quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Prefeitura de Carpina terá que adaptar projeto de Revitalização das praças

20131211_174455_HDR-620x330

Segundo a promotora de Justiça Kívia Roberta de Souza Ribeiro, o Parecer Técnico nº 148/2013-GMAE, feito por profissionais da área de arquitetura da Coordenadoria Ministerial de Apoio Técnico e Infraestrutura (CMATI/MPPE), acusou falhas nos projeto arquitetônico apresentado pela prefeitura de Carpina. Para supri-las, a prefeitura deverá incluir na proposta os aspectos de acessibilidade e mobilidade urbana (conforme as normas da ABNT-NBR 9050/2004), considerando que a acessibilidade urbana é direito de todos os cidadãos (art. 10, da Lei nº 10.741/2003 da Constituição Federal).
Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Carpina (Mata Norte) firmou Termo de Ajustamento de Conduta perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se comprometendo a garantir a adequação do projeto urbanístico e paisagístico de seis praças da cidade ? localizadas na Av. Joaquim Nabuco ? e a obediência às legislações ambientais e às de acessibilidade. O ajuste deverá ser feito por profissional habilitado em praças e moldar-se em cima da Licitação 60/2013, que trata do encaminhamento do projeto, no prazo de 60 dias.
Outros pontos que precisarão ser revistos dizem respeito aos licenciamentos oficiais do órgão do Meio Ambiente, Licença Prévia (LP) e Licença de Operação (LO), além do pagamento de taxas sobre a aprovação de projetos LP, Licença de construção e LO , assim como, projetos de drenagem de águas pluviais, instalação de hidrossanitárias e elétricas e sistema final de esgotos.
Fonte: MPPE

Operação apreende quase 50 pássaros na feira livre de Surubim

Concurso-IBAMA-2013-Edital-Inscricao-4
Segundo a PM, foram apreendidas 24 aves da espécie Jesus Meu Deus, nove papa capins, sete galos-de-campina, dois canários, uma jandaia, um tiziu, um sangue de boi, além de uma maria fita. Durante a ação, ninguém foi preso.
Os pássaros juntamente com as gaiolas apreendidas foram levados à Delegacia de Surubim. As aves serão entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Do Ne10

Mulher de 60 anos dá à luz filhas gêmeas na China



O caso é extremamente incomum na China, que manteve por muitos anos a política do filho único, devido à idade da mulher. No resto do mundo, muitos países e clínicas impõem limites a tratamentos de fertilização in vitro, que se torna menos eficaz com a idade e devido a preocupações com o bem-estar da criança.
Segundo o jornal China Daily, Sheng Hailin, que hoje tem 63 anos, perdeu a primeira filha por envenenamento acidental com gás há mais de quarenta anos.
“Para sobreviver e me libertar da solidão, eu decidi ter outro filho, apesar da minha idade avançada”, disse Sheng em declarações ao jornal.
Um hospital militar na cidade de Hefei (leste) concordou em dar a ela e ao esposo fertilização in vitro, acrescentou o periódico. O China Daily não explicou porque Sheng foi aceita para receber o tratamento.
A mulher, então, deu à luz a Zhizhi, que nasceu com 1,85 quilo, e Huihui, com 1,45 quilo, em 25 de maio de 2010 no Hospital Nº 105 do Exército de Libertação Popular, continuou o jornal.
Segundo o Livro Guinness dos Recordes, a mulher de mais idade a dar à luz no mundo foi a espanhola Maria del Carmen Bousada de Lara, que teve gêmeos por cesariana em 2006, quando tinha 66 anos e 358 dias. A mulher faleceu de câncer três anos depois.
Por mais de trinta anos, a China implementou sua lei de planejamento familiar, algumas vezes recorrendo à brutalidade, restringindo a maior parte dos casais a ter um único filho, com algumas exceções em algumas famílias rurais cujo primeiro filho era uma menina, minorias étnicas e casais em que os dois eram filhos únicos.
Estima-se que um milhão de famílias em todo o país tenham perdido o único descendente desde que a medida entrou em vigor nos anos 1970 e outros quatro a sete milhões devem passar por isto nos próximos 20 a 30 anos.
Estas famílias enfrentam incertezas no futuro, sem ninguém para ajudá-los com as fragilidades ou os altos custos médicos trazidos pela idade avançada, e diante do sentimento de perda em uma cultura que enfatiza a família.
A notícia foi divulgada em um momento em que o alto comitê legislativo da China prepara-se para formalizar uma exceção mais ampla ao limite do filho único e permitir a casais em que apenas um dos membros é filho único terem dois filhos.
Sheng, uma funcionária de serviços médicos aposentada, e seu marido recebem boas pensões, segundo a mídia chinesa.
Mas Sheng voltou a trabalhar, viajando por todo o país para dar palestras sobre saúde para ganhar dinheiro extra para poder sustentar as crianças, inclusive mais de 10 mil iuanes (US$ 1.600) por mês para pagar duas babás, uma vez que ela não consegue mais executar tarefas que demandam esforço físico, como dar banho nas pequenas.

Interdição para obras de túnel

Cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre será fechado para nova fase de serviçosDP
Cruzamento da Caxangá com a Real da Torre será fechado para instalação de estacas e concretagem de vigas (Ahmad al-Rubaye/Arquivos/AFP Photo)


As obras de construção do Túnel da Abolição, na Madalena, que integra o Corredor Viário Leste/Oeste, entram numa nova fase na quinta-feira. Para que as equipes instalem as estacas e façam a concretagem de vigas, será necessário interditar o cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre. A interdição seguirá até 5 de janeiro. Os motoristas que trafegam na Caxangá, entre as ruas Real da Torre e Benfica, precisam estar atentos às alterações no trânsito local durante esses 12 dias. Para os usuários de ônibus, não haverá mudança.

Os condutores que vêm no sentido subúrbio/cidade vão ter que desviar pela Rua João Ivo da Silva. Os que desejarem seguir pela Benfica deverão entrar na Rua João Ivo da Silva e depois na Rua Nobre de Lacerda para, em seguida, pegar a Rua Monsenhor Júlio Maria até chegar à Benfica. Com a construção do túnel, a capacidade viária do cruzamento da Rua Benfica com a Real da Torre, que hoje é de 4.620 veículos/hora, vai passar para 8.250 veículos/hora.

As intervenções vão ser feitas com base no Plano de Circulação elaborado para a área, segundo o secretário-executivo de Mobilidade Urbana do estado, Gustavo Gurgel. “Esforços estão sendo feitos para minimizar os transtornos causados aos motoristas e usuários de ônibus. É importante lembrar que o tráfego na área é grande e vamos precisar contar com a compreensão da população”, disse Gurgel.

Mais de 56 mil veículos de passeio e quase seis mil ônibus circulam nas vias do entorno da Real da Torre por dia. A área afetada pela interdição terá presença de pessoal da CTTU, Detran, BPTran e Grande Recife Consórcio, que vão ajudar na orientação. As vias do entorno vão ser sinalizadas durante todo o período. Serão distribuidos panfletos nos semáforos e pontos de ônibus.

Com investimento de R$ 16 milhões, o túnel de 287 metros integra o conjunto de obras do Corredor Exclusivo de Transporte Rápido por Ônibus (TRO), que tem início no Derby, passando pela Avenida Caxangá e seguindo até Camaragibe. A obra deve ficar pronta em março de 2014. O túnel terá três faixas de rolamento e vai atender os veículos particulares e coletivos que vierem da Real da Torre e seguirem para a João Ivo da Silva.

Papa pede fim de guerras na Síria e na África em bênção 'Urbi et Orbi'


DP

Papa Francisco durante bênção
Papa Francisco durante bênção "Urbi et Orbi" na Praça de São Pedro, Vaticano. Foto: Osservatore Romano/ AFP Photo
O papa Francisco pediu em sua primeira mensagem de Natal "Urbi et Orbi" o fim das guerras na Síria e na África e condenou o tráfico de seres humanos, ao considerá-lo um crime contra a humanidade.

A partir do balcão da Basílica de São Pedro, o primeiro papa latino-americano, que foi muito aplaudido ao aparecer vestido com um hábito branco em frente à multidão reunida na Praça de São Pedro, pediu paz para os homens e condenou as várias guerras que assolam o mundo.

"Continuemos a pedir ao Senhor que poupe novos sofrimentos ao amado povo sírio", declarou em sua primeira bênção de Natal como Papa.

"Muitas (vidas) dilacerou, nos últimos tempos, o conflito na Síria, fomentando ódio e vingança", reconheceu o pontífice, que dedicou em setembro um dia mundial de oração quando um ataque americano a este país parecia iminente.

O Papa argentino também pediu que o acesso à ajuda humanitária para a Síria seja garantido.

O pontífice latino-americano se referiu especificamente às tensões que "ameaçam a convivência pacífica" do jovem Estado africano do Sudão do Sul, onde a ONU voltará a mobilizar suas tropas em algumas cidades ante os confrontos entre o exército e os rebeldes.

O temor de que o conflito sul-sudanês se agrave aumentou no domingo e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu que se for necessário tomará novas medidas para garantir a segurança dos cidadãos americanos depois que quatro soldados deste país ficaram feridos.

Francisco também implorou para que a paz reine em vários países da África, entre eles a República Centro-Africana, "frequentemente esquecida pelos homens".

O papa jesuíta pediu negociações entre israelenses e palestinos e que sejam curadas "as chagas do amado Iraque, ferido ainda frequentemente por atentados".

O chefe da Igreja católica advertiu que se deve evitar que a paz alcançada seja de "fachada, por trás da qual há contrastes e divisões".

"A verdadeira paz não é um equilíbrio entre forças contrárias", disse em sua breve e densa mensagem.

"A paz é um compromisso de todos os dias, que se realiza a partir do dom de Deus, da graça que Ele nos deu em Jesus Cristo", completou.

Desabrigados, refugiados, imigrantes
O chefe da Igreja católica lembrou os deslocados e refugiados, especialmente no Chifre da África e no Congo, e condenou com firmeza o tráfico de seres humanos, que classificou de crime contra a humanidade.

"Ó Menino de Belém, tocai o coração de todos os que estão envolvidos no tráfico de seres humanos, para que se dêem conta da gravidade deste crime contra a humanidade", afirmou o pontífice latino-americano, que mencionou a tragédia na ilha siciliana de Lampedusa, onde quase 400 imigrantes ilegais se afogaram no início de outubro.

"Que nunca mais aconteçam tragédias como aquelas a que assistimos este ano, com numerosos mortos em Lampedusa", rogou o Papa argentino, filho de imigrantes italianos, cuja primeira visita oficial na Itália foi justamente a esta ilha italiana para dar alívio aos ilegais que arriscam sua vida atravessando em barcos o Mediterrâneo.

Em sua mensagem, pronunciada em italiano, lembrou as vítimas das catástrofes naturais e o "querido povo filipino", atingido pelo tufão Haiyan.

Dirigindo-se aos católicos, mas também aos não crentes, o papa pediu para que pensem "nas crianças, que são as vítimas mais frágeis das guerras, mas (...) também nos idosos, nas mulheres maltratadas, nos doentes... As guerras dilaceram e ferem tantas vidas", comentou.

"Voltai o vosso olhar para as inúmeras crianças que são raptadas, feridas e mortas nos conflitos armados e para quantas são transformadas em soldados, privadas da sua infância", clamou o pontífice ante a multidão reunida.

Apesar do tempo cinza, milhares de romanos e turistas receberam na Praça de São Pedro de Roma a bênção papal "Urbi et Orbi".

O toque de cor foi dado pelos peregrinos latino-americanos, assim como pelos guardas suíços, com seus trajes coloridos.

Previamente, na noite de terça-feira, Francisco celebrou na Basílica de São Pedro a tradicional Missa do Galo.

MPPE pede abertura de processo de cassação dos vereadores presos em Caruaru

.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou, hoje, com ação cautelar preparatória de ação de improbidade administrativa contra os dez vereadores de Caruaru, presos na última quarta-feira (18).
Câmara
Na figura dos promotores de justiça, Bianca Stella e Maviael Souza, o MPPE também recomendou ao presidente da câmara municipal que anulasse a votação da sessão legislativa, que aprovou o projeto de lei do Executivo caruaruense. Esse convocava os novos vereadores empossados para outra deliberação, além de deflagrarem o processo de cassação de mandato dos vereadores presos.
Diante do ocorrido, uma medida liminar foi determinada pelo juiz de direito da Vara da Fazenda Pública, José Fernando, para determinar o afastamento do cargo dos vereadores. A medida também suspende os efeitos da votação na sessão da câmara municipal do dia anterior à prisão. Naquela sessão, os vereadores haviam aprovado projeto de lei do Executivo municipal autorizando a contratação de empréstimo no valor de até R$ 250 milhões.
Os vereadores são suspeitos de cobrar propina da ordem de R$ 2 milhões para a aprovação de projetos da prefeitura.
Por Jornal de Caruaru

Ativistas gays elegem seus maiores inimigos em 2013

Ativistas gays elegem seus maiores inimigos em 2013; Pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano, entre outros evangélicos, estão na lista.

aff gay
Anualmente, os ativistas gays elegem as figuras públicas que representam os maiores opositores à sua agenda, e em 2013 há desde pastor evangélico até autor de novela na lista publicada pelo site LGBT iGay.
O pastor Marco Feliciano (PSC-SP) aparece no topo. Eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, virou alvo dos ativistas gays por suas opiniões controversas publicadas no Twitter, e por sua postura assumida contra a homossexualidade.
“Feliciano pautou a comissão com assuntos de interesse da bancada evangélica, entre eles uma proposição que susta — via decreto legislativo — a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Outra decisão do Feliciano permite que organizações religiosas expulsem de seus templos pessoas que ‘violem seus valores, doutrinas, crenças e liturgias’. Estas são apenas duas ações que justificam minha escolha”, disse Julio Moreira, do Grupo Arco-Íris, do Rio de Janeiro.
A cantora Mara Maravilha, ex-apresentadora de TV, foi outra lembrada pelos ativistas por ter se posicionado favorável ao projeto de lei apelidado como cura gay: “[Ela pode] não ser homofóbica em suas atitudes no cotidiano, mas, como toda pessoa pública, tem de entender que tudo que uma pessoa com visibilidade fala, vira notícia. E que ela precisaria medir melhor as consequências de suas declarações, e pensar antes de declarar algo que incentive a homofobia e a discriminação”, afirmou a produtora transexual Barbara Aires, uma das votantes na eleição dos maiores inimigos dos gays em 2013.
O deputado federal João Campos (PSDB-GO), autor do projeto que ganhou da mídia a alcunha de “cura gay”, não foi esquecido pelos militantes homossexuais: “Ele é o maior inimigo, não tenho a menor dúvida. É o maestro dessa sinfonia que ameaça o Estado Laico”, acusou Maju Giorgi, colunista do portal iG.
A psicóloga Marisa Lobo, colunista deste portal e uma das apoiadoras do projeto proposto por João Campos – que previa a derrubada da proibição aos psicólogos de atenderem homossexuais que procuram ajuda especializada para abandonar a homossexualidade – foi colocada na lista negra dos ativistas “por falar a favor da cura gay e viver oferecendo seus serviços para conversão de homossexuais”, disse Roberta Salles, autora do blog “Dedilhadas”, voltado ao público LGBT.
O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), também não ficou de fora da lista: “[Ele] utiliza os horários comprados em várias emissoras para demonizar o ativismo LGBT e pregar contra os avanços e direitos dessa população, com opinião fortemente contrária à aprovação do projeto de Lei Federal que pune a homofobia [...] Malafaia se posiciona contra o casamento homoafetivo, embasado em dados pseudocientíficos e altamente questionáveis. Um dos adversários mais perigosos pelo seu poder midiático e formador de opinião”, ataca Julio Moreira.
A jornalista Rachel Sheherazade, âncora do SBT, foi indicada pelos ativistas LGBT por suas opiniões contrárias aos excessos cometidos durante as manifestações dos ativistas gays: “Ela transforma sua fé em opinião editorial e a leva a um telejornal. O que não falta é maluco batendo palma pra ela na internet”, disse Rafael Puetter, militante da agenda LGBT no Rio de Janeiro.
“É uma cretina. Protestou na TV contra o beijo gay das meninas no culto do Feliciano, dizendo que ‘liberdade de expressão não é um direito ilimitado, não é salvo-conduto para o desrespeito’, e ‘o beijo delas fere a moral pública’”, esbravejou a blogueira Roberta Salles.
A presidente Dilma Rousseff (PT) foi apontada na lista novamente, e dessa vez, pelo mesmo motivo de anos anteriores: aos olhos dos ativistas gays, a mandatária do Palácio do Planalto é omissa. “Indiquei a presidente por seu silêncio e inércia eloquente em atitudes em prol dos direitos e da segurança da população LGBT [...] Sem falar na absurda posição de não querer a votação do PLC 122/06 antes da eleição de 2014, colocando assim sua aliança com fundamentalistas e conservadores em prol de sua reeleição acima dos direitos humanos da população LGBT”, afirmou Paulo Iotti, presidente do Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual (GADvS).
A cantora Joelma Mendes, vocalista da banda Calypso, foi inserida na lista negra dos ativistas gays por dizer publicamente que se tivesse um filho homossexual, se esforçaria para fazê-lo abandonar a prática.
Demonstrando intolerância entre eles mesmos, os ativistas colocaram o autor de novelas Aguinaldo Silva na lista por ter criado o personagem Crô, que na novela Fina Estampa, era um homossexual mordomo de uma madame. O personagem ganhou a afeição do público por seus trejeitos: “Histórico militante das causas homossexuais do Brasil, ele [Aguinaldo Silva] criou um personagem caricato, que resultou na ridicularização gratuita das pessoas gays. Apoiando-se num pretenso bom humor, desconsiderou o papel perverso que piadas mal intencionadas podem desempenhar num momento em que a luta pelos direitos sexuais avançam no Brasil”, criticou Dimitri Sales.
Por Jornal de Caruaru

Record gasta uma fortuna e perde para o SBT

.

O custo milionário do programa “Domingo da Gente”, 500 mil por programa, revelado pelo site Notícias da TV apenas comprova que não tem gente no comando da emissora e dos programas que saiba fazer aquilo dar certo. Seria muito fácil com 200 mil por programa ganhar do SBT, mas pra isto tem que ter gente com talento no ramo.
SBT Record
Isso só mostra que dinheiro não é tudo. Especialmente aquele que vem da exploração de pessoas humildes na Igreja Universal do Reino de Deus, principal mantenedora da Record.
E a TV Cultura comete uma agressão ao jornalismo.
Alguém já viu a Globo cedendo seu cenário do “Jornal Nacional” para que outro programa fosse feito nele? Pois é, o cenário de um programa de jornalismo é algo que marca a credibilidade dele e deve ser entendido, mas parece que Marcos Mendonça, ainda presidente da TV Cultura, desconhece os princípios básicos deste. Se existisse um diretor de jornalismo na emissora que entendesse do assunto jamais permitiria que tal programa fosse ao ar. A Cultura vai colocar um programa infantil com Papai Noel dentro do cenário do “Roda Viva”. Depois disto o Conselho da Fundação Padre Anchieta deveria pedir impeachment de Marcos Mendonça.
Por Jornal de Caruaru

Proposta transfere eleições de presidente, governador e prefeito para abril

Câmara dos deputados federais

.
.
Tramita na Câmara o Proposta de Emenda à Constituição 268/13, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que transfere para abril as eleições para presidente da República, governador e prefeito.
Pela proposta, o primeiro turno das eleições ocorrerá no primeiro domingo de abril e o segundo turno, caso seja necessário, no quarto domingo. A Constituição estabelece o primeiro e o quarto domingos de outubro para as eleições a esses cargos. Pelo texto, a duração do mandato, de quatro anos, e a posse em 1º de janeiro não foram alteradas.
Fagundes argumenta que as campanhas eleitorais acontecem nos meses de seca em grande parte do País e isso gera “enorme desgaste físico” tanto para o candidato quanto para a população envolvida na política. “Seria prudente que o período eleitoral fosse deslocado para os meses de clima mais ameno, como abril”, afirmou.
Tramitação
A PEC terá sua admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada em comissão especial e, depois, no Plenário.
Íntegra da proposta:
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Regina Céli Assumpção
Da ‘Agência Câmara Notícias’
Por Jornal de Caruaru

Presidente do DEM em Catende diz que vaso sanitário é símbolo do trabalho do ex-secretário Wilson Damázio


Erivaldo Melo, presidente do Democratas em Catende
O presidente do diretório municipal do Democratas em Catende, advogado Erivaldo Melo, em nota divulgada pela página do partido no facebook nesta segunda feira, aproveitou a saída do ex-secretário de defesa social Wilson Damázio para fazer criticas ao governo Eduardo Campos, entre outras coisas o presidente do partido diz que o governador não demitiu Wilson Damázio e se o ex-secretário não pedisse demissão a entrevista que motivou a queda do mesmo teria sido ignorada: “Foi preciso que o Senhor Damázio tivesse um acesso de incontinência verbal para que houvesse um desfecho que há muito era cobrado pelas circunstancias.” Disse Erivaldo.

Para o advogado a queda no número de homicídios no Estado se deve a fatores diversos e não ao trabalho desenvolvido pelo ex-secretário: “Na verdade o índice de homicídios dolosos caiu em razão da dificuldade em se adquirir armas de fogo, a institucionalização da lei seca e às melhorias sócio-econômicas que vêm sendo implantadas desde o governo Jarbas/Mendonça, gerando empregos e diminuindo a ociosidade, que é a principal porta de entrada para vida no crime.” Erivaldo Melo disse ainda que: “os homicídios geralmente são cometidos pelas mesmas pessoas, grupos de extermínio, prendendo estas pessoas, o número de homicídios cai.” Para ele o governo de Eduardo Campos trata mal os policiais mais experientes e isso traz conseqüências nas investigações: “Prender quem mata viciados em razão de dívidas, os vulgarmente chamados “nóias”, é fácil, mas prender quem mata políticos, como o vereador Marcos Animal em Catende ou autoridades como o promotor de justiça Thiago Farias em Itaíba dá trabalho, exige tirocínio policial e experiência, coisas que se adquire com o tempo e que são sistematicamente desprezadas por este governo.” 

O presidente do DEM em Catende diz ter esperança que o novo secretário enfrente o que ele chamou de homicídios seletivos, aqueles que atingem líderes sociais, políticos e autoridades, os quais, para o mesmo, tem objetivo de intimidar as instituições democráticas. “Pernambuco é líder em crimes com motivação política e a resposta do governo tem sido zero nesse tipo de homicídio.” Por fim o advogado encerra a nota ironizando: “No governo de Eduardo Campos o secretário de defesa social é uma espécie de rainha da Inglaterra, reina mas não governa.” Garantindo que ouviu isso do próprio chefe de gabinete do ex-secretário delegado Claudio Antonio Delgado Borba. E continua: “simboliza os feitos do Senhor Wilson Damázio na gestão da segurança pública do Estado, o vaso sanitário que foi apreendido em protesto contra sua pessoa na capital pernambucana. Se não o restituiu, como manda a lei, certamente terá feito bom proveito do mesmo.” Encerra Erivaldo Melo.

Vereadores de Caruaru presos serão liberados

Oito dos dez vereadores presos de Caruaru, no Agreste, deixarão a Penitenciária Juiz Plácido de Souza nesta terça-feira (24) e poderão passar o Natal em casa. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) concedeu a liminar de pedido de habeas corpus - um pedido emergencial de soltura - feito pela defesa. Permanecem detidos Eduardo Cantarelli (PMDB) e Pastor Jadiel (PROS), segundo informações dos advogados. O pastor foi o único do grupo que não ingressou com o pedido de liberdade. A expectativa é de que eles sejam liberados até o início desta noite.


Os legisladores foram detidos preventivamente no último dia 18 pela Operação Ponto Final, deflagrada pela Polícia Civil, com o objetivo de investigar um esquema de corrupção na Câmara Municipal. Eles são suspeitos de cobrar propina para a aprovação de projetos do Poder Executivo encaminhados à Casa. De acordo com a polícia, os suspeitos tentavam extorquir R$ 2 milhões. Uma das votações colocadas em suspeição foi a do empréstimo de R$ 250 milhões para a instalação do BRT (Bus Rapid Transport), uma das prioridades do PAC Mobilidade para o município. A Justiça determinou a suspensão da sessão que aprovou o empréstimo.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que o presidente da Câmara de Caruaru, Leonardo Chaves (PSD), abra processo de cassação de mandato contra os dez vereadores presos. O MPPE também ingressou com ação cautelar preparatória de ação de improbidade administrativa contra os vereadores afastados dos cargos por determinação judicial.

O inquérito pode ser concluído ainda nesta semana. O delegado Erick Lessa, responsável pelo caso, informou na última segunda-feira (3) que pretende conceder uma entrevista coletiva até a sexta-feira (27) para dar detalhes sobre a investigação. Além dos detidos, o delegado colheu o depoimento dos demais vereadores de Caruaru - a Câmara conta com 23 integrantes - e de secretários da prefeitura.

Com informações da repórter Júlia Schiaffarino, do Diario de Pernambuco

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...