Hoje faz exatamente 60 dias que a greve dos professores de universidades e institutos federais teve inicio e nada ainda foi resolvido. A opinião se divide entre se é certo ou não fazer greve, a paralisação foi aceita em 57 das 59 universidades federais e 36 institutos federais.
O governo depois de longo tempo resolveu sentar com os representantes da classe, o que aconteceu na última sexta-feira (13), onde foram apresentadas propostas pelo governo. A proposta apresenta foi que será reduzido de 17 para 13 os níveis de carreira. Além de afirmar que serão investidos R$ 3,9 bilhões em prol de aumentos salariais dos professores, porém, isso só deve ser feito de forma gradual até o ano de 2015.
Os docentes fizeram várias manifestações, reivindicando um reestruturação do plano de carreira, melhorias de condições de trabalho, que também iria influenciar na melhoria na educação, além do reajuste salarial, entre outras coisas.
Contudo a proposta do Governo Federal só irá valer no ano de 2013, segundo o Ministério da Educação, no período dos próximos três anos os salários dos professores serão reajustados entre 24% e 45% somente para doutores com exclusividade à universidade e o menor reajuste será de 12%. Porém a greve ainda continua, pelo menos até a quinta-feira (19) quando haverá uma reunião somente da classe, para saber se aceita ou não a proposta do Governo Federal.