terça-feira, 6 de agosto de 2019

Ministra diz que liberação de agrotóxicos não traz riscos

Postado por Jeozivaldo Cesar

Mesmo com muitas críticas, incluindo de especialistas, a ministra da Agricultura decidiu defender a liberação dos agrotóxicos feita pelo governo

Ministra diz que liberação de agrotóxicos não traz riscos
Notícias ao Minuto Brasil
06/08/19 10:00 ‧ HÁ 1 HORA POR NOTÍCIAS AO MINUTO
BRASIL AGRICULTURA
Aministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que a liberação de agrotóxicos não coloca em risco a saúde dos consumidores nem o meio ambiente. Segundo ela, a liberação de registro para que novos produtos sejam usados no país foi acelerada, mas as exigências continuam as mesmas.
“Não mudou nada, o que mudou, somente, foi a celeridade. Foi colocado mais gente no Ministério da Agricultura, pesquisadores da Embrapa que vieram ajudar essa fila [de pedidos de registro]. Foi colocado mais gente no Ministério de Meio Ambiente, também a fila anda. E a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] resolveu pegar esse assunto em que o Brasil está muito atrasado em relação a outros países”, disse após participar da abertura do Congresso Brasileiro do Agronegócio.
Os pesticidas e herbicidas usados no Brasil também são, de acordo com Tereza Cristina, usados em outras partes do mundo. “Quase todos os países do mundo já usam esses produtos. E quando não usam é porque não precisam”, disse sobre a segurança dos produtos.
Para a ministra, há uma má compreensão sobre o assunto. “É inadmissível que o agronegócio brasileiro tenha tido nessa última semana um bombardeio pela mídia nacional, querendo colocar desinformação aos brasileiros, falando sobre o alimento inseguro, o que não é verdade”, acrescentou.
Na quarta-feira passada (31), foi publicado no Diário Oficial da União o marco regulatório para agrotóxicos. Detalhado por meio de três resoluções e uma instrução normativa, o marco atualiza e dá maior clareza aos critérios adotados para avaliação e classificação toxicológica desse tipo de produto. Estão previstas alterações nos rótulos e nas bulas dos agrotóxicos, definindo regras para a disposição de informações, palavras e imagens de alerta.
Como forma de combater as críticas, a ministra defendeu um reforço nas ações de comunicação direta e mediação com jornalistas sobre os temas relativos ao agronegócio brasileiro. “Nós precisamos ganhar a guerra da comunicação”, enfatizou.
Tereza Cristina acredita que o tema do desmatamento também precise de ações focadas na comunicação. “Nós apanhamos da mídia internacional direto”, reclamou sobre as reportagens publicadas sobre o desmatamento no país. “Ninguém é mais sustentável do que o Brasil”, rebateu ao afirmar que, via de regra, os produtores rurais mantêm grande parte dos imóveis preservando a vegetação nativa.
Nesse sentido, a ministra defendeu mais cuidado na divulgação do monitoramento do desmatamento na Amazônia feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A partir da análise das informações do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) foi apontado um aumento de 88% na derrubada da floresta em junho deste ano em comparação com o mesmo mês de 2018, com a perda de 920,4 quilômetros quadrados de mata.
“O Inpe é um instituto importante. Agora, ele colocou, primeiramente, os dados que são de alerta, em que você não tem a área desmatada. Esse dado precisaria ser melhor trabalhado para ser colocado à disposição de todos”, disse Teresa Cristina. “Nós precisamos trabalhar melhor essas informações para colocar para a população e para o mundo, para que não gere toda essa celeuma. E às vezes é uma coisa muito pequena”, acrescentou.
Na semana passada, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, rebateu a informação sobre desmatamento afirmando que pelo menos 31% do total do desmatamento apurado em junho ocorreram em anos anteriores, principalmente em 2017 e 2018, mas só foram computados depois. Para chegar a essa conclusão, segundo ele, foram analisadas imagens de 56% das áreas desflorestadas em junho indicadas pelo Deter.  
Também na semana passada, o diretor do Inpe, Ricardo Galvão, foi exonerado depois de entrar em polêmica com o presidente Jair Bolsonaro sobre os dados do desmatamento.

Preso que se vestiu de mulher é encontrado enforcado no Rio

Postado por Jeozivaldo cesar

Após a tentativa de fuga, ele foi colocado em isolamento em Bangu 1; segundo o governo, ele se matou com um lençol


O detento Clauvino da Silva, de 42 anos, que tentou fugir da prisão vestido de mulher, foi encontrado morto numa cela no presídio de Bangu 1, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio, ele foi encontrado enforcado com um lençol enrolado no pescoço.
O governo do Rio informou que ele teria se matado. Uma sindicância foi aberta para apurar os fatos.
No último sábado, Silva tentou fugir da presídio de Bangu 3 tentando se passar pela sua filha de 19 anos. Ele vestiu uma máscara de látex, peruca preto e roupas da jovem e tentou sair pela porta da frente da cadeia. Após a tentativa frustrada de fuga, ele foi encaminhado para isolamento no presídio de Bangu 1, considerado de segurança máxima.
O traficante, conhecido como Baixinho, foi condenado a 73 anos e 10 meses de prisão por tráfico de drogas. Em 2013, ele também tentou fugir do Complexo de Bangu pelo esgoto. Chegou a escapar, mas depois foi recapturado.

MENOR MATA JOVEM DE 23 ANOS APÓS LEVAR TAPA NO ROSTO EM ALIANÇA


Na noite deste sábado (03) por volta das 22:00, a equipe do DEAH tomou conhecimento que a pessoa de OBSON JORDÃO ALVES MOREIRA, de 23 anos de idade, foi socorrida pela equipe do SAMU e posteriormente conduzida para o HR 0 Hospital da Restauração, na Capital Pernambucana, Recife.  O mesmo foi vítima de golpes  de golpes de arma branca, porém veio a óbito no caminho do hospital.

O autor do fato foi o menor com as iniciais (G.F.S), de 15 anos de idade, que por ter sofrido um tapa na região da face durante uma discussão com a vítima, puxou uma faca, vindo desferir vários golpes contra Obson e posteriormente evadindo-se do local. No entanto, menor foi encontrado pela PM e confessou o crime, o mesmo estava com várias manchas de sangue pelo corpo e vestes.
O menor infrator foi conduzido para a Delegacia de Plantão em Goiana, acompanhado de sua genitora, onde a equipe DEAH, fez a lavratura do Auto de prisão em flagrante de Ato Infracional. O menor infrator será apresentado ao Ministério Público para as providências cabíveis.
Fonte Blog do Carlos Araujo

Policiais civis querem remuneração melhor

REIVINDICAÇÕESPostado por |Jeozivaldo Cesar

Publicado em: 06/08/2019 07:01 Atualizado em: 06/08/2019 07:06

Foto: Bruna Costa/Esp. DP
Foto: Bruna Costa/Esp. DP

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) marcou para amanhã uma assembleia visando deliberar sobre a campanha salarial de 2019. A principal reivindicação do segmento é um salário equivalente à jornada de trabalho. Segundo o sindicato, o governo do estado reajustou a carga horária dos policiais civis sem aumentar, proporcionalmente, os valores pagos. A alteração começou a vigorar em 2010, por força da lei nº 155. A reunião será a partir das 18h, na sede da entidade, em Santo Amaro, área central do Recife.

Em visita ao vice-presidente do Diario de Pernambuco, Maurício Rands, a diretoria do Sinpol afirmou que tenta, há muito tempo, dialogar com o estado, mas não há um entendimento. “A gente não quer reajuste salarial, e sim que o governo corrija essa questão, que repare o que nos deve há quase dez anos”, diz o presidente da entidade, Áureo Cisneiros. “Estamos abertos ao diálogo, mas o estado fica empurrando com a barriga. Vamos puxar um movimento grande, estão todos muito revoltados com essa situação”, acrescenta.

Áureo aponta, também, que há “usurpação de funções” por parte da Polícia Militar no Instituto Médico Legal (IML) do Recife, além do déficit de pessoal. “A campanha também olha por essa questão, que o estado complete o quadro de policiais civis. Para você ter ideia, nos últimos quatro anos, mais de dez mil homicídios deixaram de ser investigados. Isso é grave, gera impunidade. E a impunidade é a mãe da violência”, conta.

DOSSIÊ IGNORADO
Outra queixa do sindicalista, ainda no âmbito da suposta falta de diálogo com o Governo de Pernambuco, é que o Sinpol elaborou, com ajuda de uma empresa especializada, um dossiê sobre as dificuldades que a Polícia Civil enfrenta no estado. Teriam sido produzidos dois volumes desse material, apontando problemas estruturais, pontos que atrapalham o trabalho de inteligência do efetivo e outros assuntos.

“Fizemos esses dois dossiês, que foram assentados em bases científicas, teve outros estados e países como parâmetro. Foi um trabalho minucioso que levamos para o governo que, em momento algum, sentou conosco para discutir”, lamenta. Por fim, a instituição relata que há uma perseguição contra os sindicalistas, por parte da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS). Estariam tramitando na pasta mais de 60 processos administrativos contra civis que exercem mandato no Sinpol. “Eu e Áureo temos, juntos, quase 40 deles”, af irma Rafael Cavalcanti, vice-presidente do sindicato.“Todos por apontar problemas na Polícia Civil e lutar por melhores condições. O governo, em vez de nos ouvir, usa a corregedoria para processar, mesmo a diretoria estando dispensada do serviço para exercer mandato”, discorre Rafael. A SDS foi procurada para comentar as acusações do Sinpol, mas, até o fechamento desta edição, não deu retorno.

Feriado de São Salvador do Mundo leva programação religiosa para as ladeiras de Olinda

PADROEIROPostado por Jeozivaldo Cesar



Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP. (Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP.)
Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP.

Nesta terça-feira (6) é comemorado o dia do padroeiro de Olinda, São Salvador do Mundo – um dos nomes atribuídos a Jesus Cristo. A data é feriado no município e celebra a transfiguração de Jesus. As comemorações começam em Olinda às 8h. Haverá a Alvorada Festiva e Laudes solenes dirigidas pelas congregações religiosas, irmandades, Ordens Terceiras e seminaristas. A tradicional procissão com a imagem de São Salvador do Mundo sairá às 16h, da Igreja Matriz de São Pedro Mártir em direção a Sé de Olinda. Ao chegarem à catedral, os fiéis participarão da Missa Solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

A imagem de São Salvador do Mundo na Igreja da Sé de Olinda traz Jesus segurando um globo terrestre tendo uma cruz fincada, que representa o mundo cristão. Essa simbologia religiosa é adotada por Olinda como símbolo da cidade, estando presente nas bicas, marcos e lugares públicos.

A Sé de Olinda foi anunciada como catedral da então Diocese de Olinda em 16 de novembro de 1736 tendo como titular, São Salvador do Mundo. De acordo com a historiadora, Marieta Borges, as celebrações foram retomadas em 1978 através do insistente pedido do também historiador e jornalista Gaston Manguinho, chamado “Patriarca de Olinda”. As paróquias de Olinda passaram a ser convidadas a participar da programação do evento. Há 35 anos, a tradição religiosa voltou a ser celebrada.

Revitalização O Alto da Sé passou por obras de preservação do patrimônio artístico, cultural, histórico e arquitetônico. No ponto turístico, foi reestruturado o espaço do Largo da Sé, que se estende desde a Igreja da Sé até a Ladeira da Misericórdia. A recuperação do local contemplou as praças e toda a infraestrutura do entorno, bem como a readequação paisagística. Houve ainda o embutimento da fiação elétrica. No local, também foi construído o mercado de artesanato Sylvia Pontual. A ação incluiu também a obra de requalificação do prédio da Caixa D’Água, onde foi instalado um elevador panorâmico, tendo sido transformado num mirante, com vista de 360 graus para Olinda e Recife.

Programação
8h – Alvorada Festiva e Laudes solenes – Sé de Olinda.
Responsáveis: Congregações religiosas, Irmandades, Ordens Terceiras e Seminaristas de Olinda;
16h – Procissão saindo da Igreja Matriz de São Pedro Mártir em direção à Sé de Olinda;
17h – Missa Solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Previsão de chuva para o Grande Recife nesta terça-feira

METEOROLOGIA

Postado por Jeozivaldo cesar

Também deve chover na Zona da Mata e no Agreste de Pernambuco
A temperatura deve variar entre 20ºC e 29ºC no Grande Recife. E previsão de 19ºC e 30ºC para a Zona da Mata / Foto: Margarida Azevedo/JC
A temperatura deve variar entre 20ºC e 29ºC no Grande Recife. E previsão de 19ºC e 30ºC para a Zona da Mata
Foto: Margarida Azevedo/JC
JC Online

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta terça-feira (6) é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas no Grande Recife. O mesmo vale para a Zona da Mata e Agreste.


Para o Sertão e Fernando de Noronha, o tempo deve variar de nublado a parcialmente nublado.

Temperaturas

A temperatura deve variar entre 20ºC e 29ºC no Grande Recife. E previsão de 19ºC e 30ºC para a Zona da Mata.
No Agreste, os termômetros devem marcar entre 15ºC e 28ºC.
Em Fernando de Noronha, os termômetros devem marcar entre 24ºC e 30ºC. Para o Sertão, o Inmet prevê máxima de 32ºC e mínima de 13ºC.

Após ser espancada e estuprada, mulher se finge de morta para se livrar de agressor

MACHISMOPostado por jeozivaldo Cesar

Publicado em: 05/08/2019 21:17 Atualizado em: 05/08/2019 21:31

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Uma mulher de 33 anos, moradora do bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, foi espancada e estuprada por um homem, identificado como Luiz Carlos da Silva Pontes, também de 33 anos. Segundo a Polícia Militar, agentes do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram acionados por funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lagoa Encantada, no Ibura, para registrar a ocorrência. 
 
Em depoimento aos PMs, a vítima informou que precisou se fingir de morta para se livrar do agressor. O caso aconteceu nesse domingo (4) e já está sendo investigado pela Delegacia da Mulher, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. 
 
Durante a ouvida, a vítima também afirmou aos policiais militares que sabia o endereço da residência do agressor. Ao chegar ao local, o suspeito estava na casa onde morava e também tentou agredir os PMs. “O efetivo seguiu com a vítima até o local e, ao chegar na propriedade, foi surpreendido pelo suspeito que puxou uma faca (para os policiais). Entretanto, a equipe conseguiu desarmar o acusado e detê-lo em flagrante”, contou a Polícia Militar. 
 
Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, após depoimentos, o flagrante do caso foi revertido em prisão preventiva pelo crime de estupro e Luiz Carlos foi encaminhado ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, município da Região Metropolitana do Recife (RMR). O suspeito agora vai aguardar audiência de custódia. 

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...