quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Mãe da menina Beatriz, Lucinha Mota é declarada vereadora de Petrolina no lugar de Júnior Gás Júnior Gás (Avante)

  foi cassado por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2020. A indicação de Lucinha foi realizada após a Justiça Eleitoral fazer o reprocessamento da totalização dos votos proporcionais.

Por g1 Petrolina

 


Lucinha Mota foi declarada vereadora de Petrolina — Foto: Reprodução / TV Grande Rio

Lucinha Mota foi declarada vereadora de Petrolina — Foto: Reprodução / TV Grande Rio

O resultado saiu após a 83ª Zona Eleitoral de Petrolina realizar o reprocessamento da totalização dos votos proporcionais das eleições de 2020, para definir quem ficaria com a vaga deixada por Júnior Gás. A contagem foi realizada no Fórum Eleitoral da cidade.

O processo começou com a invalidação de Júnior Gás no sistema que compõe os candidatos eleitos em 2020. Em seguida, foi feita a totalização dos votos de 36 candidatos aptos. O reprocessamento dos votos levou cerca de duas horas.

“A justiça foi feita. Em 2020 a gente esperava esse mesmo resultado, mas infelizmente houve uma fraude eleitoral, que não permitiu que o candidato legítimo exercesse sua função na Câmara legislativa de Petrolina. Hoje, essa correção, de fato, foi realizada. Lutamos três anos na justiça para que isso acontecesse”, disse Lucinha.

No pleito municipal de 2020, Lucinha teve 2.656 votos. Na época, ele concorreu pelo PSOLNas eleições de 2022, quando tentou uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, ela estava filiada ao PSDB, partido onde continua.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Aero Cruz (MBD), a posse de Lucinha Mota deve ser realizada após a Câmara ser notificada.

“Nós vamos agora aguardar a notificação conforme foi colocado pelo juiz eleitoral e pelo chefe do cartório, que vai nos notificar amanhã [sexta-feira]. Assim que chegar essa notificação de pronto nós vamos providenciar a posse da nova vereadora Lucinha Mota e de pronto a gente já vai passar o gabinete para que ela possa dar início ao seu trabalho”, afirma Aero.

Mãe de Beatriz

Lúcia Mota e Sandro Romilton, pais de Beatriz — Foto: Emerson Rocha /  g1 Petrolina

Lúcia Mota e Sandro Romilton, pais de Beatriz — Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolina

Lucinha Mota ficou conhecida após a filha dela, Beatriz Angélica, de apenas sete anos, ser brutalmente assassinada dentro do Colégio Nossa Senhor Auxiliadora, em Petrolina. O crime aconteceu no dia 10 de dezembro de 2015, durante a festa de formatura.

Desde então, Lucinha e o marido, Sandro Romilton travaram uma luta por justiça. No final de 2021, o casal caminhou de Petrolina até o Recife, pedindo solução para o caso. Pouco tempo depois, a polícia prendeu Marcelo da Silva, acusado de cometer o crime. Em novembro do ano passado ele passou por audiência de instrução. Ainda não há data definida para um possível julgamento.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...