sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Policiais Civis irão decidir na próxima terça se irão paralisar no Carnaval 2020

Postado por Jeozivaldo Cesar

A categoria realizou uma assembleia nesta sexta-feira (14) para decidir os próximos passos

Os policiais civis ainda realizarão uma grande passeata antes da reunião / Foto: Reprodução
Os policiais civis ainda realizarão uma grande passeata antes da reunião
Foto: Reprodução
Rute Arruda

Na próxima terça-feira (18), policiais civis de Pernambuco irão se reunir em uma assembleia, que será realizada no Palácio do Campo das Princesas, para decidirem se irão paralisar as atividades durante o Carnaval 2020. O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) realizou uma assembleia geral nesta sexta-feira (14) para definir os rumos da campanha salarial da categoria.
Em nota, o Sinpol informou que "vinha investido no diálogo como principal estratégia de negociação com o governo. Mas, diante da falta de propostas concretas por parte da gestão estadual, e dos vários prejuízos a que a categoria vem sendo submetida, inclusive com perdas salariais, o movimento começou a endurecer suas ações".


Passeata

Antes da assembleia, na terça-feira (18), será realizada uma grande passeata, que sairá do Sinpol, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, às 10h, até o Palácio do Campo das Princesas.

VP recebe homenagem do Bloco Flor dos Tamarindos em Carpina

Postado por Jeozivaldo Cesar

Da redação do Jornal Voz do Planalto

O Bloco Lírico Flor do Tamarindo, em seu segundo ano de atuação, desfila com fantasias inspiradas no maracatu rural em homenagem ao antigo maracatu Nação Leão Coroado, fundado pelo mestre Bibiu Bernardo, em 1962. O Flor dos Tamarindos também faz uma homenagem ao jornalista Ramos Silva e aos 20 anos do Voz do Planalto, além da foliã Austrélia Bezerra Moraes, a dona Telinha, e o comunicador Carlos Peruca.
Os foliões podem acompanhar o desfile do Flor dos Tamarindos na semana pré-carnavalesca de Carpina nos dias 15 e 19 de fevereiro, com concentração às 19hs, em frente ao Restaurante Choppana, na tradicional Rua dos Tamarindos (Av. Getúlio Vargas). O bloco também está convidado para outras apresentações em outras cidades. No último final de semana o grupo se apresentou no evento Aurora dos Carnavais em Recife.
As fantasias do Flor do Tamarindo foram criadas pelo artista plástico Raphael Freitas. O destaque este ano vai para o frevo-canção “Lindo Regressar”, composta especialmente para o bloco por Ely Madureira e Humberto Vieira.

Bloco “Vai tomar no fusca” agitará Carpina neste sábado (15)

Postado por Jeozivaldo Cesar


Bloco “Vai tomar no fusca” agitará Carpina neste sábado (15)
Neste sábado (15), 20h, na Arena Fusca, Antiga Boots House, próximo ao parque de Eventos Jota Cândido, o bloco “Vai tomar no fusca” promete agitar Carpina. A agremiação completa seu sétimo ano, com Maria Clara, Stevennys & Cia, MC Oxato, orquestra de frevo Arte Nossa do Maestro Sérgio Músico e Baile do ED. Mantendo a tradição, o bloco terá o sorteio de um fusca lotado de cerveja para os que garantiram o abadá que já está no terceiro lote ao valor de R$ 50,00. As vendas acontecem no quiosque no centro de Carpina.

Homicídio foi registrado na última quarta (12) em Paudalho

Postado por Jeozivaldo Cesar


Homicídio foi registrado na última quarta (12) em Paudalho
Um homem foi assassinado na última quarta-feira (12), em Paudalho. O fato que ocorreu na Rua Alto Bela Vista, no bairro Alto do Cruzeiro, vitimou Jailson dos Santos Alves, 30, morto a golpes de faca. Este foi o 8º homicídio do ano na cidade paudalhense.
De acordo com as informações, a vítima bebia com um suspeito em um bar, quando houve um desentendimento entre ambos e Jailson acabou sendo atingido por três golpes de faca. Ele mesmo ferido foi para a casa de uma tia, porém, morreu pouco depois devido a gravidade dos ferimentos.

MPPE recomenda que paredões de som sejam proibidos no Carnaval de Condado

 Postado por Jeozivaldo Cesar

MPPE recomenda que paredões de som sejam proibidos no Carnaval de Condado
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), recomendou à Prefeitura de Condado, à Polícia Militar (PM) e aos responsáveis pelos clubes, blocos e trios elétricos que adotem medidas para proibir o uso de carros de som com “paredões”, nos eventos carnavalescos.
Na ocasião, a promotora de justiça Tayjane Cabral de Almeida diz que “foi noticiado que os foliões estão utilizando os carros de som, com ‘paredões’, nas concentrações dos blocos, ao longo da via pública, todos ao mesmo tempo, e durante todo o período de festa, com volume muito acima do permitido legalmente, o que ocasionou diversos transtornos, notadamente para a população mais vulnerável, como crianças, idosos e pessoas enfermas”.
De acordo com as informações, a proibição dos paredões, o MPPE recomendou que os órgãos envolvidos realizem, se necessária, a busca e apreensão dos equipamentos, evitando a poluição sonora e perturbação do sossego. Recomendou também que a PM adote estratégias para coibir a aglomeração de pessoas na concentração dos blocos como forma de impedir a perturbação do sossego aos moradores das ruas, onde ocorrem as festas e adjacências.
Vale ressaltar que a recomendação destaca que durante as festividades seja utilizado apenas carros de som ou trios para puxar o bloco, devidamente fiscalizados e cadastrados antecipadamente pelo ente responsável pela organização das festas. Por fim, é necessário que todos os envolvidos adotem medidas para dar ampla divulgação a recomendação, levando ao conhecimento geral da população de Condado.
*Com informações – MPPE

Com gol aos 48 do segundo tempo, Santa Cruz vence primeira na Copa do Nordeste


Postado por Jeozivaldo Cesar

Toty marcou no final da partida e decretou a vitória do time coral por 1 x 0 contra o ABC
SANTA CRUZ 


Com gol aos 48 do segundo tempo, Santa Cruz vence primeira na Copa do Nordeste
Toty marca no último lance do jogo e decreta primeira vitória do Santa Cruz na Copa do Nordeste - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Lucas Rocha

Pela rodada 4 da fase de grupos da Copa do Nordeste, o Santa Cruz recebeu o ABC no Arruda. A partida se encaminhava para o empate até que Toty marcou o gol tricolor no último lance da partida. Com o resultado o time coral conquistou primeiro triunfo na competição regional. Pela Copa do Nordeste, o Santa Cruz joga novamente na Quarta-feira de Cinzas, dia 26 de fevereiro. O tricolor recebe em casa, o Frei paulistano. 

O Santa Cruz assustou primeiro. Aos 5 minutos, Jeremias bateu de fora da área para a defesa do goleiro Rafael. O ABC chegou com mais efetividade aos 15. João Paulo cobrou falta, Marlon mandou de cabeça, a bola desviou na zaga do Santa e acabou nas mãos do goleiro Maycon. Em seguida, João Paulo novamente de falta, bateu de longe e o goleiro Maycon salva com a ponta dos dedos.
O time potiguar esteve melhor na primeira etapa, aos 23, em contra-ataque bem encaixado, João Paulo serviu Jailson, que mandou para as redes, mas a arbitragem anulou o gol. O tricolor respondeu no fim do primeiro tempo. Lucas Gonçalves fez o passe por cima para Didira, mas a bola foi forte e ficou com o goleiro Rafael. Primeiro tempo acabou com o placar de zero a zero.

Ouça o gol da vitória do Santa Cruz na voz de Roberto Queiroz:

Segundo tempo

A segunda etapa começou com o time do Santa bloqueando as ações do ABC. Por outro lado, o tricolor buscou as jogadas com Mayco Félix, mas a defesa cortou. O jogo no segundo tempo estava truncado, contribuindo na falta interferindo na criação das equipes. O time coral tentou o gol na bola parada. Em cobrança de falta ensaiada, João Cardoso recebeu livre na esquerda, fez o toque para trás, mas não apareceu ninguém do Santa para completar. Aos 33 do tempo complementar o tricolor chegou novamente. Toty recebeu na direita, cortou para o meio e chutou forte para assustar o goleiro Rafael.
O lance parecia o prenúncio do que viria acontecer na partida. Aos 48 do segundo tempo, novamente Toty, recebeu na direita, cortou pra perna esquerda e mandou pro gol. O chute ainda desviou na defesa e não deu condições de defesa ao goleiro do ABC. Placar final, Santa Cruz 1 x  0 ABC. Com o resultado o tricolor conquista primeira vitória na Copa do Nordeste.
Ficha de jogo
Santa Cruz: Maycon Cleyton; Júnior, William Alves, Danny Morais; Bileu; João Cardoso (Tinga); Lucas Gonçalves (André); Jeremias, Mayco Félix; Didira e Toty.
ABC: Rafael; Pedro Costa; Joécio; Vinícius Leandro; Felipe Manoel (Vinícius Paulista); Marlon; Cedric; Jailson; Berguinho (Núbio Flávio); João Paulo (Júnior Maranhão) e Igor Goularte.
Local: Arruda
Árbitro: Glauco Nunes Feitosa. Assistentes: Anderson Silveira Ribeiro e John Lennon Batista da Silva Chaves.

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados em obras da Prefeitura de Olinda

Postado por Jeozivaldo Cesar

Segundo o MPT, os trabalhadores estavam alojadas numa pequena casa, próxima ao local onde foram resgastados, que oferecia espaço para apenas uma família

Os trabalhadores saíram de Vitória de Santo Antão para prestar serviços trabalhando em calçamentos e na construção de meio-fio no bairro do Varadouro / Foto ilustrativa: Divulgação/MTE
Os trabalhadores saíram de Vitória de Santo Antão para prestar serviços trabalhando em calçamentos e na construção de meio-fio no bairro do Varadouro
Foto ilustrativa: Divulgação/MTE
Marcelo Aprígio

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou dez trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão em obras de pavimentação realizadas pela Prefeitura de Olinda. A ação aconteceu entre os dias 31 de janeiro e 11 de fevereiro de 2020.
Segundo o MPT, os trabalhadores saíram de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, para prestar serviços trabalhando em calçamentos e na construção de meio-fio no bairro do Varadouro. O MPT disse ainda que as dez pessoas estavam alojadas numa pequena casa, próxima ao local onde foram resgatados, que oferecia espaço para apenas uma família.
No local, não havia água encanada, o que obrigava os trabalhadores a pedirem água aos vizinhos para tomar banho. Além disso, a fiação elétrica do imóvel foi considerada improvisada e irregular pelo MPT, que observou riscos de choque e incêndio, na residência que não tinha ventilação nem iluminação adequada.
De acordo com o Grupo Especial de Fiscalização Móvel do MPT, os trabalhadores haviam sido contratados por uma construtora que presta serviços à Prefeitura de Olinda. A empresa foi notificada a regularizar imediatamente a situação, pagando integralmente as verbas rescisórias devidas aos trabalhadores resgatados, assim como as indenizações individuais, acordadas pelo MPT e pela Defensoria Pública da União (DPU). A construtora cumpriu com as exigências dos órgãos públicos.


O que diz a Prefeitura de Olinda

Por meio de nota, a Prefeitura de Olinda informou que não foi notificada sobre o caso, mas ressaltou que a empresa contrata para realizar as obras na cidade já firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o MPT. A administração municipal afirmou ainda que sua Procuradoria Geral adotará medidas para apuração da ocorrência e das eventuais penalidades administrativas daí decorrentes.

Leia a íntegra da nota:

"A Procuradoria Geral da Prefeitura de Olinda informa que não foi notificada sobre o assunto e que os trabalhadores não são funcionários da gestão municipal. A empresa contratada já firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho onde regularizou imediatamente a situação dos trabalhadores terceirizados.
Diante da notícia, a Procuradoria da Prefeitura irá adotar medidas para apuração da ocorrência e das eventuais penalidades administrativas daí decorrentes. O órgão acrescenta que a Secretaria de Obras do município também não foi notificada."

Vice-prefeito de Canhotinho, Erinaldo Santos é assassinado a tiros em sua casa



Erinaldo Santos (PSB)
Ainda não se sabe a motivação do crime. A Polícia Civil está no local e investiga o caso

Erinaldo Santos (PSB), vice-prefeito de Canhotinho, em Pernambuco, foi assassinado a tiros dentro de sua casa na manhã desta quinta-feira (13), segundo informações preliminares do Diário de Pernambuco. Ainda não se sabe a motivação do crime. A Polícia Civil está no local e investiga o caso.Segundo a Polícia Militar local, o caso teria ocorrido qual o sol mal tinha nascido. Por volta das 7h, a companhia foi avisada e se deslocou ao local do crime para isololá-lo. Canhotinho fica no Agreste de Pernambuco, a cerca de 207 quilômetros do Recife. 
Fonte Portal de Prefeitura

Comissão aprova projeto que obriga presos a pagarem por suas despesas

Postado por Jeozivaldo Cesar


A proposta altera a Lei de Execução Penal, obrigando o peso a ressarcir o Estado pelos gastos com a sua "manutenção no estabelecimento prisional"


Prisão

Brasília – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, projeto de lei que obriga presos a pagarem por suas despesas na prisão. O texto segue para a análise do plenário da Casa.

De autoria do ex-senador Waldemir Moka (MDB-MS), a proposta altera a Lei de Execução Penal, acrescentando a obrigatoriedade de o peso ressarcir o Estado pelos gastos com a sua “manutenção no estabelecimento prisional”.

O texto já havia sido aprovado por comissões no ano passado. Porém, ao chegar ao plenário em julho, senadores decidiram remetê-lo novamente para a CCJ. Naquele mês, houve polêmica sobre a situação dos presos que não têm condição de fazer o pagamento.

Relator do projeto na CCJ, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou um substitutivo em que detalha mais as regras. O texto, aprovado hoje, prevê que “o preso ressarcirá ao Estado as despesas realizadas com a sua manutenção no estabelecimento prisional”.

Fonte Exame

Homem é morto dentro do estacionamento do Imip

Do Diario de PE
Um homem foi assassinado na noite desta quinta-feira (13) no estacionamento do Instituto de Medicina Integral Professor Antônio Figueira (Imip), localizado no bairro dos Coelhos, área central do Recife. O crime aconteceu por volta das 21h. A vítima, identificada como Alcidesio Torres de Oliveira Junior, de 18 anos, teria sido morta por causa da disputa por tráfico na região.

Segundo funcionária do hospital que não quis ser identificada, seis homens perseguiam o jovem e ele no intuito de se proteger teria entrado no estacionamento do Imip, próximo ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA).  "Parecia um filme de tanto tiro. Muita gente gritando, funcionários assustados tentando se esconder dentro do banheiro, na lanchonete. O comentário por aqui é que ele levou pelo menos seis tiros", contou. 

O corpo de Alcidesio foi encaminhado até o Instituto Médico Legal (IML). A funcionária relatou que, até o IML sair do local, nenhum familiar apareceu no hospital. Apenas uma curiosa teria passado no hospital e contado que ele era morador do Coque.

Mais virgens nas ruas de Bairro Novo, em Olinda

Postado por Jeozivaldo Cesar

Expectativa de público dobrou com a decisão da agremiação de tornar gratuita as inscrições para desfilantes

No domingo de Carnaval (23), as Virgens na Ladeira voltam a desfilar no Sítio Histórico / Foto: Fernando da Hora/ Acervo JC Imagem
No domingo de Carnaval (23), as Virgens na Ladeira voltam a desfilar no Sítio Histórico
Foto: Fernando da Hora/ Acervo JC Imagem
da editoria de Cidades

Este domingo (16) será dia de uma das mais antigas prévias de Carnaval de Olinda. As Virgens do Bairro Novo deverão arrastar cerca de 800 mil pessoas ao longo da data - um aumento de 200 mil desde o ano passado. A expectativa de público subiu com a decisão da agremiação de tornar gratuita as inscrições para quem deseja desfilar como virgens. Esse ano, o número de desfilantes dobrou, chegando a 300.
As atrações também estão maiores. Até o momento, o percurso que vai da vai da praça 12 de março, no Bairro Novo, até a Caixa Econômica Federal de Casa Caiada pela Avenida Getúlio Vargas será animado por 13 trio elétricos. Banda Sedutora, Amigas, Asas da América, Som da Terra, Capital do Frevo, Bateria Cabulosa, Os Caras, Lilli Trindade, Neto Brayner, Banda Interativa, Júnior Maranhão, Delikada e Wandinho são as atrações confirmadas para o evento.

A programação começa às 08h30, com um café da manhã com os competidores. Às 10h, eles partem em direção ao ponto de concentração, onde terá início o julgamento às 10h30. As virgens disputam por sete títulos, sendo os principais: Luxo, Grupo, Originalidade, mMais Malamanhada, Mais Tímida, Mais Sapeca e Destaque.
Depois, de 12h, começa o cortejo pelas avenidas de Olinda. 
Além do maior investimento, o bloco também está trazendo de volta dois antigos costumes das Virgens do Bairro Novo. No domingo de Carnaval (23), as Virgens na Ladeira voltam a desfilar no Sítio Histórico. “É o mesmo bloco mas sai nas ladeiras de Olinda. Não tem cordão de isolamento, é bem participativo. Todos vestidos de mulher, fazendo o percurso. A diferença é que a gente quer democratizar”, afirmou o diretor Fred Nóbrega, que há 10 anos está na coordenação do grupo. O desfile se concentra a partir das 10h, na Rua 27 de Janeiro (da sede da Pitombeira), no número 211. “É um resgate. As virgens começou mais ou menos assim 10 a 15 pessoas e uma orquestra”, revelou.


Já no domingo pós-festa, 1 de março, é o retorno da “feijoada das virgens”, com os ganhadores dos concursos. “O que a gente está tentando fazer é recuperar a tradição maior do bloco: o desfilante. Muita gente estava reclamando que tava se perdendo ao longo do tempo”, disse.
Do surgimento modesto a um público de meio milhão de foliões, Fred avalia que o sucesso do bloco é explicado pela sua irreverência. “Nenhum trio elétrico ou atração colocaria tanta gente nas ruas se não fosse a irreverência dos homens vestidos de mulheres, fazendo sátira da polícia e brincadeiras sadias”, conta. “Hoje, é uma tradição feita em todos os lugares. Existem várias Virgens, e todos eles nasceram da bloco”, assinalou.

 História

O desfile dos homens vestidos de mulheres já virou um fato esperado na agenda de Carnaval. O costume começou em 1953, comum grupo de amigos que jogavam futebol travestidos no Quartel. Logo, começaram a andar pela Avenida Beira-Mar desta forma, agregando uma orquestra de frevo, e, em alguns anos, reunindo mais de meio milhão de pessoas.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...