segunda-feira, 10 de maio de 2021

CNM lamenta mortes de gestores de Itaquitinga (PE), de Rio Espera (MG) e de Perolândia (GO)


13072020 CNM LUTOCom muito pesar a Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o movimento municipalista perdeu três gestores municipais nos últimos dias. Por diferentes circunstâncias, os prefeitos de Itaquitinga (PE), de Rio Espera (MG) e de Perolândia (GO) faleceram e a entidade lamenta a fatalidade e se solidariza com os munícipes das três localidades.

Na quinta-feira, 6 de maio, o prefeito de Rio Espera, Lúcio Marcos da Silveira, que tinha 47 anos, faleceu de infarto durante uma partida de futebol. Muito popular na região da Zona da Mata Mineira, o gestor era liderança de destaque dentro do movimento municipalista.

O prefeito de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, morreu, no sábado, 8, em um acidente de carro. Segundo assessores, Pablo Moraes, de 38 anos, estava sozinho no veículo. De acordo com os assessores de comunicação da prefeitura de Itaquitinga, o gestor estava saindo da cidade para ir até Carpina, na mesma região.

Com 45 anos de idade, o prefeito de Perolândia (GO) faleceu na madrugada deste domingo, 9, vítima da Covid-19. Ele foi diagnosticado com a doença no dia 19 de abril e internado no Hospital das Clínicas da cidade de Mineiros no dia 24 de abril. A primeira-dama da cidade também foi infectada com a doença, mas recebeu alta no dia 30 de abril.

A CNM lamenta pela perda e manifesta pesar aos três Municípios e às famílias dos gestores que partiram precocemente.

Da Agência CNM de Notícias 

Associação dos Mamulengueiros comemora 18 anos em Glória do Goitá

 

Fundada em 07 de maio de 2003, a Associação Cultural de Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá (ACMAGG), contou com a presença da prefeita Fernanda Paes e da primeira Dama do Brasil Rute Cardoso (in memória), respectivamente. Além do pesquisador Fernando Augusto, do sócio fundador e propulsor da arte, mestre mamulengueiro Zé Lopes (in memória) e outras autoridades.

O ato cerimonial ocorreu no antigo Mercado Publico de Farinha, construído em 1915. O local foi todo reformado para abrigar o Centro de Revitalização do Mamulengo e a Associação. Em 2013, graças ao empenho e dedicação de todos, pela valorização da cultura, o governador Eduardo Campos, através do Projeto de Lei Ordinária 1506/2013, aprovado pela Assembleia Legislativa conferiu ao Município de Glória do Goitá, o Título de Capital Estadual do Mamulengo.

A primeira presidenta da Associação foi a artesã Vera Lúcia do Nascimento Rufino. Em 2007, no dia 05 de agosto, é eleita Presidenta a Artesã Edjane Maria Ferreira de Lima. No dia 14 de março de 2020 o professor e produtor cultural Pablo Dantas, assumiu a presidência da Associação dando continuidade ao valoroso trabalho na Capital Estadual do Mamulengo.

Moradores de Itaquitinga prestam última homenagem a prefeito de Itaquitinga, vítima de acidente de trânsito

 

Uma multidão tomou as ruas do município de Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco, neste domingo (09), para prestar o último adeus ao prefeito de Itaquitinga, Pablo Moraes, que morreu aos 38 anos, na noite no  sábado (08), vítima de um acidente de carro, na PE-52. 

O prefeito estava dirigindo seu carro, que capotou na rodovia. O acidente ocorreu na ligação entre Itaquitinga e Nazaré da Mata. Segundo informações iniciais, Pablo chegou a ser socorrido pelo Samu para o Hospital Regional Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, mas não resistiu. 

O velório aconteceu na casa da mãe de Pablo, na Avenida José Vidal de Negreiros, ontem (09) e de lá percorreu as principais ruas da cidade.  Vários políticos também estiveram presentes.

Pablo Moraes estava no segundo mandato de prefeito. Ele comandou o Executivo municipal entre 2013 e 2016 e e venceu as últimas eleições, em 2020.

O falecimento do prefeito teve forte repercussão no meio político. Por meio de nota. o governador Paulo Câmara (PSB) lamentou a morte do prefeito de Itaquitinga. Segundo ele, Pablo Moraes “vem de uma família dedicada à política na Mata Norte”. O gestor prestou solidariedade aparentes e amigos.

Seguindo a determinação do Regimento Eleitoral, quem assume o lugar de Pablo Moraes é o irmão e vice-prefeito, Patrick José de Oliveira Moraes (PSD), de 36 anos. A posse de Patrick, como prefeito da cidade deve acontecer ainda essa  semana.  A data ainda não foi definida.

Os irmãos fazem parte de uma família tradicional na política. O pai é  José Vidal de Moraes, que por três vezes foi prefeito de Itaquitinga. Ele faleceu em 2017, aos 70 anos, após realizar uma cirurgia do coração. 

Pietro Oliveira fala da dor e a perda do Irmão Prefeito Pablo Morares que foi vitima de acidente de carro no ultimo sabado dia 08/05 na PE-052

 CIDADES

“O presente que a minha mãe ganhou, eu não desejo a mãe de ninguém” Afirma irmão do prefeito de Itaquitinga


“O presente que a minha mãe ganhou, eu não desejo a mãe de ninguém” Afirma irmão do prefeito de ItaquitingaFoto: Voz de Pernambuco

“E além do mais meu amigo, me desculpe ai mas, hoje era o dia das mães, o presente que a minNa noite deste domingo (9), Pietro Moraes, conversou com a reportagem do Voz de Pernambuco e do programa Francisco Jr e lamentou a morte do irmão e prefeito de Itaquitinga Pablo Moraes, 38 anos, que ocorreu na noite do último sábado (8). Pietro ressaltou o fato do sepultamento de Pablo ocorrer exatamente no dia das mães.

ha mãe ganhou, nenhuma mãe quer ganhar, eu não desejo isso a mãe de ninguém. É muito difícil” afirmou Pietro Moraes.

Veja abaixo a entrevista completa:


CESP Carpina
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade



Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...