quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Secretaria quer abertura de inquérito policial contra concessionária por discriminação racial


Preconceito »

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH ) vai enviar ofício à Chefia de Polícia Civil solicitando a abertura de inquérito policial, onde serão colhidas as provas para embasar o Ministério Público ao oferecer denúncia contra o gerente da concessionária de carros de luxo BMW, na Barra da Tijuca, onde uma criança de 7 anos sofreu discriminação racial.

Em nota, distribuída agora à noite, a secretaria manifesta seu profundo repúdio aos fatos noticiados pela imprensa no dia de ontem (23), em que um menino de 7 anos foi vítima de intolerância e ofensa a seus direitos humanos, com base em comportamento discriminatório, nas dependências da concessionária de carros de luxo Autokraft-BMW, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense.

O estado brasileiro é parte da Convenção Internacional sobre Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, a qual dispõe, em seu Artigo 1°, que “toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano [em igualdade de condição] de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública”.

Ademais, a Lei 7.716, de 1989, em seu Artigo 5°, tipifica a conduta de “recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador”, como crime punido com reclusão de 1 a 3 anos.Trata-se de crime inafiançável e imprescritível, conforme dispõe o inciso XLII, do Artigo 5°, da Constituição da República Federativa do Brasil. Com o fim de apurar a efetiva prática do delito pelo funcionário da concessionária, a SEASDH enviará ofício à Chefia de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, solicitando a deflagração do inquérito policial, no âmbito do qual serão colhidas as provas que poderão embasar o oferecimento de denúncia pelo Ministério Público.

No documento, a secretaria informa que o tema de desigualdade racial vem ganhando crescente reconhecimento, tanto pela academia quanto pelos órgãos públicos com atribuição para o combate à discriminação racial. O Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais, do Instituto de Economia da UFRJ, por meio de seu Relatório de Desigualdades Raciais no Brasil 2009-2010, informou que negros e pardos são especiais vítimas deste tipo de crime.

Comerciante carpinense consegue liminar de funcionamento








Após retiradas das barracas do Centro da cidade de Carpina, algumas delas entraram na justiça para permanecer no local.
A proprietária do Chaveiro Nazareno não fez diferente e foi buscar uma solução para que seu estabelecimento comercial não fosse penalizado pelo poder público municipal.
Na tarde de ontem o Juiz José Marcelon do Tribunal de Justiça de Pernambuco deu o parecer favorável a Srª Anna, nas qual a mesma está apta para continuar comercializando na Av. Estácio Coimbra, em frente ao banco Bradesco.
Confira com exclusividade a limanar:

Confira o desconto na tarifa de luz para cada distribuidora de energia


Plano que barateia energia começou a valer nesta quinta-feira (24).

Desconto para consumo residencial varia de 18% a 25,94%.

Fábio AmatoDo G1, em Brasília
  • Conta de luz - 24.01 v.1 (Foto: Editoria de Arte/G1)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na tarde desta quinta-feira (24) o percentual do desconto que será aplicado à conta de luz dos consumidores de baixa tensão (como residências) de cada uma das 63 distribuidoras de energia do país.(veja a lista no final da reportagem)

Nesta quinta-feira passou a valer o plano de barateamento de energia do governo federal, com desconto mínimo de 18% para residências e até 32% para indústrias. A medida vai exigir do Tesouro aporte de R$ 8,46 bilhões apenas em 2013.

O desconto total na conta de luz só vai começar a ser sentido por todos os brasileiros a partir do final de fevereiro, quando a entrada em vigor do plano completar um mês. Isso acontece porque cada distribuidora tem uma data diferente para a leitura dos relógios que marcam o consumo de energia e, consequentemente, o fechamento da conta.

O percentual de corte no valor da tarifa de energia para a baixa tensão, de acordo com a lista da Aneel, varia do mínimo de 18% até 25,94%, maior desconto da tabela e que foi garantido aos clientes da distribuidora Nova Palma Energia, que atende a 14,5 mil unidades consumidoras em nove cidades da região central do Rio Grande do Sul.

De acordo com a Aneel, a variação no desconto está ligada ao fim da cobrança de encargos na conta de luz para subsidiar programas do governo federal, entre eles o que garantia financiamento para geração de energia por fontes alternativas e outros que beneficiavam agricultores.

O valor dos subsídios era dividido entre os consumidores da distribuidora onde os recursos eram aplicados. A partir dessa quinta, eles deixam de incidir sobre a conta de luz e vão passar a ser custeados com recursos do Orçamento da União, via Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Tesouro
De acordo com o governo, a redução nas contas de luz dos brasileiros vai custar, em 2013, R$ 8,46 bilhões aos cofres Tesouro Nacional. Esse dinheiro será depositado na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que ficará responsável por financiar ações do governo, entre elas as medidas necessárias para promover o desconto na conta de luz.
Abaixo, o percentual de desconto para cada distribuidora de energia:
AES SUL - 23,62%
AMAZONAS - 18,22%
AMPLA - 18,00%
BANDEIRANTE - 18,08%
BOA VISTA - 18,14%
CAIUA - 18,08%
CEA - 18,04%
CEAL - 18,00%
CEB - 18,11%
CEEE - 18,13%
CELESC - 18,48%
CELG - 18,00%
CELPA - 18,83%
CELPE - 18,04%
CELTINS - 18,20%
CEMAR - 18,00%
CEMAT - 19,29%
CEMIG - 18,14%
CEPISA - 18,00%
CERON - 18,00%
CERR - 18,04%
CFLM - 20,92%
CFLO - 18,00%
CHESP - 18,01%
CJE - 18,34%
CLFSC - 19,66%
CNEE - 19,69%
COCEL - 18,41%
COELBA - 18,96%
COELCE - 18,05%
COOPERALIANÇA - 18,01%
COPEL - 18,12%
COSERN - 18,00%
CPEE - 23,38%
CPFL PAULISTA - 18,07%
CPFL PIRATININGA - 18,39%
CSPE - 18,01%
DEMEI - 18,36%
DMED - 18,08%
EBO - 18,00%
EDEVP - 18,16%
EEB - 18,65%
EFLUL - 18,17%
ELEKTRO - 18,47%
ELETROACRE - 18,01%
ELETROCAR - 18,07%
ELETROPAULO - 18,25%
ELFJC - 18,04%
ELFSM - 18,97%
EMG - 18,14%
ENERSUL - 18,24%
ENF - 18,07%
EPB - 18,01%
ESCELSA - 18,01%
ESSE - 18,00%
FORCEL - 18,01%
HIDROPAN - 18,50%
IGUACU - 18,11%
LIGHT - 18,10%
MUXFELDT - 18,55%
RGE - 22,00%
SULGIPE - 18,33%
NOVA PALMA - 25,94
%

Olimpíada Brasileira de Biologia abre inscrições


CIÊNCIAS


Competição tem duas etapas, com início marcado para dia 13 de abril

Estão abertas as inscrições para a 9º edição da Olimpíada Brasileira de Biologia (IX OBB). Organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), o evento é voltado para todos os alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares. Podem participar jovens que tenham no máximo 19 anos, até o dia 1º de julho deste ano, e que estejam no ensino médio ou completo e que ainda não tenham feito matrícula numa instituição de ensino superior.
Para participar, é preciso que um professor da escola se credencie pelo site da OBB até o dia 9 de abril de 2013. Depois, o docente inscreve cada aluno na Olimpíada. Dividida em duas etapas, a competição terá uma primeira fase em caráter eliminatório, com prova de 30 questões de múltipla escolha, no dia 13 de abril. As informações sobre a nota de corte e os classificados para etapa seguinte serão divulgados no dia 29 do mesmo mês.
Os classificados para a segunda, e última, fase terão de fazer uma nova prova com, no máximo, 120 perguntas objetivas. O exame acontece no dia 26 de maio. O resultado final será publicado no site da OBB no dia 13 de junho. Os melhores classificados poderão participar de um treinamento especial com professores e especialistas para representar o Brasil nas Olimpíadas Internacional e Ibero-Americana de Biologia, que acontecerão na Suíça e na Argentina.

Papa incentiva católicos a usar as redes sociais, apesar dos riscos



O Papa Bento XVI convidou nesta quinta-feira os católicos a participar ativamente nas redes sociais, vetores do diálogo e do debate. Foto: AFP Filippo Monteforte
O Papa Bento XVI convidou nesta quinta-feira os católicos a participar ativamente nas redes sociais, vetores do diálogo e do debate. Foto: AFP Filippo Monteforte
O Papa Bento XVI convidou nesta quinta-feira os católicos a participar ativamente nas redes sociais, vetores do diálogo e do debate, mas onde a responsabilidade e a razão devem prevalecer sobre as informações exageradas e o sensacionalismo, conforme advertiu.

O pedido do Papa foi feito por ocasião do próximo dia 12 de maio, a Jornada Mundial das Comunicações Sociais, e contribui para a ofensiva lançada pela Igreja católica para operar em tais espaços digitais.

"Trata-se de uma realidade cada vez mais importante e que tem a ver com o modo com que as pessoas se comunicam hoje entre si", afirmou o pontífice.

"O desenvolvimento das redes sociais digitais está contribuindo para que surja uma nova 'ágora', uma praça pública e aberta, na qual as pessoas compartilham ideias, informações, opiniões e onde, além disso, nascem novas relações e formas de comunidade", explicou em sua mensagem.

O chefe da Igreja católica convida os fieis a manter uma atitude positiva em relação estas formas de comunicação, apesar de seus limites e perigos.

"Estes espaços, quando se valorizam bem e de maneira equilibrada, favorecem formas de diálogo e de debate que, conduzidas com respeito, salvaguarda da intimidade, responsabilidade e interesse pela verdade, podem reforçar os laços de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana".

Para o Papa, comunicar-se no Facebook, Twitter e demais meios digitais "requer um compromisso: as pessoas se sentem envolvidas quando constroem relações e encontram amizades, quando buscam respostas a suas perguntas ou se divertem, mas também quando se sentem estimuladas intelectualmente e compartilham competências e conhecimentos".

"A capacidade de utilizar as novas linguagens é necessária não só para estar sintonizado com os tempos, como também para permitir que a infinita riqueza do

Evangelho encontre formas de expressão que podem alcançar as mentes e os corações de todos".

O Papa há um mês e meio envia nas quartas-feiras um tweet em nove idiomas e conta com dois milhões e meio de seguidores.

Preso na PB após 22 anos por homicídio em Condado






Policiais Civis e Militares da Equipe Malhas da Lei da AIS 11 (11ª DESEC-DINTER1/2º BPM), juntamente com Policiais Civis da Delegacia de Polícia do Município de Esperança/PB, prenderam tarde de ontem, (23/01) na Cidade de Esperança/PB, o homicida de nome: PAULO JOÃO LOURENÇO, brasileiro, viúvo, mototaxista, natural de Condado/PE, portador do RG n° 7.876.239 SDS/PE, com 52 anos de idade, nascido no dia 27/08/1960, filho de João Domingos Lourenço e de Maria Ana Lourenço, residente na Travessa Francisco Vitorino Duarte, n° 99, Centro, Esperança/PB, acusado de praticar um homicídio contra a vítima conhecida pelo vulgo de: DUNGA, crime praticado no dia 22/07/1991, na Cidade de Condado/PE, tendo fugido logo após ter praticado o crime, tendo residido em diversos endereços, e após uma investigação mais aprofundada, foi localizado na Cidade de Esperança/PB, e preso pela Equipe Malhas da Lei da AIS 11, juntamente com os Policiais Civis da Delegacia de Polícia do Município de Esperança/PB, tendo sido apresentado a Polícia Judiciária do Estado da Paraíba, e em seguida, encaminhado a 11ª Delegacia Seccional de Goiana/PE, onde após realização dos procedimentos legais, foi recolhido ao Presídio de Igarassu/PE, à disposição da Justiça Pública.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...