sábado, 6 de abril de 2019

Empresas parceiras da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos recebem selo nacional “Resgata” pela empregabilidade de reeducandos

Postado por Jeozivaldo Cesar


Pela segunda vez consecutiva, a Pórtico e a Algo Bom, são agraciadas com a certificação  do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e Ministério da Justiça.
A indústria de algodão Algo Bom, localizada em Paulista na Região Metropolitana; e a Pórtico, fabricante de esquadria de alumínio, em Goiana, na Zona da Mata, ambas conveniadas com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), foram agraciadas, este mês, com o Selo Nacional “Resgata”, do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) em parceria com o Ministério da Justiça.
A certificação é dada as empresas que apoiam o trabalho e investem na recuperação de pessoas privadas de liberdade ou egressas do sistema prisional. Este já é o segundo ano consecutivo que as duas entidades são certificadas.
Há 19 anos auxiliando no processo de ressocialização dos apenados, a empresa Algo Bom tem em seus quadros 32 reeducandos dos regimes semiaberto, aberto e em livramento condicional nas funções de auxiliar de produção, serviços gerais, entre outras. “Temos também, hoje, 16 ex-reeducandos trabalhando pelo regime CLT, com carteira assinada. Eles concluíram a pena em atividade aqui na empresa, e devido ao desempenho e dedicação foram contratados”, reforça Rosineide José Bandeira, coordenadora de Recursos Humanos da Algo Bom.
A outra empresa certificada é a fábrica de esquadrias de alumínio Pórtico, localizada em Goiana e com unidades na Cadeia Pública de Gravatá e no Presídio de Igarassu. De acordo com a analista de Recursos Humanos da empresa, Walkíria Cordeiro, os três postos de trabalho abrangem 47 reeducandos, 34 do regime fechado e 13 do aberto. Todos exercem a função de auxiliar de produção. O selo “Resgata” mostra o nosso reconhecimento para com o trabalho dos reeducandos, e a oportunidade de retorno ao mercado de trabalho e de ressocialização que são oferecidas a eles”, conclui Walkíria.     
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) mantém convênios de empregabilidade com  um total de 34 empresas, entre públicas e privadas, que absorvem a mão de obra de 903 apenados dos regimes aberto e em liberdade condicional, e 2.264 dos regimes  fechado e semiaberto, por meio da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) . 
FOTOS: Márcia Galindo/Seres 


-- 

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...