segunda-feira, 2 de abril de 2018

| EDUCAÇÃO Prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem começa segunda-feira



O pedido para isenção da taxa de inscrição deve ser feito, exclusivamente, pelo site do Enem
Publicado por Jeozivaldo Cesar
Da Agência Brasil
Foto: Diegro Nigro/ JC Imagem
Os estudantes que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e quiserem pedir isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos. Neste ano, a solicitação de isenção será feita entre os dias 2 e 11 de abril, ou seja, antes do período de inscrição, que começa em maio. O pedido deve ser feito, exclusivamente, pelo endereço site do Enem.
Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Também tem isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame.

Comprovação

Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa de inscrição, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do Exame.
O participante que solicitar isenção da taxa de inscrição por estar incluído no CadÚnico deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) válido. O Inep poderá consultar o órgão gestor do CadÚnico para verificar a conformidade da condição indicada pelo participante no sistema de isenção.

Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril.
A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano, pelo site do Enem.

Justificativa

Os participantes que tiveram isenção da taxa de inscrição no Enem no ano passado e que faltaram aos dois dias de provas terão que justificar a ausência para fazer o Enem de 2018 sem pagar a taxa novamente. A ausência deve ser comprovada entre os dias 2 e 11 de abril, por meio de documentos como atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência no exame.
Quem não apresentar justificativa de ausência no Enem 2017 ou tiver a justificativa reprovada após recurso e quiser se inscrever no Enem 2018 deverá pagar o valor da taxa de inscrição, que foi mantida neste ano em R$ 82. Da mesma forma, o participante que obtiver a isenção da taxa de inscrição do Enem deste ano e não comparecer às provas nos dois dias de aplicação deverá justificar sua ausência se desejar solicitar nova isenção para o exame em 2019.
A exigência foi adotada por causa dos prejuízos que o exame vem registrando nos últimos anos aos cofres públicos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as últimas cinco edições do Enem representaram um prejuízo de R$ 962 milhões com participantes que se inscreveram e não compareceram às provas.

FATALIDADE Adolescente que morreu após ser atropelado por metrô é sepultado


O adolescente foi atingido pelo metrô após pular grade de proteção para pegar uma pipa; acidente aconteceu entre as estações Imbiribeira e Antônio Falcão
Publicado Jeozivaldo Cesar
Foto: Diego Nigro/ JC Imagem
Foi enterrado no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife, o corpo do adolescente Everton Santos de Oliveira, de 13 anos. O garoto morreu depois que foi atingido por um metrô, entre as estações Imbiribeira e Antônio Falcão, na Zona Sul da capital pernambucana.
De acordo com testemunhas do acidente, na tarde da última sexta-feira (30) Everton pulou a grade de proteção onde fica uma passarela e entrou na linha férrea para pegar uma pipa, quando foi atingido.
O adolescente morava na comunidade de Cafezópolis, onde os moradores do local disseram ser comum meninos e meninas pularem a grade das estações para pegar pipas que caem na linha do metrô.

A família de Everton foi neste sábado para o Instituto de Medicina Legal (IML), reconhecer o corpo. O tio do estudante, Luciano Ramos, disse como soube da morte do sobrinho. Confira os detalhes na reportagem de Clarissa Siqueira:
O tio de Everton também lamenta como a polícia e a segurança do metrô agiram depois da morte do adolescente. 
Por meio de nota, a CBTU Informou que o adolescente invadiu um trecho proibido de circulação, que o local possui muro de vedação e também é próximo a passarelas. O órgão lamentou o ocorrido e disse que acionou imediatamente a Polícia Civil e recolheu o trem para perícia. O caso foi registrado na Delegacia de Boa Viagem, que investiga o acidente

Motociclista morre após colisão entre duas motos e ônibus em Afogados


O outro motociclista ficou ferido na colisão. O acidente aconteceu por volta das 6h
Publicado por Jeozivaldo Cesar
Foto: Juliana Oliveira/Rádio Jornal
Um colisão entre um ônibus e duas motos deixou uma pessoa morta e outra ferida no cruzamento das ruas 21 de Abril e Cosme Viana, no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife. De acordo com informações da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o acidente aconteceu por volta das 6h desta segunda-feira (2).

Ainda não há informações de como pode ter provocado a batida. Saiba mais na reportagem de Juliana Oliveira:

Vítimas

Na colisão, um dos motociclistas morreu no local. O outro ficou ferido e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para um hospital particular no Recife. Agentes da CTTU estão no local orientando os motoristas.

Nestlé anuncia nesta segunda-feira no Condic que vai produzir leite NINHO em Pernambuco


Publicado por Jeozivaldo Cesar

A Nestlé deve anunciar, nesta segunda-feria, a instalação de sua primeira linha de produção no estado de Pernambuco, na cidade de Garanhuns.
A unidade deve fabricar leite em pó com a marca NINHO para distribuição exclusiva na região Nordeste. O anuncio deve acontecer às 10h, no auditório da AD Diper, acontece a 101a reunião do Condic.
Além da Nestlé deve ser feito o anúncio de mais duas empresas multinacionais que já atuam em Pernambuco.
O anuncio da Nestlé acontece uma semana depois que ela anunciou a venda de suas operações com água mineral a venda de sua divisão de águas no Brasil à Indaiá Minalba, do Grupo Edson Queiroz, um dos maiores conglomerados do país.
A Nestlé, presente no Brasil há 97 anos, programa concentrar os investimentos nas operações de café, lácteos, nutrição e outros segmentos como os orgânicos, entre outros.
A transação inclui a transferência das marcas São Lourenço e Petrópolis, assim como as fábricas localizadas em Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, segundo o comunicado divulgado.
Nestlé Waters, a divisão de água do grupo Nestlé, detalhou que continuará presente no Brasil com a marca Nestlé Pureza Vital, que passará a ser produzida e distribuída pela Indaiá Minalba graças a um acordo.
A companhia também transferiu a concessão da distribuição das marcas globais premium Perrier, San Pellegrino e Acqua Panna.
De acordo com a nota divulgada na quarta-feria, os trabalhadores da Nestlé serão transferidos à nova empresa e contribuirão nas “estratégias de crescimento e aceleração de negócio da Indaiá Minalba no Brasil”.

VIOLÊNCIA Participante do The Voice Kids é reclassificada para a final após erro da Globo

 
Publicado por jeozivaldo Cesar
Equívoco na contabilização dos votos foi apontado pela Rede Globo como problema

Time Brown Terá duas representantes na final / Foto: Reprodução/Redes sociais
Time Brown Terá duas representantes na final
Foto: Reprodução/Redes sociais
JC Online

 Depois de Carlinhos Brown, técnico do The Voice Brasil Kids ser criticado nas redes sociais por não ter escolhido a paraibana Mariah Yohana, de 9 anos, para representar seu time na final do programa, a Rede Globo, emissora que transmite a atração, admitiu ter havido um erro em relação a contagem dos votos da criança e da adolescente, finalista escolhida por Brown, Talita Cipriano, 14.


De acordo com a emissora, durante a veiculação ao vivo do programa, na tarde deste domingo (1º), considerando a pontuação extra de mais 20 pontos concedidos por Brown, após as apresentações, "configurou-se um empate técnico entre Talita Cipriano e Mariah Yohana". Com o empate, coube ao técnico a decisão de escolher uma finalista. Brown, por sua vez, contrariando o clamor das redes sociais, optou por Talita Cipriano. 
Após o fim do programa, a emissora anunciou que "numa análise mais detalhada sobre as casas decimais da apuração dos votos, notou-se que, sem o arredondamento, Mariah Yohana teria permanecido na competição, com uma pequena vantagem de 45,05% dos votos, contra 44,82% de Talita Cipriano".

Final

A mudança fez com que a criança de nove anos fosse reinserida na disputa, contabilizando quatro finalistas para se apresentarem no domingo (8), dia em que será exibido o programa final desta temporada. 
Agora, além de Eduarda Brasil, 15, pelo time Simone e Simaria, e Neto Junqueira, 14, pelo time Claudia Leitte, estão Talita Cipriano e Mariah Yohana representando o time Brown.

Garoto de 5 anos morre engasgado com pirulito em Jaboatão


Postado por Jeozivaldo Cesar
A criança estava com o doce na boca quando o palito soltou e ele se engasgou. O garoto ainda chegou a ser socorrido em uma unidade de saúde

Vagner Mateus foi enterrado no Cemitério da Muribeca Rua, na sexta-feira (30) / Foto: Cortesia
Vagner Mateus foi enterrado no Cemitério da Muribeca Rua, na sexta-feira (30)
Foto: Cortesia
JC Online

Um criança de 5 anos morreu após se engasgar com o pirulito em Jardim Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Vagner Mateus chegou a ser socorrido pela família para o Hospital Jaboatão Prazeres, mas morreu minutos depois.

A família da criança informou que o menino costumava desprender o confeito do palito e que isso foi o que fez ele engasgar, na última quinta-feira (29). O garoto morava com a avó, a mãe e a irmã mais nova de 3 anos. A avó informou que no momento que percebeu que o menino estava com o pirulito preso tentou ajudar, mas não conseguiu retirar o doce. Ao chegarem na unidade de saúde, a vítima foi socorrida por médicos, que também não conseguiram desprender o pirulito. 
Vagner Mateus foi enterrado no Cemitério da Muribeca Rua, na sexta-feira (30).

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...