terça-feira, 15 de outubro de 2013

Corpo de Bombeiros lança aplicativo de primeiros socorros para celulares

Cidadãos podem se transformar em agentes colaboradores no salvamento de vidas

15/10/2013 11:24 - Publicado por Danúbia Julião, com informações da assessoria

Divulgação
Corporação também lança site oficial
Cidadãos comuns agora podem se transformar em agentes colaboradores do Corpo de Bombeiros. É que foi lançado nesta terça-feira um aplicativo para primeiros socorros. A iniciativa foi do especialista em atendimento pré-hospitalar da corporação, major Edson Marconni, que viu na ferramenta uma forma de expandir conhecimento sobre assunto.
Os aplicativos foram desenvolvidos para telefones smartphones Android ou IOS. A instalação é simples. Basta só acessar o endereço eletrônicoe baixar a ferramenta. Outra maneira é por meio do QR Code que será disponibilizado em cartazes e no site da corporação e com um leitor específico a instalação é automática.
Embora auto-explicativos e com linguagem direta e de fácil compreensão, os aplicativos trazem peculiaridades para atender públicos diferentes. Um deles visa atualizar o conhecimento técnico dos profissionais do Corpo de Bombeiros e emergêncistas de um modo geral, por isso traz uma linguagem mais técnica e procedimentos que necessitam de matérias mais especializadas.
Por outro lado, o outro aplicativo, sem uso dos termos técnicos ou necessidade de equipamentos e materiais de maior complexidade, possibilita a qualquer cidadão realizar protocolos usados por profissionais de maneira simples e eficaz na preservação da vida.

O lançamento dos aplicativos de primeiros socorros desenvolvidos pelo CBMPE acontece paralelamente ao lançamento do site oficial da corporação. A apresentação foi feita durante um café da manhã com a imprensa local, evento que abre a programação de aniversário dos 126 anos da instituição.

Renan promulga PEC da Música


Fotos: Agência Senado
Renan recebeu artistas e a ministra Marta Suplicy antes de promulgar a PEC
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), promulgou nesta terça-feira (15) a emenda à Constituição 75/2013 que acrescenta uma alínea ao inciso VI do art. 150 da Constituição Federal para isentar de impostos CDs e DVDs com obras musicais de autores brasileiros. A PEC da Música, como ficou conhecida, foi aprovada no dia 24 de setembro depois de tramitar por seis anos.
Além de Renan Calheiros participaram da sessão solene do Congresso Nacional o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, e inúmeros artistas entre eles Raimundo Fagner, Rosemary e Sandra de Sá.
“A proposta corrige uma injustiça tributária que permite que artistas estrangeiros acabem pagando menos impostos que artistas independentes brasileiros. A Emenda também irá promover uma redução dos preços de CD e DVDs de música brasileira permitindo maior acesso à nossa música pela sociedade. Segundo as estimativas do próprio setor, os preços poderão cair entre 30 e 40%.”, disse Renan Calheiros no discurso.
De acordo com o presidente do Senado, a proposta é também um instrumento importante para revitalizar a indústria fonográfica seriamente prejudicada pela pirataria. Ele lembrou que durante sua gestão no Ministério da Justiça já acreditava que apenas mudanças na Constituição, como a que estava promulgando, faria a diferença no combate a esse tipo de crime. Renan também lembrou o trabalho desenvolvido no Congresso em prol da cultura brasileira, como a CPI do Ecad.
Segundo o cantor e compositor Ivan Lins, mais de um milhão de artistas serão beneficiados com a mudança na Constituição. “Antes de ser uma discriminação, como alguns alegam, esta é uma medida de estímulo à produção e a difusão cultural brasileira que precisa ser implementada integralmente. Os artistas fizeram sua parte e o Congresso Nacional também. Agora, para não desafinar, é imperioso que a indústria, as gravadoras, repassem a isenção tributária para o preço final dos produtos, fazendo com que eles fiquem mais baratos e acessíveis.”, concluiu Renan.
Ao final da sessão, Célia Porto, Rosemary e Raimundo Fagner cantaram canções para comemorar a promulgação. Fagner fez questão de agradecer ao trabalho dos parlamentares. "A todos os políticos que se envolveram nessa nossa causa. Mas a música faz parte da nossa vida e o Congresso nunca poderia virar as costas para uma causa tão importante que a gente precisava", disse.

 
por Assessoria/Senad
o

Antônio Moraes comenta homicídio ocorrido em Carpina na Alepe


moraes_O homicídio ocorrido, na tarde desta terça-feira (15), foi registrado pelo deputado Antônio Moraes (PSDB), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na tarde de hoje.
Na casa era debatido o aumento da violência no estado. Na tribuna a deputada Terezinha Nunes (PSDB) lamentava três assassinatos ocorridos nos últimos quatro dias que, segundo ela, deixaram a população pernambucana assustada.
A parlamentar se referia a morte do filho do ex-deputado estadual e atual secretário de Governo de Olinda, Luciano Moura. Lenin Linhares Moura, 15 anos, foi assassinado a tiros na última sexta (11), em Olinda, quando se dirigia à casa da namorada.
Durante aparte, Antônio Moraes, registrou mais um assassinato no Estado, ocorrido nessa terça, em Carpina. Moraes disse que Flávio Pinheiro, filho do ex-vereador de Carpina Epitácio Pinheiro, foi assassinado em praça pública.

Unidade de pesquisa da Monsanto em Petrolina é invadida por cinco mil camponeses


Não houve feridos, apenas danos a equipamentos e materiais de pesquisa

- Henrique Ferreira, do FolhaPE

Divulgação
Ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Soberania Alimentar
Integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que integra a Via Campesina, ocuparam na manhã desta terça-feira (15) a 36ª Unidade de Pesquisa da Monsanto no Brasil, localizada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os seguranças foram rendidos por um grupo de cerca de cinco mil camponeses, que entraram e tomaram o local. Não houve feridos, apenas danos a equipamentos e materiais de pesquisa.
Conforme publicação feita no Facebook, o MPA informou que a ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Soberania Alimentar e é uma forma de enfretamento à expansão do agronegócio no Nordeste e o repúdio a algumas ações da Monsanto, como a modificação genética de sementes e a produção de agrotóxicos. Para eles, “a empresa privatiza os bens da natureza e controla o mercado agro alimentar mundial – ameaçando a vida dos camponeses e de toda a humanidade”.
Em comunicado, através de sua assessoria, a Monsanto repudiou a ação do grupo e informou que já acionou as autoridades para que os camponeses sejam retirados do local e assim seja retomado o controle da unidade. Ainda segundo o órgão, atos como este destroem a propriedade privada e comprometem a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias limpas e inovadoras que contribuem para o aumento de produtividade da agricultura brasileira.
Inaugurada em março deste ano, com investimentos diretos de US$ 20 milhões (mais de R$ 40 milhões), a estação de pesquisa de Petrolina foi implantada para acelerar o processo de desenvolvimento e lançamento de tecnologias voltadas para milho, soja, algodão, sorgo e cana-de-açúcar no Brasil.

Programa CNH Popular adia prazo de inscrições para 1º de novembro

db67c80496ec801c57bd
Foi prorrogado para o dia 1º de novembro o prazo de inscrições para o programa CNH Popular em Pernambuco. Muitos dos inscritos para obter carteiras de habilitação de graça tiveram dificuldades devido à greve dos Correios, por isso a mudança concedida pelo Detran. Esta é a quarta rodada de convocação, voltada para quem já tinha [...]

Homem é morto à tiros em Carpina


993669_535739749827175_598911399_n
Um homem foi morto no inicio da tarde desta terça-feira (15) na Av. Estácio Coimbra, próximo ao D.E.R,  em Carpina.
De acordo com informações, Flavinho Pinheiro estava almoçando quando dois elementos não identificados chegaram em uma motocicleta e dispararam vários disparos de arma de fogo contra a vitima.
Flavinho chegou a ser socorrido para a Unidade Mista de Carpina, mas não resistiu aos ferimentos.
O crime está sendo investigado pela Delegacia de Carpina.
URL curta: http://programadizendotudo.com.br/?p=39750

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...