segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

CULTURA Maracatus de Caboclo de Lança mostram todo seu colorido no carnaval - 2020 neste 2º dia em Itaquitinga-PE


Jeozivaldo Cesar
Blog do Oge


Foto - Blog do Oge 

Na manhã de segunda-feira (24), na cidade de Itaquitinga-PE Zona da Mata Norte de Pernambuco, na orientação do apito do Mestre comanda todo maracatu.em sua apresentação o Maracatu Estrela Dourada da Cidade de Buenos Aires, este ano trás o mestre Barachinha. Quatro figuras principais abrem o cortejo: Mateus, Catirina, a Burra e o Caçador; ainda à frente da agremiação, a Bandeira ou Estandarte apresenta o grupo. No corpo do cortejo temos o Vassalo ou Menino do Guarda Chuva; os Lampiões ou Carboreteiros; a Dama do paço, que conduz a Boneca de Pano, e o Baianal, isto é o Cordão de Baianas. A figura que mais chama atenção certamente é o Caboclo de Lança – figura exótica, carregada de magia e beleza plástica, que se apresenta ao público com uma gola ricamente bordada, uma enorme cabeleira colorida e uma lança comprida ornada de fitas (a guiada); chocalhos presos ao surrão, sob a imensa gola, promovem uma orquestração corporal.







Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...