terça-feira, 11 de abril de 2017

PE oferece dois complexos inacabados para virarem presídio federal


ITAQUITINGA


O Governo de Pernambuco ofereceu duas áreas onde estão sendo construídos complexos prisionais para a instalação de presídios federais no estado. Uma reunião foi realizada entre o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), nesta segunda-feira (10), para iniciar tratativas acerca do tema.
Em janeiro deste ano, o ministro da Defesa Raul Jungmann, afirmou que pediria para Pernambuco receber um dos cinco novos presídios federais anunciados pelo presidente Michel Temer naquele mês. De acordo com levantamento Pernambuco é o segundo estado do Brasil com a maior superlotação das cadeias, perdendo apenas para o Amazonas.
De acordo com Pedro Eurico, as cidades de Araçoiaba, no Grande Recife, e Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco, têm em curso obras de construção de centros de ressocialização e, por isso, foram sugeridas pelo governo. Segundo o secretário, há uma decisão do governo federal de instalar o presídio federal no estado, mas outros pontos devem ser analisados antes da implementação.
“Eles vão analisar aspectos como localização, acesso logístico, distribuição de energia elétrica e água encanada e diversos outros. Caso considerem que estes locais não são viáveis, disponibilizaremos qualquer outro local”, disse o secretário.
Ainda nesta segunda-feira, os representantes do Depen, junto a uma equipe de inteligência, visitam os dois centros de ressocialização inacabados em Pernambuco. As obras em Itaquitinga estão paradas desde 2012, enquanto o presídio de Araçoiaba tem previsão de entrega para 2018.
G1/PE

Morre jovem baleado por PM em protesto em Itambé

16

A Assessoria de Comunicação do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, confirmou na manhã desta terça- feira (11) a morte do jovem baleado por um policial militar durante um protesto, em Itambé, na Mata Norte. O fato aconteceu no último dia 17 de março.
Edvaldo Alves, 19 anos, estava internado na UTI da unidade de saúde e foi submetido a várias intervenções médicas. Ele foi atingido na coxa por uma bala de borracha, disparada a curta distância, e passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Também teve que se submeter a sessões de hemodiálise. De acordo com boletim médico o jovem apresentava febre e um quadro de infecção.
Os parentes de Edvaldo Alves não informaram ainda o horário e o local do velório e do enterro.
O jovem foi baleado por um policial militar durante um protesto na PE-75 contra a violência em Itambé. Um vídeo divulgado nas redes sociais registra o momento em que Edvaldo Alves é baleado e quando o soldado, com arma em punho, o arrasta e ainda agrede o rosto do rapaz, que foi arremessado em cima da carroceria de uma viatura da PM. Familiares e amigos exigem justiça. A Secretaria de Defesa Social está investigando o caso.
O Governo de Pernambuco emitiu uma nota:
“O Governo do Estado de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento de Edvaldo da Silva Alves. O Governo reafirma o seu firme compromisso de desautorizar e impedir qualquer abuso de força por parte das polícias do Estado. Toda ocorrência será tratada com a firmeza e responsabilidade necessárias. A apuração do ocorrido está em andamento, estando os policiais envolvidos no caso sendo devidamente investigados. Por meio da Secretaria de Saúde do Estado, foi prestada toda assistência médica qualificada a Edvaldo desde o momento do seu atendimento. O Governo do Estado se solidariza com os familiares e os amigos de Edvaldo. E fará o que estiver ao seu alcance para que todo o episódio seja esclarecido e que a Justiça seja feita”.
 
 
Governo do Estado de Pernambuco

Mica Fontes entra na justiça comum para tentar assumir vaga de Tota Barreto na câmara de Carpina

Mica Fontes entra na justiça comum para tentar assumir vaga de Tota Barreto na câmara de Carpina
Foto: José Mailson / Voz de Pernambuco

O ex-vereador e primeiro suplente na coligação “O desenvolvimento não pode parar” Mica Fontes (PSB) entrou na justiça comum com um processo para assumir inicialmente de forma provisório a vaga do vereador Tota Barreto (PSB). O processo Nº 0000609-04.2017.8.17.2470 foi impetrado na última quinta-feira (5) na 1ª vara cível da comarca do Carpina.Tota Barreto é vereador eleito e está com o mandato suspenso pela justiça eleitoral e vem tentando reverter à decisão interlocutória que suspendeu o mandato do parlamentar quando ainda estava recolhido no presídio de Lagoa do Carro.Segundo a advogada Alcineide Costa a questão deve ser discutida na justiça comum e não na esfera eleitoral. “Quem tem o direito hoje, pelo menos uma posse provisória na qualidade de primeiro suplente é o vereador Mica Fontes. Nós ingressamos na justiça comum por entender que nesse caso especifico quem deve decidir hoje é a justiça comum” afirmou a advogada.O processo aponta como réus o vereador Antonio Carlos Guerra Barreto e a câmara de vereadores do Carpina e o processo está em tramitação para analise.

Em Carpina, Professores realizaram passeata e parada de advertência

Em Carpina, Professores realizaram passeata e parada de advertência

Sindicato dos professores municipais (SINDPROFEM) realizou na manhã desta segunda-feira (10) uma parada de advertência e passeata em ruas do centro de Carpina. A mobilização começou pouco depois das 10h da manhã e segundo Mercês Silveira presidente do sindicato contou com cerca de 120 professores.A mobilização foi realizada devido a falta do pagamento dos professores do mês de dezembro de 2016, o não pagamento do piso nacional e do terço de férias dos docentes.

Vicência: MPPE emite recomendação para nomeação de aprovados em concurso público

Vicência: MPPE emite recomendação para nomeação de aprovados em concurso público

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebeu denúncias de que pessoas estavam sendo contratadas temporariamente para os cargos de natureza efetiva com concurso homologado e candidatos aprovados em Vicência, aguardando a devida nomeação. Diante da situação, o MPPE recomendou ao prefeito de Vicência e à secretária Municipal de Administração e Gestão de Pessoas a nomeação de candidatos aprovados dentro do número de vagas no concurso público de 2015, respeitando a ordem de aprovação e classificação final, dentro do prazo de validade do certame.O MPPE recomendou ainda a convocação dos candidatos aprovados no referido concurso público, mesmo além do número de vagas inicialmente ofertadas, ante a existência de vagas destinadas no momento a servidores temporários, os quais deverão ser afastados com a nomeação e posse dos servidores concursados. A promotora de Justiça de Vicência, Janine Brandão Morais, reforça ainda que, na hipótese de desistência quanto à nomeação do candidato (a) aprovado (a) dentro do número de vagas, proceda-se o ente público municipal à convocação do (a) candidato (a) fora do número de vagas e assim sucessivamente até o preenchimento de todos os cargos contemplados no edital do concurso de 2015.O prefeito de Vicência tem 10 dias para comunicar ao MPPE sobre se promoverá às nomeações referidas dentro do prazo de vigência do certame, prestando informações sobre as nomeações efetivadas na atual gestão.A recomendação foi publicada no Diário Oficial do dia 8 de abril.

Definidos os confrontos das semifinais do Pernambucano 2017

Definidos os confrontos das semifinais do Pernambucano 2017

Estão definidos os confrontos das semifinais do Campeonato Pernambucano 2017. Os confrontos foram definidos após a vitória do Náutico no clássico contra Santa Cruz por 2×1, nesta segunda (10).O Salgueiro se classificou na liderança com 23 pontos e irá encarar o Santa Cruz que se classificou na 4ª colocação com 16 pontos. O primeiro confronto será no Arruda e poderá acontecer no sábado (15) ou domingo (16), já o jogo da volta no Cornélio de Barros deve ocorrer no sábado (22) ou domingo (23).Já o Náutico foi o vice líder do estadual com 18 pontos e irá encarar o Sport que conseguiu a classificação na 3ª posição com 17 pontos. O primeiro embate será na Ilha do Retiro e poderá acontecer no sábado (15) ou domingo (16), já o jogo da volta na Arena de Pernambuco deve ocorrer no sábado (22) ou domingo (23).As datas devem ser oficializadas pela federação pernambucana de futebol (FPF-PE) ainda neste inicio de semana.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...