sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

CIENTISTAS SUSPEITAM QUE MOSQUITO NÃO É O ÚNICO TRANSMISSOR DO ZIKA

Propagação rápida intriga pesquisadores. Ministro fala em 'geração de sequelados'




RIO E BRASÍLIA — O zika é minúsculo, de simplicidade espartana e nem por isso um inimigo menos brutal. Mas pistas que prometem ajudar a controlá-lo chegam de laboratórios do Rio de Janeiro. Surgem do sequenciamento genético do zika que circula no Brasil. 

A análise, feita pelo Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, aumenta a suspeita de que a epidemia se propaga depressa impulsionada também por outro meio que não só o Aedes aegypti, embora o mosquito seja indiscutivelmente o maior transmissor. E reforça a tese de que ele poderia afetar o organismo humano associado a outros fatores, como vírus diferentes.
Na quarta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, defendeu o engajamento da população na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus zika. O ministro disse que essa é a única forma de evitar uma "geração de sequelados no Brasil".




O Globo

HOMEM ACUSADO DOS ARRASTÕES NOS DISTRITOS DE MACAPARANA É PRESO EM SÃO VICENTE FÉRRER




Nesta data 13/01, por volta das 12h, após informações repassadas por colaboradores, Agentes do Serviço de Inteligência do 22ºBPM e do 2ºBPM, juntamente com equipes do GATI (2º e 22ºBPM), GTs de São Vicente Ferrer e Macaparana, montaram uma Operação que culminou na prisão de EDILSON MANOEL DA SILVA, vulgo “DILSON CATIRINA”. As informações davam conta de que o imputado estava traficando drogas na rua Manoel Francisco, nº109, bairro Recreio, São Vicente Ferrer. Diante dos fatos, foi efetuado um cerco ao local, tendo o envolvido sido flagrado de posse de um 15 (quinze) big bigs de maconha, configurando assim o crime descrito na denúncia, estando ainda de posse de um celular marca LG D295S e um relógio marca BACKER, objetos estes que confessou haver roubado dias atrás. 


O imputado confessou ainda participação em um assalto a estabelecimento comercial no município de Macaparana no último dia 09 de janeiro de 2016 juntamente com mais dois comparsas, sendo um deles o seu irmão conhecido por “LUIS CATIRINA”, contra o qual há um Mandado de Prisão em aberto e um outro indivíduo conhecido por “NANÁ”, ambos ainda foragidos. Na ocasião do assalto, houve troca de tiros entre os meliantes e o imputado detido hoje, tendo o mesmo sido ferido na perna esquerda por um disparo de arma de fogo, evidência que foi constatada quando de sua prisão, pois no dia do assalto, por ocasião da fuga, o veículo por eles utilizado, um ONIX prata ano 2015, placa OYT-4192, havia sido abandonado na zona rural de São Vicente Férrer com manchas de sangue em seu interior.


Diante dos fatos, o imputado foi conduzido e entregue na DP de São Vicente Férrer juntamente com o material apreendido, onde foi autuado por Tráfico de Drogas e Receptação. B.O Nº 0097/2016.







Policia Militar

MOTO ROUBADA EM FERREIROS FOI LOCALIZADA EM VICÊNCIA PERNAMBUCO


CB VIEIRA ESTAVA DE FOLGA QUANDO RECEBEU INFORMAÇÕES  ATRAVÉS DE TRABALHADORES DA USINA LARANJEIRAS QUE NO ENGENHO BELMONTE. LOCAL CONHECIDO POR BICA DO AMOR ENCONTRAVA-SE UMA MOTO DE PLACA PCT-9001 DA CIDADE DE FERREIROS NA MATA NORTE DE PERNAMBUCO, PROVAVELMENTE FOI ABANDONADA, DE IMEDIATO CB VIEIRA ACIONOU A GT LOCAL COMPOSTA PELO EFETIVOS, SD  FAGNER
  SD M. SILVA
QUE AU CHEGAR NO LOCAL FOI COMPROVADA A VERACIDADE DO FATO, O VEÍCULO FOI CONDUZIDO A DP LOCAL ONDE AGUARDARÁ A CHEGADA DO LEGÍTIMO DONO

Mata Norte sedia novos ensaios de maracatus no final de semana


Araçoiaba, Itaquitinga, Nazaré da Mata e Glória do Goitá fazem parte das sambadas pré-carnavalescas neste sábado (16).
O Maracatu Cambindinha de Araçoiaba é um dos destaques da programação.
O Maracatu Cambindinha de Araçoiaba é um dos destaques da programação.
Prosseguindo a tradição das sambadas pré-carnavalescas, as cidades de Araçoiaba, Itaquitinga, Nazaré da Mata e Glória do Goitá, na Mata Norte de Pernambuco, estão neste sábado (16), no roteiro das prévias de cultura popular da região. Os maracatus Cambidinha de Araçoiaba, Leão das Cordilheiras e Estrela Brilhante irão demonstrar ao público, um pouco do que está sendo produzido na efervescência do ritmo e nas composições de figurinos e adereços.
Já as agremiações Cambinda Estrela e Águia de Ouro, farão juntas no centro de Itaquitinga, um grande ensaio de rua, a partir das às 22h. Segundo mestre André de Lica, articulador das prévias, a animação tende a ser ainda maior com a aproximação da Folia de Momo.
“No próximo dia 23 de janeiro, já temos o Maracatu Leão Teimoso no circuito das sambadas, reunindo mestres e aquecendo os nossos seguidores para um momento que deve se estender até o raiar do domingo, na própria sede da agremiação, em Paudalho”, adiantou o mestre. “Todo este esforço serve para que a tradição tenha continuidade. E muitas agremiações estão promovendo as festividades de forma independente, visando fortalecer ainda mais as manifestações da cultura popular carnavalesca na região”, avalia.
Confira a programação:
Ensaio geral do Maracatu Cambindinha de Araçoiaba
Mestre Dedinha
Quando: sábado, 16 de janeiro
Horário: a partir das 22h
Local: na própria sede do maracatu (Rua Presidente Vagas, nº 20, no centro de Aracoiaba)
Grandiosa sambada dos maracatus Águia de Ouro e Cambinda Estrela
Mestres Cobrinha e Dô de Belo Horiente
Quando: sábado, 16 de janeiro
Horário: a partir das 22h
Local: Centro da cidade de Itaquitinga
Ensaio do Maracatu Leão das Cordilheiras
Mestre Pita
Quando: sábado, 16 de janeiro
Horário: a partir das 22h
Local: Centro da cidade de Glória do Goitá
Ensaio de Maracatu Estrela Brilhante (com participação especial da Ciranda Raiz da Mata Norte)
Mestre Bi
Quando: sábado, 16 de janeiro
Horário: a partir das 20h
Local: Centro da cidade de Nazaré da Mata (em frente ao 2º BPM)


Fonte: Portal Cultura PE

Sinpro PE diz que Prefeitura de Paudalho descumpre lei e atrasa pagamento dos professores


Os professores continuam em Estado de Greve e podem paralisar as atividades e atrasar o início do ano letivo.
De acordo com o Sindicatos dos Professores de Pernambuco, a Prefeitura municipal de Paudalho já se habituou a descumprir acordos. Os professores amargam uma triste realidade de atrasos salariais. A atual gestão vem descumprindo o que manda a legislação que obriga o município a pagar os salários até o 5º dia útil do mês subsequente ao trabalhado.
O Prefeito em um acordo feito com a categoria se comprometeu em pagar os meses de outubro, novembro e dezembro na data limite. Contudo, o acordo foi quebrado em todos os meses e até a presente data os professores que lecionam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ainda não receberam o salário de dezembro.
O Sinpro Pernambuco repudia a atitude arbitrária do prefeito de tentar dividir a categoria. Os professores continuam em Estado de Greve em advertência ao gestor. Caso a situação não mude e a Prefeitura passe a tomar as providencias corretas para solucionar o problema, os educadores podem paralisar as atividades e atrasar o início do ano letivo.


Fonte: Sinpro PE

Paudalho registra segundo homicídio em menos de 12 horas


Em menos de 12 horas Paudalho registra segundo homicídio.
No início da manhã desta quinta-feira (14), foi registrado mais uma vítima em Paudalho. O crime ocorreu na entrada da cidade, nas proximidades do ponto de ônibus, popularmente conhecido como “obrigo”.
A vítima Samuel Ferreira da Silva, 18 anos, trabalhava como cobrador do transporte alternativo.





Fonte: Portal da Cidade Paudalho

Jovem pernambucana é arremessada de carro em João Pessoa, na Paraíba


Vítima teria sido raptada em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco
Central de Polícia em João Pessoa
Central de Polícia em João Pessoa
Uma jovem pernambucana de 20 anos foi arremessada de um carro nas imediações do Acesso Oeste, em João Pessoa, no fim da tarde desta quarta-feira (13), com marcas de estupro e agressão.
A PM disse que a vítima teria sido raptada em Goiana (PE) por um homem armado, de carro, quando saiu de casa para comprar refrigerante. Ela teria sido obrigada a entrar no veículo e no trajeto entre Goiana e João Pessoa foi estuprada. A jovem foi jogada do veículo quando passava nas proximidades do Acesso Oeste e o suspeito fugiu no carro.
Testemunhas acionaram a Polícia Militar e o Samu que foram até o local prestar socorro à vítima. O Samu disse na TV Correio que ela tinha sinais de violência sexual, ferimentos e estava com as roupas rasgadas.
O tenente Santana falou que ela estava em estado de choque, mas repassou informações sobre as características do suspeito e de contatos da família. Ele esclareceu que os detalhes do caso já foram repassados para as polícias Civil da Paraíba e de Pernambuco para que o responsável pelo crime seja localizado. A família da jovem já foi comunicada.
Ela passou por atendimento na maternidade Cândida Vargas, na Capital, e vai fazer exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML). Depois, a vítima vai prestar depoimento na Central de Polícia, no Geisel, e seguirá para Pernambuco.


Fonte: site paraibano Portal Correio

Divulgado as atrações da Festa de São Sebastião em Paudalho


O encerramento ficará por conta de Pop Star André Viana
As vésperas do início das comemorações da Festa de São Sebastião, foi divulgado a programação da festa profana.  O encerramento das festividades ficará por conta do Pop Star André Viana, que em 2015 fez o show de encerramento e levou o público ao delírio. 

Confira a programação:

15/01 - Sexta Feira
21h Augusto César
23h Forrozão Kprixus

16/01 - Sábado
21h Tuaregs
23h Ely Reis e Banda

23/01 - Sábado
21h R&R Sertanejo
23h Adilson Ramos

24/01 - Domingo
19h Zeca Cirandeiro
20h João Limoeiro
21h Labaredas
23h André Viana
 


Fonte: Portal da Cidade Paudalho

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...