terça-feira, 22 de outubro de 2013

Secretaria da Educação de Pernambuco oferece bolsas de estudo no exterior para alunos do Ensino Médio da rede pública do Estado

Segue vídeo "Ganhe o Mundo: programa do Governo do Estado democratiza acesso de estudantes a intercâmbio cultural"
Coordenado pela Secretaria da Educação de Pernambuco, o Programa Ganhe o Mundo oferece bolsas de estudo no exterior para alunos do Ensino Médio da rede pública do Estado. É a democratização do intercâmbio cultural. Confira, no vídeo, a história de Ivanilson de Lima, um jovem que saiu de uma casa de taipa no Sertão do Pajeú para estudar no Canadá.


SECRETARIA DA CASA CIVIL DE PERNAMBUCO
NÚCLEO DE JORNALISMO 
3181.2268/2313/2311

Mãe Coruja Pernambucana é referência internacional na redução da mortalidade materno-infantil


Desde sua implantação, o programa criou 103 centros de atendimento que beneficiaram 105,7 mil mães e 47,1 mil crianças menores de um ano


Numa ação pioneira no Nordeste, o Governo do Estado lançou há sete anos, por meio do decreto nº 30.859 o Mãe Coruja Pernambucana. Desde sua implantação, já foram cadastradas 105,7 mil mães e 47,1 mil crianças menores de um ano. Apenas de janeiro a setembro de 2013, o programa contabilizou em todo o Estado, 103 centros físicos responsáveis pela prestação de assistência a 15.121 mães e 7.928 crianças. As ações do programa possibilitaram a queda na taxa de mortalidade de 21,6, em 2007, para 15,8 óbitos para cada 1000 nascimentos, em 2011, o que representa uma redução de 26,85%, de acordo com os últimos dados da Secretaria de Saúde.
Os bons resultados e a ação integrada de várias secretarias, sua entidades vinculadas e organizações sociais levaram o programa a se tornar referência nacional e internacional em cuidados e assistência materno-infantil. Com isso, o Mãe Coruja ultrapassou fronteiras e já chamou a atenção de países da África e Américas do Sul, Central e do Norte, entre eles Cabo Verde, Argentina, Uruguai, Peru, Cuba, México e Estados Unidos.
O Mãe Coruja Pernambucana teve inicio em apenas 26 municípios, como estratégia de ação para a redução da mortalidade materna e infantil, prioritariamente, nas cidades que apresentavam, em 2007, média de 25 óbitos por cada 1000 nascimentos. Para isso, foi criada uma rede integrando o Estado e os municípios, no sentido de trabalhar os cuidados e a garantia dos direitos das gestantes e crianças, além de estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e a família.
Em 2009, o Mãe Coruja foi transformado, por meio da Lei nº 13.959, de 15 de dezembro, numa política pública de assistência às gestantes e aos seus filhos. Atualmente, ele atende 103 municípios, sendo 23 no Agreste Meridional, 13 no Agreste Central, 10 no Sertão do Pajeú, 10 na Mata Sul, 10 no Sertão do Araripe, sete no Sertão do Moxotó, sete no Sertão do São Francisco, seis no Sertão de Itaparica, cinco no Agreste Setentrional, quatro na Mata Norte, quatro no Sertão Central e uma na Região Metropolitana do Recife.
Os espaços Canto Mãe Coruja contam com dois profissionais responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento das gestantes e seus filhos. Para isso, articulam ações entre as diversas secretarias estaduais e municipais, entre outros parceiros, criando uma rede solidária que prestam cuidados integrais com as gestantes, seus filhos e familiares. Para monitorar, visualizar necessidades e dar encaminhamento às ações, foi criado um sistema de informações que possibilita o monitoramento constante dos trabalhos.
Segundo a gerente de Apoio às Ações do programa, Virgínia Moura, o Mãe Coruja Pernambucana já está consolidado, principalmente por dispor de estruturas físicas dotadas de equipamentos de ponta, recursos humanos contratados e capacitados. “Acreditamos que um dos grandes avanços foi a criação e a implantação do sistema de informação que está funcionando e facilitando o trabalho de todos os profissionais envolvidos, permitindo um melhor monitoramento e, consequentemente, encaminhamentos em direção à rede de direitos e de cuidado de todas as mulheres e crianças inscritas no programa”. Destacou.

Acompanhamento - Além da implantação física dos Cantos Mãe Coruja, o programa investe na estruturação de equipamentos para utilização nas maternidades por meio de convênios com os municípios. Dentro das ações desenvolvidas, mantém-se um calendário de capacitações para profissionais de saúde municipais, onde o Mãe Coruja Pernambucana atua nas áreas de: saúde da mulher, parto humanizado, imunização, aleitamento materno, segurança alimentar e nutricional e monitoramento de crianças em risco, entre outros. Há, também, incentivos à investigação dos óbitos materno, fetal e infantil.   
SECRETARIA DA CASA CIVIL DE PERNAMBUCO
NÚCLEO DE JORNALISMO 
3181.2268/2313/2311

Programa Chapéu de Palha Mulher beneficia mais de 60,6 mil trabalhadoras rurais do Grande Recife ao Sertão com capacitações



Investimentos chegaram a R$ 37 milhões nos últimos sete anos em ações desenvolvidas em 89 municípios
Mais de 60,6 mil mulheres que trabalham na zona canavieira, na fruticultura irrigada e na pesca artesanal de 89 municípios pernambucanos foram beneficiadas pelo Programa Chapéu de Palha Mulher, entre 2007 e outubro de 2013. A ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Mulher, atendeu ainda, com atividades recreativas, 19,4 mil crianças, totalizando investimentos da ordem de R$ 37 milhões. No período, foram ofertados cursos de cidadania, políticas públicas e empreendedorismo, além de profissionalizantes, que serviram para a construção das bases de igualdade de gênero e da autonomia econômica entre homens e mulheres.
O Chapéu de Palha Mulher da Zona Canavieira, por exemplo, capacitou 20,1 mil trabalhadoras rurais, em 54 municípios da Região Metropolitana do Recife, das zonas da Mata Norte e Sul e parte do Agreste Central. A ação possibilitou a formação e a contratação de 564 educadoras e 718 recreadoras sociopolíticas rurais nestas regiões. Já na fruticultura irrigada, foram atendidas 34,1 mil trabalhadoras em sete municípios, além de 1.098 educadoras e o mesmo número de recreadoras. Na pesca artesanal, os benefícios atingiram diretamente mais de 5,7 mil pescadoras, 163 educadoras e 163 recreadoras, em 28 municípios.
Para a secretária da Mulher, Cristina Buarque, a partir de iniciativas como essa pode-se constatar o avanço das políticas públicas de gênero voltadas para um público de mulheres marcadas pelas desigualdades. No entanto, nunca faltou vontade e garra para modificar essa história. “É com entusiasmo que acompanhamos a transformação das mulheres do campo e da pesca em todo o Estado dentro das ações do Chapéu de Palha Mulher“, afirmou.

Segundo a gerente de Articulação e Interiorização das Ações de Gênero da Secretaria da Mulher, Márcia Aguiar, as atividades implantadas pelo Chapéu de Palha focaram, nestes sete anos, o desenvolvimento sociopolítico e profissional de mulheres que não tinham acesso a informações mais básicas para exercerem a cidadania. Dessa forma, o Governo do Estado contribuiu para a transformação da qualidade de vida da mulher pernambucana. A ação conta com o apoio de diversas organizações não governamentais feministas e de mulheres e das entidades do Sistema S.

SECRETARIA DA CASA CIVIL DE PERNAMBUCO
NÚCLEO DE JORNALISMO 
3181.2268/2313/2311

Evento na Amupe vai orientar prefeitos pernambucanos em assuntos de adminitração pública


amupe
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza em ação conjunta com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) um encontro com prefeitos pernambucanos para discutirem pautas políticas e questões ligadas a administração pública. O evento está marcado para começar as 9h desta terça-feira (22) na sede da Amupe. Estão confirmados as presenças dos especialistas da CNM, Elena Garrido e Eduardo Stranz, além do presidente da Associação e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB).
Segundo a assessoria de imprensa da Amupe serãos discutidos assuntos como o andamento das PEC 39/2013 e 31/2011, FPM , desonerações  e compensação financeira da União para entes federados, pisos salariais, cumprimento da lei de resíduos sólidos, rol de atividades do ISS , iluminação pública e despesas de pessoal: visão e orientação da CNM. Também serão apresentadas experiências municipalistas de ITR e ICMs. Para esta pauta vão estar presentes especialistas da CNM Elena Garrido e Eduardo Stranz. Ainda de acordo com a assessoria Patriota ressalta a importância dos temas a serem tratados pela CNM convocando os gestores municipais e secretários para discussão, uma vez que os mesmos afetam diretamente as finanças dos municípios.
Além disso, os gestores municipais participam do lançamento do Prêmio Prefeito Empreendedor pelo Sebrae/PE com palestras sobre o desenvolvimento econômico local e modernização da Gestão(URBEM e Cidade Compras), com palestra de Gustavo Cezário da CNM.
URL curta: http://programadizendotudo.com.br/?p=39954

Briga em presídio termina com detento esfaqueado

Interno foi encaminhado ao Hospital da Restauração para cirurgia

por Moriael Bandeira 


Na tarde desta terça-feira (22) um detendo ficou ferido após uma confusão interna no presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, no Complexo do Curado, Zona Oeste do Recife. José Felipe da Cunha, de 23 anos, foi esfaqueado e ficou ferido no braço, sendo encaminhado ao bloco cirúrgico do Hospital da Restauração (HR).

ALN dispara: ''A CBF é uma vergonha nacional'

Presidente coral indignou-se a partir da indefinição sobre o adversário coral nas quartas de final da Série C
por Lívio Angelim  
Foto: Reprodução/TwitterPresidente utilizou o twitter oficial do clube para se expressar contra a CBFPresidente utilizou o twitter oficial do clube para se expressar contra a CBF
Enfim, Antônio Luiz Neto deixou de lado a postura política e polida. As indefinições tiraram a tranquilidade do presidente do Santa Cruz. A CBF alterou o adversário coral do Betim para o Mogi Mirim. Em seguida, desalterou. E ninguém sabe quem será o rival, o real local e a data de jogo das quartas de final da Série C. Nesta terça (22), o mandatário soltou o verbo: "A CBF é uma vergonha nacional".
A CBF prometeu uma definição até o meio-dia da próxima quarta-feira (23). Vale ressaltar que o time tricolor chegou a entrar em campo para jogar contra o Mogi Mirim, na última segunda, até o duelo ser cancelado por uma liminar da justiça. E a novela continua nas Repúblicas Independentes do Arruda.

Náutico promove nove garotos da base

Timbu pretende dar experiência às revelações alvirrubras neste restante de Série A

por Lívio Angelim | 
Foto: Simone Vilar/NáuticoDa esquerda para a direita, os jogadores promovidos ao profissional: Dasaev e Jefferson (goleiros), Diego (zagueiro), Marcos Vinícius (meia), Gustavo (volante), Izaldo (lateral esquerdo), Deivid (lateral direito), Hélder (volante) e João Paulo (atacante)Da esquerda para a direita, os jogadores promovidos ao profissional: Dasaev e Jefferson (goleiros), Diego (zagueiro), Marcos Vinícius (meia), Gustavo (volante), Izaldo (lateral esquerdo), Deivid (lateral direito), Hélder (volante) e João Paulo (atacante)
Quem disse que 2013 acabou para o Náutico? O ano foi ruim, a diretoria se conscientizou decretou rebaixamento antecipado. Aceitou a situação. E, agora, está buscando dar experiência às futuras revelações. Nove garotos da categoria de base foram promovidos e disputarão os últimos oito jogos da Série A. 
Se é para ser saco de pancada, que seja favorecendo e amadurecendo os atletas da casa. Em um momento que não há pressão por vitória, o técnico Marcelo Martelotte poderá aproveitar para testar a atual nata da categoria de base alvirrubra. Nove atletas subiram para o profissional, um para cada posição e dois goleiros.
Dasaev e Jefferson (goleiros), Diego (zagueiro), Marcos Vinícius (meia), Gustavo (volante), Izaldo (lateral esquerdo), Deivid (lateral direito), Hélder (volante) e João Paulo (atacante) foram os garotos promovidos. Eles têm o desafio de fazer melhor que os antecessores e o privilégio de acrescentar a experiência em disputar na elite nos últimos oito jogos

Outubro rosa chega às comunidades do Bom Tempo e Ponta de Pedras

rosa_mamaA Prefeitura de Goiana promove ações de saúde e cidadania para comemorar a luta contra o câncer de mama. Nesta quarta-feira (23), das 8h às 16h, os moradores das comunidades do Bom Tempo e Ponta de Pedras  contarão com exames médicos, atividades  educativas e de cuidado com a saúde e o corpo.
Na Unidade de Saúde da Família de Ponta de Pedras, a Secretaria de Saúde realizará exames de mamografia e outros atendimentos em saúde; além de sorteio de escovação e hidratação de cabelo, manicure, um dia de rainha e atividades educativas para as mulheres.
Já na Unidade da Saúde da Família do Bom Tempo, a parceria entre as  Secretarias de Saúde  e Políticas Sociais e Desportos irá promover além da coleta de exames preventivos contra o câncer e teste rápido para HIV e Sífilis, a retirada de documentos.
Saiba mais
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares

Forró e frevo no aniversário de emancipação de Condado

Condado_emancipaçãoNos dias 10 e 11 de novembro a cidade de Condado estará comemorando seus 51 anos de emancipação política. A festa terá muito forró e frevo, com a participação das bandas Cavaleiros do Forró e Forró da Pegação e do cantor André Rio, que se apresentarão no dia 10, Pátio de Eventos da cidade.
No dia 11, dia do aniversário da cidade, acontecem as tradicionais ações cívicas, em alusão a data.


Jovem comete suicídio na zona rural de Garanhuns


Foto: Agreste Violento
Jovem é encontrado enforcado no sítio Lagoa do Boi, zona rural de Garanhuns. A mãe do adolescente de 17 anos, foi quem encontrou o corpo do rapaz ao chegar a sua residência no final da tarde de segunda-feira (21). José Daniel colocou uma corda em uma madeira que sustenta o telhado da casa e tirou a sua própria vida.

Segundo informações de parentes, o jovem vinha sofrendo de depressão a mais de um ano, e tomava remédio controlado; Polícias militares estiveram no local e o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru pela Polícia Civil.

Vìdeo amador mostra briga entre alunas de São Miguel, RN

Um estudante flagrou uma briga entre duas alunas da Escola Estadual Gilney de Souza em São Miguel (RN). O vídeo mostra o momento em que uma garota chega agredindo a outra, que fica recuada. Uma terceira pessoa também aparece nas imagens, tentando separar as duas. Na confusão as jovens caem no chão sendo que uma delas veio a bater a cabeça no calçamento gerando um sangramento que cobriu parte do seu rosto, um motorista que passava no local socorreu – a ao hospital municipal de São Miguel onde foi atendida pelo médico de plantão e liberada.



Cabe aqui ressaltar a não responsabilidade por parte da direção da escola pois o fato ocorreu a uma distância aproximada de 300 metros do ambiente escolar, nesse ponto caberia uma ronda policial mais ostensiva afim de impedir que fatos como este venham a acontecer. A escola não tem histórico de brigas e agressões, o episódio contrasta com a rotina escolar.

Esse tipo de acontecimento tem tornado cada dia mais comum nas escolas brasileiras, inclusive, sempre tem alguém para registrar tudo com câmeras e celulares, cabe as autoridades competentes uma ação imediata para combater esse tipo de violência.

Nação Nordestina

Pacto macabro por amor


O estudante mexicano Luis Alberto Martínez Rojas resolveu ganhar da sua namorada Ángela em aposta para ver quem teria coragem de morrer por amor.

Promessa fatídica

A colega de classe teria dito ao seu namorado que ela seria capaz de se matar para provar para ele o quanto ela o amava.

Sem dúvidas, Luis Alberto Martínez Rojas decidiu se adiantar e na tarde de sexta-feira (18), ao sair da escola, buscou um lugar onde poderia demonstrar a sua amanda, o amor que sentia. Ele pegou uma corda e foi até uma ponte localizada na estrada de "Santa María Sola de Vega" de San Lorenzo, no mesmo distrito. O jovem amarrou uma das pontas da corda em uma coluna da ponte e a outra extremidade ao redor do seu pescoço e se jogou. Seu corpo ficou pendurado a uma altura de 10 metros. Camponeses que passavam pelo local avistaram o corpo pendurado na ponte e informaram a polícia. Os peritos examinaram a cena e não encontraram sinais de violência. Durante a autópsia ficou constatado a causa da morte por asfixia por enforcamento.

Beltrán Heliodoro Martínez Vásques disse desconhecer os motivos que levaram seu filho a tirar a própria vida. Segundo colegas de escola relataram que o aluno teria feito uma aposta com sua namorada, para ver quem teria coragem de morrer por amor. O corpo de Luis Alberto foi enterrado no cemitério municipal de "Santa María Sola de Vega".

Para ver as imagens na íntegra clique AQUI! (Atenção! Imagens Fortes!)

Criança de 2 anos morre após ser atropelada por caminhonete em Barra de Catuama, em Goiana

Uma criança de dois anos morreu após ser atropelada por um veículo em Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco. O acidente aconteceu na manhã dessa segunda-feira (21), em uma via pública na Vila Catuama.

Segundo a polícia, Danilo José de Oliveira França aguardava o ônibus que o levaria à escola. A vítima estava acompanhada da mãe e do irmão quando tentou atravessar a rua e foi atingido por uma caminhonete Ranger – de cor chumbo e placa MOJ-1527. O motorista do automóvel, identificado como André Carneiro Correia de Almeida, 50 anos, prestou socorro a criança, mas o garoto morreu antes de chegar ao hospital da cidade.
O acidente foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Goiana, onde o condutor do automóvel compareceu acompanhado de um advogado e prestou depoimento sobre o ocorrido. 
Do NE10


Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/2013/10/crianca-de-2-anos-morre-apos-ser.html#ixzz2iUI8WMor

ITAQUITINGA ESTRÉIA HOJE NA COPA MATA NORTE DE FUTEBOL NA ABERTURA DO GRUPO B EM GOIANA



 Na noite desta segunda-feira (21) pela Copa Mata Norte de Futebol, o Camutanga goleou o São Vicente Ferrer por 5x0, com gols de Anderson, Euripe(2), Roberto e Ricardo. A partida foi realizada no Estádio Municipal Dr. João Ferreira Lima, em Timbaúba. Foram advertidos com cartões amarelos, Fabiano, Euripe e Alexandre para o Camutanga e Jefferson e Nelson para o São Vicente Ferrer. Por esse mesmo grupo na última sexta-feira (18) o Timbaúba goleou o Ferreiros por 4x0. Na noite de hoje (22) acontecerá a partida envolvendo Goiana e Itaquitinga, as 20h, na abertura do Grupo B, em Goiana. A competição que tem apoio e organização do Grupo Empresarial Marinaldo Rosendo. 

Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/#ixzz2iUDnwyhm

Itaquitinga participa da 1ª EXPOSIÇÃO CULTURAL DO CBMPE.A mostra foi realizada de 15 a 18 de outubro no Hall do QCG e, no dia 22, no Centro de Convenções da UFPE

1ª EXPOSIÇÃO CULTURAL DO CBMPE. José Vidal de Negreiros Neto
           Militar do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, natural de Itaquitinga/PE, vem se destacando no meio poético e no cenário pernambucano com diversas poesias de sua autoria nos últimos dias de 15 a 18 de outubro de 2013, e 22  no Centro de  Convenções em Olinda ele participou de uma exposição que para nós de Itaquitinga é um orgulho termos um filho da terra, se destacando de forma brilhante, Parabéns.
Contato:
José Vidal de Negreiros Neto - Poeta

Acidente na BR-101 deixa vítima fatal

Motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local

por Valéria Oliveira

Um acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (22), na BR–101 Sul, próximo ao Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), resultou na morte de uma pessoa. A colisão envolveu carro e uma motocicleta. 
O motociclista não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PE) ainda não tem maiores informações sobre o acidente.

Padrastro é preso suspeito de estuprar enteada de 6 anos

Ele teria praticado sexo anal. Mãe da menina é portadora de deficiência mental

Do FolhaPE
 
 
Um homem de 27 anos, foi preso no bairro de Santo Aleixo, em Jaboatão dos Guararapes, ao ser encontrado escondido atrás da geladeira. Ele é suspeito de estuprar a enteada, uma criança de apenas 6 anos de idade. A mãe da vítima seria deficiente mental e os abusos aconteciam na casa da família, no bairro Padre Roma.

A criança contou à avó que era abusada sexualmente por ele. Disse ainda que no último sábado o padrasto teria colocado um pano na boca dela e praticado sexo anal. O pai da menina revelou que já havia percebido que a menina tinha medo do padrasto. O caso foi registrado na Delegacia de Jaboatão dos Guararapes.

Ministério Público da Bahia quer que Fifa devolva R$ 31 milhões aos cofres públicos


Arquibancadas móveis foram instaladas em área coberta por tecido branco (foto)
Foto: Mellyna Reis/NE10 BA
Mellyna ReisDo NE10/Bahia

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) impetrou uma ação civil pública contra a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) e o Comitê Organizador Brasileiro da Copa do Mundo 2014, cobrando a devolução de R$ 31 milhões aos cofres públicos do Estado, atualizados com juros e correção monetária. O montante corresponde ao custo efetuado para instalação de estruturas temporárias na Arena Fonte Nova para a realização da Copa das Confederações deste ano.

De acordo com o MP-BA, petições de mesma natureza foram propostas simultaneamente nas outras cinco cidades que sediaram o evento: Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), São Lourenço da Mata (PE), Rio de Janeiro e Brasília (DF). As ações são resultado do trabalho desenvolvido pelo Fórum Nacional de Articulação das Ações do Ministério Público na Copa, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que engloba o Ministério Público Federal e os MPs da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Na ação ajuizada no último dia 15, as promotoras Rita Tourinho e Célia Boaventura questionam o compromisso de custeio da instalação das estruturas temporárias nos estádios pelo poder público imposto pela Fifa, por meio da assinatura de um aditivo ao contrato firmado pelos Estados para realização da Copa da Confederações em conformidade com as exigências da entidade.

As promotoras ressaltaram que a obrigação não constava no contrato original, e só foi acrescida em fevereiro de 2009, três meses antes da Fifa anunciar as cidades-sedes do evento esportivo em maio do referido ano. Para a promotoria, a imposição se deu inclusive sem ser precedida de qualquer estudo de impacto financeiro.

"É evidente que aqueles Estados/Municípios que não se comprometessem em arcar com as despesas relativas às estruturas temporárias seriam excluídas do processo de escolha", reletaram as promotoras na ação, acrescentando que a Fifa praticou abuso de direito, conforme está previsto no artigo 187 do Código Civil.

As estruturas temporárias são adaptações realizadas nos estádios especificamente para a realização das partidas da Copa do Mundo, o que incluem assentos temporários, tendas, plataformas, rampas, passarelas, instalações hidráulicas, elétricas e de ar condicionado, entre outras. Ao todo, os gastos públicos com tais estruturas foram de aproximadamente de R$ 230 milhões nas seis cidades-sedes do torneio.

No texto da ação, as promotoras enfatizam que as instalações serviram como espaço para camarotes VIP, tendas de patrocinadores, lojas oficiais da Fifa, entre outras. "A grandiosidade e natureza voluptuosadas estruturas, evidenciam desvio de finalidade do gasto público e a falta de interesse público, já que, dado também seu caráter temporário, as instalações não trazem nenhum legado à população", afirma a promotoria.

EXIGÊNCIA - Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria para Assuntos da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa-BA) justificou que o governo cumpriu a exigência de instalações completares prevista no acordo firmado com o COL/Fifa, já que "se trata de um evento de grande porte". A assessoria também afirmou que a contratação feita pela Bahia - R$ 33 milhões para a instalação, retirada e reinstalação em 2014 - foi a mais barata.

Polícia Civil implanta Plano Piloto de intimações via Correios

A partir desta segunda-feira (21) as intimações expedidas pela Polícia Civil de Pernambuco serão entregues através dos Correios. O projeto piloto contemplou à princípio a Delegacia de Boa Viagem. Até 2014, a Polícia Civil pretende implantar essa sistemática nas 41 delegacias da Capital e Região Metropolitana e algumas do interior a exemplo de Caruaru e Petrolina. A Delegacia de Boa Viagem emite por mês cerca de 330 intimações.

De acordo com o Chefe de Polícia, Osvaldo Morais, a forma antiga funcionava com dois policiais que se dirigiam as residências indicadas e entregavam em mãos a intimação. No novo método, as cartas registradas serão entregues pelos Correios. “Com isso estaremos reduzindo custo com recursos humanos e materiais na ordem de 72% e estamos proporcionando o bem estar do cidadão”, enfatizou Morais.

Ainda de acordo com Osvaldo Morais o novo sistema de entrega de intimações vai acabar com o constrangimento do cidadão de recebe policiais na porta de casa. "Muitas vezes a pessoa se sente constrangida, especialmente quando ela é testemunha”, disse Morais. O projeto faz parte da proposta do Pacto Pela Vida que visa modernizar as ações da polícia judiciária e dar mais conforto ao cidadão.

O Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio falou sobre a importância do projeto e parabenizou a Polícia Civil pela iniciativa. “Pretendemos expandir esse novo método para as 41 delegacias distribuídas na Capital e Região Metropolitana”, disse Damázio. Essas delegacias são responsáveis por cerca de 8.600 intimações por mês.

Segundo o delegado Benedito Anastácio de Oliveira, Gerente de Administração Geral da Polícia Civil, o projeto piloto faz parte do Programa de Modernização da Polícia Civil e deverá agilizar o serviço e otimizar os recursos humanos e materiais. “Além da redução dos custos com combustível e locação iremos utilizar esses dois policiais nas investigações acelerando a conclusão dos inquéritos”, explicou.

O Gerente de Operações do Correios Josué Martins falou da importância do contrato de prestação de serviços com a Polícia Civil e garantiu que dentre de 48 horas as intimações chegarão aos destinatários. “No caso de greve dos Correios, a intimação voltará a ser entregue da maneira tradicional”.

Participaram da solenidade o titular da Delegacia de Boa Viagem Erivaldo Guerra e diretores das delegacias especializadas. A implementação da Intimação Via Postal através dos Correios é pioneira na Região Nordeste.

Polícia Civil

Está sendo velado nesse momento o corpo do professor Tony. Sepultamento será às 16h no cemitério de Timbaúba

  Familiares, estudantes, colegas de magistério e amigos comparecem ao velório do professor Tony na Central de Velórios da Rosa Master, para prestar última homenagem.

Está sendo velado nesse momento o corpo do professor Tony Barboza na Central de Velórios da Rosa Master, na Rua Maciel Pinheiro, por onde já passaram durante a noite e toda a madrugada centenas de pessoas. O ex-gestor da EREMT (Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba) e professor da Faculdade de Timbaúba faleceu na madrugada da última segunda(21) de infarto fulminante aos 47 anos, no Hospital Tricentenário em Timbaúba.

O ''Gestor Bacana'' como era conhecido carinhosamente por seus alunos, companheiros de profissão e população timbaubense deixará muita saudade, pois foi e estava sendo o responsável pela formação de grandes profissionais e cidadãos para a sociedade.

O grande profissional da área de educação que respeitava e era respeitado por todos pelo seu jeito simples e carismático, receberá de alunos, familiares, professores e população timbaubense uma inesquecível homenagem como forma de agradecimento por tudo realizado por ele em vida. Alunos e ex-alunos irão comparecer ao cortejo com a farda da EREMT, instituição onde o mesmo era gestor.

O cortejo com o corpo de Antônio Barboza dos Santos, eterno gestor da EREMT e professor da vida para milhares de alunos, sairá na tarde desta terça-feira (22), às 16 horas, da Rosa Master, com destino ao Cemitério Santa Cruz, no Bairro de Três Cocos, onde será sepultado. Será a oportunidade da última homenagem ao ''Gestor Bacana''.

Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/2013/10/esta-sendo-velado-nesse-momento-o-corpo.html#ixzz2iSFLIgym

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...