quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

“Retrato: substantivo feminino” realiza intervenções no Recife e em Condado

“Retrato: substantivo feminino” é um projeto de criação coletiva em foto e vídeo idealizado por Laura Tamiana e Tatiana Devos Gentile. Desde 2009, elas trabalham com mulheres ligadas a tradições culturais no Brasil, de diferentes gerações. A partir do encontro, elas confeccionarem retratos, que são exibidos como intervenções urbanas. Integram o projeto 25 mulheres, de 13 a 95 anos, do Cavalo Marinho (PE), Reinado (MG) e Batuque de Umbigada (SP). As intervenções iniciam nesta quinta- feira (28) em Condado, e segue até o próximo sábado (02), e Recife, de 8 a 10 de março.
O Projeto nasceu em Pernambuco, durante uma residência artística proposta pelas artistas a mulheres ligadas à tradição do retrato 05Cavalo Marinho, em Condado, na Zona da Mata Norte. De lá pra cá, cresceu e ganhou a estrada: foram realizadas mais duas residências com mulheres ligadas a outras tradições culturais, uma exposição no SESC São Paulo, um grande encontro entre todas as mulheres envolvidas, intervenções em diversas cidades no Brasil e também na França. Neste mês de março, será exibido pela primeira vez em Recife (local de residência de uma das artistas, Laura) e retornará a Condado, sua origem, coroando assim quatro anos de realizações.
A intervenção é composta de fotografias em diferentes formatos (monóculos, tecidos impressos); vídeo-retratos de cada integrante, exibidos em um dispositivo em forma de “caixinha”, para visualização individual; correspondências em vídeo trocadas pelas integrantes de um local a outro do país; e intervenções sonoras criadas pelo músico pernambucano Helder Vasconcelos, a partir dos sons gravados durante as residências.
As exibições em Pernambuco são realizadas pelas artistas de forma independente e fazem parte de uma contrapartida oferecida ao edital de Concessão de Passagens do Ministério da Cultura, que em 2012 contemplou o trabalho viabilizando sua participação no festival francês FIDÉ – Festival International du Documentaire Étudiant.
 retrato 03O PROCESSO – A produção das obras que integram o projeto se deu ao longo de três residências artísticas realizadas por Tatiana e Laura junto às mulheres ligadas às tradições culturais. “O ponto de partida do trabalho é o encontro, um encontro de olhares, de histórias, de percepções, de tempos. O retrato é proposto como processo lento e cuidadoso de fabricação de um olhar, de uma subjetividade. Retrato como forma de contar uma história”, explica Tatiana.
As artistas propuseram que as mulheres realizassem os retratos em foto e vídeo a partir da ideia de uma “caixinha pessoal”, aquela caixinha onde se guardam as coisas mais preciosas, um objeto da infância, uma carta, um retrato. Durante as residências artísticas, por meio de motes como “1 amor em 3 imagens” e “3 partes do corpo”, cada integrante foi compondo sua “caixinha”, feita daquilo que é mais precioso para si, só que na forma de fotos e vídeos.
Mesmo estando na posição de propor e estimular a atividade, as artistas integraram a realização das atividades como todas as demais, já que a proposta era uma troca, uma descoberta mútua. Interessa às artistas descobrir e revelar como mulheres de diferentes universos e de diferentes gerações se ligam por fios comuns, costurados cuidadosamente a partir de possíveis encontros.
retrato 04“A partir do encontro no coletivo – que é também a base das tradições populares –, a feitura dos retratos propõe olhares, recortes sobre as individualidades. E é a partir das individualidades reveladas que se pode chegar novamente ao coletivo, pelo fio que desenha um possível substantivo ‘feminino’,” diz Laura Tamiana. As tradições foram a porta de entrada, mas o projeto tem como foco principal as histórias de vida dessas mulheres. Permitir que cada uma delas possa, a partir do encontro com as demais, revelar sua própria história é um dos diferenciais do trabalho.
As três residências artísticas que deram origem ao material da intervenção aconteceram entre os anos de 2009 e 2011 e foram realizadas graças ao Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, da Funarte/Minc. A primeira delas foi realizada em 2009 em Condado, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, com mulheres do entorno do Cavalo Marinho, tradição característica da região e predominantemente masculina. A segunda residência aconteceu em 2010 no bairro Concórdia, em Belo Horizonte, com mulheres do Reinado, integrantes da Guarda de Congo e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário Treze de Maio e da Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário São Jorge. A terceira residência aconteceu este ano, nas cidades de Piracicaba e Capivari, em São Paulo, com mulheres do Batuque de Umbigada.
Para a realização de cada residência, Tatiana e Laura se deslocam de suas localidades (Rio e Recife, respectivamente) e residem durante três meses onde está o grupo de cerca de 10 mulheres que são convidadas a participarem do projeto; ao final do período, o material produzido naquela residência é exibido na localidade em forma de intervenção urbana. Além disso, as artistas também propuseram uma troca de correspondência em vídeo entre as mulheres de uma e de outra localidade. Após a realização das 3 residências, as artistas realizaram um grande encontro entre todas as integrantes  (na cidade de São Paulo, em 2011), permitindo que se conhecessem e trocassem sobre suas experiências. Coroou o encontro uma exposição em uma unidade do SESC SP, que posteriormente se desdobrou na intervenção que visitará Pernambuco.

retrato 06Serviço:
RETRATO: SUBSTANTIVO FEMININO
Condado, de 28 de fevereiro a 2 de março
>>Quinta (28/2), das 16h às 20h, no terreiro de Nice do Cavalo Marinho (Novo Condado)
>>Sexta (1/3), das 16h às 20h na Rua da Prefeitura
>>Sábado (2/3), das 7h às 11h, na Feira Livre

Recife, de 8 a 10 de março
>>Sexta (8/3), das 16h as 21h, em frente ao bar do Seu Vital (Igreja do Poço da Panela)
>>Sábado (9/3), das 8h as 13h, em frente ao Mercado de São José (Praça Dom Vital – São José)
>>Domingo (10/3), das 16h as 20h, na Praça do Arsenal (Bairro do Recife)

Prefeito de Tracunhaém é o novo presidente do Comanas

O Consórcio dos Municípios da Mata-Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco (COMANAS) elegeu nesta quarta- feira (27) a IV Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal. O prefeito do município de Tracunhaém, Belarmino Vasquez (PR),que liderou a única chapa, que foi  escolhida por 13 dos 14 prefeitos aptos a votar, assume a presidência do COMANAS para o biênio 2013/2015. Belarmino Vasquez tinha o apoio do governador Eduardo Campos (PSB). O Vice- presidente é o prefeito de Salgadinho, Adenilson Pereira.
A instituição está localizada em Carpina, as margens da BR 408, e atualmente é formado por 23 municípios e tem como objetivo contribuir para o crescimento econômico-cultural e promover integração e a cooperação mútua entre os municípios consorciados de forma a assegurar o desenvolvimento sustentável da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco.
A IV Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do citado Consórcio está formada pelos seguintes prefeitos: Presidente- Belarmino Vasquez Mendes Neto (Tracunhaém); 1º Vice- Presidente- Adenilson Pereira de Arruda (Salgadinho); 2º Vice-Presidente- Armando Pimentel da Rocha (Camutanga); Secretário Geral- Sandra Félix da Silva (Condado), Secretário Geral Adjunto-Marcos Gomes do Amaral (Chã de Alegria); 1º Tesoureiro- Egrinaldo Floriano Coutinho (Nazaré da Mata); 2º Tesoureiro Nicodemos Ferreira Barros (Feira Nova).
O Conselho Fiscal esta formado por: Lamartine Mendes (Lagoa de Itaenga), Severino Silvestre (Passira); Carlos Vicente de Arruda (Carpina) como titular, tendo na suplência Pablo José de Moraes (Itaquitinga); Gileno Campos Gouveia (Ferreiros); e Cláudio Fernando Guedes (Aliança).

UVP: Biu Farias realiza encontro no Recife com membros da sua chapa.

Na última Terça-Feira (26), o presidente da UVP o vereador Biu Farias (PSB), realizou um encontro com os vereadores que compõe a chapa dele para disputa da reeleição.
UVP
O encontro aconteceu no restaurante Estrela do Mar no Recife, e teve a participação de todos os vereadores que vão formar a chapa junto com Biu Farias.
Biu pediu o empenho de todos, e pediu para que cada um vereador, visite as câmaras de cidades vizinhas para pedir o voto. A eleição da UVP vai acontecer no próximo dia 22 em Triunfo.
Cinthia (PSDB) afirmou que vai se empenhar ao máximo para a eleição da UVP, e conta com o apoio do ex-prefetio e vereador Jânio Arruda (PSD), o único político de Pernambuco a votar na UVP e na AMUPE, e também com o apoio do presidente do PSD André de Paula, Cinthia, formará a chapa da UVP mulher com a vereadora Narah Leandro de Santa Cruz.
O líder do governo em Taquaritnga do Norte, o vereador Gilson Carlos (PTN), afirmou que Biu vai ter o voto dos onze vereadores de Taquaritnga, e que vai começar a entrar em contato com colegas vereadores das cidades circunvizinhas a Taquaritinga do Norte para pedir voto.

Por Jornal de Caruaru

Professores que não receberam piso de 2009 a 2011 podem recorrer à Justiça

professores grevistas
Professores do ensino básico da rede pública, com jornada de 40 horas semanais, e que não receberam o piso salarial entre janeiro de 2009 e abril de 2011 podem recorrer à Justiça e pedir os valores retroativos.
Agência Brasil –
No período, estava valendo liminar que determinava que o piso poderia ser cumprido em diferentes formas de remuneração, ou seja, o vencimento salarial poderia ser complementado com abonos e gratificações para que o piso fosse alcançado. Aqueles que, nem mesmo com os adicionais, chegaram ao valor estabelecido em lei podem exigir o retroativo, explicou nesta quinta-feira (28/2) a assessoria do STF (Supremo Tribunal Federal) ao ser consultada pela Agência Brasil.
Na quarta-feira (27/2), o STF definiu que, embora tenha sido editada em 2008, a lei do piso, que trata do salário nacional do magistério, passa a valer a partir da data na qual o Supremo confirmou sua legalidade, em abril de 2011.
O piso salarial dos professores do magistério público foi estabelecido na Lei 11.738, de 16 de julho 2008. Na ocasião, o valor era R$ 950. Com a sanção da lei, governadores de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Ceará ajuizaram ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no Supremo contra dispositivos da legislação.
Em dezembro de 2008, o STF decidiu, por meio de liminar, que o piso passaria a ser pago a partir do dia 1º de janeiro de 2009. Os ministros estipularam que o piso incorporaria vantagens pecuniárias, em uma espécie de período de experiência para os estados. Isso valeria até o julgamento da Adin, que ocorreu em abril de 2011.
O piso salarial somava R$ 950, em 2009; R$ 1.024,67, em 2010; e R$ 1.187,14, em 2011, conforme valores informados no site do Ministério da Educação. No ano passado, o valor vigente era R$ 1.451 e, a partir de fevereiro deste ano, passou para R$ 1.567.
Por Jornal de Caruaru

Prefeito analisa nomes para novos secretários em Paudalho

Prefeito Pereira
Prefeito de Paudalho




A prefeitura Municipal do Paudalho deverá anunciar nos próximos dias, os novos secretários de Cultura e Educação, já que Eduardo de Freitas e Lúcia Freitas renunciaram aos cargos nesta semana.
Segundo informações estava havendo incompatibilidade de opiniões e idéias entre os secretários e o Prefeito Pereira (PSB).
Alguns nomes estão sendo analisados e deverão ser anunciados até a próxima semana.

Docentes de Vicência realizam primeira assembléia



OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VICÊNCIA REALIZARAM NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA(27) A PRIMEIRA ASSEMBLEIA DA CATEGORIA. NA OCASIÃO FORAM DISCUTIDOS DIVERSOS ASSUNTOS, DENTRE ELES A TRANSFERÊNCIA DE FUNCIONÁRIOS, MAU FUNCIONAMENTO DE UNIDADES ESCOLARES, FALTA DE MERENDA E COLOCAÇÃO DE PROFESSORES DE OUTRAS ÁREAS PARA ASSUMIREM AULAS DE DISCIPLINAS FORA DA SUA ÁREA DE CONHECIMENTO.
APÓS AS DISCUSSÕES FICARAM ESTABELECIDOS OS SEGUINTES DIRECIONAMENTOS QUE FORAM ENVIADOS AO EXECUTIVO:
- PAGAMENTO DO REAJUSTE CONCEDIDO PELO GOVERNO FEDERAL DE FORMA LINEAR, SEM PARCELAMENTO E COM RETROATIVO A JANEIRO;
- VOLTA DOS QUATRO DIAS PARA REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIAS;
- MANUTENÇÃO DAS ELEIÇÕES DIRETAS PARA DIRETOR;
- CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE COORDENADORES CONFORME DETERMINA O PCC;
- PAGAMENTO ATÉ O ÚLTIMO DIA ÚTIL DO MÊS;
- AUTONOMIA PARA A DIREÇÃO DAS UNIDADES ESCOLARES.
A PRÓXIMA ASSEMBLEIA FOI MARCADA PARA O PRÓXIMO DIA 12 DE MARÇO, QUANDO OS PROFESSORES ESTARÃO ANALISANDO A RESPOSTA DO GESTOR ÀS SUAS REIVINDICAÇÕES.
Do Vicencia Net

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...