quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Após o vereador Evandro ter sido conduzido à delegacia, aconteceu “debandada geral” dos outros.

Logo após a divulgação da Operação Ponto Final 2, com as prisões de Evandro Silva e Val das Rendeiras, vereadores indiciados na Operação Ponto Final 1, deixaram Caruaru com medo de serem presos novamente.

vereadores presos
Foram convocados para prestar depoimento à Polícia Civil, na desta quarta-feira (29), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, os vereadores Evandro Silva (PMDB) e Val das Rendeiras (Pros). Eles estão entre os 10 parlamentares investigados na Operação Ponto Final.
Os legisladores prestam depoimento ao delegado Erick Lessa, responsável pelas investigações da operação, na sede da Gerência de Polícia do Agreste I (GPA-I), no bairro Indianópolis. A assessoria da Polícia Civil ainda não divulgou o motivo do procedimento e também não confirma se eles serão presos.
Além de Val das Rendeiras e Evandro Silva, que já estão na delegacia, os vereadores Neto, Val do DEM e Jadiel também são alvos da Operação Ponto Final 2.
Por Jornal de Caruaru

Mais um homem é executado a tiros na cidade de Toritama


Foto: Adielson Galvão
No fim da tarde desta quarta-feira (29), a polícia militar registrou mais um homicídio na cidade de Toritama.
De acordo com as informações colhidas pelo repórter Adielson Galvão, da Polo FM, a vítima foi identificada por Josivaldo Martins dos Santos (18 anos), conhecido como “Marreta”.

Josivaldo, que residia no sítio Caldas, zona rural daquele município, foi morto a tiros na via de acesso ao loteamento Gold Square. De acordo com a polícia, Josivaldo tinha saído do trabalho acompanhado da cunhada em uma moto (que o mesmo guiava) quando dois homens, ainda não identificados, se aproximaram já atirando.

Ao ser atingido, Josivaldo perdeu o controle da moto e a cunhada, no momento da queda, acabou desmaiando. Foi nesse momento que mais quatro disparos foram efetuados, atingindo as costas e a cabeça.

Agentes da Delegacia de Toritama, fizeram o levantamento cadavérico e levaram o irmão e a cunhada da vítima para prestarem depoimento no delegacia. A cunhada disse não conhecer quem são os assassinos, mas citou que Josivaldo se envolvia com pessoas, possivelmente, ligadas ao crime.

Um dado que chamou a atenção foi o celular da vítima. De acordo com os agentes, foram encontrados dados de que Josivaldo teria pesquisado a compra de armas pela internet.O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Foto: Adielson Galvão

Blog do Ney Lima

Polícia encontra corpo de professor de Educação Física desaparecido em Garanhuns


Após o desaparecimento ocorrido desde o último sábado (25) no município de Garanhuns, foi encontrado nesta quarta-feira (29), o corpo do professor de Educação Física, Edelson Lima. Segundo informações publicadas no blog Agreste Violento, a polícia relatou que ele foi encontrado nas proximidades de Frexeiras, na Zona Rural de São João. Ainda de acordo com informações repassadas pela polícia, o docente teve as mãos amarradas, e provavelmente foi espancado antes de morrer assassinado com golpes de faca peixeira.

Edelson era professor de Educação Física da unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) do município e atuava também em outras cidades vizinhas.

Na última segunda-feira (27), a polícia encontrou um carro abandonado e queimado na zona rural da cidade de Angelim, ainda no Agreste do Estado. A polícia acredita que o veículo pode pertencer ao professor, já que se trata do mesmo modelo de carro, um Polo de cor preta. No entanto, um laudo do Instituto de Criminalística deve indicar se foi o veículo encontrado é o mesmo do professor.

Folha de PE

Santa Cruz empata com o CSA em Maceió e cai para a terceira posição do grupo B

Da Redação

CSA e Santa Cruz se enfrentaram pela quarta rodada do grupo B da Copa do Nordeste na noite desta quinta-feira (30), no estádio Rei Pelé, em Maceió. No primeiro tempo, aos 26 minutos, o time pernambucano saiu na frente. Após bola alçada na área por Cassiano, Luciano Sorriso escorou de cabeça para Raul chutar. 
O resultado mantinha o Tricolor do Arruda na segunda posição. Mas logo no início da segunda etapa, o atacante Josimar dominou na área e chutou no canto esquerdo do goleiro Tiago Cardoso.
O empate deixou o CSA na liderança com oito pontos. Já o Santa Cruz caiu para a terceira posição do grupo B, com cinco. O próximo jogo do time pernambucano é contra o Bahia no domingo (2), às 16h, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Um torcedor coral entrou com ação na justiça para que esta partida fosse transferida para o Arruda, mas o pedido foi negado.

Corpo de soldado é encontrado baleado dentro do banheiro no Cindacta III

Da Rádio Jornal

Foto: Reprodução/ Site panoramio.com
Foto: Reprodução/ Site panoramio.com
A Polícia Federal está investigando a morte de um soldado, que foi encontrado baleado sentado no banheiro no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), localizado no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na manhã desta quinta-feira (29).
Em nota, o Cindacta informa que instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias da ocorrência.
Confira a seguir nota completa da Aeronáutica:
O Centro Comunicação Social da Aeronáutica informa que, na madrugada desta quinta-feira (30/1), um soldado faleceu vítima de disparo com arma de fogo durante serviço no Terceiro Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), em Recife.
O Cindacta III instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias da ocorrência. Vale ressaltar que o IPM corre sob sigilo, conforme previsto no Código de Processo Penal Militar.
O Comando do Cindacta III está à disposição dos familiares prestando apoio e os esclarecimentos necessários.

Rodoviários ameaçam fazer paralisação de advertência nesta sexta-feira

Da Rádio Jornal

ONIBUS_INTERNA
Os representantes da chapa de oposição do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário ameaçam realizar uma paralisação em protesto nesta sexta-feira (31), entre as 6h às 10h, no Grande Recife. Eles reclamam que o sindicato está há 33 anos sob o comando de Patrício Magalhães e a chapa de oposição não teve oportunidade de se candidatar para a presidência.
Aldo Santos, representante da oposição ao sindicato, alega que a categoria está indignada e desgastada com o mesmo sindicato há muitos anos e pretende lutar por seu direito de democracia. “A classe rodoviária está fazendo uma paralisação em protesto contra um sindicato que vem se mantendo no poder há tanto tempo”. Ele promete ainda que o protesto deve ser pacífico.
Ouça aqui a declaração de Aldo Santos sobre a possível paralisação:
Rádio Jornal procurou o atual presidente do sindicato, Patrício Magalhães, para saber como o sindicato pretende lidar com essa possibilidade de paralisação e o seu posicionamento sobre as críticas da oposição. Ele foi enfático ao dizer que não haverá paralisação, que essa ameaça é uma mentira. “Isso não é verdade, isso é mentira. Isso é um grupo de pessoas que não são rodoviários. Eles são desempregados, vivem pedindo dinheiro através de panfletos, querem viver disso, são parasitas eternos”, enfatizou.
Patrício Magalhães explicou ainda que o prazo para registro de chapas ficou aberto por quatro dias. Ele fez duras críticas aos integrantes da oposição ao sindicato ao dizer que “São ‘um bocado’ de mentirosos e de desempregados, eles não são trabalhadores”.
Ouça aqui a entrevista completa com Patrício Magalhães:

Em PE, fornecedores do presídio de Itaquitinga fazem protesto em Olinda

Por   | Para: CBN 
Fornecedores fecharam entrada lateral da sede provisória do governo (Foto: Divulgação / ABBC Comunicação)Fornecedores fecharam entrada lateral da sede provisória
do governo (Foto: Divulgação / ABBC Comunicação)
Fornecedores das obras do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte, fizeram um protesto na manhã desta terça-feira (14) junto à sede provisória do governo estadual, em Olinda. Segundo o grupo, cerca de dez empresas do setor de aluguel de equipamentos, além de outras 20 empresas da região que forneceram transporte, fardamento e alimentação para os trabalhadores, estão com pendências financeiras. O grupo fechou, durante parte da manhã, a entrada lateral do Centro de Convenções, por onde os servidores entram para trabalhar.
A construção do presídio começou em junho de 2010, por meio de uma Parceria Público-Privada administrativa. Nesta modalidade, o investidor privado arca com todas as despesas do empreendimento e, depois de entregue ao governo, também opera o serviço. O contrato da unidade carcerária de Itaquitinga tem prazo de 33 anos.
Em 2012, a empresa concessionária e líder do consórcio, Advance Construções e Participações LTDA, faliu e precisou ser substituída. O empresário Cláudio Chaud explica que a situação vem se arrastando há quase dois anos e, mesmo após uma reunião ano passado com o secretário Milton Coelho, eles continuam sem uma resposta satisfatória.
Chaud afirma ainda que muitos empresários estão passando necessidade. A informação repassada aos fornecedores é de que a nova empresa, DAG Construtura, assume a obra 'para frente', ficando os débitos que estavam a cargo da antiga concessionária devendo ser pagos pela própria Advance.
"O governo do estado é o principal responsável pela obra [ao meu ver]. A partir do momento que a empresa que era responsável faliu, alguém tem que se responsabilizar por nos pagar. Se a nova empresa é quem vai assumir a prisão e ter o bônus, ela tem que nos pagar também. Não aceitamos que, com a troca de empresas, não sejamos pagos", ressalta.
Segundo os fornecedores, as divídas somente com as empresas locadoras giram em torno de R$ 1,7 milhão, além de algumas máquinas que não teriam sido devolvidas. Através de nota, a Secretaria de Governo explicou que "o canteiro de obras do CIR de Itaquitinga está sendo mobilizado. Hoje, 85% das obras estão finalizadas. É importante frisar que o Governo do Estado ainda não fez nenhum investimento no CIR. Qualquer valor só será pago após a conclusão e início da operação do Centro".
Ainda segundo a nota, não houve necessidade de fazer uma nova licitação uma vez que "o que acontece é a substituição de controle acionário e a nova controladora é a responsável pela execução da obra".
Procurados pelo G1, os responsáveis pela empresa Advance Construções e Participações LTDA não foram encontrados para se manifestar sobre o assunto. A DAG Construtura foi procurada pelo G1 e até o momento de publicação desta reportagem não enviou resposta.
Presídio
As obras de Itaquitinga deveriam ter começado em outubro de 2009, com prazo de três anos para a conclusão. No entanto, os trabalhos só iniciaram em junho de 2010. O final da obra estava previsto para outubro de 2012, foi adiado para 2013. A unidade fica no meio do canavial, na Zona Rural de Itaquitinga.
Além dos pavilhões – que vão receber mais de 3 mil presos – o local também contará com alojamentos para a Polícia Militar e agentes penitenciários. Todas as obras seguem um esquema de segurança rigoroso, inspirado em presídios americanos e europeus. De acordo com o governo do estado, a obra custa R$ 350 milhões, onde 30% são do governo e 70% são da empresa privada que venceu a licitação.

Funcionários dos Correios deflagram greve

Categoria estava em estado de greve desde a audiência realizada no último dia 9legenda

Durante assembleia realizada nesta quarta-feira (29), os servidores dos Correios de Pernambuco resolveram deflagrar greve por tempo indeterminado a partir das 00:h desta quinta-feira (30). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Pernambuco (Sintect-PE), o Governo Federal pretende terceirizar o plano de Saúde, que hoje atualmente se chama Correio Saúde, e funciona em regime de auto-gestão para criar uma nova subsidiária terceirizada. Para a categoria, a mudança representa uma perda.

Outra decisão tomada na assembleia, segundo a assessoria do sindicato, foi a de realizar uma passeata em apoio à Oposição Rodoviária, que deflagrou uma paralisação também para esta quinta-feira (30). Segundo o sindicato, a categoria já estava em estado de greve desde o último dia 9, durante audiência.
Com a decisão, os próximos passos serão: a realização dos chamados ‘piquetes’, na entrada dos centros de distribuição e agências logo cedo. Às 16:00h, uma nova assembleia está convocada para acontecer em frente à sede dos Correios, na avenida Guararapes, no Centro do Recife.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...