sexta-feira, 14 de julho de 2023

SAÚDE Aspartame: saiba a quantidade segura de bebidas diet para evitar câncer

 

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 14/07/2023 08:56 | Atualizado em: 14/07/2023 08:56

Postado por Jeozivaldo Cesar

(Foto: Chenyu Guan/Unsplash)
Foto: Chenyu Guan/Unsplash
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a substância aspartame — utilizada para adoçar a Coca Zero — é "possivelmente cancerígena", em comunicado oficial feito na noite desta quinta-feira (13). No entanto, o parâmetro de consumo considerado seguro para seres humanos foi mantido. Segundo estudos da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (Iarc), para não ter risco de desenvolver tumores, é seguro manter uma ingestão diária aceitável (veja mais abaixo).

A Iarc afirmou que vai continuar monitorando novas evidências e incentivando grupos de pesquisa independentes a desenvolverem estudos adicionais sobre os efeitos da substância. "As evidências limitadas de carcinogenicidade em seres humanos e animais e as evidências limitadas de mecanismos de como a carcinogenicidade pode ocorrer destacam a necessidade de mais pesquisas para aprimorar nossa compreensão sobre se o consumo de aspartame representa um risco carcinogênico", pontuou Mary Schubauer-Berigan, da Iarc.

Saiba a quantidade ideal para você 
A sugestão da Iarc, órgão da OMS, é que sejam ingeridos de 0 a 40 miligramas por quilo de peso corporal — levando em consideração que cada lata de refrigerante diet tem entre 200 a 300 miligramas de aspartame. Assim, se uma pessoa tem 70 quilos, ela deve beber até 2,8 mil miligramas de aspartame, o que, segundo a OMS, corresponde a nove a 14 latas de refrigerante diet por dia para se manter livre de câncer — isso se ela não comer mais nenhum tipo de adoçante na dieta alimentar do dia.

A quantidade pode parecer grande, mas, no Brasil, também é difundindo a venda desses refrigerantes "zero" em garrafas de dois litros. A Coca afirma que há 12 miligramas de aspartame em cada 100 mililitros do refrigerante. 

Adoçante é o mais utilizado do mundo
Usado desde a década de 1980, o aspartame foi avaliado em 1951 pelo Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares da OMS/FAO (JECFA), que analisa os riscos para produtos químicos e aditivos em alimentos. Contudo, ele nunca tinha sido avaliado pelas monografias da IARC — um programa que identifica risco de câncer em componentes e alimentos.

Denise Franco, endocrinologista e diretora da ADJ Diabetes Brasil, defende que é essencial um parecer oficial da OMS sobre outros adoçantes artificiais. "É necessário porque esse é um produto consumido por um grande número de pessoas. Quando se libera o consumo, é importante ter certeza da segurança dessa substância. Por isso, não só o aspartame, mas também todos os outros adoçantes devem passar pela mesma avaliação", justificou.

O que diz a Coca
No site da Coca-Cola, a empresa também aponta que o aspartame é um dos ingredientes alimentares mais exaustivamente pesquisados no mundo e que é permitido em mais de 100 países, incluindo os EUA, México, União Europeia, Turquia e Japão.

"Especialistas em saúde continuam a confirmar que o aspartame é seguro. Sua segurança foi validada mais uma vez", destacou a empresa ao responder a dúvida "O aspartame da Coca-Cola sem açúcar faz mal".

Quatro pessoas morrem na passagem do ciclone extratropical pelo Sul e Sudeste

 BRASIL

Por: Isabel Dourado - Correio Braziliense

Publicado em: 14/07/2023 08:17 Postado por Jeozivaldo Cesar

 (Foto: José Eymard/TV Vanguarda)
Foto: José Eymard/TV Vanguarda
Quatro pessoas morreram em decorrência da passagem de um ciclone extratropical por estados do Sul e do Sudeste, entre a noite de quarta-feira e a manhã de ontem. A chuva volumosa acompanhada de fortes rajadas de vento, de mais de 90km/h, também provocou muitos estragos, principalmente nas cidades do interior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. A primeira morte foi registrada no município de Rio Grande, no litoral gaúcho, provocada pela queda de uma árvore sobre a casa da vítima, um homem idoso. O governador em exercício do RS, Gabriel Souza, informou ainda que sete pessoas ficaram feridas em Sede Nova.

“A estimativa que nós temos, neste momento, em virtude desse ciclone que está atingindo o estado — aliás, o terceiro ciclone consecutivo em 20 dias que presenciamos aqui no Rio Grande do Sul, com graves danos à vida e às estruturas econômicas aqui do estado. São mais de 400 mil gaúchos e gaúchas sem energia elétrica neste momento”, disse Souza. Dez rodovias gaúchas sofreram algum tipo de bloqueio. A expectativa do governo estadual é de que as atividades escolares sejam retomadas hoje.

Duas mortes aconteceram no interior de São Paulo. Em Itanhaém, na Baixada Santista, uma mulher de 80 anos foi eletrocutada por um fio que arrebentou por causa da ventania. Em São José dos Campos, uma mulher de 24 anos estava fazendo aula de autoescola quando o carro dela foi atingido pela queda de uma árvore de 30 metros. Ela foi socorrida e levada para um hospital, mas teve a morte cerebral confirmada horas depois.

Em Brusque, no interior catarinense, um técnico que trabalhava na manutenção da rede telefônica foi atingido pela queda de uma árvore e não resistiu. Em Bom Jardim da Serra, as rajadas de vento chegaram perto de atingir 150km/h.

A passagem do ciclone por cinco estados do país provocou enchentes, destruiu trechos de rodovias, destelhou casas, arrancou placas de publicidade e derrubou um sem número de árvores em centenas de municípios. Em São Paulo, além das duas mortes, o fenômeno alterou a rotina do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Pelo menos seis aviões foram obrigados a arremeter (interromper a aterrissagem antes de o aparelho tocar no solo) por causa dos fortes ventos, que passaram dos 70km/h. No Aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina, a escada de acesso a uma aeronave tombou na pista. O terminal estava em operação especial porque recebia parte do movimento do aeroporto de Florianópolis, que passou o dia fechado por causa do vendaval.

El Niño
O Inmet e a Marinha já tinham emitido alertas para a previsão de fortes rajadas de vento nos estados do Sul. Ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica, isto é, regiões causadoras de tempo adverso em grande escala. O meteorologista Mamedes Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que os ciclones extratropicais são associados às frentes frias, mas não trazem “volumes de chuva tão expressivos quanto um furacão.”

“No Sul do Brasil, neste período, é comum acontecer os ciclones extratropicais porque, no inverno, normalmente, a água do Atlântico é mais quente que a do Continente. Por isso, (os ciclones) se formam no oceano, na costa do Rio Grande do Sul, e vão embora.”

Especialistas explicam que a ocorrência desses eventos extremos podem se tornar cada vez mais frequentes no futuro. Especialmente devido às mudanças climáticas. “Com certeza, a maior ocorrência desses eventos não está descartada nos anos vindouros. A própria OMM (Organização Meteorológica Mundial) está avisando que a gente está passando por um ônus de eventos extremos e por coincidência ou não a gente está com o El Nino aí no radar. Então quando começar a primavera a gente vai sentir um reflexo maior especialmente na região sul onde vai ter chuva e tempestade com maior frequência”, explica o meteorologista.
 
Tags: mortes | sudeste | sul | ciclone | El Nino | clima |

Prefeitura de Ibimirim é alvo de operação da PF

 LAVAGEM DE DINHEIRO

Por: Carlos Cavalcanti

Publicado em: 14/07/2023 08:30

Postado por Jeozivaldo Cesar


A Prefeitura de Ibimirim, no Sertão do Moxotó, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), deflagrada na manhã da última quinta-feira (13), para apurar a atuação de uma organização composta por servidores públicos e empresas particulares especializada em crimes contra a administração municipal e lavagem de dinheiro. Entre os alvos da investigação está o prefeito Wellinton Siqueira (PCdoB).

A ação de ontem movimentou um efetivo formado por 214 policiais federais, que cumpriram, ao todo, 86 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), em endereços localizados nos municípios do Recife, de Camaragibe, Caruaru, Arcoverde, Ibimirim, Afogados da Ingazeira, Itacuruba, Inajá e Salgueiro.

A investigação aponta para os crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, dispensa indevida e fraude à licitação, além de lavagem de dinheiro. Somadas as penas máximas, os envolvidos podem ultrapassar 42 anos de reclusão.

De acordo com a Polícia Federal, o prefeito Wellinton Siqueira teria contratado empresas “fantasmas”, ligadas a um mesmo grupo de empresários, para o fornecimento de material e prestação de serviços nas áreas de saúde, infraestrutura e logística, tais como aquisição de medicamentos e consultas médicas, obras de engenharia como terraplanagem e pavimentação, e locação de veículos.

"As investigações apontaram diversas irregularidades, principalmente, na aquisição de material e de serviços. Tudo indica que um grupo empresarial se associou aos gestores para que todas as compras feitas pelo município nas áreas investigadas fosse direcionada aos membros dessa sociedade - via uso de empresas 'fantasmas' ou de fachada - por meio de fraude licitatória", explicou o delegado Marcos Tenório em coletiva de imprensa.

Ainda segundo o delegado, as investigações tiveram início em 2022, a partir de colaboração premiada feita por um ex-servidor da administração municipal. Questionado sobre um possível pedido de prisão do prefeito Wellinton Siqueira e dos demais alvos da operação, Tenório disse que a fase atual é de reunião de provas, mas que "nenhuma medida é desconsiderada". "Temos essa legitimidade e, se for o caso, iremos requerer a tempo", afirmou.

O envolvimento da PF se dá pelo uso de recursos federais, destinados ao município por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A reportagem do Diario de Pernambuco entrou em contato com a Prefeitura de Ibimirim, mas não houve retorno até o fechamento da edição.

Amupe cria grupo de trabalho pelo piso da enfermagem

 Postado por Jeozivaldo Cesar | Blog do oge

Por: Tainá MilenaPublicado em: 13/07/2023 10:30

 | Atualizado em: 13/07/2023 09:56

(Foto: Taylinne Barret/DP)
Foto: Taylinne Barret/DP
Os presidentes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) e a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), sentaram à mesa para discutir a implantação do piso dos profissionais de enfermagem pelas prefeituras do estado. A demanda da categoria tem sido debatida há meses pelos poderes Executivo e Legislativo, mas a novidade foi a publicação de um acórdão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com validade até que o mérito da matéria venha a ser apreciado pelo Judiciário, algo que pode levar anos.

A representante dos municípios concordou com a importância do pagamento do piso salarial, no entanto, demonstrou preocupação com a possibilidade de insuficiência dos recursos que serão enviados às cidades pelo Ministério da Saúde. Segundo ela, há unanimidade entre os prefeitos no sentido de reajustar os salários e repassar os valores aos trabalhadores do setor, mas ressaltou que são muitos os relatos sobre as dificuldades encontradas pelos gestores, principalmente com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A Amupe então divulgou a criação de um grupo de trabalho para estudar o processo de implantação do piso no estado. Em nota enviada à reportagem do Diario de Pernambuco, a associação disse que o colegiado vai ser composto por representantes da entidade, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e do Coren, com o objetivo de promover a análise de decisões judiciais e desenvolver esforços para a implementação do do piso na medida que se iniciem os repasses financeiros pela União.

“A responsabilidade dos municípios, por hora, é alimentar corretamente os sistemas de informação, com os dados atualizados dos profissionais de enfermagem. Isso é fundamental para que a reedição da portaria MS 597/23 contemple a realidade municipal”, observou o deputado estadual Gilmar Júnior. O parlamentar ainda lembrou que cabe aos prefeitos cobrar do Ministério da Saúde a transferência dos recursos.

Ao Diario, Gilmar contou que se colocou à disposição da Amupe para auxiliar na ampliação em 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), desde que haja a especificação de que o valor vá ser destinado ao pagamento do piso.

“Há pouco, discordei da afirmação de Márcia de que as prefeituras não têm condições de arcar com o piso da enfermagem, e me disponibilizei para conversar com ela e esclarecer muitos pontos a esse respeito, entre eles o que a categoria espera dos gestores municipais: assertividade e eficiência no envio dos dados e agilidade no repasse da verba federal. A essa altura do campeonato, depois de anos lutando pelo piso, agora validado em lei, não cabem mais questionamentos com relação ao pagamento”, afirmou o deputado.

O primeiro encontro do grupo de trabalho vai ser realizado em Brasília, no próximo mês de agosto, em reunião com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Após desconto em carro zero, Lula sugere reeditar incentivo à compra de eletrodomésticos

 Em 2009, no segundo mandato, petista reduziu IPI sobre produtos da chamada linha branca, como geladeira e máquina de lavar.

Em  

| Da RedaçãoAtualizado em 

Após desconto em carro zero, Lula sugere reeditar incentivo à compra de eletrodomésticos
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), a reedição de um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos da linha branca, como geladeira e máquina de lavar, e de televisões.

Lula deu a declaração durante cerimônia de condecoração de cientistas e pesquisadores no Palácio do Planalto. Antes de se dirigir a Alckmin, Lula citou o programa que conferiu desconto em carros zero quilômetro, que foi encerrado na semana passada com a venda de cerca de 125 mil automóveis.

Em 2009, durante o seu segundo mandato como presidente, Lula lançou um programa que reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre itens da linha branca.

No período, 44,02 milhões de unidades foram comercializadas

Siga
20 - Banner Threads

“Até falei para o Alckmin: ‘Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?’. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar. E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito”, afirmou Lula.

Na sequência, o presidente se dirigiu à ministra do Planejamento, Simone Tebet, pedindo que ela “abra a mão um pouquinho”, para o governo poder “facilitar a vida do povo que quer ter acesso” aos produtos.

O presidente ponderou, no entanto, que o povo tem de consumir de “forma responsável”. “Ninguém pode gastar o que não tem”, afirmou. Segundo Lula, nos próximos dias, o governo deve lançar oficialmente o Desenrola, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas que tem o objetivo de aquecer o consumo no país.

Está endividado? Negociações para limpar o nome pelo Desenrola começam na segunda-feira

 BRASILGoverno autorizou instituições financeiras a iniciarem a renegociação da 'Faixa 2' do programa, para pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil.

Em  | Da Redação com informações de G1

Atualizado em 

Está endividado? Negociações para limpar o nome pelo Desenrola começam na segunda-feira
Dinheiro – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O programa “Desenrola”, criado pelo governo federal para a renegociação de dívidas, iniciará suas operações na segunda-feira (17), conforme portaria do Ministério da Fazenda publicada nesta sexta-feira (14). Por hora, a autorização vale para a “Faixa 2” do programa.

A Faixa 2 é voltada para pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil. As renegociações valem para dívidas inscritas até 31 de dezembro de 2022 e que continuam ativas. O devedor terá prazo mínimo de 12 meses para pagamento.

As renegociações da Faixa 2 poderão ser feitas diretamente entre os clientes e as instituições financeiras onde os débitos existem. Em troca, o governo vai oferecer aos bancos um incentivo para que aumente a oferta de crédito.

O programa não atenderá renegociações de dívidas dos seguintes tipos:

dívidas de crédito rural;
débitos com garantia da União ou de entidade pública
dívidas que não tenham o risco de crédito integralmente assumido pelos agentes financeiros;
dívidas com qualquer tipo de previsão de aporte de recursos públicos;
débitos com qualquer equalização de taxa de juros por parte da União.
Cerca de 30 milhões de pessoas devem ser beneficiadas nesta faixa, segundo o Ministério da Fazenda.

Em relação à “Faixa 1”, a portaria publicada pelo Ministério da Fazenda cita que as instituições financeiras deverão se habilitar na plataforma digital do programa para iniciar as renegociações. No entanto, a portaria não indica datas.

A expectativa do Ministério da Fazenda é que o programa esteja disponível para toda a população até setembro. Antes disso, em agosto, o governo deve fazer um leilão para definir quais credores serão contemplados — os que oferecerem maiores descontos terão vantagem.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...