segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Romeiros natalenses vítimas de acidente em PE são sepultados


NORDESTE // TRAGÉDIA

Kívia Soares

Do NE10/Rio Grande do Norte
O sepultamento dos cinco romeiros potiguares mortos no último domingo (15), vítimas de um acidente de trânsito a caminho da Romaria de São Severino dos Ramos, em Paudalho-PE, aconteceu na manhã desta segunda-feira (15). As vítimas, que pertenciam à mesma família foram veladas no ginásio de esportes Manoel Targino, em Jardim Lola, distrito de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal.
LEIA MAIS:
 
No ginásio, também foi realizada a missa de corpo presente pelos padres André Martins de Melo, Gilmar Pereira de Castro e Tiago Teisen. Logo após a cerimônia, o cortejo fúnebre saiu pela Avenida Tomaz Landim, em direção ao Cemitério Público de Igapó, na zona Norte de Natal, onde foram sepultados: Isabel dos Santos Conceição, de 73 anos; Magno Heiber dos Santos, de 59 anos; Aída dos Santos Conceição Silva, de 43 anos; Ana Aída Tomaz, de 19 anos e Clara Beatriz dos Santos Gomes, de 7 anos. A Polícia Rodoviária Federal organizou o trânsito no trecho percorrido pelo cortejo.

Muitas pessoas lotaram o ginásio para o velório da família, e durante a missa vários cartazes homenageavam a professora de biologia, Aída dos Santos Conceição Silva, de 43 anos. Ela trabalhava a cerca de 15 anos, na Escola Estadual Myriam Coeli, no bairro de Nova Natal, também na Zona Norte da cidade, era líder religiosa em Jardim Lola e realizava trabalhos sociais de alfabetização na comunidade.

O marido da professora, José Galdêncio, 41 anos, único que sobreviveu ao acidente estava visivelmente abalado. Ele também perdeu a sogra (Isabel), o cunhado (Magno) e as duas sobrinhas da sua esposa (Ana e Clara Beatriz).

O também educador Luciano Capistrano, amigo e vice-diretor da escola onde a professora Aída trabalhava, contou que ela era “uma profissional ética, alegre, dedicada e que sempre participava dos projetos desenvolvidos na escola”, diz. “Este ano estávamos juntos num projeto para os alunos chamado de Rumo ao Enem”, acrescenta. “Foi uma grande perda”, finalizou.

A família estava viajando para uma romaria em Pernambuco num ônibus com 50 passageiros da agência de viagens potiguar, Juca Tour, quando o motorista perdeu o controle no KM-3 da BR-101, na cidade de Goiana-PE e capotou. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o motivo do acidente teria sido uma combinação entre pista molhada, já que chovia no momento, e excesso de velocidade.

O Portal NE10 entrou em contato com a agência de turismo e um funcionário que atendeu a ligação informou que o proprietário, Juscelino Cavalcante Felipe, tinha viajado a Recife no domingo (14) para resolver questões a respeito do ocorrido, e que ainda não voltou e nem atende às ligações, pois o celular está dando desligado. Ainda segundo ele, a empresa está oferecendo todo o apoio aos feridos no acidente, que são pelo menos 15 pessoas.

PF apura roubo de processos na Justiça Federal em São Paulo



A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o roubo de processos na Justiça Federal em São Paulo. No dias 21 e 22 de setembro, foram levados volumes de duas ações judiciais. O principal suspeito da sabotagem, que se apresentou como Daniel, estaria a serviço de mandante não identificado. Ele cooptou três funcionários terceirizados da limpeza do Fórum Jarbas Nobre, que aloja dez Varas Criminais Federais e dez Varas Previdenciárias.
Um alvo da trama seria o juiz Ali Mazloum, titular da 7.ª Vara Criminal Federal. Kelly Galvão, contratada de empresa particular que cuida da faxina do prédio, situado à Alameda Ministro Rocha Azevedo, recebeu R$ 1 mil em dinheiro pelo desvio do terceiro volume de um processo conduzido por Mazloum sobre peculato em aposentadoria.
Mazloum é o juiz que, em 2010, condenou a 3 anos e 11 meses de prisão o delegado da PF Protógenes Queiroz, hoje deputado (PC do B-SP), por violação de sigilo funcional e fraude processual na Operação Satiagraha – investigação que acabou sendo anulada pelo Superior Tribunal de Justiça. Inconformado, Protógenes recorreu da condenação.
Parte de um processo da 7.ª Vara Previdenciária foi roubada dia 21 por outra funcionária, Kelly Araújo. Imagens do circuito de segurança mostram que os autos foram levados em um saco de lixo – o processo foi localizado por um gari na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
Fonte: Agência Estado

TSE confirma vitória de socialista em Cedro










Cedro (Sertão Central, distante 569 km do Recife) foi o único município de Pernambuco que não conheceu o vencedor das eleições para prefeito no dia 7 de outubro, mas após um período de incerteza sobre quem assumiria a Prefeitura em janeiro de 2013, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou o atual prefeito, Neguinho de Zé Arlindo (PSB), como vencedor do pleito. O prefeito venceu a eleição com uma pequena diferença de 361 votos para o concorrente, Miguel Leite (PV).
Os dois candidatos concorreram sub judice e os seus nomes ainda aparecem no site do TSE com a votação zerada. Neguinho teve a candidatura indeferida por conta de seu vice, Manoel Tavares, que foi condenado por improbidade administrativa por órgão colegiado. Tavares foi substituído por Nezinho Horácio (PRP).

Horário de verão começa no próximo domingo, dia 21 de outubro


A partir do próximo domingo, brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar seus relógios em uma hora. Neste dia começa o horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.

Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

A vigência do horário de verão começa à meia-noite de sábado, dia 20. Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

Perigoso asteroide recém descoberto passará raspando pela Terra em uma altitude realmente preocupante.


No último domingo, um asteroide de 50 metros de diâmetro recém-descoberto passou nas cercanias da Terra sem aviso prévio. Agora, outro asteroide de dimensões similares descoberto a menos de três dias deverá chamar a atenção. De acordo com os cálculos, a rocha raspará a Terra em uma altitude realmente preocupante.

Uma reanálise da orbita mostra que 2012 TC4 passou sorrateiramente pelas vizinhanças da Terra em 10 de fevereiro de 2010.

Batizado de 2012 TC4, o novo objeto foi descoberto em 4 de outubro de 2012 através de imagens feitas pelo telescópio Pan-starrs, no Havaí. Na ocasião, o objeto recebeu a denominação provisória P104imJ e teve seu tamanho estimado em aproximadamente 30 metros.
As primeiras análises orbitais mostraram que o objeto se aproximaria da Terra a 96 mil km, mas cálculos mais refinados indicaram que essa aproximação será maior que o previsto e na sexta-feira a rocha chegará a menos de 77 mil de distância do planeta, o dobro da altitude dos satélites geoestacionários de comunicação.
A hora prevista para o momento de máxima aproximação será às 02h17 BRT (05h17 UTC). Às 18h30 BRT (21h30 UTC) será a vez da Lua receber a visita do astro, quando 2012 TC4 passará a apenas 100 mil km da superfície lunar.
Asteroide Apollo
2012 TC4 é um asteroide do grupo Apollo, que cruza a órbita da terra de modo similar ao objeto 1862 Apollo, com eixo semi-maior superior a 1 UA (Unidade Astronômica) e com periélio inferior a 1.017 UA. Lembrando que 1 Unidade Astronômica equivale a 149,5 milhões de quilômetros, a distância média da Terra ao Sol.
Uma reanálise da orbita mostra que 2012 TC4 passou sorrateiramente pelas vizinhanças da Terra em 10 de fevereiro de 2010, sem que fosse observado. Na ocasião, a rocha passou a 0.24 UA, cerca de 35 milhões de quilômetros.
2012 TC4 tem um período orbital de 532 dias e no momento da máxima aproximação passará pela Terra a uma velocidade relativa de 24 mil km/h.
Apesar da curta distância durante a passagem, não há risco de colisão com nosso planeta e devido à alta magnitude (baixo brilho) estimada em 18, não será possível ver o asteroide sem auxílio de telescópios de grande porte. As informações são do site Apolo11.com.

Nenhuma profissão existiria sem o labor do professorado – por Severino Melo


       Viro-me para a direita e dou de cara com o calendário mudo e nele vejo a data de hoje: 15 de outubro. Dia do Professor. Congratulo-me com todos aqueles que fazem do sacerdócio do ensino sua regra de fé e prática.

 Aquele que ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, comete a maior caridade que um ser humano pode fazer pelo outro. A prodigalização do conhecimento é a maior semeadura que se pode praticar, pois é um tesouro que não há dinheiro que pague e nem soberba que dispense: Escreveu Emerson – “Todo homem é superior a mim em alguma coisa e nesse particular eu aprendo com ele”. Afinal de contas, pessoa formada não é mais do que pessoa informada.
  Outrossim, abraçar a cátedra é tarefa, tão somente, para os vocacionados. E a cognição vai do berço ao túmulo. Todo dia, é dia de aprendizado e da mesma forma que “a criança é pai do homem”, a ninguém é dado o direito de dizer que sabe tudo e que dispensa o mais pueril ensino da mestra das primeiras linhas.
 Por onde andam aqueles e aquelas que tanto me ajudaram a descortinar os horizontes do conhecimento? Sei que alguns mestres e mestras já foram devolvidos à pátria espiritual. Mas, dentro de mim, guardo a lembrança dos ensinamentos que me fizeram vencer obstáculos nos certames pelos quais passei e ainda hei de passar. A todos os meus professores e professoras, do velho curso primário à graduação superior e seus desdobramentos, meu reconhecimento público e a minha eterna gratidão.
    Bem sei da luta da classe do professorado, que tenta, em parcas condições, esclarecer a população sobre os ensinos técnicos e propedêuticos. Eu sou da época do quadro negro, que depois ficou verde e do giz branco e outros coloridos. Muitas vezes havia o quadro, mas faltava o giz. A tecnologia nos trouxe a prancheta e o lápis piloto. Que às vezes há a falta de ambos. Mais grave é que, por abandono do poder público a escola, não raras vezes, é como diz aquela música: “É uma casa muito engraçada, que não tem teto, que não tem nada”.
   A remuneração dos professores desanima a qualquer cristão ou não cristão. E há governos que comemoram quando consegue lhes pagar o piso salarial, como se pagar o piso não fosse uma obrigação legal. Eu teria vergonha de ser um governante, se para pagar o piso salarial dos professores tivesse que cortar algumas de suas lídimas gratificações. Enquanto para os Ministros de Estado eles votam um teto salarial e esse teto é sempre alcançado, para os professores o piso é o limite máximo que a categoria, por mais importante que seja, não tem como a mais que isso  aspirar. E se fizer greve, há sempre um “juiz de plantão” para decretar a ilegalidade do movimento paredista.
  Por fim, estamos vivendo a maior inversão de valores de todos os tempos. A família – célula máter da sociedade – está esfacelada. A falta de respeito é notória e geral. A consequência disso, por inúmeras vezes, já foi bater na sala de aula. O educador perdeu a sua autoridade. Diante de “fedelhos” que se armam com objetos vulnerantes e algumas outras vezes com arma de fogo, já havendo inclusive casos de agressões que culminaram com ameaças, ferimentos e até óbitos. E quando tenta-se aplicar as velhas lições de moral, ainda é o professor ou a professora que recebe o linchamento social e a ameaça de não mais reger a sua turma, a qual tanto ama e estima. Paulatinamente, a cultura do “banditismo” está dominando toda a pirâmide social e lamentavelmente o que antes era “caso de justiça”, tem passado a ser “caso de polícia”. Como o milênio é o da regeneração, vamos torcer, senhores e senhoras que formam gerações, que a paz volte a reinar nos recintos do ensino e do saber, inclusive com reconhecimento e melhoria salarial para todos os profissionais do setor da educação.

Número de vítimas no acidente de ônibus em Goiana pode chegar a 40







Além dos cinco mortos da mesma família, estima-se que haja mais dezenas de feridos em consequência do acidente envolvendo um ônibus de romeiros que capotou na madrugada deste domingo (14), no KM-03 da BR-101, em Goiana. A empresa potiguar Juca Tour, que fazia o transporte de 50 passageiros, ainda não divulgou a lista com os nomes dos que embarcaram de Natal à Romaria de São Severino dos Ramos, em Paudalho, Pernambuco.
Isabel dos Santos Conceição, de 73 anos, Magno Heiber dos Santos, de 59 anos, Aída dos Santos Conceição, de 43 anos, Ana Aída Tomaz, de 19 anos e Clara Beatriz dos Santos Gomes, de 7 anos morreram no momento do acindente, por volta das 5h. Todas as vítimas fatais são da mesma família.
Pelo menos dez feridos foram encaminhados para o Hospital de Goiana e cerca de outros dez, os mais graves, seguiram para o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista. No HMA, não divulgaram informações sobre as vítimas e a assessoria de imprensa do hospital não foi encontrada.
Uma mulher de 48 anos, Francisca Francineti, foi levada para o Hospital da Restauração, no Recife. Ela sofreu traumas na face e no tórax, que foi drenado, passou por cirurgia e está estável, sendo observada no setor de neurologia do HR.
Os passageiros deixaram o Rio Grande do Norte para participar da Romaria de São Severino dos Ramos, em Paudalho, e devia seguir para outras cidades pernambucanas para fazer turismo religioso.
Para a Polícia Rodoviária Federal, o acidente pode ter ocorrido pela combinação de excesso de velocidade, já que o limite permitido para a via era é de 60 km/h e o tacógrafo do ônibus marcava 80 km/h, e a pista molhada. Segundo o inspetor Cabral, da PRF do Rio Grande do Norte, o motorista – que trabalhava na empresa há quatro anos – perdeu o controle do veículo modelo Mercedes Benz Marcopolo numa curva, bateu numa mureta de proteção e capotou.
Segundo uma funcionária da Juca Tour, o dono da empresa, Juscelino Cavalcante Felipe viajou até Goiana para prestar atendimento às vítimas.
Do Ne10

Cinco pessoas morrem em acidente na BR 101



Cinco pessoas da mesma família morreram em um acidente com um ônibus de turismo, hoje, no quilômetro 03 da BR 101, em Goiana. Foto: TV Clube/Reprodução
Cinco pessoas da mesma família morreram em um acidente com um ônibus de turismo, hoje, no quilômetro 03 da BR 101, em Goiana. Foto: TV Clube/Reprodução
Cinco pessoas da mesma família morreram em um acidente com um ônibus de turismo, por volta das 5h15 deste domingo (14) no quilômetro 03 da BR 101, no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Segundo as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas fatais foram três mulheres, um homem e uma criança. Outros 15 fiéis ficaram feridos. O coletivo, que transportava 50 romeiros de Natal para o Recife, virou na rodovia.

Segundo um dos sobreviventes do acidente, José Gaudêncio, 14 pessoas da sua família estavam no ônibus, de placa MYP-0194, do Rio Grande do Norte. O motorista, que não era o condutor do coletivo, perdeu a sua esposa, sogra e outros parentes. Ele ainda informou que os fiéis iriam visitar o Santuário de Mãe Rainha, em Olinda, e a capela de Frei Damião, no Recife. No entanto, a PRF informou que os romeiros iriam para o Santuário de São Severino dos Ramos, em Paudalho.

As primeiras informações são de que veículo transitava na rodovia numa velocidade de 80km/h, quando o permitido seria 60km/h. Com a pista molhada, por causa da chuva, o motorista teria perdido o controle do ônibus. De acordo com a PRF, o veículo atingiu um objeto fixo – que pode ter sido um guar-rail ou barreira – e acabou virando na rodovia.

Morreram no acidente, a esposa, a sogra e o cunhado de José Gaudêncio, Aída dos Santos Conceição, 43 anos, Isabel dos Santos Conceição, 73 anos, e Magno Heiber Santos da Conceição, 59 anos.

As outras duas vítimas fatais são a neta e a bisneta de Isabel, a jovem Ana Aída Tomaz,19 anos, e a menina Clara Beatriz dos Santos Gomes, 7 anos. Os cinco corpos foram retirados do local do acidente por uma funerária que possui contrato com a Prefeitura de Goiana e levados para a capela do cemitério da cidade.

Feridos – A  PRF confirmou que outras 15 pessoas ficaram feridas em decorrência do acidente na BR 101. O motorista do ônibus, Ivan Rodrigues da Silva, está entre eles. O condutor foi socorrido e encaminhado para o Hospital Belarmino Correia, em Goiana. Outras oito pessoas foram encaminhados para a mesma unidade de saúde.

As vítimas mais graves foram encaminhadas para o Hospital Miguel Arraes, no município de Paulista. Outros feridos menos graves foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu. Os atendimentos foram realizados pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...