sexta-feira, 19 de março de 2021

NÁUTICO Paulo Mariano Neto, massagista do Náutico, recebe habeas corpus e será solto nesta sexta

Postado por Jeozivaldo Cesar

Caso do alvirrubro recebeu ampla divulgação nas redes sociais de atletas e membros da comissão técnica, que levantaram a #PaulinhoLivre


<i>(Foto: Caio Falcão/CNC)</i>
Após passar 22 dias preso no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (COTEL), Paulo Mariano Neto, massagista do Náutico, recebeu habeas corpus e deve ser solto nesta sexta-feira (19). A prisão realizada pela Polícia Civil de Pernambuco no dia 24 de fevereiro, nas imediações do CT Wilson Campos, no bairro do Brejo da Guabiraba, recebeu uma ampla divulgação nas redes sociais de atletas e membros da comissão técnica alvirrubra que sustentavam a tese de que o massagista fora encarcerado por engano. 

Na noite desta quinta-feira (18), o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Evandro Magalhães Melo, revogou a prisão preventiva e permitiu que o acusado responda em liberdade. Ao Esportes DP, a advogada do massagista alvirrubro, Virgínia Barreto, confirmou a situação de Paulo Neto, que ainda não foi absolvido, porém responderá em liberdade."Ele vai ser solto amanhã. Nós não temos o horário da soltura ainda porque há a questão dos trâmites legais, a decisão só saiu nesta noite”. 

Em contato com a reportagem, o presidente do Náutico disse que está tentando adiantar o processo de soltura de Paulo Neto para esta noite. 

Para entender o caso, classificado pelo departamento jurídico do clube dos Aflitos como ‘absurdo’ e ‘sem fundamento algum’, temos de retornar para dezembro de 2018, quando aconteceu um assalto em um ônibus da linha Xambá/Joana Bezerra, por volta das 22h. Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco, três homens anunciaram o assalto junto a um adolescente, portando arma de fogo e ameaçando passageiros e funcionários do ônibus. Celulares, bens materiais e dinheiro do motorista e do cobrador, assim como a renda do coletivo foram levados.

De acordo com a esposa de Paulo, Amanda Araújo, dois anos depois, o massagista foi pego de surpresa pelos policiais, porque não havia recebido nenhuma intimação e estava celebrando o Natal junto a amigos e familiares quando o crime aconteceu.

“A prisão de Paulo se deu por conta de um mandado de prisão de um processo de 2019, do qual ele nunca tomou conhecimento. O processo diz respeito a um assalto de ônibus ocorrido no Natal de 2018, data em que meu esposo estava em casa, com a família, amigos e vizinhos. Temos fotos em redes sociais daquela época”, afirmou Amanda.
 
 

Diocese de Nazaré celebra a Festa de São José, mas sem a presença de fiéis

Postado por Jeozivaldo Cesar

Após as novas medidas restritivas decretadas pelo Governo do Estado de Pernambuco, no último dia 15 de março, através do Decreto nº 50.433, em prol da redução urgente da disseminação da COVID-19, igrejas e demais templos religiosos podem abrir para atividades administrativas e realização de celebrações transmitidas pelos meios de comunicação.

Em novo comunicado, divulgado na manhã de ontem (17), a Diocese de Nazaré, reforçando as medidas (para este período e já para a Semana Santa), determinou que as celebrações eucarísticas devem acontecer sem a presença de fiéis, a portas fechadas e, se possível, com transmissão pelos meios de comunicação. Procissões também não serão realizadas, para evitar aglomerações.

Por essa razão, a partir desta quinta-feira (18), a programação das festividades em honra a São José, em algumas paróquias, será mantida, mas sem a participação de fiéis, apenas com o presidente da celebração, equipes de liturgia e canto e a pastoral da comunicação (Pascom).

Apesar dos tempos difíceis, as comemorações em honra a São José, Patrono Universal da Igreja, não deixaram de acontecer, ainda que de modo diferente. Para bem celebrar o seu padroeiro, e com a segurança necessária neste momento, muitas paróquias precisaram se reinventar, obedecendo as orientações das autoridades competentes acerca das celebrações e atividades pastorais neste tempo de pandemia.

Neste ano, houve um destaque todo especial para as novenas, rezadas diariamente por um sacerdote (convidado ou o próprio pároco, vigário ou administrador paroquial). Um subsídio foi disponibilizado pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, em reunião com os padres das paróquias que têm São José como padroeiro. No material, um roteiro que inclui orações, cânticos, meditações e exposição do Santíssimo Sacramento.

A motivação para as reflexões foi a Carta Apostólica PATRIS CORDE, do Papa Francisco, por ocasião do Ano de São José, instituído pelo Pontífice para celebrar os 150 anos da declaração do esposo de Maria e pai adotivo de Jesus como Padroeiro da Igreja Católica.

 “Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade” (Papa Francisco – Patris corde).

Confira como fica a programação para esta sexta-feira, 19 de março de 2021, dia de São José, em cinco paróquias da Diocese de Nazaré:

CARPINA

Dia da festa: missa às 06h, 09h e 13h. Após a celebração das 13h, passeio motorizado com a imagem do santo, acompanhado por carro de som, pelas principais ruas da paróquia, sem a presença de fiéis.

Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Paróquia São José de Carpina: FacebookYoutube e Instagram.

FEIRA NOVA

Dia da festa: 10h (Missa Solene), 16h (Missa de encerramento presidida pelo Padre Francisco Valdemar; em seguida, procissão com o carro andor, sem a participação dos fiéis, pelas principais ruas da cidade, clamando a Deus pelo fim da pandemia).

Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Paróquia São José de Feira Nova: Facebook e Youtube

FREI MIGUELINHO

Dia da festa: 06h (Alvorada com repique do sino), 09h30 (Solene concelebração eucarística presidida pelo Pe. Regivânio Maciel), 15h30 (Celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena; em seguida, percurso com a imagem de São José, no carro andor, percorrendo algumas ruas da cidade, sem participação de veículos e fiéis).

Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Paróquia São José de Frei Miguelinho: Facebook e Youtube

SURUBIM

Dia da festa: 10h (Missa solene) e 15h (Missa de encerramento); às 16h percurso com a imagem de São José pelas ruas da cidade, no carro andor e sem a presença de fiéis.

Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Paróquia São José de Surubim: Facebook e Youtube

VERTENTES

Dia da festa: 06h (celebração eucarística), 09h (Missa Solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena), 15h (missa de encerramento, seguida de passeio motorizado com a imagem de São José pelas principais da cidade, sem a presença de fiéis).

Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Paróquia São José de Vertentes: Facebook e Youtube

Butantan disponibiliza mais 2 milhões de doses da vacina CoronaVac

 Por Jeozivaldo Cesar

O Instituto Butantan fez hoje (19) a terceira entrega em uma semana de vacinas para combate ao novo coronavírus. O lote enviado ao Ministério da Saúde para ser usado no Programa Nacional de Imunizações tem mais 2 milhões de doses de CoronaVac, a vacina desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Ao longo da semana, já haviam sido enviados outros 5,3 milhões de doses do imunizante. Até o momento, o Butantan já disponibilizou 24,6 milhões de doses da vacina para serem aplicadas em todo o país. O cronograma prevê que até o final de abril o instituto entregue 46 milhões de doses.

O último balanço do governo estadual contabiliza 4,3 milhões de pessoas vacinadas em São Paulo, sendo que quase 1,2 milhões já receberam as duas doses do imunizante. O estado começa hoje a vacinar os idosos entre 72 e 74 anos.

Calendário das novas rodadas do auxílio emergencial está pronto, diz presidente da Caixa

 NACIONAL

  Por Redação Voz de Pernambuco 2

Jeozivaldo cesar

Calendário das novas rodadas do auxílio emergencial está pronto, diz presidente da CaixaFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, confirmou nesta quinta-feira (18), que o calendário de pagamento da nova rodada do auxílio emergencial está pronto. Resta apenas a validação do presidente Jair Bolsonaro, que entregará ao Congresso Nacional as medidas provisórias que autorizam a retomada do benefício social.

Durante entrevista coletiva concedida para explicar o lucro de R$ 13,169 bilhões do banco em 2020, Guimarães informou que, desta vez, a instituição financeira está mais preparada tecnologicamente para retomar o pagamento nas agências e por meio do aplicativo Caixa Tem, de modo a evitar aglomerações.

“Do ponto de vista técnico, estamos preparados desde 2020, fazendo esse equilíbrio entre o pagamento nas agências e no digital, tendo como objetivo básico ajudar as pessoas a receber os recursos e evitar aglomeração”, declarou Guimarães.

O presidente da Caixa também explicou que o pagamento a 45,6 milhões de beneficiários seguirá o modelo adotado no segundo semestre do ano passado, com calendários escalonados para os trabalhadores informais e com o cronograma habitual do Bolsa Família para os participantes do programa social.

Novas agências – Recentemente, o banco anunciou a contratação de 5.570 empregados e terceirizados para reforçar o atendimento em todo o país e de 87 técnicos em Tecnologia da Informação (TI) para trabalharem no Distrito Federal. O banco também pretende abrir 76 agências neste ano, das quais 52 nas regiões Norte e Nordeste. Para essas novas unidades, o banco contratará 506 profissionais.

Segundo Guimarães, a abertura das unidades deu prioridade às áreas menos desenvolvidas do país. “Além disso, 52 [novas agências] estarão nas regiões Norte e Nordeste, que são regiões mais carentes. E, em especial, Pará e Maranhão, cada um recebendo 16 novas agências”.

Banco digital – O presidente da Caixa também anunciou que a instituição obteve autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para montar seu banco digital (banco que atende apenas pela internet, sem agências físicas). Ele informou que o pedido à Sest foi feito em dezembro e a abertura do braço digital da instituição agora depende de diversas fases de autorização pelo Banco Central.

Ainda de acordo com Guimarães, o banco digital nascerá com 107,2 milhões de clientes e será a maior fonte de pagamentos da Caixa, por causa das transações com débito e do Pix, sistema instantâneo de pagamentos criado pelo Banco Central em novembro.

 

*Com informações: Agência Brasil

Jovem suspeito de assaltos morre após ser agredido por moradores de Itambé, diz polícia

 Linchamento ocorreu na noite da quinta-feira (18), no bairro Caricé. Delegacia do município iniciou as investigações do caso.

Por G1 PE

Delegacia de Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, investiga o caso — Foto: Reprodução/Google Street View

Delegacia de Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, investiga o caso — Foto: Reprodução/Google Street View

Um homem de 19 anos morreu na noite da quinta-feira (18) após ser agredido por moradores de Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, apurações iniciais das equipes apontaram que o jovem praticava assaltos na cidade.

A morte ocorreu no bairro Carice. Equipes das polícias Civil e Militar compareceram ao local e constataram que o jovem foi agredido com um objeto cortante. O caso começou a ser investigado pela delegacia do município.

Violência no estado

Em fevereiro de 2021, Pernambuco registrou 262 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o número representa uma diminuição de 11,2% em comparação ao mesmo mês de 2020.

Já em janeiro de 2021, foram contabilizados 297 homicídios em todo o estado, o que equivale a uma redução de 11,6% com relação aos 336 assassinatos contabilizados em Pernambuco no mesmo mês do ano anterior.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...