quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Em Paudalho, reunião entre Prefeito e Guardas municipais termina em agressão

Ouça a entrevista na íntegra aqui no Portal Paudalho

Paudalho - Na manhã desta quinta-feira (21), o que era para ser uma reunião entre o prefeito José  Pereira e os guardas municipais de Paudalho se transformou em caso na justiça.
Em entrevista à Rádio Paudalho FM, a representante da guarda municipal, Rebeca Figueiredo fez graves acusações ao prefeito. 
De acordo com as informações, Pereira tentou agredir fisicamente o Guarda (Alessandro), mas o agrediu moralmente, chamando-o de "puto". 

Membros da Guarda estão fazendo Denúncia no Ministério Público contra o Prefeito.


Fonte: Portal da Cidade Paudalho

A cidade Itaquitinga, é terceira no Ranking despesas com pessoal entre janeiro e agosto de 2015 acima do “limite” previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Levantamento feito pelo Tribunal de Contas constatou que a maioria das prefeituras de Pernambuco apresentou despesas com pessoal entre janeiro e agosto de 2015 acima do “limite” previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com o estudo, que foi divulgado nesta quarta-feira (20), 168 dos 184 municípios do Estado estão acima do limite “alerta” estabelecido na LRF.
Realizado pela Coordenadoria de Controle Externo, o estudo revelou que 120 prefeituras (65% do total) extrapolaram o limite de gastos com a folha que é 54% da Receita Corrente Líquida (RCL). Por outro lado, 48 municípios (26%) tiveram despesa com pessoal entre o limite alerta e o limite máximo (faixa entre 48,60% e 54% da Receita Corrente Líquida).
O estudo constatou também que apenas 15 municípios (8% do total) conseguiram cumprir a LRF, comprometendo com o pagamento da folha um percentual da RCL abaixo do limite alerta. Apenas uma prefeitura deixou de repassar ao TCE informações sobre despesas com o seu pessoal. Os dados se referem aos dois primeiros quadrimestres de 2015 (janeiro a agosto) e constam dos Relatórios de Gestão Fiscal disponíveis no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) do Ministério da Fazenda.
AVANÇO - Em comparação com o exercício anterior, o número de prefeituras que está descumprindo a LRF no tocante ao percentual de gastos com pessoal aumentou. Em 2014, 165 das 184 prefeituras pernambucanas apresentaram despesas com pessoal acima do limite alerta. Naquele ano, 115 prefeituras (62,5% do total) ultrapassaram o limite de 54% previsto na LRF.
O Tribunal de Contas vai encaminhar ofícios às prefeituras que estão desenquadradas alertando-as para a necessidade de cumprirem o que determina a Lei. Os alertas são enviados em três situações. Primeira, quando a despesa com pessoal está entre 48,60% e 51,29% da Receita Corrente Líquida. Para este caso, considerado como "limite alerta", a Lei não prevê vedações ou punições ao gestor. O propósito é tão somente chamar sua atenção para o limite do gasto.
Segunda, quando a despesa total com pessoal variar entre 51,3% e 54% da Receita Corrente Líquida. Nesta hipótese, o gestor terá ultrapassado o chamado o “limite prudencial”, mas a Lei não prevê punição para o gestor. Apenas o impede de realizar novas despesas na área de pessoal, tais como: concessão de vantagens; aumento; reajuste ou adequação de remuneração; criação de cargo, emprego ou função; alteração da estrutura de carreira que implique aumento de despesa; provimento de cargo público; admissão ou contratação de pessoal, e pagamento de horas extras.
Terceira e última, quando a despesa total com pessoal (DTP) ultrapassar o percentual de 54% da Receita Corrente Líquida. Neste cenário, há um extenso rol de vedações que vão desde a aplicação de penalidades ao gestor até a proibição de celebrar convênios com os governos estadual e federal.
Confira aqui os percentuais da despesa total com pessoal de 2015.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/01/2016

Em ofício à Amupe, Ministério Público alerta os municípios deficitários quanto aos gastos com o Carnaval


O Ministério Público de Contas enviou ofício a José Patriota, presidente da Amupe, expressando a preocupação com municípios que estão convivendo com atraso salarial dos servidores, e que em tempo, os gestores pensam em ter gastos com as festas de momo, sem que antes quite, as folhas de pagamentos em atraso dos servidores, como também o 13º salário.
 O Ministério Público de Contas adverte, que poderá representar contra os gestores que descumprirem as orientações por improbidade administrativa, solicitando do Tribunal de Contas do Estado a rejeição das contas dos respectivos prefeitos, após o contraditório de ampla defesa.


Fonte: AMUPE

Em Paudalho, homem é preso por dirigir perigosamente


O condutor dirigia em alta velocidade fazendo movimentos e foi detido pela prática de direção perigosa.
O ocorrido foi registrado na manhã de terça-feira (19), em Guadalajara.  
De acordo com a Polícia, Erick Emerson José, 21 anos, estava conduzindo o veículo em alta velocidade e fazendo movimentos bruscos na via.
O condutor empreendeu em fuga quando os PMs solicitaram parada. Sendo alcançado em seguida.  Na abordagem foi identificado que Erick não possuía documentos necessários. 
O homem foi conduzido a Delegacia, onde foram tomadas as medidas cabíveis.
 


Fonte: Blog Voz de Pernambuco

Tiroteio e fuga em massa na Penitenciária de Itamaracá


Segundo a polícia, houve tiroteio na Barreto Campelo na noite de quarta. Não há a confirmação de quantos fugiram; parte do muro foi derrubado
Suspeitos foram presos com touca ninja, munições e uma granada pela PM (Foto: Ronan Tardin / TV Globo)
Suspeitos foram presos com touca ninja, munições e uma granada pela PM (Foto: Ronan Tardin / TV Globo)
Um tiroteio seguido de fuga ocorreu na noite desta quarta-feira (20), na Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, de acordo com a Polícia Militar. Informações iniciais apontam que os detentos conseguiram fugir após parte de um muro ser derrubado.
A PM informou que segue fazendo buscas na área para tentar recapturar os presos que fugiram. A ponte que dá acesso a ilha foi fechada pela polícia, que revista todos os carros que passam.  Ao menos quatro homens foram presos ao serem encontrados, durante as revistas, com toucas ninjas, munições e uma granada dentro do carro.
Ainda não há a confirmação de quantos detentos conseguiram fugir da unidade prisional e se há feridos, mas informações iniciais da PM dão conta que o número de foragidos pode chegar a 20.


Fonte: G1

Cenas Fortes: Grave acidente deixa duas pessoas mortas na PE-103

image

Na tarde desta quarta-feira 20:/01/2016, duas pessoas morreram em um grave acidente entre carro e moto na PE-103 em Sairé no Agreste de Pernambuco,
image
image
Segundo as informações, As vítimas do acidente foram identificadas como José Jadson Xavier da Silva de 32 anos de idade, e José Fernando da Silva de 35 anos de idade,
image
image
com o impacto dos veículos, os corpos das duas vítimas foram arremessados por vários metros de distância do local do acidente.
image
image
O motorista do carro sofreu  foi socorrido com alguns ferimentos para o Hospital, e os corpos das duas últimas fatais, foram reconhecidos e encaminhados para o Instituto de Medicina Legal o IML de Caruaru.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...