terça-feira, 19 de setembro de 2023

Polícia prende acusados de participação no assassinato do empresário Rinaldo em 2021 em Carpina

 CARPINA

Polícia prende acusados de participação no assassinato do empresário Rinaldo em 2021 em Carpina

Na manhã desta terça-feira (19), foi deflagrada a operação “Mechanismus” que cumpriu quatro mandados de prisão e um de busca e apreensão de adolescente, sendo todos envoldidos no crime que vitimo o empresário Rinaldo Luiz Mariano da Silva, conhecido “Rinaldo da Oficina”.

O crime foi ocorrido em 2 de setembro de 2021.  Ação policial que foi deflagrada na manhã desta terça (19), foi realizada pela polícia Civil de Pernambuco, com o comando do delegado Bruno Bezerra, que é titular da Delegacia de Polícia de Carpina e contou com 60 policiais civis empregados na ação.

Segundo a Polícia Civil, as investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro – LAB/PCPE, contando ainda com o apoio operacional da Polícia Militar – PMPE e da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria Executiva de Ressocialização – GISO/SERES.

Na manhã de quarta-feira (20), uma coletiva de imprensa será realizada no Recife para apresentar os detalhes da operação.

Lula volta às Nações Unidas e exige reformas depois de 14 anos

 DIPLOMACIA

Discurso do presidente na Assembleia Geral da ONU, hoje, chamará a atenção dos países-membros para o agravamento das questões sociais, a deterioração do meio ambiente e a necessidade de preservação, além da ampliação dos fóruns de debates
Por: Denise Rothenburg - Correio Braziliense
Publicado em: 19/09/2023 07:19 | Atualizado em: 19/09/2023 07:25

Ricardo Stuckert/PR (Presidente Lula com o ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown)
Ricardo Stuckert/PR (Presidente Lula com o ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown)

Depois de um hiato de 14 anos, e pela oitava vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta, hoje, ao púlpito do plenário das Nações Unidas com um discurso para chamar o mundo às reformais sociais, ambientais e de ampliação dos seus fóruns internacionais. Embora tenha participado de outros eventos internacionais desde que foi eleito, o governo considera a abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU o espaço principal do ano um de Lula 3 para apresentar o que o Brasil tem feito e, de quebra, cobrar do mundo uma posição mais voltada à preservação e à redução das desigualdades.

 

Lula lembrará, ainda, que desde seu último ano naquele púlpito, em 2009, o mundo mudou, mas os fóruns internacionais multilaterais relutam em abrir espaço aos emergentes. Vale lembrar que, naquele ano, o presidente brasileiro já mencionava as questões ambientais e a necessidade de atenção aos recursos naturais — por isso é que mencionará as desigualdades sociais que agravam os fluxos migratórios.

 

O tom do discurso será, também, no sentido de reforçar a posição histórica da diplomacia brasileira, de que é preciso reformular o sistema de governança dos organismos multilaterais, como o Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Até as 20h de ontem, o presidente ainda dava os últimos retoques no texto que levará para o púlpito.

Operação do MP cumpre mandados de prisão em Maceió e Recife contra suspeitos de crimes tributários e fiscais

 No total, foram expedidos 6 mandados de prisão preventiva e 9 de busca e apreensão.

Por g1 AL

 


Policiais cumprem mandados em apartamento no bairro da Ponta Verde, em Maceió — Foto: Isabelle Monteiro/TV Gazeta

Policiais cumprem mandados em apartamento no bairro da Ponta Verde, em Maceió — Foto: Isabelle Monteiro/TV Gazeta

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) realiza nesta terça-feira (19) uma operação cujos alvos são suspeitos de integrarem uma organização criminosa especializada em fraudes societárias e fiscais, além de criação de pessoas fictícias em suas relações com o poder público. No total, foram expedidos 6 mandados de prisão preventiva e 9 de busca e apreensão.

A operação denominada "Parasita" é um desdobramento das operações "Beco Diagonal" e "Evanesco". A pedido do Grupo de Atuação Especial no Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf), todas as pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema criminoso terão as contas-correntes, bens e imóveis bloqueados.  

Em Maceió, estão sendo cumpridos 5 dos 6 mandados de prisão preventiva. Um dos alvos é um apartamento no bairro da Ponta Verde. O MP não divulgou os nomes dos envolvidos para não atrapalhar as investigações.

Os presos serão encaminhados, inicialmente, para a sede da Escola Fazendária. Na sequência, eles serão ouvidos em audiência de custódia pelo Gaesf e pela 17ª Vara Criminal. O material apreendido, dentre computadores e aparelhos celulares, também será levado para a delegacia de polícia do Gaesf.

Esquema criminoso

De acordo com as investigações, as fraudes foram cometidas com a criação de pessoas fictícias, contratos forjados que, em tese, causaram grandes prejuízos aos cofres públicos. A equipe técnica da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) está apurando os indícios.

A “Operação Parasita” surge como sequência das operações “Beco Diagonal” e “Evanesco” e já há constatação de alguns dos investigados atuando em mais de uma dessas operações. O nome escolhido foi em referência a ligação das empresas à organização criminosa que vem atuando ilegalmente à sombra do Estado.

Ministério Público cumpre mandados de prisão preentiva e de busca e apreensão em Maceió e Recife — Foto: Ascom/MP

Ministério Público cumpre mandados de prisão preentiva e de busca e apreensão em Maceió e Recife — Foto: Ascom/MP

Operação Beco Diagonal

Em dezembro de 2022, o Gaesf do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) realizou a “Operação Beco Diagonal”, que cumpriu 21 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió,  em desfavor de empresas e pessoas físicas integrantes de uma organização criminosa (ORCRIM) que, de forma fraudulenta, movimentou mais de R$ 44 milhões. Os mandados foram cumpridos em Flexeiras, Maceió, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios.

Operação Evanesco

Já no mês de abril de 2023, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), também por meio do Gaesf, desencadeou a “Operação Evanesco” em Maceió, Pilar, São José da Laje e Taquarana. Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, também expedidos pela 17ª Vara Criminal, sendo oito em desfavor de pessoas físicas e dois tendo como alvos pessoas jurídicas. A investigação buscava cessar as atividades de uma organização criminosa, no segmento de alimentos, pela prática de ilícitos penais de sonegação fiscal, lavagem de bens e falsidades, cujos prejuízos chegaram a R$ 35 milhões para os cofres públicos do Estado.

Passageira fica com a cabeça presa em novo modelo de catraca de ônibus no Recife;

  VÍDEO

Acidente aconteceu na linha 604 - TI Macaxeira/Alto do Burity, que circula pela Zona Norte do Recife. Mulher recebeu ajuda de outros passageiros para conseguir se soltar.

Por g1 PE

 


Mulher fica com a cabeça presa em novo modelo de catraca de ônibus
--:--/--:--

Mulher fica com a cabeça presa em novo modelo de catraca de ônibus

Uma passageira ficou com a cabeça presa na catraca de um ônibus no Recife (veja vídeo acima). O acidente aconteceu dentro de um veículo que fazia a linha 604 - TI Macaxeira/Alto do Burity e circula pela Zona Norte da capital pernambucana.

Imagens enviadas para o WhatsApp da Globo mostram que, quando a mulher foi atravessar o novo modelo de catraca, o corpo dela passou para a parte dos passageiros, mas a cabeça ficou presa voltada para a área do motorista. Isso aconteceu na noite da quinta-feira (14).

Diante da situação inusitada, alguns passageiros se reuniram para encontrar uma forma de soltar a mulher. O ônibus já estava cheio e outras pessoas aguardavam para passar pela catraca.

Passageiros se reuniram para tentar soltar a cabeça da mulher — Foto: Reprodução/WhatsApp

Passageiros se reuniram para tentar soltar a cabeça da mulher — Foto: Reprodução/WhatsApp

Respostas

Procurado pelo g1, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que:

  • Técnicos do consórcio foram designados para periciar o equipamento;
  • A operadora de ônibus será convocada a prestar esclarecimentos;
  • Não teve acesso a dados de contato da pessoa envolvida para prestar apoio, caso necessário.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana) disse que o novo modelo de catraca tem funcionado normalmente e que:

  • Analisa as circunstâncias que podem ter levado a essa ocorrência;
  • Vai avaliar as imagens das câmeras internas do veículo e dados do sistema de bilhetagem;
  • "O novo modelo de catraca tem sido testado em diversas linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife como forma de combater os embarques irregulares que prejudicam a operação e comprometem o financiamento do serviço de transporte por ônibus".

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...