domingo, 1 de setembro de 2013

Privataria Tucana: FHC e José Serra são presos em São Paulo.

“Em uma operação conjunta, da Polícia Federal e da Polícia Civil, acompanhada por promotores do MP e representantes da OAB, na manhã desse domingo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi detido em seu apartamento no bairro de Higienópolis em São Paulo; José Serra foi preso, praticamente no mesmo horário, em sua casa no bairro Alto de Pinheiros, também na capital paulistana; o senador Eduardo Azeredo foi alcançado em sua residência na cidade de Belo Horizonte.

Lula MirandaOs políticos tucanos são acusados de corrupção ativa (e passiva) e formação de quadrilha para a compra de parlamentares em episódios nefandos da política nacional, tais como o caso da compra de votos por R$200 mil [em valores de hoje, cerca de meio milhão de Reais] na votação da emenda pela reeleição de FHC e no episódio que ficou conhecido na crônica política como “mensalão mineiro”.
Consta ainda no processo, que ocasionou as detenções, farta documentação comprobatória de outro recente e rumoroso escândalo chamado de “propinoduto” tucano ou “trensalão”. No calhamaço estão anexados extratos e nº de contas no exterior.
Foram expedidos ainda uma dúzia de mandados de prisão, e de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos, também nessa ensolarada manhã de domingo, em conhecidos endereços na Rua Maranhão, nesse mesmo bairro elegante do centro de SP, onde residem 9 entre 10 tucanos, demais “apaniguados” e/ou “correligionários” do PPS.
O juiz da 13ª vara da Justiça Federal assinalou ainda, em seu longo e erudito despacho, que nunca, em sua já extensa carreira de magistrado, havia se deparado com semelhante processo endêmico de corrupção mafiosa, incrustado, tal qual um carcinoma, no corpo do Estado, no qual um grupo político pretendia se utilizar da máquina pública e de seu poderio político para manter-se ad eternum no poder. Disse ainda que em casos como esses, como é muito difícil a obtenção de provas factuais e irrefutáveis, recorria à teoria do Domínio do Fato para determinar/acolher a prisão de quase todos os denunciados.
Quase todos os denunciados, pois havia sido solicitada também a prisão preventiva dos publishers dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, bem como das revistas Época e Veja, por envolvimento com a súcia – há alegações nos autos de que estes veículos recebiam um suposto “mensalão da mídia” para não veicular notícias que denunciassem os malfeitos do grupo criminoso. O soberano juiz indeferiu esses outros pedidos de prisão temporária e preventiva, também solicitados no inquérito policial, alegando o respeito ao princípio inalienável da liberdade de imprensa, consagrado na Carta Magna.”
Felizmente para uns, e infelizmente para outros, essa notícia retratada acima é falsa. Trata-se tão somente de uma peça de ficção para que alguns sintam a mesma sensação que outros “desfrutaram” – por assim dizer. Para que alguns sintam, tenham a exata noção, momentaneamente, ao menos numa peça de ficção, o que alguns outros sentiram na própria pele: o opróbrio, a ignomínia.
FHC, José Serra e Azeredo não sofrerão o vexame da prisão e da execração pública; sequer o merecem. Assim como não merecem José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares. É tudo uma questão de Justiça. É tudo uma questão de procurar enxergar as coisas como elas de fato são. É tudo uma questão de se despir do véu de hipocrisia, do falso moralismo e das paixões partidárias.
Como diz o dito popular, e já repeti aqui inúmeras vezes: o pau que dá em Chico, também tem que dá em Francisco. Afinal, Francisco e Chico são cidadãos que devem ser iguais perante a lei.
Esse princípio, basilar, o da igualdade, também está inscrito na nossa Carta Magna. São garantias fundamentais do cidadão – da preservação da cidadania.
É a esse princípio que alguns tentam solertemente solapar.
Por Jornal de Caruaru

Somos todos Marcianos: A vida surgiu em Marte e veio para a Terra – dizem cientistas.

A Terra primordial não tinha óxido de molibdênio, mas Marte sim – logo, a vida surgiu em Marte e veio para a Terra a bordo de meteoritos desgarrados por algum impacto.

marte a vida surgiu emEsta é a ideia defendida pelo químico Steven Benner, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Westheimer (EUA), em uma Conferência realizada nesta semana em Florença, na Itália.
Embora soe mirabolante, a proposta tem lugar para se encaixar nas discussões levadas a sério pelos cientistas, já que não há explicação razoável para a “auto-organização” dos elementos químicos que originaram a vida.
A proposta está longe de ser pioneira nessa área, uma hipótese conhecida como panspermia.
Uma equipe do MIT não apenas defende há anos que a vida pode ter começado em Marte, como também já está desenvolvendo um equipamento para tentar provar isto:
Em 2011, outra equipe encontrou indícios da emissão de nitrogênio por um meteorito primitivo – um meteorito não-marciano -, levando o grupo a defender que os meteoritos podem ter semeado vida na Terra, qualquer que seja sua origem.
Outro indício tem a ver com a quiralidade das moléculas. Todas as formas de vida que conhecemos utilizam somente versões canhotas dos aminoácidos para elaborar as proteínas – e os meteoritos têm mais aminoácidos canhotos do que destros em comparação com rochas da Terra.
A forma como átomos se juntaram pela primeira vez para formar os três componentes moleculares dos seres vivos – RNA, DNA e proteínas – sempre foi alvo de especulação acadêmica.
As “moléculas da vida” não são as mais complexas que aparecem na natureza, ainda assim não se sabe como elas surgiram. Acredita-se que o RNA (ácido ribonucleico) foi o primeiro a surgir na Terra, há mais de três bilhões de anos.
Uma possibilidade para a formação do RNA, a partir de átomos como carbono, seria o uso de energia (calor ou luz). No laboratório, no entanto, isso produz apenas alcatrão.
Para a criação do RNA, os átomos precisam ser alinhados de forma especial em superfícies cristalinas de minerais. Mas esses minerais teriam se dissolvido nos oceanos da Terra naquela época.
Por outro lado, moléculas essenciais à vida já foram encontradas “nas estrelas” – mais precisamente, a 26.000 anos-luz da Terra.
Em vez de meteoritos, outros pesquisadores sugerem que a vida pode ter começado no espaço e chegado à Terra em cometas.
Ou seja, na falta de explicação melhor, qualquer coisa que não envolva ETs ou metafísica é bem-vinda – além de permitir adiar a questão até que a ciência possa adquirir novos conhecimentos ou tenha mais elementos para encarar o problema com melhor embasamento.
Benner diz que os minerais necessários para catalisar a vida eram abundantes em Marte – logo, sugere ele, a vida teria surgido primeiro em Marte, seguindo para a Terra a bordo de meteoritos.
Meteoritos de Marte têm moléculas orgânicas, mas não biológicas.
Na conferência em Florença, o cientista apresentou resultados sugerindo que minerais que contém elementos como boro e molibdênio são fundamentais na formação da vida a partir dos átomos isolados.
Ele diz que os minerais de boro ajudam na criação de aros de carboidrato, gerando compostos químicos que são posteriormente realinhados pelo molibdênio. E assim surgiria o RNA.
lua Titã de saturnoO ambiente da Terra, nos primeiros anos do planeta, seria hostil aos minerais de boro e ao molibdênio.
“É apenas quando o molibdênio se tornam altamente oxidados que são capazes de influenciar na formação da vida”, disse Benner. “Esta forma de molibdênio não existia na Terra quando a vida surgiu, porque há três bilhões de anos a Terra tinha muito pouco oxigênio. Mas Marte tinha bastante.”
Segundo ele, isso é “outro sinal que torna mais provável que a vida na Terra tenha chegado por um meteorito que veio de Marte, em vez de surgido no nosso planeta”.
“Outro sinal” em relação à teoria de que, embora a água seja essencial à vida, o clima seco de Marte é que seria mais propício para o surgimento da vida – ainda que todos os estudos recentes patrocinados pela NASA defendam que o clima de Marte era muito diferente há três bilhões de anos.
“As evidências parecem estar indicando que somos todos marcianos, na verdade, e que a vida veio de Marte à Terra em uma rocha”, defende Benner.
“Por sorte, acabamos aqui – já que a Terra certamente é o melhor entre os dois planetas para sustentar vida. Se nossos hipotéticos ancestrais marcianos tivessem ficado no seu planeta, talvez nós não tivéssemos uma história para contar hoje,” ilustra ele.
Por Jornal de Caruaru

Eduardo quer teleféricos em Bonito, Gravatá e Bezerros e trem em Caruaru

A Setur lançou editais para as construções dos aparatos turísticos. Os documentos estão dispostos no site oficial desta secretaria.

teleférico
O governo de Pernambuco lançou editais para construção de teleféricos nos municípios de Bonito, Gravatá e Bezerros e de um trem funicular em Caruaru, todos no Agreste. Os documentos – disponíveis no site da Secretaria de Turismo de Pernambuco – preveem a montagem incluindo as estações de embarque, instalações mecânicas, fornecimento de material e mão de obra.
Empresas interessadas em participar das licitações de Bonito e Bezerros podem mandar propostas no dia 7 de outubro deste ano. No dia 31 do mesmo mês, haverá o recebimentos das interessadas nos processos de Caruaru e Gravatá. Para mais informações, está disponível o telefone da Setur: (81) 3182-8347.
Por Jornal de Caruaru

D I V U L G A Ç Ã O

EQUIPE DE LOCUTORES DA RADIO ITAQUITINGA-FM
LUCIANO JR, JEOZIVALDO CÉSAR E FABIO FELIPE
7 ANOS DE PURA EMOÇÃO NO AR

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...