capturou a cápsula às 11H14 GMT (8H14 de Brasília).
"Captura finalizada, felicitações a toda equipe", disse o comandante japonês da ISS, Koichi Wakata, que coordenou a operação de controle do braço robótico ao lado do americano Rick Mastracchio.
"Estamos emocionados", completou Wakata, sorridente.
A SpaceX lançou na sexta-feira a cápsula Dragon a bordo do foguete Falcon 9, apesar do fracasso de 11 de abril de equipamentos de transmissão situados fora da ISS.
O fracasso provocou o temor de que, no caso de falha do computador principal, a Nasa não conseguisse controlar determinados sistemas fundamentais da ISS, como painéis solares e o de refrigeração.
Esta é a terceira das 12 missões de carga previstas pela Nasa. E a quarta visita da cápsula Dragon à ISS depois do primeiro voo de teste, que teve grande sucesso em maio de 2012 e que estabeleceu o primeiro acoplamento de uma nave espacial privada à estação orbital. Em outubro aconteceu a primeira missão comercial de carga.