segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Improbidade Pedido de impeachment ameaça derrubar prefeito de Camaragibe Vereadores da cidade da Região Metropolitana do Recife estão articulando a solicitação, devido à polêmica envolvendo gestor

Postado por Jeozivaldo Cesar

Por: Cláudia Eloi - Diario de Pernambuco
Publicado em: 23/02/2019 10:07 Atualizado em:

Presidente da Câmara, Toninho Oliveira, rompeu com prefeito e é a favor de saída. Foto: Mandy Oliver / Esp. DP

Presidente da Câmara, Toninho Oliveira, rompeu com prefeito e é a favor de saída. Foto: Mandy Oliver / Esp. DP
Apolêmica envolvendo o prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), deve ganhar novo capítulo. Na próxima terça-feira será lido na sessão plenária da Câmara Municipal, às 9h30, o pedido de impeachment do gestor da cidade. A iniciativa é dos vereadores de oposição. Para dar mais munição aos adversários do petebista, está circulando na prefeitura um manifesto de apoio para que os servidores e cargos comissionados assinem o documento isentando o prefeito de qualquer tipo de coação.

Num áudio vazado na semana passada, Meira exigiu que os auxiliares participassem de um bloco carnavalesco em que sua noiva e também secretária de Assistência Social, Taty Dantas, foi uma das atrações no último domingo. “Nós servidores públicos de Camaragibe, comissionados e efetivos, de livre e espontânea vontade, com o escopo de contrastar injustas acusações, manifestamos solidariedade ao prefeito, Demóstenes Meira...”, diz parte do texto que a reportagem do Diario teve acesso.

Na semana passada, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou uma ação civil pública de improbidade administrativa na 1ª Vara Civil da Comarca de Camaragibe contra Demóstenes Meira, além de sua noiva e do secretário de Educação do município, Denivaldo Freire Bastos, que é presidente do bloco Canário Elétrico, onde Taty se apresentou. O MPPE também abriu procedimento para investigar a prática de intimidação aos comissionados por parte do prefeito.

Na mesma sessão da Câmara, da próxima terça-feira, será colocado em votação a Lei Orçamentaria Anual (LOA) para o exercício de 2019 e o Plano Plurianual (PPA). O orçamento do município deste ano é de cerca de R$ 334 milhões. O presidente da Câmara de Vereadores, Toninho Oliveira (PTB) - ex-aliado de Demóstenes e agora oposição ,- vem tentando sem sucesso aprovar o orçamento. O petebista afirma que tenta aprovar os dois projetos em segunda votação desde o início de janeiro, mas, por orientação do prefeito, a base governista, formada por nove dos 13 vereadores, vem fazendo manobras políticas não votar.

Se não votar o orçamento de 2019, haverá problemas financeiros para o município. “Sem orçamento aprovado, o prejuízo é para a população, já que a prefeitura não pode comprar medicamentos, realizar nenhum tipo de obras, fazer licitação, comprar material e merenda escolar e a coleta de lixo terá que parar. É um colapso para a cidade. O adiamento dessa votação comprova que os vereadores que estão no controle da Casa só fazem o que o prefeito quer. Vamos tentar mais uma vez aprovar na terça-feira”, informou.

Por meio da assessoria de comunicação, a prefeitura informou que desconhece a solicitação de impeachment contra o prefeito Meira e nenhuma notificação sobre o assunto chegou ao órgão municipal ou ao gestor do executivo. “Reforçamos ainda, mais uma vez, que não houve nenhum envolvimento financeiro da Prefeitura Municipal com a apresentação de Taty Dantas no bloco Canário Elétrico no último domingo”, informou.

Em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA) e ao Plano Plurianual (PPA), a prefeitura afirmou que “os mesmos já tinham sido entregues e aprovados pela Câmara Municipal, entretanto, após decisão liminar, a sentença foi suspensa”, afirmou a assessoria. De acordo com a gestão atual, “enquanto não for aprovada novamente, foi assinado o decreto nº 001, de 31 de janeiro de 2019, que afirma que o município deve usar até o limite de 1/12 do total de cada dotação, na forma da Proposta do Orçamento remetida à Câmara Municipal, para todos os serviços essenciais e inadiáveis para o bom funcionamento da administração pública da cidade”, justifica o município.

SUMIÇO Família procura estudante de jornalismo desaparecida no Recife

Postado por Jeozivaldo Cesar

Por: Diario de Pernambuco



Foto: WhatsApp/ Reprodução
Foto: WhatsApp/ Reprodução
Uma estudante de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco está desaparecida. Eduarda Lima, de 19 anos, foi vista pela última vez durante a madrugada desta segunda-feira, na saída do Conchittas Bar, no centro do Recife.

Familiares informaram que a estudante sempre dá satisfação sobre os lugares que frequenta. A falta de Eduarda foi percebida até mesmo por professores da faculdade onde estuda, já que não é natural ela perder aulas.

Na noite desta segunda-feira, o pai e a madrasta da jovem procuraram por uma delegacia aberta para registrar o desaparecimento. Eles informaram que duas das delegacias que encontraram estavam fechadas. A mãe da Eduarda mora no interior da Paraíba e também não tem nenhuma informação sobre o paradeiro da filha.

Na última vez que foi vista pelas amigas, a jovem estava com blusa e saia longa, ambas de cor preta. A família pede para quem tiver notícias entrar em contato por meio dos números: (81)  Elisângela: 9.88732440 ou  (81) 996366242  Luciano.

governo MEC pede para que escolas filmem alunos cantando o hino nacional



Por: AE
Publicado por Jeozivaldo Cesar
 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) mandou nesta segunda-feira (25) para todas as escolas do País um e-mail pedindo que as crianças sejam perfiladas para cantar o hino nacional e que o momento seja gravado em vídeo e enviado para o governo.

O e-mail pede ainda que seja lida para elas uma carta do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que termina com o slogan do governo "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos."

"Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do Ministro da Educação, Professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o hino nacional", diz o texto.

A carta foi enviada para escolas públicas e particulares do País. "Isso é ilegal, o MEC não tem competência para pedir nada disso às escolas", diz o diretor da Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), Arthur Fonseca Filho.

Diretores de escolas ficaram chocados com conteúdo da carta, principalmente porque pede para que as crianças sejam filmadas. Muitos chegaram a pensar que se tratava de fake news ou vírus em enviado por e-mail.

"Solicita-se, por último, que um representante da escola filme (pode ser com celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino nacional. E que, em seguida, envie o arquivo de vídeo (em tamanho menor do que 25 MB) com os dados da escola", diz o corpo do e-mail. Fonseca Filho disse ainda que as escolas não tem autorização para enviar imagens de seus alunos para o governo.

Anexada, o MEC enviou uma carta assinada pelo ministro, que, segundo a recomendação, deveria ser lida aos estudantes. Procurada, a assessoria de imprensa do ministério informou que a carta é apenas uma recomendação e não uma ordem.

Assembleia do Ceará pede esclarecimentos a deputado que usou armas como 'decoração' no gabinete Regimento Interno da Casa permite que apenas agentes de seguranças permaneçam com armamento no local Gisele Barros

 Postado por Jeozivaldo Cesar

 A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará realiza na manhã desta segunda-feira uma reunião para solicitar esclarecimentos ao deputado André Fernandes (PSL) sobre a entrada de armas na Casa que, segundo o deputado, seriam utilizadas para a decoração de seu gabinete.
Na última sexta-feira, Fernandes publicou em suas redes sociais as fotos com seis armas emolduradas. Na legenda, ele marca a empresa que teria oferecido os modelos e escreve que indica o serviço. No instagram ele utilizou também a hashtag #GabineteOpressor para finalizar o post.
O Artigo 366 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Ceará proíbe a entrada e permanência de armas em qualquer cômodo do edifício, com exceção do uso por funcionários do setor de segurança. O desrespeito da norma constitui infração disciplinar.
Deputado André Fernandes (PSL) publicou foto mostrando seis modelos de armas dentro do gabinete Foto: Reprodução/Redes Sociais
Deputado André Fernandes (PSL) publicou foto mostrando seis modelos de armas dentro do gabinete Foto: Reprodução/Redes Sociais
Com apenas apenas 20 anos, André Fernandes teve o maior número de votos do estado — 109 mil — e tornou-se o deputado mais jovem do país. O parlamentar ficou conhecido por vídeos que publica em seu canal no Youtube, muitos deles criticando os governantes do Partido dos Trabalhadores (PT). Nesta rede social, o deputado tem mais de 500 mil seguidores e alguns dos vídeos foram assistidos mais de 1 milhão de vezes. Ele repete a popularidade no Facebook, com 1,6 milhão de seguidores.

Motorista de aplicativo atira em passageiro de 15 anos por achar que ele iria assaltá-lo, diz polícia

Postado por Jeozivaldo Cesar

Jovem foi atingido no abdômen e foi socorrido, mas passa bem. Caso ocorreu no bairro do Sancho, na Zona Oeste do Recife, e foi divulgado pela Polícia Civil nesta segunda-feira (25).



Segundo o delegado Carlos Couto (à esquerda), motorista alegou ser vítima de assalto para justificar disparos — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Um motorista de aplicativo de transporte privado de passageiros atirou em um adolescente de 15 anos que solicitou uma corrida, por achar que seria vítima de assalto. O caso ocorreu no bairro do Sancho, na Zona Oeste do Recife, e foi divulgado nesta segunda-feira (25) pela Polícia Civil.
O condutor do veículo foi indiciado por lesão corporal grave e por porte ilegal de arma de fogo. Segundo a Polícia Civil, o projétil entrou pelo abdômen e saiu pela nádega do jovem, que foi socorrido e passa bem.
De acordo com o delegado Carlos Couto, responsável pelas investigações, o motorista alegou que o adolescente que solicitou a corrida pelo aplicativo 99 e o amigo que também aguardava a chegada do carro seriam assaltantes.
"Os dois jovens haviam solicitado três outras corridas por meio de um primeiro aplicativo, mas todos os motoristas cancelaram. Eles usaram o celular da dona da casa em que estavam para pedir por esse segundo aplicativo", diz Carlos Couto.
Depois de uma quarta corrida cancelada, o condutor que atirou, um homem de 29 anos, aceitou e chegou a trocar mensagens com as pessoas que pediram o carro particular.
"Quando ele chegou à casa em que eles estavam, o carro ficou parado e os jovens sinalizaram que tinham pedido a corrida, mas ele 'arrancou' e saiu do local", afirma o delegado.
Em alguns minutos, depois de uma volta no quarteirão, o motorista retornou ao ponto inicial da corrida, abriu o vidro do carro e disparou duas vezes. Um dos tiros acertou o muro da casa, mas o outro atingiu o adolescente.
O motorista, localizado pela Polícia Civil, vai responder ao processo em liberdade. "Não encontramos artifícios que justificassem a prisão preventiva dele", conta o delegado.
"Ele estava usando uma pistola de calibre 38 que tinha validade de posse de outubro de 2018 até 2023. Essa arma vai para a perícia técnica e aguardamos orientações do Ministério Público para saber se ele vai ser denunciado ou se vamos fazer novas diligências", diz Couto.

Resposta

Por meio de nota, a 99 informa que o "perfil do condutor foi imediatamente bloqueado do aplicativo". No texto, a empresa afirma que "se solidariza com a vítima e fez contato com os familiares para prestar o apoio possível".
Ainda na nota, a 99 diz que "o passageiro tem direito a um seguro pessoal que cobre despesas hospitalares decorrentes de acidentes em corridas da plataforma" e que colabora com as autoridades.
"A companhia foi contatada pela polícia em 5 de fevereiro e, no mesmo dia, repassou os dados da viagem para auxiliar na investigação do caso, sempre respeitando o devido processo legal", traz o texto.
Também no documento, a empresa informa que o aplicativo tem ferramentas de segurança, como rodadas de treinamento para condutores.
Entre elas, estão dicas práticas de proteção; inteligência artificial que monitora todas as chamadas, identificando situações de risco e bloqueando o acesso à plataforma; além do mapeamento de áreas de risco que envia notificações aos motoristas.
"A 99 lamenta essa e quaisquer outras ocorrências de violência e está trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para colaborar com a segurança dos usuários", afirma a empresa na nota.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...