segunda-feira, 29 de julho de 2019

Condenado por matar promotor de Itaíba vai para presídio federal

Postado por Jeozivaldo Cesar

José Maria Rosendo foi preso nesta segunda-feira, na cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Ele foi condenado há 50 anos de prisão em 2016

José Maria estava foragido há cinco meses / Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
José Maria estava foragido há cinco meses
Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Cidades

Capturado nesta segunda-feira (29), em Mato Grosso do Sul, o fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa, condenado pela morte do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, na cidade de Itaíba em 2013, será enviado a um presídio de segurança máxima. Condenado há 50 anos de prisão, Zé Maria, como é conhecido, ainda será investigado por tráfico internacional de drogas durante os cinco meses que esteve foragido, após fugir Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, em fevereiro deste ano. 
A prisão do acusado aconteceu na madrugada desta segunda na cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, fronteira com a Bolívia. Segundo a Polícia Civil, ele estava na cidade há cerca de duas semanas. Enquanto esteve foragido, José Maria chegou a passar por cinco cidades da Bolívia e há informações de que teria se envolvido com tráfico internacional de drogas, o que justificaria o fato de estar capitalizado.  
"Após cinco meses, nós encontramos o rastro dele pela Bolívia, continuamos o trabalho de investigação com policiais civis e na madrugada foi confirmada a localização dele no Mato Grosso do Sul. Ele deu algumas informações que nortearão as investigações dos crimes cometidos ou o envolvimento em ações criminosas, como tráfico internacional de drogas a partir da Bolívia. Esse envolvimento fez com que ele estivesse capitalizado para empreender a fuga", adiantou o chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral. 
José Maria está sendo trazido para Pernambuco, onde deve permanecer em um presídio até que seja feita a transferência para uma unidade Federal. A expectativa é que sua vinda ao Estado ajude a elucidar as investigações quanto à fuga. "Ele vai ficar em um dos nossos presídios, mas já estamos solicitando a transferência dele para um presídio federal, porque ele é um preso federal. O júri foi na Justiça Federal, onde ele foi condenado há 50 anos e quatro meses pelo homicídio do procurador. Posteriormente teremos que investigar o homicídio do sargento (morto durante a fuga), a fuga e mais importante ainda, temos que investigar quem deu fuga, quem patrocinou", pontua o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico. 

Fuga

Ele e outros cinco detentos conseguiram fugir durante um resgate e uma intensa troca de tiros no dia 13 de fevereiro. O sargento da Polícia Militar Rinaldo Azevedo Campelo, 49 anos, que tentou impedir a fuga, foi baleado na cabeça e morreu. Os presos teriam usado escadas e cordas para deixar a penitenciária.
José Maria foi o terceiro fugitivo recapturado. Outros três ainda continuam foragidos. 

Relembre

O crime aconteceu em 14 de outubro de 2013 e teve repercussão nacional. Thiago Faria seguia com a noiva e o tio dela para Itaíba, onde trabalhava, quando teve o carro interceptado no quilômetro 19 da PE-300, no município de Águas Belas. Os suspeitos efetuaram os disparos contra o promotor e fugiram em seguida. A motivação do crime, segundo a PF, envolveu a disputa pelas terras da Fazenda Nova.
O acusado José Maria Pedro Rosendo Barbosa teria perdido a posse em um leilão para Mysheva Freire, noiva do promotor, e teve que deixar sua casa. Como vingança, teria planejado o atentado. A investigação foi marcada por divergências entre a Polícia Civil e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Enquanto a polícia seguia a linha de de que o crime teria sido motivado pelas terras, os promotores consideravam que o assassinato poderia ter sido motivado por vingança ou ciúmes. Devido ao empasse, o caso passou para as mãos da Polícia Federal em 13 de agosto de 2014.

Bolsonaro ataca presidente da OAB e diz saber como seu pai desapareceu na ditadura

Postado por Jeozivaldo Cesar

''Se o presidente da OAB quiser saber como o pai desapareceu no período militar, eu conto para ele'', disse o presidente

Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira era pernambucano e desapareceu no período da ditadura militar / Foto: Divulgação/Palácio do Planalto
Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira era pernambucano e desapareceu no período da ditadura militar
Foto: Divulgação/Palácio do Planalto
Da Editoria de Política 
Com informações do Estadão Conteúdo
Atualizada às 13h50
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) prometeu na manhã desta segunda-feira (29) contar ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, como o seu pai, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, desapareceu na época da ditadura militar. "Se o presidente da OAB quiser saber como o pai desapareceu no período militar, eu conto para ele", disse. Segundo informações do G1, antes de falar sobre o pai de Santa Cruz, Bolsonaro criticou a atuação da OAB no caso de Adélio Bispo,  perguntou qual era a intenção da entidade e que a ordem teria impedido o acesso da Polícia Federal ao telefone de um dos advogados do autor da facada.
"Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB?", cravou.
Veja as declarações: 
Ainda em sua fala, Bolsonaro disse que Felipe Santa Cruz não iria gostar de saber do motivo da morte de seu pai. "Eu conto para ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Eu conto para ele", cravou. "Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar às conclusões naquele momento. O pai dele integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco, e veio a desaparecer no Rio de Janeiro", acrescentou. 
Em junho, a Ordem dos Advogados do Brasil já havia se manifestado sobre fala semelhante do presidente contra a instituição. "Para que serve essa OAB?", disse Bolsonaro, citando o boato a respeito de Adélio. "O presidente repete uma informação falsa, que inúmeras vezes já foi desmentida, de que o sigilo telefônico de Adélio Bispo é protegido pela OAB", diz a nota, assinada por Felipe Santa Cruz.
Em 2011, ainda como deputado federal, Bolsonaro afirmou em palestra na Universidade Federal Fluminense (UFF) que Fernando Santa Cruz, pai do agora presidente da OAB, teria morrido "bêbado" após pular o carnaval.


À frente da OAB-Rio, Felipe iniciou movimento em 2016 para pedir ao Supremo Tribunal Federal a cassação do mandato de deputado federal de Jair Bolsonaro por "apologia à tortura ". Ao votar pelo impeachment de Dilma Rousseff, o então parlamentar fez uma homenagem a Carlos Brilhante Ustra, que comandou o Doi-Codi de São Paulo, centro de tortura durante a ditadura.
Avó do presidente da OAB e mãe desaparecido político Fernando Santa Cruz, Dona Elzita Santa Cruz, faleceu no dia 25 de junho deste ano. Ela ficou conhecida de lutar pela verdade após o sumiço do filho, onde chegou a percorrer prisões e unidades militares, enviar cartas aos ministros de Estado e presidentes da República, além de solicitar ajuda da Anistia Internacional e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos em busca do filho.
JC entrou entrar em contato com o irmão do advogado, o vereador de Olinda Marcelo Santa Cruz (PT), mas não obteve retorno. 


Relembre

Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira participava do movimento estudantil, seguindo uma orientação da Ação Popular Marxista-Leninista. Ele precisou sair do Recife, após ser preso em frente da Assembleia Legislativa, e foi morar no Rio. No Carnaval de 1974, Fernando foi preso e, possivelmente, torturado até a morte pelos agentes do DOI-Codi.
Inconformada com o desaparecimento do filho, Dona Elzita dedicou a sua vida à elucidação dos crimes cometidos pelo DOI-Codi durante a ditadura militar, representando a luta das famílias dos mais de 140 desaparecidos políticos. Em 1981, participou da fundação do PT, partido que é filiada até hoje, e do Movimento pela Anistia em Pernambuco. Ganhou notabilidade ao receber o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, em 2010, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Nos últimos meses está calada. No balanço da sua cadeira, não lembra mais de tudo o que lhe aconteceu. Porém, o olhar sereno e acolhedor revela uma mãe que, apesar de todo o sofrimento, transborda amor.

Náutico pode ganhar até quatro reforços para enfrentar o Globo-RN

SÉRIE C

Postado por Jeozivaldo Cesar

Fernando Lombardi, Odilávio, Rafael Assis e Álvaro estão em fase final de recuperação

Odilávio lesionou o menisco e está em fase final de recuperação / Alexandre Gondim/JC Imagem
Odilávio lesionou o menisco e está em fase final de recuperação
Alexandre Gondim/JC Imagem
Fernando Castro
Twitter: @fernand0_castro
Com a sequência positiva na Série C, após conquistar a terceira vitória consecutiva, as boas notícias têm dado o ar da graça no Náutico. A uma semana do confronto contra o Globo-RN, pela 15ª rodada da competição, o técnico Gilmar Dal Pozzo pode ganhar mais quatro opções para escalar o time titular alvirrubro. Trata-se do zagueiro Fernando Lombardi e dos atacantes Odilávio, Rafael Assis e Álvaro.
Os quatro jogadores estão em fase final de recuperação. Fernando Lombardi, Odilávio e Rafael Assis devem voltar a treinar com bola nesta semana, após passarem um período na transição física. Já Álvaro, que sentiu uma lesão muscular há 11 dias, pode voltar a ficar à disposição no final da semana.


“Nós temos a vantagem na Série C de só jogar uma vez por semana. Vamos ter um período longo até o jogo contra o Globo-RN. O melhor treinamento para o atleta é o jogo, mas como eles não estão jogando, o melhor treinamento que podemos executar agora é o trabalho coletivo. Como temos vários jogos-treinos, vamos prepará-los para se sentirem seguros”, explicou o preparador físico do Náutico, Walter Grassmann.

ATIVIDADES

Depois da vitória por 3x1 sobre o Confiança, na última sexta-feira, o elenco do Náutico ganhou dois dias de folga. Após o período de descanso, os jogadores se reapresentam na tarde desta segunda-feira, no Centro de Treinamentos Wilson Campos. A partida contra o Globo-RN, acontece na próxima segunda-feira (5), às 20h, no Rio Grande do Norte.

Motorista fica preso às ferragens após colisão na Avenida Norte

ACIDENTE

Postado por Jeozivaldo Cesar

O socorro foi feito pelos Bombeiros e por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
Devido à colisão, uma faixa da Avenida Norte está interditada, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) / Foto: Cortesia
Devido à colisão, uma faixa da Avenida Norte está interditada, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)
Foto: Cortesia
JC Online

Após um choque entre um carro e um poste, uma pessoa ficou ferida na Avenida Norte, no bairro da Macaxeira, na manhã desta segunda-feira (29). O acidente aconteceu por volta das 5h45, no sentido cidade-subúrbio, próximo ao Parque da Macaxeira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, três viaturas foram enviadas ao local para retirar a vítima do veículo, pois ela ficou presa às ferragens. O socorro foi feito pelos Bombeiros e por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).



GALERIA DE IMAGENS

Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Cortesia
  • Foto%3A%20Cortesia
  • Foto%3A%20Cortesia
  • Foto%3A%20Cortesia
Próximas

De acordo com testemunhas, a pista estava molhada. O condutor, identificado como Mike dos Santos Lira, perdeu o controle do veículo, girou na pista e bateu no poste. Devido à colisão, uma faixa da Avenida Norte está interditada, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A intensidade da batida acabou danificando um poste que fica em frente à Escola Municipal Diácono Abel Gueiros. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi acionada e a energia na região foi cortada temporariamente. 

Prefeita de Camaragibe encontra Paulo Câmara para acertar parcerias

Prefeita de Camaragibe encontra Paulo Câmara para acertar parcerias

Postado por Jeozivaldo Cesar

“Recebi toda atenção do nosso governador e a garantia de parcerias entre o Estado e a prefeitura para melhorar a vida do nosso povo; políticas públicas em áreas importantíssimas. Disse ao governador que a prefeitura, na nossa gestão, estará totalmente aberta às ações do Governo de Pernambuco. Vamos caminhar unidos, para, como dizia o nosso saudoso Eduardo Campos, ‘inaugurar vida na vida das pessoas’”, destacou Nadegi Queiroz.
Também participaram do encontro os secretários estaduais Aluísio Lessa (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão); e os municipais João Victor Queiroz (Governo), Eryka Luna (Infraestrutura e Serviços Públicos) e Arthur Cunha (Comunicação).
Diario de Pernambuco

Seis homens são presos com 418 celulares, 32 computadores e 15 TVs após roubar carga dos Correios



Seis homens são presos com 418 celulares, 32 computadores e 15 TVs após roubar carga dos Correios
Polícia Rodoviária Federal recuperou equipamentos eletrônicos roubados dos Correios — Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

Operação da PRF e da Polícia Civil ocorreu na BR-101, em Igarassu, no Grande Recife. Também foram apreendidos um revólver 38 e uma imitação de pistola calibre ponto 50.

Seis homens foram presos com um caminhão carregado com equipamentos eletrônicos roubados dos Correios, na noite de sábado (27), na BR-101, em Igarassu, no Grande Recife. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre os materiais recuperados estão 418 telefones celulares, 32 computadores, 15 televisores, três videogames e uma impressora.
Vídeos divulgados pela corporação mostram a carga e o momento da captura. Ainda de acordo com a PRF, na ação, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 e uma arma falsa, que imita uma pistola ponto 50.
Os homens presos, com idades entre 21 e 45 anos, não tiveram os nomes divulgados. Dentro do caminhão havia um jammer, equipamento utilizado para bloquear o rastreamento da mercadoria.
Participaram da ação policiais do Núcleo de Operações Especiais e da Unidade Operacional da PRF, em parceria com o Comando de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil de Pernambuco (Core).
A PRF informou, ainda, que a abordagem foi realizada no quilômetro 29 da rodovia. Os policiais interceptaram o veículo. O motorista estava sozinho e, segundo a corporação, apresentou nervosismo, sem conseguir explicar a origem da carga.
Em seguida, os policiais abordaram dois carros que seguiam o caminhão e encontraram as armas nos veículos. No primeiro veículo, estava um homem armado com o revólver calibre 38. No segundo, havia quatro ocupantes e o simulacro de pistola.
Durante a abordagem, os policiais descobriram que os veículos estavam dando apoio ao caminhão e seguiam para Recife.
O grupo foi encaminhado à delegacia de Polícia Federal, localizada no Cais do Apolo, no Centro do Recife. Os veículos não possuíam registro de roubo e um dos carros estava em nome de um dos detidos. Os suspeitos devem responder pelos crimes de receptação, organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo.
G1/PE

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...