Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Itaquitinga: Fiéis Católicos lotam a Igreja Matriz de São Sebastião nessa Quarta Feira de Cinzas


Centenas de pessoas participaram da Missa na Matriz de São Sebastião em Itaquitinga-PE nessa quanta feira de cinzas presidida pelo Pe. Ivo José fieis católicos receberam as cinzas, que para os católicos, representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas. Segundo Padre Ivo a data é um simbolo do dever da conversão e da mudança de vida.
Na ocasião a data é também o dia em que é lançada a Campanha da Fraternidade que este ano de 2015, A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou ontem (18) a Campanha da Fraternidade 2015. O tema escolhido este ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema "Eu vim para servir". A ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro.



Campanha da Fraternidade 2015 quer aprofundar diálogo entre Igreja e sociedade


Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante



A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou hoje (18) a Campanha da Fraternidade 2015. O tema escolhido este ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema "Eu vim para servir". A ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro.
A campanha propõe ainda buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de levar a palavra a cada pessoa. O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, lembrou que o momento escolhido para o lançamento da campanha – o início da Quaresma – é considerado de extrema importância para a Igreja. "Queremos ajudar a construir uma sociedade mais humana e mais divina", disse. "Sermos pessoas de fermento na massa. Esse é o desejo da campanha."

O Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, durante abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2015 nesta Quarta-feira de Cinzas, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, abre a Campanha da Fraternidade 2015 nesta Quarta-Feira de Cinzas, na Conferência Nacional dos Bispos do BrasilMarcelo Camargo/Agência Brasil

Durante a cerimônia, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, destacou o compromisso do governo com a emancipação dos pobres. "Defendemos os pobres, não apobreza. Queremos que os pobres se libertem", disse. "Queremos que as pessoas se tornem protagonistas, sujeitos de sua vida e de sua história."
Para a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, pastora Romi Márcia Bencke, a campanha destaca a necessidade de promover o debate de valores éticos e também do papel missionário da Igreja. "O tema da campanha deste ano nos desafia para uma ética global de responsabilidades. Nos ajuda a refletir sobre o nosso papel enquanto igrejas e enquanto religiões."
Por fim, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos Vinícius Furtado, defendeu medidas urgentes para a proteção e o acolhimento aos mais pobres e uma reforma política no país. "A luta por dignidade, justiça e igualdade é o elo que deve nos unir", disse. "Precisamos dar um passo adiante na atual situação de um sistema político desigual. Há a necessidade de todas as instituições participarem desse esforço em busca de um sistema político igualitário."

Postagem em destaque

Messi vira artilheiro das Copas do Mundo em vitória da Argentina na Copa do Mundo

  Esportes | Notícia Argentinos bateram a Argélia na estreia da Copa do Mundo, com três gols de Lionel Messi, que chegou a 16 gols em Mund...