Nesta terça-feira (5), proprietários de 917.991 veículos usados com terminações de placas 1, 2, 3 e 4 devem ficar atentos, pois é quando vence a primeira parcela do Licenciamento 2013. Em Pernambuco, os proprietários podem efetuar o pagamento em 1.193 pontos distintos da rede credenciada: Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco Gerador (Rede Banorte/ Matriz) e Casas Lotéricas.
O Licenciamento é composto pelo Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), taxas de licenciamento e Corpo de Bombeiros e multas, caso estejam em atraso. Quem não receber o boleto bancário para pagamento pode emitir as guias avulsas através do www.detran.pe.gov.br.
Até a liberação do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2013 (que chega na residência , normalmente, em 30 dias ), os condutores devem circular com o CRLV 2012 sem a necessidade de comprovante da quitação. O CRLV, documento de porte obrigatório, só é emitido após a conclusão do licenciamento e o usuário receberá o novo documento em casa no prazo de 30 dias, após a quitação de todos os débitos. A obrigatoriedade de porte de CRLV 2013 começa em julho.
Para entender melhor, acompanhe o calendário abaixo e verifique os dias no mês de março fixados como prazo para cota única, e as datas do vencimento para parcelamento nos meses subsequentes:
Até a liberação do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2013, os condutores devem circular com o CRLV 2012 sem a necessidade de comprovante da quitação das parcelas, no caso de ter quitado o licenciamento de forma antecipada.
Grandes Clientes – Empresas com mais de 10 (dez) veículos deverão solicitar a emissão do boleto exclusivamente através do site do DETRAN (www.detran.pe.gov.br). Os CRLVs serão emitidos na sede do DETRAN. Nos municípios do interior deverão se dirigir às Ciretrans Especiais.
Prazos – Até a liberação do novo documento, os condutores devem circular com CRLV de 2012, porém o prazo limite para este porte depende da numeração da placa do veículo (tabela abaixo). Após estas datas, o CRLV anterior perde a validade.
Quem estiver circulando com o CRLV 2012 fora do prazo estabelecido acima estará sob pena de ter o veículo retido até a apresentação do CRLV 2013, e pagamento de multa no valor de R$ 191,54. Além disso, o condutor perderá sete pontos na carteira. Caso o prazo para o porte do CRLV 2012 esteja vencendo e o propietário ainda não tenha o de 2013 em mãos, ele deve se dirigir a um dos pontos de atendimento do DETRAN-PE para orientação e solicitação do mesmo.
DPVAT poderá ser parcelado – Uma outra boa notícia é que, a partir desta ano, o DPVAT também poderá ter o pagamento dividido em até três cotas. Assim como o IPVA, o boleto impresso também só trará a cota única, mas o parcelamento também será feito pela internet, no endereço http://www.dpvatseguro.com.br. A medida é válida para proprietários de motos, vans, ônibus e micro-ônibus e a primeira parcela vence juntamente à primeira parcela do IPVA.
Serviço:
- Pagamento de boletos: Bancos do Brasil, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco Postal, e Casas Lotéricas
- Emissão de guias avulsas: www.detran.pe.gov.br