sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Número de feridos em queda de meteorito já se aproxima de mil

Mais de 20 mil socorristas foram enviados para a região dos Urais, atingida por uma chuva de pedras explosivas nesta sexta-feira

eNúmero de feridos em queda de meteorito já se aproxima de mil Departamento de Polícia de Chelyabinks/AFP
Impacto de meteorito abriu um buraco no geloFoto: Departamento de Polícia de Chelyabinks / AFP
Já chega perto de mil o número de pessoas feridas pela queda de vários meteoritos na manhã desta sexta-feira na região russa dos Urais. Acompanhados por clarões incandescentes e violentas explosões, os meteoritos derrubaram paredes e janelas e provocaram pânico entre a população.

— O número de feridos é 950 — afirmou o governador da região de Cheliabinsk, Mikhail Yurevich, citado pela agência de notícias Ria Novosti.

O balanço inicial era de mais de 500 feridos na região, muitos deles atingidos por estilhaços devido à quebra das janelas. O trânsito foi detido subitamente na cidade de Cheliabinsk, nos Urais, enquanto o meteorito queimava parcialmente em sua queda ao ingressar na camada inferior da atmosfera, iluminando o céu, segundo imagens exibidas pela televisão.

Ainda não está claro se os meteoritos que caíram nos Urais estão vinculado ao asteróide 2012 DA 14, que deve passar a 27 mil da Terra ainda nesta sexta-feira, em um trajeto próximo ao planeta.

Explosão ao Banco Bradesco de Paudalho



Por volta das 04hs da manhã de hoje (15/02), explodiram, uma bomba, no Banco do Bradesco, que fica localizado na Praça Pedro Coutinho, centro da cidade de Paudalho.
De acordo com informações dois elementos desconhecidos praticaram o crime e logo em seguida se evadiram em um veículo Honda Civic de cor preta, que estava estacionado nas proximidades do Banco, a explosão danificou a entrada e a fechada do prédio e um caixa.
Segundo a polícia os elementos conseguiram levar dinheiro na qual está manchado com tinta na cor rosa, ainda não foi confirmado o valor.

Família procura homem desaparecido

SAM_9390
Está desaparecido desde a manhã da ultima quinta-feira (14), Edmílson Antonio de lima, 42 anos de idade, natural de Nazaré da Mata, e residente na Rua Margem da Linha, 99, Bairro Estação, em Nazaré da Mata. O mesmo é “especial” e segundo sua mãe saiu de casa às 07hs, afirmando que iria a Carpina, mas, não retornou.
Edmílson Antonio de Lima estava trajando uma camisa branca polo, uma calça Jeans na cor azul e uma sandália na cor preta.
Qualquer informação entrar em contato com a senhora Severina Irineu de Brito (mãe do desaparecido) pelo telefone: (81) 9388-4794.

Drogas são encontradas no quintal da Cadeia Pública de Nazaré da Mata

Após fazer varreduras no quintal da Cadeia Pública de Nazaré da Mata, policias encontraram drogas.
Cerca de 05 pedras de Crack foram encontradas enterrada próximo ao um pé de árvore, o local chamou a atenção da guarnição pois tratava-se de uma área com várias alterações no solo.
Os produtos ilícitos foram recolhidos e entregue na Delegacia de Nazaré da Mata para maiores investigações.

Plantas brasileiras inibem até 10 tipos de câncer


Espécies de plantas dos gêneros Croton e Astraea, muito comuns no Brasil, demonstraram atividade antioxidante e antiproliferativa de linhagens de células cancerígenas em experimentos realizados no Instituto de Biociências (IB) da USP.

 [Imagem: Daniela Carvalho Ogasawara/Paleari/Melilo/Motta]
[Imagem: Daniela Carvalho Ogasawara/Paleari/Melilo/Motta]
As plantas pesquisadas pela bióloga Daniela Carvalho Ogasawara apresentam extratos que possuem grande capacidade de inibição de linhagens tumorais, como as de câncer de pulmão, mama e leucemia, com potencial para utilização no desenvolvimento de novos medicamentos.
A pesquisa buscou ampliar o conhecimento químico e avaliar o potencial de seis espécies herbáceas nativas da flora brasileira: Astraea comosa, Astraea lobata, Croton lundianus, Croton glandulosus, Croton campestris e Croton triqueter.
“Elas pertencem ao mesmo gênero do sangue-de-adave ou sangue-de-dragão, espécies conhecidas por seu látex de cor avermelhada”, afirma Daniela. “Praticamente todos os ecossistemas brasileiros possuem representantes do gênero”.
Plantas anticâncer
Os extratos das folhas e dos caules de todas as espécies, em especial a Croton triqueter, apresentaram capacidade de sequestro de radicais livres, com mais eficiência nas folhas.
“Para as atividades antiproliferativas, 11 dos 12 extratos demonstraram atividade contra as dez linhagens de células cancerígenas analisadas e nenhum foi tóxico à linhagem de controle, composta por células normais”, destaca Daniela.
As linhagens celulares utilizadas na pesquisa foram de câncer de mama, melanoma, glioma, cólon, ovário resistente a múltiplos fármacos, pulmão, próstata, ovário, leucemia e rim.
“Os resultados demonstram alta potencialidade para alguns extratos, como o das folhas de Astrea comosa e das folhas e caules de Croton campestris para as linhagens tumorais de pulmão, mama e leucemia, sugerindo que os estudos sobre eles devem ser aprofundados”, sugere a bióloga.
Benefícios dos gêneros Croton e Astraea
Como o trabalho se concentrou nos extratos brutos, as substâncias responsáveis pelas atividades não foram isoladas.
“Trata-se de um estudo preliminar, para identificar se as espécies possuem ou não potencial para investimentos, públicos e privados, e maiores investigações”, afirma a bióloga. “Muitos experimentos são necessários para que uma das substâncias vire um medicamento, é difícil prever o tempo que será necessário até que o fármaco esteja disponível”.
De acordo com Daniela, diversas espécies dos gêneros Croton e Astraea possuem atividade comprovada pelos cientistas.
“O látex vermelho de Croton lechleri apresenta atividades antibacteriana e inibidora da proliferação de células da leucemia e os extratos aquosos e etanólicos de Croton schideanus têm atividade vaso-relaxante e anti-hipertensiva”, conta. “Na Croton cajucara, comprovaram-se efeitos hipolipidêmico e hipoglicêmico, além de antiestrogênico e antitumoral”. Com informações da Agência USP
Por Jornal de Caruaru

Homem é morto a tiros e outro fica ferido no Centro de Timbaúba


Um homem foi morto e outro ficou ferido após disparos de arma de fogo no Centro da cidade de Timbaúba. O crime ocorreu por volta das 02:30hs,na última quarta-feira (13/02).

Geovane da Silva Araújo, 22 anos estava conversando com amigos quando homens não identificados chegaram ao local quando foi surpreendido com disparos de arma de fogo na qual atingiu nuca, queixo e pescoço, Geovane não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Já Joice Celestino da Silva, 13 anos,foi atingida com um tiro na perna direita onde foi socorrida para o Hospital local e logo em seguida encaminhada para um Hospital do Recife. Os acusados fugiram e não há informações sobre motivação do crime segundo informações dos policiais de Plantão.

Flanelinha sofre tentativa de homícidio em Carpina



O flanelinha Tiago Fernando Santos da Silva,residente na Rua José Padre Machado,no bairro Santo Antônio,em Carpina, sofreu tentativa de homicídio por volta das 11h50 desta quarta-feira (13/02), quando foi alvejado por um disparo de arma de fogo. Segundo popular ES, Tiago estava lanchando na Praça José Otávio,quando avistou um homem conhecido como Mero vindo em sua direção, ao tentar fugir a vítima foi alveja coxa esquerda.
Tiago foi levado para a Unidade Mista de Carpina e logo em seguida encaminhado para o Hospital Getúlio Vargas no Recife.

Adolescente de 17 anos toma veneno e morre em Condado


Está no Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife, o corpo da adolescente Tamires Freitas, de 17 anos. De acordo com a família, a jovem teria ingerido veneno na noite de ontem, no município de Condado, zona da Mata Sul de Pernambuco. O suicídio teria sido cometido depois que o ex-namorado teria se recusado a reatar a relação com a jovem.

Presente no IML para aguardar a liberação do cadáver após a necropsia, a família não quis se pronunciar sobre a tragédia. Pelas redes sociais, o pai de uma amiga de Tamires, Josinaldo Nal, disse ao Diario: “Na noite desta quarta feira, uma garota linda cheia de vida com apenas 17,anos tomou uma grande quantidade de veneno para chamar a atenção do namorado que não queria mais o namoro, e logo em seguida vendo a besteira que tinha feito, falou que não queria morrer. A cidade esta toda de LUTO, por TAMIRES”.
Do Diario de Pe

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...