NORDESTE // TRAGÉDIA
Kívia Soares
Do NE10/Rio Grande do Norte
O sepultamento dos cinco romeiros potiguares mortos no último domingo (15), vítimas de um acidente de trânsito a caminho da Romaria de São Severino dos Ramos, em Paudalho-PE, aconteceu na manhã desta segunda-feira (15). As vítimas, que pertenciam à mesma família foram veladas no ginásio de esportes Manoel Targino, em Jardim Lola, distrito de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal.
LEIA MAIS:
No ginásio, também foi realizada a missa de corpo presente pelos padres André Martins de Melo, Gilmar Pereira de Castro e Tiago Teisen. Logo após a cerimônia, o cortejo fúnebre saiu pela Avenida Tomaz Landim, em direção ao Cemitério Público de Igapó, na zona Norte de Natal, onde foram sepultados: Isabel dos Santos Conceição, de 73 anos; Magno Heiber dos Santos, de 59 anos; Aída dos Santos Conceição Silva, de 43 anos; Ana Aída Tomaz, de 19 anos e Clara Beatriz dos Santos Gomes, de 7 anos. A Polícia Rodoviária Federal organizou o trânsito no trecho percorrido pelo cortejo.
Muitas pessoas lotaram o ginásio para o velório da família, e durante a missa vários cartazes homenageavam a professora de biologia, Aída dos Santos Conceição Silva, de 43 anos. Ela trabalhava a cerca de 15 anos, na Escola Estadual Myriam Coeli, no bairro de Nova Natal, também na Zona Norte da cidade, era líder religiosa em Jardim Lola e realizava trabalhos sociais de alfabetização na comunidade.
O marido da professora, José Galdêncio, 41 anos, único que sobreviveu ao acidente estava visivelmente abalado. Ele também perdeu a sogra (Isabel), o cunhado (Magno) e as duas sobrinhas da sua esposa (Ana e Clara Beatriz).
O também educador Luciano Capistrano, amigo e vice-diretor da escola onde a professora Aída trabalhava, contou que ela era “uma profissional ética, alegre, dedicada e que sempre participava dos projetos desenvolvidos na escola”, diz. “Este ano estávamos juntos num projeto para os alunos chamado de Rumo ao Enem”, acrescenta. “Foi uma grande perda”, finalizou.
A família estava viajando para uma romaria em Pernambuco num ônibus com 50 passageiros da agência de viagens potiguar, Juca Tour, quando o motorista perdeu o controle no KM-3 da BR-101, na cidade de Goiana-PE e capotou. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o motivo do acidente teria sido uma combinação entre pista molhada, já que chovia no momento, e excesso de velocidade.
O Portal NE10 entrou em contato com a agência de turismo e um funcionário que atendeu a ligação informou que o proprietário, Juscelino Cavalcante Felipe, tinha viajado a Recife no domingo (14) para resolver questões a respeito do ocorrido, e que ainda não voltou e nem atende às ligações, pois o celular está dando desligado. Ainda segundo ele, a empresa está oferecendo todo o apoio aos feridos no acidente, que são pelo menos 15 pessoas.