domingo, 20 de abril de 2014

Espaço » Cápsula Dragon chega à ISS com equipamentos


Lançamento ocorreu na sexta-feira, após fracasso no dia 11 de abril

AFP - Agence France-Presse


Foguete Falcon 9 em seu lançamento, em 18 de abril. Foto: Bruce Weaver/AFP
Foguete Falcon 9 em seu lançamento, em 18 de abril. Foto: Bruce Weaver/AFP
A cápsula não tripulada Dragon, da empresa privada americana SpaceX, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) neste domingo, em sua terceira viagem para transportar mantimentos e equipamentos ao complexo orbital.

A Nasa exibiu ao vivo o momento em que o braço robótico de 17,6 metros de comprimento da ISS capturou a cápsula às 11H14 GMT (8H14 de Brasília).

"Captura finalizada, felicitações a toda equipe", disse o comandante japonês da ISS, Koichi Wakata, que coordenou a operação de controle do braço robótico ao lado do americano Rick Mastracchio. 

"Estamos emocionados", completou Wakata, sorridente.

A SpaceX lançou na sexta-feira a cápsula Dragon a bordo do foguete Falcon 9, apesar do fracasso de 11 de abril de equipamentos de transmissão situados fora da ISS. 

O fracasso provocou o temor de que, no caso de falha do computador principal, a Nasa não conseguisse controlar determinados sistemas fundamentais da ISS, como painéis solares e o de refrigeração.

Esta é a terceira das 12 missões de carga previstas pela Nasa. E a quarta visita da cápsula Dragon à ISS depois do primeiro voo de teste, que teve grande sucesso em maio de 2012 e que estabeleceu o primeiro acoplamento de uma nave espacial privada à estação orbital. Em outubro aconteceu a primeira missão comercial de carga.

Locutor » Corpo de Luciano do Valle será velado e sepultado em Campinas




O corpo do locutor Luciano do Valle será velado neste domingo, em Campinas, na Câmara Municipal da cidade. O sepultamento também será realizado no município do interior paulista, no cemitério Parque Flamboyant, às 16h de hoje.

Luciano do Valle morreu neste sábado aos 66 anos, vítima de infarto. O locutor teve uma morte súbita quando viajava de avião de São Paulo para Uberlândia, onde iria transmitir o jogo entre Atlético-MG e Corinthians, pela primeira rodada do Brasileirão.

O jornalista da Band chegou a ser encaminhado para o Hospital Santa Genoveva, na cidade mineira, e teve a morte confirmada às 16h15. Segundo informações do médico cardiologista Roberto Botelho, que estava no voo e prestou os primeiros socorros, Luciano morreu sem sofrer. "O que ele apresentou é chamada de morte súbita, ela acontece menos de uma hora quando começam os sintomas", informou. 

Responsável por comandar as atrações esportivas da Rede Bandeirantes durante grande parte da carreira - de 1983 a 2003 e de 2006 até os dias atuais, Luciano do Valle marcou época entre os narradores esportivos do país. Além de narrar futebol, ele foi um dos grandes ícones da divulgação de esportes olímpicos, vôlei, boxe, basquete e até transmissões de Fórmula 1.

História 

O narrador começou a carreira na década de 70 em emissoras de rádio e televisão. Ele passou por grande emissoras como Rede Globo, Rede Record e atualmente trabalhava na Rede Bandeirantes, em sua segunda passagem pela empresa. Além de se especializar em narração de futebol, ficou famoso por transmitir a Fórmula 1, quando Emerson Fitipaldi participava da categoria.

Durante a sua carreira, ganhou o apelido de Luciano do Vôlei por promover a seleção do esporte. No seu trabalho vários ídolos surgiram, como os jogadores Bernard, William, Montanaro e Renan, que ficaram conhecidos como a Geração de Prata.

Na sua carreira, mostrou conhecimento para narrar vários esportes. Tanto que cobriu lutas de boxe e lançou o lutador Maguila.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...