sábado, 16 de março de 2019

Motociclista cai após colisão, é atropelado sucessivas vezes e morre em Goiana

Postado por Jeozivaldo Cesar

Vítima teve o corpo esmagado nas proximidades do Km 20 da BR-101


Homem morreu na madrugada deste sábado na BR 101 / Foto: Cortesia
Homem morreu na madrugada deste sábado na BR 101
Foto: Cortesia
JC Online

Uma cena sangrenta chocou motoristas que passaram pelo Km 20 da BR 101, em Goiana, Região Metropolitana do Recife, na madrugada deste sábado (16). Um motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu após ter o corpo esmagado depois de uma colisão. A placa da moto era da cidade de Alhandra, na Paraíba.


Múltiplos atropelamentos

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a hipótese inicial é a de que a vítima teria sido atropelada sucessivas vezes por vários veículos. Segundo a PRF, por volta das 4h30 da manhã a moto da vítima colidiu com um veículo do modelo Classic, com placa de Paulista, no Grande Recife.  A PRF não passou informações sobre os outros veículos envolvidos.

O motociclista teria caído na via após a batida e outros carros passaram por cima dele, que morreu no local. O condutor do Classic não sofreu ferimentos. Partes do corpo da vítima ficaram espalhadas pela pista. Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) foi ao local e recolheu o corpo. De acordo com a PRF, as circunstâncias do ocorrido estão sendo investigadas.

Prefeitura de São Lourenço pede que casas sejam evacuadas para obra em Tapacurá

Postado por Jeozivaldo Cesar

Substituição de adutora pela Compesa pode ocasionar vazamentos e atingir casas na região

Instalação de tubulação nova pode causar riscos para moradores / Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
Instalação de tubulação nova pode causar riscos para moradores
Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
JC Online

A Prefeitura de São Lourenço da Mata emitiu uma nota nesta sexta-feira (15) alertando moradores das proximidades da Adutora de Tapacurá, no trecho que vai da Rua da Estrada da Compesa e a Rua das Papoulas, para que evacuem suas casas. O argumento é que, com obras programadas para a troca de tubulação, há risco de vazamento e a água poderá atingir os imóveis.
Ainda segundo a prefeitura, “não há motivo para pânico”. Os moradores da área de risco serão notificados individualmente em até 90 dias da publicação da nota. Durante o período de desocupação, uma equipe deve ficar de prontidão para “maiores esclarecimentos e auxílio dentro das possibilidades existentes”.
Ainda de acordo com a nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) se comprometeu a fazer uma nova adutora. A tubulação existente será desativada, pois está abaixo de “casas com ocupação irregular”. Procurada, a Compesa não se pronunciou sobre o assunto até a publicação desta matéria.

Leia a nota na íntegra

A Prefeitura de São Lourenço da Mata, em função de decisão judicial proferida nos autos do processo de reintegração de posse nº 0002871-28.2013.8.17.1350, em trâmite perante a 2ª Vara Civil de São Lourenço da Mata, alerta aos moradores que se encontram com seus imóveis construídos na faixa de domínio da adutora de Tapacurá (trecho entre a Rua da Estrada da Compesa e a Rua das Papoulas) que os mesmos estão em local de potencial risco.
Considerando que existe a possibilidade de vazamento da tubulação e atingimento de seus imóveis, colocando assim em risco estes moradores, os imóveis deverão ser desocupados. Adiantamos que não há motivos para pânico, mas sugerimos que os moradores estejam sob alerta.
A Prefeitura de São Lourenço da Mata, em até 90 dias, notificará individualmente os moradores dos imóveis em situação de risco do trecho mencionado acima, acerca da necessidade da desocupação.
Neste período de desocupação, a Prefeitura de São Lourenço da Mata deixará sua equipe de prontidão para maiores esclarecimentos e auxílio dentro das possibilidades existentes.
Em audiência judicial, realizada em 27/02/2019, a COMPESA se comprometeu em implantar uma nova adutora no trecho dos 5,0 km que apresentam potencial risco a população e desativar a tubulação que se encontra sob as casas com ocupação irregular, no trecho entre a Rua da estrada da Compesa e a Rua das Papoulas. A obra terá um custo de 42 milhões e um prazo de execução de 12 meses, após a finalização do processo licitatório.
Com a conclusão das obras pela COMPESA, os ocupantes dos imóveis poderão regressar para suas casas.
Sem mais, a Prefeitura de São Lourenço da Mata se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
Prefeitura de São Lourenço da Mata
Secretaria de Comunicação Social

Compesa

Em nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) reafirmou o que a Prefeitura de São Lourenço disse sobre a implantação de uma nova adutora e esclareceu alguns pontos. Leia a íntegra: 
Em resposta a notícia sobre o risco de rompimento de adutora em São Lourenço da Mata, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) esclarece que:
1) A pro?pria empresa foi a autora do processo judicial nº. 0002871-28.2013.8.17.1350, em tra?mite perante a 2ª Vara Cível de Sa?o Lourenc?o da Mata, para evitar prejuízos às pessoas;
2) O processo foi ajuizado no ano de 2013, em função da construção irregular de imóveis sobre a adutora de Tapacurá e sua faixa de domínio, ao longo de 5,0 km, no trecho compreendido entre a Rua da Estrada da Compesa e a Rua das Papoulas;
3) Na audiência judicial, realizada em 27/02/2019, a COMPESA por iniciativa própria, se comprometeu em implantar uma nova adutora neste trecho que apresenta risco potencial de vazamento;
4) O processo de contratação das obras encontra-se em trâmite licitatório, sendo custeadas com recursos próprios no valor de R$ 42 milhões. Após a finalização do processo licitatório, o prazo de execução dos serviços é de 12 meses;
A Compesa ainda informa que na audiência em questão, ficou determinado ao município de São Lourenço da Mata a divulgação, nos meios de comunicação, da necessidade de desocupação dos imóveis em situação de risco. Também ficou definido que, em até 90 dias, a Prefeitura notifique individualmente os moradores destes imóveis, informando a necessidade da desocupação, com pagamento de auxílio moradia, de acordo com laudo social a ser realizado pelo município.

Fórum sobre feminicídio será realizado em Carpina

Postado por Jeozivaldo Cesar


Fórum sobre feminicídio será realizado em Carpina
Será realizado em Carpina, no dia 28 de março, o “I Fórum Sobre Feminicídio: nenhuma a menos!”. O evento acontecerá no auditório da prefeitura, que fica na Praça São José, 95, São José, das 8h às 16h. Segundo as informações repassadas, entre as palestrantes, estão a Chefe da Delegacia de Proteção à Mulher (DPMUL), Julieta Japiassu e a Delegada do Município do Carpina, Barbara Fort.
As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social do Carpina, até o dia 27, ou online, através deste link. O encontro tem como objetivo debater com a população sobre os aspectos socioculturais do feminicídio, bem como construir estratégias de enfrentamento e fortalecimento da rede local de atendimento às mulheres vítimas de violência.

*Com informações – Assessoria de Comunicação PMC

Em Carpina, Clínica do Rins realiza ações em alusão ao Dia Mundial do Rim

Postado por Jeozivaldo Cesar


Em Carpina, Clínica do Rins realiza ações em alusão ao Dia Mundial do Rim
A Clínica do Rins de Carpina realizou ações na última quarta-feira (14), em alusão ao Dia Mundial do Rim. Na ocasião, médicos, enfermeiros, psicólogos e outros funcionários prestaram orientações, realizaram aferição de pressão, teste rápido de glicose, entre outros serviços em frente à clínica que fica localizada na Avenida Congresso Eucarístico Internacional, bairro São José. O objetivo da iniciativa foi informar ao público em geral, como cuidar bem dos rins, além dos riscos e prevenção da doença renal crônica.
“As pessoas devem tomar no mínimo um litro e meio à três litros de água por dia. Procurar sempre seu médico, seu especialista e fazer o exame adequado. Pois, a doença do rins ataca milhares de pessoa em todo mundo, e a cada dia que passa consegue atingir mais pessoas. Daí a importância de se prevenir”, destacou o Drº Luis Marcos, médico Nefrologista.

Danilo manifesta preocupação com falta de debate estratégico na Educação

Postado por Jeozivaldo Cesar


O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) manifesta preocupação com a ausência de um debate mais estruturado sobre a educação no atual governo. O parlamentar registra que, até aqui, o governo não apontou o caminho que seguirá na área, estratégica para o desenvolvimento do país. 

"Infelizmente, o que temos é uma disputa política no Ministério entre os grupos ligados às forças armadas, ao Olavo de Carvalho e ao ministro de Educação. Enquanto isso ocorre, o Paulo Guedes articula cortes no orçamento. É mais uma situação que mostra a ausência de comando do presidente, que precisa esquecer o Twitter e começar a governar”, afirmou o parlamentar.  

Para o socialista, é lamentável que um ministério tão importante e estratégico como o da Educação seja objeto de disputa interna do Governo. "A educação precisa de investimentos, de gestão. Precisamos discutir o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), o Fundeb, por exemplo”, disse Danilo Cabral. 

As disputas dentro do Ministério vieram à tona há cerca de 10 dias, quando o ministro Ricardo Vélez Rodriguez afastou alguns funcionários, responsabilizando-os de enviar para as escolas do país uma carta pedindo para os alunos cantarem o hino nacional e lerem o slogan da campanha do presidente Bolsonaro, o que desagradou o grupo defensor das ideias “Olavistas”. Este grupo, por sua vez, estaria tentando derrubar o ministro. Neste terça-feira (12), essas disputas culminaram com expressão de baixo calão no Twitter.


-- 
Deputado Federal Danilo Cabral (PSB-PE)
Assessoria de Comunicação 
Telefone: (81) 3877.3708

DETRAN-PE realiza blitz educativa alerta para o perigo de dirigir com sono nas rodovias

Postado por Jeozivaldo Cesar


  Para alertar sobre o Dia Mundial do Sono, comemorado hoje (15), técnicos da Coordenadoria de Educação de Trânsito e Agentes de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com a Concessionária Rota do Atlântico, Batalhão de Policiamento Rodoviário – BPTran, Magnum Tires e Safety Med realizaram blitz educativa no km-37 Sul da PE-009, na via expressa de acesso a Suape e ao Litoral Sul de Pernambuco, com foco nos caminhoneiros, que estão mais expostos ao cansaço devido as longas jornadas, quando mais de 400 condutores foram alertados sobre condução defensiva, leis de trânsito e a responsabilidade de dirigir descansado.

Já agentes do BPRv sinalizaram a via, de modo a garantir a segurança no acesso ao local do evento. Equipe da Magnum Tires realizou revisão de pneus, além de alertar sobre a importância da inspeção preventiva desse item fundamental para o sistema de segurança do automóvel. A Safety Med ofereceu serviços de saúde, como teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre hábitos saudáveis.


Dia Mundial do Sono – O Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine), que aponta que 45% da população mundial tem distúrbios de sono, com 21% dos adultos dormindo menos de seis horas por dia. Além disso, muitos acidentes acontecem por dormir ao volante. 

-- 

Jô Lima - DRT/PE 1443

Assessora de Imprensa
e Publicidade Institucional 
3184 8013 / 8015 / 8016
81 99488 2097 / 98494 1288 / 99488 2908

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...